Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1116111621164116611671459

Comentários

  • @Leticialele Importante dizer que: Feliciano e Maria Silvina eram casados quando o meu avô, Edgard Horacio, nasceu.


    Quando minha minha mãe nasceu, Feliciano e Maria Silvina estavam separados, por isso na certidão dela está sem o Rodrigues.

  • editado April 2022

    @Nandalobao pra atiçar ainda mais a sua ansiedade, tivemos uma atualização na planilha importante hoje hahahaha,

    Com 92 dias o processo dele andou para a bolinha 2 verde, o nosso tem 89 dias...Tá chegando a hora do processo movimentar..

  • @mourare , não vejo problema algum. Há explicação para a falta do "Rodrigues", você pode mencionar SE cair em exigência.

  • @Leticialele voce é um amor, obrigada pela paciência e por responder!

  • @Guilherme Jorge eithaaaaaa eu sinto que teremos boas novas muito em breve. Rsrsrsrs

    Esperança é a última que morre! Rsrs

  • editado April 2022

    @Nandalobao e @Guilherme Jorge

    Tá quase estourando hahahahaha

  • Alguém pode alterar a planilha por favor ?

    Processo Giullia PLZ (Maior) concluído hoje .

    Certidão de nascimento chegou por mail.

    Obs : Mandamos 2 processo juntos maior e menor o do menor está na bolinha 7 marrom ainda . E maior concluiu hoje .

  • editado April 2022

    @nunogomes

    Sobre seu post para @CAansan : Enquanto não ficar 6-Verde, pode ter retorno para 4-laranja se houver exigência.

  • Meu filho (menor) caiu em exigência hoje (140xxx/21), acredito que seja falta de apostilamento do RG dos pais. Ligarei lá amanhã cedo para saber.

  • @Rogeriof quase tendo um troço! Rsrsrs

  • Prezados(as),


    boa noite.

    alguma informação acerca de como será para enviar o processo digitalizado ? Terá algum link pra isso ? Algum e-mail ?

    essa regra passa a valer a partir do próximo dia 15. Então se souberem de algo. O processo de meu pai está próximo de ser concluído. Gostaria de enviar o meu processo digitalizado. Será uma boa economia financeira e processual.

  • AbdouAbdou Member

    @gandalf obrigado pelo resposta a bolinha 2 marrom mais a texto em baixo indica

    O teu pedido esta pronto para ser verificado

  • A ACP Porto aceita cnh com menos de 10 anos para substituir a Identidade ?

    Gostaria dessa informação para dar inicio ao meu processo e fazer o envio, minha identidade tem mais de 20 anos sou filho de portugues e ja tenho as outras documentações para dar entrada na cidadania Portuguesa.

    Desde ja obrigado

  • @tcelovp

    SIM, o ACP aceita RG, Passaporte ou CNH, cópia certificada e apostilada, válida, menos de 10 anos de emissão, com filiação.

    No entanto, deve fazer seu RG porque ele só é feito em solo brasileiro, e se o seu tem 20 anos não funciona mais para nada. Não consegue abrir conta em banco com ele. Não pode usar para viajar pelo Mercosul sem visto. Não conseguirá fazer cidadania se estiver fora do Brasil. Pode na6o conseguir fazer passaporte no exterior se deixar o seu passaporte vencer.

    Eu acabei de renovar meu RG em 2 dias.

    Ainda estão correndo pra implantar o RG novo, nacional, com o seu CPF como número do RG, parecido com o CC. Não fica bem você buscar um documento estrangeiro e não ter o documento de seu pais de nascimento.

  • Oi gente!

    Vim informar que graças as informações daqui, o processo da minha avó foi recebido por lá em 26/06/21, passou por duas exigências, e ontem 14/04/22 foi aprovado. Ela tem 86 anos.

    Agora vou tirar o meu como neta. Faria diferença eu já estar em Lisboa e entregar pessoalmente?


  • @BrunaAlvim , o (a) filho(a) dela já faleceu? Não tem como você tirar como filha?

    Não faz diferença alguma entregar pessoalmente.

    Os processos de netos estão levando uns 3 anos. Os de filhos, pelo Arquivo Central do Porto, uns 6 meses.

