Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1116711681170117211731546

Comentários

• Peço perdão se estiver sendo rude, só estou um pouco nervoso se tiver algo errado.

No email que me foi encaminhado aparece: nome do cliente, email do cliente, número de pagamento, montante, data e descrição. Nesses, nenhum é meu nome, apenas nome do dono do cartão.

No formulário 1c aparece meu nome como requerente.

Isso está correto? Eu devo printar o email encaminhado como está, ou peço ao dono do email para o qual foi enviado que baixe o PDF para impressão?

Grato desde já e perdão qualquer mal entendido

• @NicolasPaivaa tem atrasado as entregas pela DHL porque acho que a alfandega está em greve ou algo assim. Eu enviei no final de Março e atrasou quase uma semana da previsão, outras pessoas que acompanhei na época aqui atrasaram mais ou menos o mesmo tempo.

• @Miguelfvs

Aparece os dados do dono do cartão, o e-mail associado, e o NºRecibo, que está associado ao Requerente. Esse mesmo número aparece personalizado no form que vem pelo e-mail, e que você vai imprimir a cores, frente-e-verso, e preencher.

O e-mail alinhava todas essas coisas. Eles não precisam dele em princípio, mas só deixam seguir em frente depois que localizarem o e-mail, naquela data. Então mandar o e-mail impresso pode facilitar a vida deles, e de tabela melhorar a sua também.

Se fizer um forward (encaminhamento) do e-mail, alguns desses detalhes, principalmente datas, podem se perder, ou ficar meio escondidos

• A senha do processo de atribuição do meu pai foi recebida hoje.

O e-mail acabou não chegando então pedimos via e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt e eles responderam bem rápido (cerca de 2 horas).

Alguém pode incluir na planilha para mim, por favor?

Envelope com documentos recebido em 04/04.

Senha recebida em 26/04.

Processo: 506xx/22

• @gandalf certo, muito obrigado! Estou indo agora resolver a questão do formulário em cartório e essa semana devo enviar meus documentos pela DHL

• editado April 2022

@NicolasPaivaa

"fiz o envio dos meus documentos por HDL.". HDL é fabricante de portões eletrônicos do seu prédio. A empresa de logística é DHL, fundada por Adrian Dalsey, Larry Hillblom e Robert Lynn em 1969. Atualmente se chama "DEUTSCHE POST DHL GROUP". (só como curiosidade)

Toda remessa internacional tem que passar pela alfândega. Sendo documentos, é isento de imposto, mas passa assim mesmo.

com a greve da PF, esse desembaraço está mais demorado que o usual. Mas não se preocupe, a DHL vai cuidar de tudo pra você. Eles estão apenas te informando que está ali retido. Em situação normal desembaraça em poucas horas. Agora está levando alguns dias.

• editado April 2022

@Miguelfvs

Está super certo. Relaxe. É assim mesmo.

Se eles não localizarem o pagamento (e não vai acontecer), entrarão em contato por e-mail, perguntando.

Eles querem te ajudar. Têm que cumprir os protocolos deles, mas sempre tentam ao máximo simplificar sua vida. Não tem com que se preocupar.

Se olhar com atenção o form personalizado, no campo de pagamento tem o número do recibo, o mesmo que aparece no e-mail. E o email vai ligar o pagamento com a sua aplicação. Eles mesmos vão localizar e juntar as duas coisas.

• MiguelfvsMiguelfvs Member
    editado April 2022

Desculpem a pergunta bastante besta, mas não preciso enviar junto a folha de instruções do formulário, certo?

E perdão outra dúvida, no formulário, a residência, código postal e pais é relevante a min ou ao órgão emissor do meu documento?

E o email do documento deve ser o mesmo do email do requerimento?

E a certidão de cópia simples portuguesa é o mesmo que cópia integral?

Grato desde já

editado April 2022

Há uma discussão que explique melhor como preencher o formulário? Estou no cartório preenchendo o documento para poder reconhecer firma do mesmo, mas com muitas dúvidas

Grato desde já

editado October 2022

Creio ter encontrado, perdão o incomodo.

Fiz uso desse: [removido]

• @Miguelfvs , relaxe!

Faça as coisas com calma!!

A residência e o código postal se referem a você.

No código postal, coloque o primeiro dígito antes do primeiro quadradinho.

RG ou CNH ou passaporte que contenha a filiação só tem que colocar o número e o órgão emissor.

O email você coloca o que for mais fácil para você acessar.

• @Leticialele certo!

Por sinal, tudo normal riscar as partes em branco com o cartório, certo?

• Olá pessoal.. @Leticialele .. @gandalf

Depois de quase passar dos 6 meses após a exigência haha, consegui atender as exigências.. Uma delas era o Alvará Judicial, o qual saiu e já enviamos.. A outra, que era a certidão de casamento, não foi localizada, porém, segui as orientações que vcs me passaram e solicitei e anexei junto, a certidão de batismo da filha mais velha da Portuguesa, onde comprovava que eram casados.. Tomara que dê tudo certo agora.. vcs tem ideia do prazo agora?

