Exigências Processos Netos Geral

Postem aqui exigências de seu processo de atribuição de Neto .

Exigência: Qual exigência ;

Como Resolveu ;

Prazo para Resolver ;

Status do seu Processo após exigência, DEFERIDO OU INDEFERIDO .

.

@Admin acho válido um tópico fixo desse tipo , para reunir em Um só lugar todo tipo de exigência que um processo de neto possa ter .

«1

Comentários

  • Achei uma ótima iniciativa, @scarvalho210 . Acredito que este tópico será muito útil a todos.

  • sou nova aqui mas tenho acompanhado esse forum ha muitos meses.

    Minha mãe é neta de portugueses, e meu avô que era o filho, já faleceu.

    Dei entrada na cidadania da minha mãe sem fazer o processo de casamento dos meus avós, em Portugal.

    Vi aqui em algum lugar pessoas dizendo que não precisa.... acontece que precisa SIM!

    O processo da minha mãe caiu em exigência e deram só 1 mes pra ela resolver.

    Estou em Barcelona, e ela em Sao Paulo, não posso nem ajudar a recolher as certidões e nao nos preparamos financeiramente para isso tambem.

    Estou muito chateada

    O que acontece se passarmos do prazo ? Sera que minha mãe vai ter que fazer tudo de novo ? Vão cancelar o processo ?

  • @Larrissinha

    ficou meio confusa essa frase: "Dei entrada na cidadania da minha mãe sem fazer o processo de casamento dos meus avós, em Portugal.", seria sem fazer a transcrição do casamento dos avós da sua mãe, que são ambos portugueses?

    você tem o texto completo da exigência? seria legal compartilhar aqui...

    desculpa, não sei responder sua pergunta principal quanto aos prazos, mas o pessoal pode ajudar melhor.

    mas como tenho o processo da minha mãe com ambos os avós portugueses também, fiquei interessado no teor da exigência.

    obrigado!

  • @Larrissinha , explique a situação com mais detalhes.

    Quem foi o declarante do nascimento de seu avô? Foi até que ele tivesse completado 1 ano de idade?

    Se estão exigindo, tem que transcrever o casamento. Leva uns 30 dias em Ponta Delgada, bem menos que os 20 dias úteis prorrogáveis por mais 30 que sempre dão para o cumprimento da exigência.

    De qualquer modo, mande uma resposta ao email que recebeu com a exigência, dizendo que está providenciando a transcrição.

  • @ericpt, @Leticialele

    processo de casamento = transcrição de casamento


    Meu bisavô era português e casou com minha bisavó brasileira, em São Paulo.

    ele foi quem registrou o meu avô brasileiro , que por sua vez registrou minha mãe.

    Depois de muito custo , minha mãe mandou o processo dela de neta pra Portugal , mas sem transcrever o casamento dos avós dela , e veio a carta dizendo que é obrigatório todo registo civil em Portugal e que é obrigatória a transcrição do casamento.


    será que existe algum jeito de nao transcrever e andar com o processo ?

  • @Larrissinha vc conseguiu resolver isso? Estava lendo aqui no fórum que existe um parecer do IRN sobre essa questão da transcrição.

    O meu caso é igual ao seu. O problema é que não consigo localizar a certidão de nascimento da minha bisavó de forma alguma e estou considerando enviar sem a transcrição pois não sei mais o que fazer

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Larrissinha @JuDuarte

    Vocês podem tentar responder a exigencia com base no parecer localizado pela @Leticialele .

    Por ele, haveria a dispensa da transcrição de casamento.

    Depois contem o que aconteceu, por favor.

    Boa sorte!

    Obs: @Larrissinha , cuidado com a marcação. Quando o @ está em cinza e o nome em laranja, nao tenho ctz de que a pessoa marcada irá receber a notificação pelo Fórum.

  • editado May 2021

    @Larrissinha

    Faltou responder se a declaração foi feita até 1 ano de idade, conforme a @Leticialele perguntou.

  • @Larrissinha Coloque aqui o texto completo da carta de exigência .

    Ou se ja solucionou , fale para gente.

    Estranho negar , dessa forma que disse .

  • @Larrissinha vc já resolveu isso?

  • @Larrissinha estou curioso também. como foi a resolução do seu processo?


    achei interessante reviver este tópico. foi uma ótima ideia.

  • Boa Tarde

    Minha mãe e filha de Português. Meu avô Português já está falecido. Toda a documentação em Portugal em relação a averbação de casamento, nascimento de filhos e óbito do meu avô está feito pois tenho vários tios que já tiraram a cidadania portuguesa.