  • editado April 2022

    @gandalf @Leticialele Minha namorada realizou o pagamento. No email aparece "nome da cliente: nome da minha namorada". Isso não é um problema né?


    Vi que no formulário está o meu nome certinho.


    Outras dúvidas, perdão por abusar do tempo de vocês.


    Eu preciso imprimir e enviar algum comprovante de pagamento?


    No formulário, o nome da minha mãe deve ser o que consta no meu passaporte ou na minha certidão de nascimento? (Lembram que na minha certidão está o nome do primeiro casamento, e no passaporte o nome do segundo casamento)


    Eu preciso enviar alguma certidão da minha mãe? Ou é só colocar os dados no " Quadro 2"?

  • Boa noite pessoal,

    os documentos do meu pai chegaram fazem 15 dias corridos e até agora não recebemos nenhuma senha (nem no spam nem na lixeira), vi que aqui no fórum que a pessoa que recebeu estava levando uma média de 11 dias para enviar a senha de acompanhamento por email (essa informação foi postada em novembro aqui no fórum).

    Devo ligar para lá ou ainda espero mais um pouco? Já vi que pessoas que tiveram o envio recebido no mesmo dia já receberam a senha.

    Um detalhe: no email de pagamento do formulário 1C saiu o meu email (como pagador) e no formulário 1C colocamos o do meu pai mesmo, pode ser que não enviaram a senha por isso ou o email de pagador é ignorado?

  • @NicolasPaivaa , mande um print do email que encaminhou o Formulário, também serve como recibo.

    O nome da sua mãe deve ser o que consta na sua certidão de nascimento.

    Você transcreveu o casamento dela?

    Só precisa mandar a certidão de nascimento portuguesa, com o primeiro casamento averbado (ou mande as certidões de nascimento e casamento portuguesas).

    Boa sorte!!

  • @gustavo4576987678 , vão mandar a senha para o email que consta do formulário!

    Ou seja, tem que olhar no email de seu pai (caixa de entrada ou spam).

  • editado April 2022

    @BrunaAlvim

    Incluído na planilha do ACP, linha 209. Dia 26/06/2021 foi sábado, e a conservatória está fechada. Não pode ter sido recebido nesta data.

    Pela numeração do processo, 26/07/2021 e esta deve a data correta. Pode verificar pelo rastreio da DHL ou EMS se desejar confirmação.

    Como a Leticialele já disse, o que faria diferença seria você fazer primeiro a do filho/filha da Nanci, e depois a sua. Seriam 6 meses cada se fizer pelo ACP. Se tentar fazer como neta, levará 3 anos.

    Faz diferença é um processo bem montado, e sem exigências. O processo de sua avó demorou 126 dias ou mais só pelas exigências. Ao fazer o de sua mãe ou pai, filho da Nancy, verifique a lista de documentos cuidadosamente, e siga o roteiro sem faltar nem sobrar documentos, sem divergências de nomes. Quem é o filho da Nancy, seu pai ou sua mãe? Veja na sua certidão de nascimento quem foi o declarante, e que idade você tinha.

    O assento de sua avó deve sair em 13 dias. Depois precisa fazer a transcrição do casamento dela no consulado. Em que estado você mora?

  • @NicolasPaivaa

    Se no formulário o nome está certo é porque o pagamento foi correto.

    Mande impresso o e-mail que recebeu, como recibo, e ali eles vão poder associar a pessoa que fez o pagamento com o seu nome.

    Quanto ao nome de sua mãe eu já expliquei em detalhes, do que fizeram errado nos seus documentos. Mas não me parece um grande problema, desde que você explique o motivo das mudanças de nome, e deixe que eles escolham o que vão adotar, conforme a lei.

    Eu colocaria o nome que consta na sua certidão de nascimento, e mandaria as duas certidões de casamento dela certificadas, para que fique claro as mudanças de nome. Mandaria também uma pequena carta explicando as mudanças de nome, e dizendo que prefere o nome Fulana de tal (qualquer dos três nomes), mas que podem usar o que melhor se ajusta ao caso.

