Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1116811691171117311741459

Comentários

  • @Fabio13 , não precisa averbar o óbito.

    Se o português foi o declarante do nascimento dela até que ela tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

  • @Fabio13

    Lembre-se de que os documentos brasileiros valem por 1 ano a partir da emissão.

    Se tentou antes da pandemia, vai precisar de documentos novos para reiniciar a nacionalidade.

  • @Leticialele Minha irmã conseguiu falar lá após 1h de espera. Porém a pessoa que atendeu disse que não passa a informação via telefone que ela deve esperar a carta que eles enviaram falando da exigência. Ela disse que foi postado no dia 22/04. Saberia me dizer se essa carta chega mesmo? Pois minha preocupação é ter tempo suficiente para ela cumprir o prazo para não ser indeferido. Obrigada.

  • @gandalf @Nilton Hessel , bom dia!

    Consegui falar hj na Linha de Registos para questionar sobre a exigência do processo da minha filha, mas não consegui uma informação precisa… a atendente falou que é necessário enviar a cópia da identidade do pai. Questionei se o problema foi ter enviado a carta de motorista, pois o RG dele é de 2009 (mais de 10 anos, portanto), e ela respondeu que se o documento está na validade não teria problema (da carta ou do RG?). Tb questionei sobre a necessidade de apostilamento do documento, e ela respondeu que óbvio que precisava.

    Pensei em comentar que meu documento não foi apostilado, pra perguntar se a exigência tb mencionava isso, mas achei q a conversa não ia mais render. Então perguntei se eu receberia a carta de exigência por correio ou por email, e ela disse que se eu quisesse pedir pra ser por email (pra adiantar o recebimento), que eu deveria solicitar para o arquivocentral.porto@irn.mj.pt.

    Mandei o email em seguida, mas penso que pode demorar pra eles responderem… então pensei em já mandar o meu RG e o do meu marido (mesmo tendo sido emitido em 2009) apostilados. O que vcs acham?

    Mto obgda!!

  • Obrigada @gandalf Deu tudo certo!

  • Bom dia @Cristiane_Marques , na dúvida eu faria novo documento, pois esse de 2009 tem mais de dez anos. Mandaria também o seu apostilado, apesar de mais uma taxa de apostilamento, aproveitaria a remessa.

    Esperaria também a carta ou e-mail, pra ver todas as exigências, pois tu pode ter que mandar mais alguma coisa e gera despesas extras.

    Eu também sou bem ansioso, mas aprendi com os amigos aqui que, canja de galinha, paciência e precaução não fazem mal a ninguém ;)

  • @tatimns

    O prazo começa a contar a partir da entrega da carta (AR do correio/CTT). 20 dias, mais 30 dias (porque está no exterior).

    Mas o processo só cancela depois de 6 meses de inatividade. Se você mandar uma carta a cada 5 meses, dizendo que está providenciando a informação solicitada, e pede a dilação do prazo, pode manter o processo ativo por anos se for preciso.

    Mande um e-mail para rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt , informe o nome completo, modalidade, e número do processo (os dados que estão ali na consulta online), e peça se eles poderiam lhe enviar uma cópia da exigência em PDF. Termine o e-mail com a frase "Com os melhores cumprimentos," e assina com o nome do requerente.

  • editado April 2022

    @Cristiane_Marques

    Não se afobe para responder a exigência. A instrução no post anterior também vale pra você.

    Em seu lugar eu iria no Instituto de Identificação, e faria um RG novo. E providenciaria uma cópia certificada e apostilada dele. De ambos os pais.

    Nesse meio tempo já terá recebido a exigência, seja pelo correio em 20 dias, ou por e-mail em 1 dia se pedir no lugar que indiquei.

    E quando mandar, já faz exatamente o que foi pedido. Não o que supõe ser.

    Mas o seu RG, você só faz em solo brasileiro, e portanto devia manter um atualizado. Você não viaja pelo Mercosul sem ele.

    PS: agora que li que o conselho do @Rogeriof é exatamente igual ao meu. :-)

  • Hahahahaha, grande @gandalf , estou aprendendo todos os dias com vocês, tu e a @Leticialele sempre nos esclarecem mais ;)

  • @gandalf e @Rogeriof , mto obgda pelas dicas!

    Não tenho pressa, só fiquei temerosa que não receberia a carta (por correio ou por email), pois minha experiência com o ACP é de nunca ter recebido nada deles (atribuição do meu pai, em 2020, e da minha filha mais velha). Quero dizer, só a senha de acompanhamento, mas a aprovação não. Já os processos por Almada (meu e da minha irmã) e Lisboa (minha mãe) recebi td pelo correio.

    O problema do meu marido renovar o RG é a missão quase impossível de agendar no Detran aqui do Rio. Tento agendar o documento da minha filha há meses e não consigo vaga. Mas vou tentar diariamente enquanto aguardo a carta da exigência com o prazo certinho pra atendê-la. Pelo o que a agente falou hj, a exigência era com o documento dele…

    @gandalf , lembro de ter lido há tempos um problema em mandar cópia do passaporte.. o que era msm?

  • editado April 2022

    @Cristiane_Marques

    "O problema do meu marido renovar o RG é a missão quase impossível de agendar no Detran aqui do Rio." - Tenta encaminhar a Carteira de Identidade do teu marido, que não é feita pelo DETRAN, acho que é mais fácil que a CNH e é mais aceito pelo ACP.