    É possível eu tirar a cidadania portuguesa sem minha mãe (que é viva) tirar? Ou é necessário ela retirar?

    Caso eu possa tirar a cidadania sem minha mãe ter tirado eu estou dispensada de comprovar vínculo com a comunidade portuguesa?

    Eu tirando minha cidadania consigo passar para meus filhos?

    É mais rápido eu tirar a cidadania como neta de Português ou é melhor tirar a cidadania de minha mãe?

  • @AdrianaLoureiro

    Os 2 caminhos são possíveis. A diferença brutal é o tempo para você conseguir a sua cidadania.

    Pra quem nasceu no Brasil o vínculo é presumido (conhecimento da língua portuguesa; não precisa provar nada)

    Se tirar como neta, os processos só tramitam na CRCentrais em Lisboa. Gera uma fila enorme e tem levado 2 a 3 anos. Olhe o tópico específico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

    Se sua mãe tirar como filha, pode mandar para ACP Porto, que é muito mais rápida. Fica pronto em 6 meses. Depois disso você pode dar entrada no seu (pois será filha de portuguesa - sua mãe), outros 6 meses. Menos da metade do tempo como neta,. Depois da sua pronta, repete para os seus filhos.

    Você pode montar todo o processo de sua mãe, pagar por ela, e basicamente ela só terá que ir num cartório para assinar presencialmente o formulário (não vale reconhecer por semelhança; tem que ser por autenticidade).

    Leia aqui; coloque dúvidas nos tópicos específcos de neto, filho etc; o que escolher fazer:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @AdrianaLoureiro

    Eu fiz uma explicação longa sobre por que devem fazer como filhos (1C) aqui. Ajuste ao seu caso: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285641/#Comment_285641

    O roteiro para netos (1D) vai nesse link, e o roteiro para filhos (1C) vai num post separado pouco depois.

  • Meu avô, português, falecido.

    Meu pai, reconhecido como filho pelo meu avô aos 21 anos de idade. Meu pai já falecido.

    Eu posso adquirir minha cidadania por ser neta?? se sim, quais documentos preciso?

    Preciso mandar o reconhecimento do meu pai para Portugal?

    • Meus documentos: RG, Certidão de nascimento, certificado de conclusão da faculdade, antecedentes criminais.
    • Meu pai, mando algo? reconhecimento? RG dele em que consta o nome de meu avô? Preciso dizer que ele já faleceu?
    • Meu avô: apenas a certidão do consulado geral de portugal?!

    Já me indicaram o artigo 6.6, melhor opção?

    Obrigada!

  • Muito obrigada pelas informações.

    Irei tirar primeiramente da minha mãe (o pai falecido é português)

    Tenho a cópia da Certidão Narrativa de Nascimento. Está averbado o casamento do meu avô português com minha avó brasileira. Ele nasceu em 1911. É necessário fazer a averbação de mais alguma coisa?

    Além da Certidão de Nascimento do meu avô eu preciso enviar também:

    1. Certidão do Inteiro teor do Nascimento da minha mãe

    2. Certidão de nascimento por cópia reprográfica da minha mãe (minha dívida é: esse documento é diferente da Certidão do inteiro teor do Nascimento?)

    3. Cópia autenticada e apostila da do RG da.minha mãe

    4. Formulário 1C

    Será necessário enviar Certidão de óbito e de casamento do meu avô e a certidão de casamento da minha mãe?

    Os documentos acima são esses mesmos?

  • Muito obrigada pelas informações.

    Irei tirar primeiramente da minha mãe (o pai falecido é português)

    Tenho a cópia da Certidão Narrativa de Nascimento. Está averbado o casamento do meu avô português com minha avó brasileira. Ele nasceu em 1911. É necessário fazer a averbação de mais alguma coisa?

    Além da Certidão de Nascimento do meu avô eu preciso enviar também:

    1. Certidão do Inteiro teor do Nascimento da minha mãe

    2. Certidão de nascimento por cópia reprográfica da minha mãe (minha dívida é: esse documento é diferente da Certidão do inteiro teor do Nascimento?)

    3. Cópia autenticada e apostila da do RG da.minha mãe

    4. Formulário 1C

    Será necessário enviar Certidão de óbito do meu avô e a certidão de casamento da minha mãe?

  • @AdrianaLoureiro , se você vai fazer para sua mãe, não é processo de netos - é processo de filhos!!

