Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1116311641166116811691460

Comentários

  • @Beatriz Bonfim , sim, o que mora na Espanha pode assinar no consulado de Portugal.

    O que mora em Portugal, em qualquer Conservatório do Registo Civil.

  • @Rodrigo79

    Sim. Mas eu não imaginei. Eu só pus os dados e observei a data calculada, e chamei sua atenção para o fato.

    Mas quem sabe sendo processo de menores, é um processo mais fácil, e ele anda mais rápido e caminha mesmo nas férias?

  • @Beatriz Bonfim

    Sobre os dois irmãos, o processo é exatamente como você descreveu.

    Sendo a mãe brasileira, eles podem mandar para o ACP. Sendo ela a declarante, a transcrição do casamento dela é opcional para os filhos.

    O marido brasileiro, se quiser também a nacionalidade, tem que começar transcrevendo o casamento, porque para ele é obrigatório.

    Agora quanto ao documento de identidade dos filhos, eles têm que prestar atenção. Terá um pequeno detalhe. Pode ser o RG, Passaporte, CNH brasileira, ou identidade de países membros da União Europeia (inclusive carta6o de residente). O documento tem que estar válido, ter menos de 10 anos de emissão, e ter o nome dos pais (filiação).

    O passaporte só traz o campo de filiação na pag.2 se for emitido em solo brasileiro. Dependendo há quanto tempo moram fora, pode ter sido renovado no consulado. Se ele for um passaporte de maior, emitido em consulados no exterior ele não traz a filiação. Mande que verifiquem, e se não tiver filiação em nenhum dos documentos citados, perguntem aqui novamente.

    Podem apresentar o documento no consulado português de onde vivem, ou se estiverem em PT, pode ser autenticado em qualquer balcão de nacionalidade. Sendo notarizado por um oficial português, dispensa a apostila. Isso vale tanto para o RG (ou equivalente), como para o formulário de requerimento (form-1C).

    Os documentos brasileiros (certidões de nascimento ou casamento) têm que ser apostilados sempre no país de origem.

    Diga a eles que evitem intermediários, ou procuradores. Façam o requerimento e assinem eles mesmos, e mantenham o controle do processo com eles. É muito simples, e é o melhor caminho.

    Qualquer dúvida, volte para perguntar.

  • Boa noite @gandalf o processo de nacionalidade, continua da mesma forma ou mudou?

    Ouvi falar de um processo digitalizado procede?

    meu irmão quer fazer e a filha dele posterior mente, posso proceder da mesma forma que o meu?

    Saudações aqui de Ponte de Sor, a vida aqui em Portugal está muito "Fixe".

  • editado April 2022

    @BrunaAlvim

    "O inimigo se esconde nos detalhes"... :-)

    Eles aceitam cópia xerox simples do documento do português, desde que seja o assento informatizado, para os nascidos após 1911.

    Se for a certidão de batismo, tem que ser a original solicitada pelo Arquivo Distrital correspondente, com carimbo em relevo, e assinada por eles com tinta. E ainda tem que mandar o assento ou a certidão de casamento para fixar o apelido (sobrenome) do português. E em alguns casos tem que fazer a transcrição se casou no BR.

    Mas isso são águas passadas. Para fazer o seu processo como o avô fez recentemente, ela está informatizada, e basta um xerox simples do assento que ele acabou de receber. Aquilo que parece uma folha sulfite datilografada com os dados.

    Considere novamente em fazer primeiro o processo de seu pai (1C), e depois o seu (1C), ainda que custe um pouco mais. Vou explicar...

    Você não sabe o dia de amanhã. Uma vez que iniciar o processo, ele seguirá seu curso, e não há como interromper com facilidade. Se você iniciar como neta, levará 3 anos (se não tiver exigências). Terá que esperar até que se complete.

    Digamos que daqui a 6 meses, você conhece alguém, ou perde o emprego no BR, a coisa está ruim, pós eleição. Você não tem alternativas.

    Se tiver feito a nacionalidade de seu pai, daqui a 6 meses ele terá o assento. É tudo o que você precisa.

    Se a nova Bruna (1C), resolver que agora vai passar um tempo em PT, e trabalhar lá, e ganhar alguns Euros, basta conseguir um emprego, pedir urgência no seu processo, e voilá. Recebe seus documentos e pode embarcar de imediato e assumir o trabalho em qualquer lugar da Europa. E se não quiser ir de imediato, espera mais 6 meses, e nem precisa pedir urgência.

    Enquanto isso, a Bruna (1D) como neta, está lá no BR aguardando mais 2,5 anos, desempregada e chorando a má escolha que fez.

    É uma decisão que tem que tomar agora, e não pode mudar depois.