• Por favor, preciso saber como proceder. O cartório requer que eu risque todos os campos brancos, mas o documento diz para não ter rasuras, o que eu faço?

• @Miguelfvs , se não tiver outro cartório para ir, deixe que risquem.

• @Leticialele agradeço, já fui em todos da cidade e todos pedem que risque para anular :(

• @Miguelfvs , aqui na minha cidade do RS também foi assim, mas expliquei pra eles que a instrução dizia para deixar em branco os campos não utilizados e que esse documento iria para Portugal para cidadania, daí consegui convencê-los.

Eu argumentei que se riscassem o meu documento iria ser devolvido e eu pagaria taxas enormes novamente.

• @Leticialele Muito obrigado pela informação

• @gandalf obrigado, mestre, por postar o link clicável... Como estou no celular o dia todo, por ele não consigo de jeito nenhum. E que bom que agradou, acho que o relato dela pode ajudar as pessoas. E contribui com aquilo que você sempre fala sobre ir até Portugal para essas coisas... Pode ir, mas vai sofrer. A orientação dela é mais para evitar o sofrimento do Campus de Justiça. Kkk

• Boa noite pessoal fiz o pagamento do formulário 1C e não recebi no e-mail devo esperar ou entrar em contato em algum lugar?

• Pessoal, alguém pode tirar uma dúvida? Sei que o tópico não é esse...

1- Certidão de nascimento do cônjuge português; (original);

2- Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro (2ª via original com assinatura reconhecida em ofício de notas );

3- Certidão de Casamento (2ª via original com assinatura reconhecida em ofício de notas);

o que seria 2ª via original com assinatura reconhecida em ofício de notas?

Qual a diferença entre o item 1 e 3, no tocante que no item 1 solicita original e os itens 2,3 solicitam 2° via original com assinatura reconhecida em ofício de notas?

• @carloslaranjeira79 , se é para transcrição de casamento, a certidão do português é cópia simples (se for do civil online) ou original certificado pelo Arquivo Distrital (se for assento de batismo).

As certidões do cônjuge brasileiro e a de casamento têm que ser inteiro teor, digitadas e apostiladas.

• editado April 2022

@Leticialele o que seria essa assinatura reconhecida em cartório de notas? É a assinatura do escrevente?

Quer dizer que esse item 1 é o meu assentamento português?

Eu já apostilei e reconheci a firma do escrevente no cartório de registro civil, terei algum problema pois a lista do consulado diz cartório de notas...

• @carloslaranjeira79 , se o documento já está apostilado, a firma já foi reconhecida!! Não tem que fazer mais nada!!

Sim, o item 1 é a sua certidão portuguesa!!

Depois da transcrição, você vai receber uma certidão de casamento portuguesa!! E o casamento será averbado na sua certidão portuguesa.

• @marcoss já passou quanto tempo? ele não vai na hora. costumar demorar um pouquinho, eu esperaria um dia. se não receber, confirma se o pagamento foi mesmo no teu cartão e entra em contato.

• Boa noite a todos!

O processo de atribuição de netos ainda está na fase 1, sei que irá demorar porém já estou tirando algumas dúvidas para quando formos pedir para mim.

O novo formulário, que não será mais o 1D, deverá ser preenchido e assinado em cartório,minha mãe precisará assinar também?

Obrigado!!

• @Robsonvieira , se você vai pedir a atribuição como filho, quem assina o formulário é você. A não ser que você tenha menos de 18 anos, Neste caso, pai e mãe assinam o formulário.

• Boa noite a todos,

Estou reiniciando processo da minha esposa para cidadania Portuguesa, o Pai dela é português e faleceu ano passado. Já foi feita transcrição do casamento dos Pais. Na primeira tentativa pelo Consulado Português o processo retornou pois o nome do Avô paterno estava faltando o Sobrenome "Pinto". Depois veio a Pandemia , dei entrada no cartório hoje para retificação do nome do avô paterno na certidão de nascimento da minha esposa e gostaria de saber se é necessário transcrever o óbito do pai dela para enviar a documentação para o ACP?

• @Fabio13 Recomendo fazer diretamente pelo Arquivo Central do Porto. Sem consulado. Além de demorar mais, são exigidos mais documentos.

Não é necessário certidão de óbito. A transcrição de casamento só é necessária se o solicitante não foi registrado pelo português. Como geralmente é o pai quem registra, a transcrição acaba sendo necessária quando o português é a mãe.

Explico todo o processo de atribuição que fiz para minha mãe (filha de português falecido): https://youtu.be/_0XNXb_IDNs

• Precisará enviar a certidão de nascimento por cópia reprografica em inteiro teor apostilada da solicitante (sua esposa)
    • Saber concelho e freguesia de nascimento do português para preencher no formulário 1C ( que vc recebe por e-mail após pagar a taxa de 175euros ao IRN). Autenticar este formulario após preencher
    • Se o solicitante tiver alterado o nome ao se casar, certidão de casamento para justificar a alteração do nome do solicitante
    • Cópia do documento de identificação (rg ou cnh) do solicitante autenticada.

:

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.