Exigências Processos Netos Geral

Postem aqui exigências de seu processo de atribuição de Neto .

Exigência: Qual exigência ;

Como Resolveu ;

Prazo para Resolver ;

Status do seu Processo após exigência, DEFERIDO OU INDEFERIDO .

.

@Admin acho válido um tópico fixo desse tipo , para reunir em Um só lugar todo tipo de exigência que um processo de neto possa ter .

Comentários

• verifelverifel Member

Achei uma ótima iniciativa, @scarvalho210 . Acredito que este tópico será muito útil a todos.

• sou nova aqui mas tenho acompanhado esse forum ha muitos meses.

Minha mãe é neta de portugueses, e meu avô que era o filho, já faleceu.

Dei entrada na cidadania da minha mãe sem fazer o processo de casamento dos meus avós, em Portugal.

Vi aqui em algum lugar pessoas dizendo que não precisa.... acontece que precisa SIM!

O processo da minha mãe caiu em exigência e deram só 1 mes pra ela resolver.

Estou em Barcelona, e ela em Sao Paulo, não posso nem ajudar a recolher as certidões e nao nos preparamos financeiramente para isso tambem.

Estou muito chateada

O que acontece se passarmos do prazo ? Sera que minha mãe vai ter que fazer tudo de novo ? Vão cancelar o processo ?

• ericptericpt Member

@Larrissinha

ficou meio confusa essa frase: "Dei entrada na cidadania da minha mãe sem fazer o processo de casamento dos meus avós, em Portugal.", seria sem fazer a transcrição do casamento dos avós da sua mãe, que são ambos portugueses?

você tem o texto completo da exigência? seria legal compartilhar aqui...

desculpa, não sei responder sua pergunta principal quanto aos prazos, mas o pessoal pode ajudar melhor.

mas como tenho o processo da minha mãe com ambos os avós portugueses também, fiquei interessado no teor da exigência.

obrigado!

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@Larrissinha , explique a situação com mais detalhes.

Quem foi o declarante do nascimento de seu avô? Foi até que ele tivesse completado 1 ano de idade?

Se estão exigindo, tem que transcrever o casamento. Leva uns 30 dias em Ponta Delgada, bem menos que os 20 dias úteis prorrogáveis por mais 30 que sempre dão para o cumprimento da exigência.

De qualquer modo, mande uma resposta ao email que recebeu com a exigência, dizendo que está providenciando a transcrição.

• @ericpt, @Leticialele

processo de casamento = transcrição de casamento

Meu bisavô era português e casou com minha bisavó brasileira, em São Paulo.

ele foi quem registrou o meu avô brasileiro , que por sua vez registrou minha mãe.

Depois de muito custo , minha mãe mandou o processo dela de neta pra Portugal , mas sem transcrever o casamento dos avós dela , e veio a carta dizendo que é obrigatório todo registo civil em Portugal e que é obrigatória a transcrição do casamento.

será que existe algum jeito de nao transcrever e andar com o processo ?

• JuDuarteJuDuarte Member

@Larrissinha vc conseguiu resolver isso? Estava lendo aqui no fórum que existe um parecer do IRN sobre essa questão da transcrição.

O meu caso é igual ao seu. O problema é que não consigo localizar a certidão de nascimento da minha bisavó de forma alguma e estou considerando enviar sem a transcrição pois não sei mais o que fazer

• guimossguimoss Member
    editado May 7

@Larrissinha @JuDuarte

Vocês podem tentar responder a exigencia com base no parecer localizado pela @Leticialele .

Por ele, haveria a dispensa da transcrição de casamento.

Depois contem o que aconteceu, por favor.

Boa sorte!

Obs: @Larrissinha , cuidado com a marcação. Quando o @ está em cinza e o nome em laranja, nao tenho ctz de que a pessoa marcada irá receber a notificação pelo Fórum.

• ericptericpt Member
    editado May 7

@Larrissinha

Faltou responder se a declaração foi feita até 1 ano de idade, conforme a @Leticialele perguntou.

• @Larrissinha Coloque aqui o texto completo da carta de exigência .

Ou se ja solucionou , fale para gente.

Estranho negar , dessa forma que disse .

• Eowyn31Eowyn31 Member

@Larrissinha vc já resolveu isso?

• @Larrissinha estou curioso também. como foi a resolução do seu processo?

achei interessante reviver este tópico. foi uma ótima ideia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.