    Assim você deixa a bola na quadra deles, e relaxa. Se eles pedirem a retificação, então você faz como eles pedirem. Não tente se antecipar.

  • @gustavo4576987678

    Se saiu o nome do requerente correto no formulário personalizado, não haverá problema. Alguns processos realmente caem nalguma fresta, e demoram um pouco mais a mandar a senha.

    O melhor seria o seu pai ligar na Linha de Registos, porque irão conferir alguns dados e se o e-mail está correto, e fornecer a senha.

    Ligue seg-sex 09:00 as 17:00 hora de Lisboa, atualmente 05:00 as 13:00 hora de Brasília, no horário de verão. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/285019/#Comment_285019

  • Boa tarde gente, alguém sabe me informar se é possível fazer a averbação do casamento e processo de nacionalidade ao mesmo tempo?


    Obrigado.

  • TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO VICE CONSULADO DE RECIFE

     

    - Certidão de nascimento do cônjuge português; (original)

    - Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro (2ª via original com assinatura reconhecida em ofício de notas );

    - Certidão de Casamento (2ª via original com assinatura reconhecida em ofício de notas)

    - Pacto antenupcial, se houver. (2ª via original com assinatura reconhecida em ofício de notas).

    * as certidões brasileiras são do tipo “inteiro teor” com a Apostila de Haia

    *validade dos documentos: 6 meses.


     Em referência à sua solicitação informamos que junto se envia a documentação necessária para requerer a Transcrição do Casamento.

     

    Assim que a documentação estiver pronta, deverá enviar um e-mail recife@mne.pt para que possamos agendar a sua vinda a este Posto Consular em Recife.

     

     

     

     

  • editado April 2022

    @Pedroserodio

    Sobre transcrição do casamento e processo de nacionalidade simultâneos:

    Pode, mas não deve. Onde você mora?

    A transcrição se resolve em 4 semanas se for enviada para o Rio ou Santos, dependendo de onde vc mora. O seu processo de nacionalidade pelo ACP como filho (art-1C) 6 meses, se não houverem exigências. Um mês a mais ou a menos é irrelevante.

    Para o processo de nacionalidade não precisa mandar a transcrição do casamento. Mas ela tem que ter sido feita, pq em algum momento terá que informar onde foi feita, e qual o número do assento de casamento. (em alguns casos, a transcrição nem precisa existir)

    Mas suponhamos que na transcrição seja detectado alguma inconsistência grave, que demande uma retificação judicial, ou documento que pediram e você demora a encontrar ou nem consegue. Ou que tenha erros e precisa ser retificada (da minha mãe teve 6 erros).

    Aí você estará com o processo de nacionalidade correndo, e se exigirem a transcrição você não terá como suprir. Ou pior, se houverem erros, o erro pode ser difícil de resolver, e como não foi culpa deles, te custar tempo e $$ para retificar a transcrição e depois a nacionalidade.

    Faça um movimento de cada vez. Consolide e confira os dados, antes de fazer o próximo. O que reduz o tempo é um processo bem montado, sem faltar nem sobrar documentos, sem divergências nos dados das certidões. Seguir atentamente as recomendações. O inimigo se esconde é nos detalhes.

  • editado April 2022

    @carloslaranjeira79

    Cada consulado tem suas próprias regras. Recife é dos raros, que pedem documentos brasileiros com menos de 6 meses.

    O consulado de Recife é notório por ter muitos problemas, e ser muito demorado.

    Além disso, o processo no consulado se dá de forma diferente, e é feito pessoalmente. No consulado a nacionalidade leva 12 a 18 meses tipicamente. Não há como acompanhar online, nem por telefone. Você entrega, e te avisam quando ficar pronto.

    Fazer pela conservatória seria o mais recomendável. No ACP se envia por DHL (ou EMS), leva 6 meses, e pode ser acompanhado online.

    Então, no seu caso como no do @Pedroserodio , pode mas não deve.

  • Boa tarde,

    Enviei os documentos dos pais (Rg) apostilados e certificados e foram entregues hoje no ACP.

    Como será o procedimento a partir de agora? Recebo alguma confirmação de que recepcionaram os documentos? Vão confirmar se estão ok?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.