    Seu pai fazer não tem stress. Só precisa tomar emprestado o documento dele de RG, Passaporte, ou CNH, e fazer uma cópia certificada e apostilada. E depois ele tem que ir pessoalmente no cartório assinar o form-1C pessoalmente, para reconhecer por autenticidade. Todo o resto você faz por ele. Pedir alguns documentos no cartório, e só.

    Como vai ser, Bruna-1C como filha ou Bruna-1D como neta?

    Em qualquer dos casos, veja se o declarante do seu pai foi o seu avô brasileiro, terá que começar transcrevendo o casamento dele. Só se a avó (portuguesa) tiver sido a declarante do filho antes de 1 ano de idade a transcrição poderia ser dispensada, mas em 99% dos casos a mãe fica em casa de resguardo, e quem declara na certidão é o pai, no caso o brasileiro.

    Se for Bruna-1D como pensa em fazer, a lista de documentos que precisa está aqui (com mais detalhes que a sua): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268671/#Comment_268671

    Os antecedentes criminais (só para netos), é do país de nascimento, dos que tiver nacionalidade, e dos países que morou depois de 16 anos, se for o caso. Na lista acima assume que é uma brasileira, e nunca morou fora do BR.

  • editado April 2022

    @cassiopedro

    Se seu irmão mesmo vai assinar o requerimento, nada mudou ainda.

    Somente para advogados como procuradores, é que têm que se preocupar com isso e mandar os processos já digitalizados.

  • pessoal, boa noite,

    estão exigindo que a cópia autenticada dos RGs dos pais no processo de menor seja também apostilada? Eu tinha visto por aqui que não era necessário.

    Se alguém puder esclarecer.

    estou montando o processo da minha sobrinha, tem 7 anos.

    obrigado!!

  • Boa noite @ericpt,

    Os processos das minhas duas filhas menores caíram em exigência por conta da falta de apostilamento do RG dos pais.

    Assim que receberam esses documentos apostilados aprovaram a cidadania. Tem mais alguns processos aqui no fórum que caíram na mesma exigência, mas também tem muitos que foram aprovados sem o apostilamento.

  • @ericpt , há pouco tempo resolveram pedir a cópia do RG dos pais autenticada e apostilada. É uma exigência nova.

  • editado April 2022

    @BrunaAlvim

    Caso você se redima e decida seguir o bom conselho, e fazer do seu pai (1C) e em seguida a sua (1C) como filhos, os documentos estão aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284652/#Comment_284652

  • Bom dia pessoal!! Os processos dos meus filhos já estão numerados e com as respectivas senhas. Já constam na planilha. Obrigado ao fórum!! Abraços.

  • @Claufam @Leticialele

    bom dia,

    obrigado pelo retorno, bom, vou apostilar para não correr esse risco.

  • Bom dia!

    Podem por favor confirmar o passo a passo para o pedido de CC e PPT.

    Qual a documentação necessária, para menores e maiores?

    Qual consulado é mais indicado, São Paulo ou Santos?

    Posso fazer o agendamento, estando os processos dos menores com status de "Terminado - O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."?

    Eu dei uma olhada no site do Consulado de SP e achei muito complicado.

    Obrigada a todos.

  • editado April 2022

    @Claufam

    Pode e deve marcar com o processo ainda em conclusão. Se não finalizar, ou não puder ir, você desmarca 2-3 dias antes, e abre a vaga pra outro. Assim não sofre penalidades.

    Super simples. Nada complicado.

    Você só precisa de um documento de identidade, o assento impresso, e em alguns consulados pedem comprovante de residência.

    Vai lá no horário marcado, e eles cuidam de tudo lá mesmo. Fotos, biometria, assinaturas, etc.

    Mas cuidado com o horário. Geralmente a tolerância máxima é de 5 minutos, para mais ou para menos, da hora marcada. Esteja lá na hora, ou perde a marcação, e costuma ter uma penalidade por não ter comparecido e ficar esperando 1-3 meses pra marcar novamente.

    No caso de menores não tenho certeza, deve precisar do documento de um ou de ambos os pais. Pode buscar no site, ou simplesmente irem os dois com seus documentos, caso o menor não tenha documento próprio ainda. Em breve ele terá. :-)

  • @gustavo4576987678 oi Gustavo! Estou na mesma situação que você… o processo do meu pai chegou lá dia 04/04 e até hoje não recebemos a senha.

    Você recebeu? Ligou lá?

