Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

14579101451

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2015
    Creio que não terei pendências e espero que saia em um mês, pelo menos este primeiro. Os outros, como são documentos relativamente atuais, estão todos e são mais simples.
  • Tomara! Boa sorte! :)
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Que a sorte esteja conosco, sempre!
  • Eu vou ter que transcrever o casamento do meu pai então? Eu achei que não precisaria... Estou confusa kkkkkkkk
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Patricia, seu pai e mãe são portugueses? Ou só o pai?
  • Estou tirando do meu pai, no caso só ele será
  • Sandra,

    o prazo é maior e já vem com "prorrogável por tantos dias". E na verdade, prorroga por mais tempo se necessário.

    Patrícia,

    não tem dúvida, quando ambos são portugueses o casamento precisa ser transcrito.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Patricia, então se só o seu pai é o português, não precisa transcrever.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Momento comédia: meu sonho é eu conseguir "esquecer o processo" e um belo dia chegar em casa e me dar conta que a carta com a certidão chegou. Kkkkk Mas isto é impossível.
  • Tem que ter fé correr atrás e acreditar! Boa Sorte pra todos!
  • Nossa... Desanimei totalmente agora... E não entendo mesmo porque essa condição no caso de ambos serem portugueses.

    E a transcrição eu posso fazer pelo ACP também?

    O problema é que a data de nascimento da minha mãe na certidão de nascimento está uma e na certidão de casamento está outra. O nome da minha avó também está diferente. Sem falar que meus pais se separaram consensualmente (não foi divórcio, mas não sei se faz diferença) em 2006 e em 2009 eles voltaram (pois é) e anularam a separação.

    É... Estou sentindo que estou lascada mesmo...

    Se alguém tiver alguma sugestão, ou souber descrever todas as etapas que preciso para conseguir a nacionalidade, agradeço rs
  • Suzana, não sei se isso se aplica a teu caso...
    Mas quando comecei a ver o processo da cidadania do meu pai (meu avô era português) pelo consulado me pediram vários documentos que agora que vou fazer pelo ACP já vi que não vou precisar. Um deles era a certidão de óbito do meu avô. Quando fui atrás da certidão percebi que nela colocaram o local de nascimento dele a cidade que ele morava na época aqui no Brasil!
    Achei que estava tudo perdido, me deu um desânimo também.
    Até que descobri que certidões podem ser retificadas no cartório, a princípio através de um pedido extra-judicial direto com o responsável pelo cartório. Essa retificação costuma sair bem rápido. No caso do meu avô no cartório me falaram que era quase certo que conseguiam arrumar se baseando nos outros documentos dele comprovando ser português.
    Se o responsável pelo cartório não aceitar ou estiver fora do alcance dele podes pedir a mudança dos documentos da tua mãe por via judicial. Dessa maneira é um pouco mais complicado (tem que ser pedida por advogado) e demorado pelo que me disseram, mas não te impossibilita de ter tua cidadania portuguesa! Tenha fé! ;)
    OBs. Não sou da área juridica (muito antes pelo contrário, hehehe, sou médica), se tiver falado alguma bobagem me corrijam. Essas informações peguei com um funcionário do cartorio e pela internet...
  • Sandra, eu recebi um prazo de 20 dias com prorrogável de 10 dias para resolver uma pendência quanto ao nome composto da minha mãe.Queria que fosse declarado de punho distinguindo o nome próprio e o apelido*(Surreal)* mas tudo bem, fizemos e enviamos em 1 semana, reconhecendo firma da minha mãe em cartório pra qualquer eventualidade.Se for o caso de ter que ajustar algo pedido pelo Arquivo Central voce terá um prazo adequado.Fique tranquila e tudo sairá bem.
  • Suzana, o que a Michele disse está corretíssimo.Eu tive que retificar a certidão de casamento dos meus pais, pois na hora em que fui busca-la no cartório, vi que o nome de minha avó estava errado, faltava o Maria, então voltei com alguns documentos que comprovavam o nome real e levei no dia seguinte, onde o responsavel pelo cartório deu entrada na retificação.Me deu o prazo de 30 dias, mas ficou pronta em 22 dias(Cartório no RJ).Levei varios documentos provando o nome dela e ele xerocou e anexou ao pedido de retificação, isso facilita o processo.Antes de dar entrada com a cidadania, faça a retificação, assim não terá nenhum problema na sua documentação.Tenha fé!Voce não está lascada, acredite que tudo vai dar certo.
  • MIchele e Rosana,
    Obrigada pela ajuda e o apoio moral.
    Eu já enviei um e-mail para a Conservatória da minha mãe, perguntando como fazer a correção da certidão dela, mas ninguém me respondeu ainda. Estou na torcida que eles respondam e façam isso sem problemas. O outro passo é corrigir a certidão de casamento. O problema maior é: e a separação? Só preciso de advogado se for divórcio, ou em separação consensual também? Como a separação foi anulada, e ela então continua casada, preciso averbar o casamento, a separação e a anulação da separação? Enfim... ainda com muitas dúvidas...
    Não vou desistir, mas que desanima, desanima. Era para ser tão simples (afinal, sou filha de portugueses), e vira uma história longa e chatinha...
    Obrigada novamente.
  • Se serve de consolo meu processo está rolando desde janeiro e estou tento a maior dor de cabeça.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Suzana, não tem que alterar o nome da sua mãe na certidão de nascimento, a que tem que ser corrigida é a de casamento né? A de nascimento, a priori, sempre está correta. Não é mais fácil pedir que corrijam o casamento usando como prova e razão do pedido, a do casamento?
  • César o que aconteceu com seu processo?
  • suzanavisosuzanaviso Member
    editado July 2015
    César, seu caso é específico também? Tinha erros em documentações, algo do tipo?