    Quanto a correspondência, o pessoal tem comentado aqui que tem chegado direitinho, e o prazo só conta a partir do recebimento.

  • @gandalf O que significa "férias de todos" a que vc se refere? Obrigada.

  • @portojes @Leticialele @gandalf

    Obrigado pelos esclarecimento, o Casamento dos Pais dela já foi transcrito , Tudo Ok. Agora , foi ótimo ter lido todas essas informações por aqui, pois não tinha me atentado ao nome de Solteira, ja tinha pedido Certidão de Inteiro Teor do Casório .(vou mandar passaporte ), pois RG E CNH estarão vencendo em junho. Agora é só esperar a retificação e pedir o Cópia Reprográfica que o cartório de SP manda pelo correio . Acredito que na primeira quinzena de maio ja estarei enviando a documentação para o Porto após cumprir todos os requisitos dos formulário e taxas e se for o caso posso colocar na planilha para acompanhamento. Agradeço sinceramente a atenção.

  • @Cristiane_Marques ...

    Sobre seu questionamento...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/286393/#Comment_286393

    Assino embaixo das orientações passadas pelos colegas...

    Boa sorte...

  • @Rogeriof aqui no Rio as identidades são emitidas pelo Departamento de Identificação Civil (DIC) do DETRAN/RJ.

    @Cristiane_Marques os Registros Civis de Pessoas Naturais (RCPNs), onde se tiram as certidões das pessoais naturais, estão com um convênio com o DETRAN para emissão de carteira de identidade. Em geral não necessita agendamento, só ir com a certidão de casamento ou nascimento, e se quiser incluir, cópia dos outros dados, certificado de reservista, cpf, título de eleitor, número da identidade profissional e por aí vai. Eles dão o prazo de 20 dias, mas tem demorado um pouco mais. Minha mãe fez dia 24 de março com previsão de entrega em 14 de abril, todavia, só deve ser entregue no dia 29 de abril devido a um problema no malote de entrega entre o correio e o cartório. Custa um pouco mais caro (há uma taxa de serviço), mas o DUDA pode ser pago diretamente no cartório.

  • Olá, bom dia! Pessoal, gostaria de tirar uma dúvida não sei se alguém poderia me ajudar, por gentileza. Minha amiga quer tirar a cidadania dela, mas fiquei na dúvida se ela pode ou não... Bom, ela é filha de Português, ele veio para o Brasil a uns 50 anos atrás, ele já tinha sido casado, mas a esposa anterior faleceu (esse casamento foi transcrito no Cosulado), e agora vive em união estável com a mãe da minha amiga. O único problema é que ele reconheceu a minha amiga como filha a poucos anos atrás, ela conseguiria tirar a cidadania? Qual processo seria o mais adequado e o pai dela precisaria atualizar os documentos portuguêses dele ou não precisa? Obrigada!

  • O reconhecimento da sua amiga foi realizado quando ela tinha que idade, @Mayara Cruz?

  • Ola! Alguém pode me ajudar?

    O processo da minha vó (1C) caiu em exigência.. como eu sei o que está faltando? Eu ligo la? Lembro de ter visto algo sobre ligar por skype mas não consigo encontrar na barra de pesquisa.

  • Oi @Destefano, ela tinha 19 anos, mais ele já consta em todos os documentos dela.

  • mateusBHmateusBH Member
    editado April 2022

    Bom dia pessoal.

    Na glória do senhor rsrsr a bolinha do meu processo mudou hoje da 2 para a 4.

    Se alguém puder acrescentar na planilha para agregar nos dados agradeço.

    Mateus T.

    Processo: 25xx/22

    Pagamento: Cartão de Crédito

    Envio DHL: 03/01/2022

    Recebimento: 05/01/2022

    Senha: 07/01/2022

    Bolinha 2 verde: 07/03/2022

    Bolinha 4 laranja/marrom (não consegui distinguir kkk): 28/04/2022


    Aos gurus do grupo, 1 mês pra mudar para bolinha 6 agora? Não sei ao certo o tempo.

    Abraço pessoal.

  • @Mauri obrigada!!

    Liguei la, esperei 45 minutos e a mulher falou que não passam nada por la e é pra eu enviar um e-mail pro ACP pra perguntar ou esperar a carta deles. :(

  • @mateusBH essa fase é a mais importante pois é quando a documentação estará sendo de fato analisada, e pode inclusive cair em exigência nessa mesma fase, mas ao invés de olhar as cores (cada um enxerga uma cor: marrom, laranja ou marrom claro, todas existem e querem dizer uma coisa), se atente ao texto que está abaixo.

  • @josianeads está seguinte descrição: O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.

    Mesmo com essa descrição ainda há possibilidade de cair em exigência?

  • editado April 2022

    Olá boa tarde @pessoal e @Nandalobao ..

    Meu processo também andou agora da bolinha 2 verde para 4 marrom, tá andandooo!!!


  • @mateusBH o processo só termina no fim (bola 7 verde) até lá tudo é possível.

    Mas acredito que logo a a bola 6 verde aparecerá... Ansiedade mata a gente, eu sei. Mas vai dar tudo certo!

  • @Damasceno_de_Castro valeu pela informação, cada Estado é diferente, mas a dica que tu deu pra ela foi bem boa.

    @mateusBH o que diz embaixo das bolinhas?

    Se for: O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa. - a bolinha pode ser MARROM

    • Se for: O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento. - "Bolinha laranja" = exigência


  • @Rogeriof está: O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.