  • @rmarquine

    Você ligou na Linha de Registos para perguntar sobre o seu código de acesso? Conferiu com eles se o e-mail está correto?

    seg-sex 09:00-17:00 hora de Lisboa (exceto feriados, o próximo é dia 25/04 dia da liberdade). Ligue com Skype pre-pago, colocando R$20 pelo cartão e marque auto-refill. Só falam com o requerente, e demoram até 90 minutos para atender. Se ligar quando abrem, talvez consiga falar em 10 minutos.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, opção 1

  • @rmarquine

    Ainda não recebemos a senha. Meu pai irá enviar o e-mail hoje para rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt e pedir a senha via e-mail. Caso demorem vários dias o jeito será ligar. Você sabe quem recebeu seu envelope? Talvez a pessoa tenha entrado em férias, vi que vários processos recebidos no dia 08/04 já receberam a senha.

  • @gandalf ligaremos amanhã! E vamos conferir isso. Muito obrigada!

    @gustavo4576987678 nao, não vi quem recebeu… como que dá pra saber isso? Se caso responderem seu e-mail, me avisa aqui por favor? Como disse… vou tentar ligar amanhã! E aí te falo também o que me falaram…

  • @rmarquine

    Cada caso é único. Você tem que cuidar de saber o que ocorreu com o seu caso somente.

    O Gustavo vai buscar saber o do caso dele. Um nada tem a ver com o outro. A propósito, o e-mail citado acima nunca vi antes. Inclusive a regra de formação não parece coerente com os emails que conheço, mas não sei se esse funciona também.

  • @gandalf obrigada.

    Com relação ao site para agendamento, é assim mesmo agora? Ou estou fazendo errado?

    Se for isso, mudou bastante!!!



  • editado April 2022

    @Claufam Boa tarde, não sei se o seu objetivo era esse, mas vc está tentando calendarizar 3x o cartão cidadão, é isso mesmo? Aqui no Rio fiz o meu agendamento para o Cartão Cidadão e o site é desse jeito. Coloquei o 1. Cartão Cidadão e Calendarizei. Fiz entre 18 e 19h que quando estão sendo disponibilizadas as agendas aqui no RJ. Vou na sexta dia 22/4 fazer o meu. Cheguei a agendar o Passaporte mas recebi um email informando que não precisava pois eles agendam no dia que fizer o Cartão Cidadão.

  • Antes fiz a Transcrição do meu casamento já para aparecer o estado civil atual. Mandei para o Consulado do RJ dia 07/04, dia 14/7 recebi o email para fazer o pagamento e hoje recebi a confirmação de que estava tudo resolvido. Demorou 13 dias, rapidinho.

  • @Claufam Eu não sei informar se mudou. Cada consulado tem suas regras.

  • @eduardosilva4 ,

    Acredito que seja isso mesmo, porque vou fazer o agendamento para 3 pessoas. Dois menores e um adulto.

    Será que estou fazendo confusão?

  • editado April 2022

    @gandalf

    achei esse e-mail aqui no fórum:

    [removido porque o post NÃO é deste Fórum]

    (só vi agora que foi você que postou)

  • @rmarquine

    Vi pela DHL, no site onde você acompanha o rastreamento após a entrega aparece um botão “prova de recebimento”, no PDF tem o nome de quem recebeu o pacote.

    Não sei se quem recebeu é necessariamente quem faz o processo no ACP, mas o nome da pessoa que recebeu o processo do meu pai está listado aqui no fórum como uma das pessoas que envia as senhas.

    Como o @gandalf falou: cada caso é um caso, mas acredito que se tenha sido a mesma pessoa ela pode estar muito atarefada ou ter entrado de licença.

  • @Claufam Se são para três agendamentos dever ser assim mesmo. Faz a Calendarização e vê os horários que aparecem e tenta marcar um na sequência do outro. Aqui no RJ estão disponibilizado horários entre 18 e 19h. Não sei como é em SP.

  • @gustavo4576987678

    Esse link é de outro fórum, e não devia ser postado aqui. Se parecem no estilo, porque nasceu aqui, mas seguiram caminhos diferentes.

  • CONCLUSÃO...:

    Processo de Atribuição / Maior de Idade...(Filha de uma prima minha)...

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    19/11/2021 - Documentos rececionados no ACP...;

    06/04/2022 - APROVADO...;

    20/04/2022 - CONCLUÍDO...


    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Estado do processo 1268XX / 2021 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto

    XXXXX HESSEL XXXXXXXXXX

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 20/04/2022, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

  • @Claufam ...

    @ARGMonteiro ...

    Estou tentando compreender um pouco melhor essa nova diretriz do ACP sobre a configuração dos RGs dos Pais a serem enviados para compor os processos de Nacionalidade de menores de idade...(Mais especificamente...Sobre a Apostila de Haia nas cópias autenticadas dos RGs dos Pais)...

    Podem por gentileza informar qual é a idade dos vossos filhos cujos processos receberam notificação de exigência pelo motivo já mencionado acima...

    Att...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.