    David, por incrível que pareça a Certidão de Nascimento da minha mãe está errada mesmo, e descobrimos pelo Assento de Nascimento da minha avó (e é o nome da minha avó que está errado, não o da minha mãe). Pensei já em corrigir a Certidão de Casamento, mas se considerarmos que o nome da minha avó é o que está na Certidão de Nascimento (ou seja, o errado), todos os nossos documentos ficarão errados (pois nos documentos brasileiros, o nome da minha avó está correto). Vai entender...
    Aparentemente houve erro em Portugal e aqui no Brasil na hora de fazer os registros, por isso a bagunça.
  • editado July 2015
    Patrícia e Suzana, meu pai filho de portuga não constou no meu registro de nascimento, então esse mico foi regularizado em 1994, mas em Portugal a CRC disse que a sentença não vale lá, que só com a homologação em Lisboa que de fato serei considerado neto de portuga. Estou colhendo orçamentos, um advogado me cobrou 6 mil reais para regularizar.

    Só vou entrar com o processo quando ficar claro se o meu pedido será avaliado na lei atual e não na nova.

    PS: Mesmo que meu pai concorde em pedir a cidadania dele por atribuição, terei que homologar a sentença lá.
  • Pessoal uma duvida aqui, para preencher o 1c, no campo do nome coloco o nome de nascimento da minha mãe ou o nome dela depois do casamento como costa no documento atual?
  • Nossa, César, que complexo (parece).
    Boa sorte. E tomara que você consiga resolver logo. Essas coisas realmente cansam e estressam mesmo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2015
    Juan, no caso da minha avó coloquei o nome dela atual (nome de casada) e o Sr. Mário pediu para eu juntar uma cópia autenticada da certidão de casamento dela, para justificar a mudança do nome. Não significa que com isso irá emitir uma certidão com o nome atual nem que irá fazer averbação, mas como ele mesmo disse, para justificar. Creio que no caso ele quis dizer justificar o nome preenchido no formulário e no RG que seguiu junto com todos outros documentos.
  • Não é algo tão complexo, a questão é burocracia mesmo.
    Um advogado estimou um prazo de 6 meses para sair a sentença em Lisboa.
  • David, Sr. Mario te respondeu sobre o seu processo?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Sandrafig, não respondeu ao email. Vou aguardar até semana que vem para não importuná-lo, melhor não acha?
  • Entendi! Obrigado David, eu mandei um email para o acp tem 2 dias perguntando sobre isso e ainda não responderam, só faltava essa dúvida para envio
  • David, se não responderam provavelmente é porque ainda não analisaram...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Será? Acho que estão é ocupados demais para responder email. Mas, como dito, vou esperar. Segunda feira fará 14 dias que receberam.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.