    Se o casamento está averbado na certidão de nascimento, não precisa fazer mais nada

    Só precisa:

    Certidão de nascimento do português;

    Certidão da requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que tenha a filiação, emitida há menos de 10 anos;

    Certidão de casamento para justificar a diferença entre o nome no nascimento e o nome no RG;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado a qualquer Cartório de Notas para ser assinado e ter a firma reconhecida por autenticidade. Obtenha o formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros em - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Print do email que encaminha o Formulário, após a confirmação do pagamento;

    Prova de vida, se tiver mais de 80 anos.

    Mande para o Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @Leticialele Muito Obrigada pelos esclarecimentos

  • editado April 2022

    @AdrianaLoureiro

    Você disse que seu avô era português e reconheceu seu pai aos 21 anos. - não terá direito pelo pai.

    Você mudou para a mãe, filha de português. Se o português, pai de sua mãe, fez o registo na menoridade, ok. - vc tem direito pela mãe

    1) nacionalidade de sua mãe, filha de português (1C); 2) transcrição do casamento dela; 3) a sua (1C) como filha da nova portuguesa.

    É isso que a Leticialele lhe explicou acima. Vale para sua mãe, e também vale para você. Entre uma e outra, terá a transcrição do casamento, normalmente feito pelo consulado do Rio ou Santos, dependendo de onde vc mora.

    E para ficar consistente, mude suas novas perguntas para o tópico do ACP, aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @AdrianaLoureiro @EstherLigia

    Eu misturei os dois posts. A @Leticialele me chamou a atenção para o fato.

    Somente o caso do filho registado aos 21 anos da @EstherLigia é que não terá direito a nacionalidade, por ter sido registado na maioridade.

    Terá que monitorar um projeto de lei que está no parlamento para derrubar esse detalhe no art-14 da lei de nacionalidade. No momento não pode. Se o artigo for alterado, pode vir a ter direito no futuro. Nada num horizonte previsível. Talvez em 3-5 anos tenha tido alguma mudança.

  • Olá a todos. Tenho uma pergunta que acredito ser pertinente ao tópico.

    Estou para iniciar o processo de cidadania sendo neto. Minha irmã tirou a cidadania dela a quase 10 anos atrás. Isso interfere de alguma maneira? Digo, isso de alguma maneira contribui em alguma coisa?

    Observação: Eu não tenho contato com minha irmã.

    Muito obrigado!

  • @eduardoalves , os processos de irmãos são independentes. O fato de o dela ter sido aprovado há 10 anos em nada interfere no andamento do seu processo.

  • Infelizmente não vamos saber oque houve e qual foi o resultado final a @Larrissinha acessou fórum pela última vez em junho/2021

    Uma pena !

  • Bom dia.

    Terminei a transcrição do casamento e óbito do meu avô português e não sei mais como proceder. Liguei para o Consulado do Rio de Janeiro e para dar entrada no processo como neto é necessário que os documentos sejam enviados para o ACP, entretanto, não sei se vale a pena. A atendente do Consulado me informou que eu poderia dar entrada no processo da minha mãe lá, durando entre 6 e 8 meses, e então dar entrada no meu e do meu irmão menor.

    Não sei qual a melhor alternativa, alguém tem uma ideia do prazo que seria atribuindo a nacionalidade logo aos netos na ACP?

    *Minha mãe não tem pressa para tirar a dela!

  • @pedropercebo , os processos de netos NÃO tramitam no ACP, apenas na CRCentrais - Lisboa.

    Têm levado uns 3 anos para a conclusão.

    Se sua mãe é filha do português, faça a atribuição dela pelo ACP. Leva uns 6 meses.

    Transcreva o casamento dela pelo Consulado do Rio. São bem rápidos.

    Depois, mande a sua e a do seu irmão, também para o ACP.

    Em 1 ano, todos serão portugueses.

    Boa sorte!!

  • HumbertoBHHumbertoBH Member
    editado August 2022


  • @HumbertoBH , tire tantas cópias quantas precisar da certidão de casamento portuguesa obtida após a transcrição. Não precisa pedir ao civil online. Ela é informatizada e, quando forem analisar o processo, consultam o sistema deles.

  • @gandalf e @Leticialele . Talvez possam me ajudar. Primeiramente, boa tarde! Tive uma dúvida e não achei resposta no fórum. Tenho apenas uma via da transcrição do casamento dos avós do meu sogro, que me foi enviada junto com a devolução dos documentos pelo consulado do RJ. O assento do casamento foi registrado lá. Para instruir um outro processo, consigo tirar uma outra via dessa certidão de casamento pelo civilonline (os sistemas de registro portugueses são interligados?) ou somente o consulado do RJ vai conseguir me fornecer?

  • Obrigado, @Leticialele! Quando vc diz cópia, diz cópia xerox simples mesmo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.