Exigências Processos Netos Geral

2»

Comentários

  • Então, na verdade, posso ficar com o original comigo e instruir os dois processos de atribuição de netos (meu sogro e a irmã dele) apenas com as cópias, isso? Obrigado mais uma vez!

  • @gandalf

    Para dar entrada na cidadania de 2 irmãos, no caso eu e meu irmão (netos) a documentação e toda duplicada? Digo, 2 certidões do nosso pai apostilada etc, ou a documentação em comum única e a nossa com 2 formulários?

    outro detalhe a certidão do nosso pai (filho da portuguesa) completa 1 ano em outubro, acham q devo solicitar outra ? Ou mandando dentro da validade ok

    muito obrigada

  • @HumbertoBH , sim, cópia simples!! Pode tirar até na impressora que tem em casa!!

  • Muito obrigado pela ajuda, @Leticialele

    Para fazer a atribuição da minha mãe pelo ACP, são necessários apenas:

    A certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica, apostilada?

    Uma xerox autenticada e apostilada do documento de identidade?

    O formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade?

    E o comprovante de pagamento da taxa? - tem como pagar por cartão de crédito ou boleto?

    *Nós temos a certidão de nascimento do meu avô, vale a pena mandar também?

    Os processos da ACP devem ser encaminhados para aonde? O endereço do Arquivo Central de Porto mesmo?

  • Muito obrigado pela ajuda, @Leticialele

    Para fazer a atribuição da minha mãe pelo ACP, são necessários apenas:

    A certidão de nascimento emitida por cópia reprográfica, apostilada?

    Uma xerox autenticada e apostilada do documento de identidade?

    O formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade?

    E o comprovante de pagamento da taxa? - tem como pagar por cartão de crédito?

    *Nós temos a certidão de nascimento do meu avô, vale a pena mandar também?

    Os processos da ACP devem ser encaminhados para aonde? O endereço do Arquivo Central de Porto mesmo?

  • @pedropercebo , exato.

    Se você tem a certidão informatizada de seu avô, mande uma cópia simples.

    O endereço do ACP é

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto


    Boa sorte!!

  • Alguém sane me sanar essas dúvidas?

    Para dar entrada na cidadania de 2 irmãos, no caso eu e meu irmão (netos) a documentação e toda duplicada? Digo, 2 certidões do nosso pai apostilada etc, ou a documentação em comum única e a nossa com 2 formulários? Pode ir tudo num envelope só? Ou são 2 processos completamente separados ?


    alguem falou que o formulário tem q ser copia colorida?? Procede?

    outro detalhe a certidão do nosso pai (filho da portuguesa) completa 1 ano em outubro, acham q devo solicitar outra ? Sendo despachada dentro da validade ja basta?

    muito obrigada a quem me ajudou aqui, nem acredito q dentro de uns dias consigo mandar os documentos

    Te pertubando aí de novo @Leticialele

  • @karlatl

    Eu posso lhe responder, mas o título desse tópico trata de exigências, processos que foram enviados com documentos faltando, e receberam uma carta de exigência da conservatória para suprir a documentação.

    Processos de filhos, tipicamente serão enviados para o ACP e acompanhados aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300735/#Comment_300735

    Perguntar em tópicos diferentes causa confusão.

  • Joia me desculpa! Vou ler o outro tópico, obrigada.

  • Sou bisneta, meu bisavô era português, não casou com minha bisavó brasileira. Meu avô, filho dele se casou, porém é falecido. Depois vem minha mãe, casada também. Neste caso, preciso das certidões de (batismo do meu bisavô de 1880), nascimento de meu avô,(sendo o pai o declarante, é necessário a certidão de casamento também com minha avó?). E de minha mãe, são necessárias as certidões de nascimento e casamento porque ela mudou de nome, correto? Como ela tem dificuldade de locomoção, eu posso ser procuradora? Precisa de uma procuração específica para isso? Ela precisa assinar e reconhecer firma, ou eu posso fazer isso, como filha e procuradora dela? @AdrianaLoureiro

  • @Taminhagn

    Vc tem que ver quem declarou o filho e o neto dos portugueses.

    Essa declaração deve ser na menoridade do registrado.

    Por favor, esclareça essas questões.

    ===

    O casamento do filho do português não é pedido em processos de nacionalidade, exceto se houver alguma necessidade.

    ===

    Da sua mãe (viva e neta-Requerente), vc precisa doma certidão de nascimento dela em inteiro teor por cópia reprográfica.

    Se mudou de nome ao casar, vc precisa enviar o casamento em IT digitada, para o nome bater com o RG com menos de 10 anos e com filiação.

    ===

    Como ela tem dificuldade de locomoção, eu posso ser procuradora?

    Eu acho que pode, mas é bom verificar quem pode ser procurador para um desses emails:

    rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt

    rcentrais.diversos@irn.mj.pt

    ===

    Olhe a partir dessa msg, pois tem muitas informações úteis para o seu caso:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/306448/#Comment_306448

    ===

    Precisa de uma procuração específica para isso? Ela precisa assinar e reconhecer firma, ou eu posso fazer isso, como filha e procuradora dela?

    Acho que isso tudo é mencionado a partir da msgs acima.

    Se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

    Por favor, compartilhe o que descobrir.

    Boa sorte!

  • Muito obrigada @guimoss ! Vou procurar informações sobre a procuração e o que conseguir postarei aqui. Quanto aos declarantes de nascimento, o de minha mãe, foi meu avô e o declarante do meu avô, estou a descobrir, pois solicitei ao cartório onde ele casou o desarquivamento da certidão de nascimento. Imagino que tenha sido o pai português, pois consta o nome dele na certidão de casamento do meu avô. Já achei os documentos de Portugal, só esse que ainda estou no aguardo...

  • Olá,


    Já li algumas mensagens mas ainda não consegui achar uma informação bem básica.


    Será que alguém poderia me ajudar?


    Os avôs da minha sogra (para quem eu vou solicitar a nacionalidade) eram ambos portugueses, porém se casaram no Brasil. Tenho a certidão de casamento brasileira, mas não sei como eu faço a transcrição do casamento!!!!


    Como devo proceder???


    Obrigada

  • @Vhnieska

    Custa 120 euros para transcrever. Os documentos e procedimentos variam um pouco dependendo de onde fizer. Mas vai precisar também dos assentos de nascimento (ou batismo) dos dois portugueses.

    Onde você (ou sua sogra) mora (qual estado ou se no exterior)? Essa resposta vai determinar onde é melhor fazer a transcrição hoje em dia.

  • @Vhnieska

    Os avôs da minha sogra (para quem eu vou solicitar a nacionalidade) eram ambos portugueses, porém se casaram no Brasil. Tenho a certidão de casamento brasileira, mas não sei como eu faço a transcrição do casamento!!!!

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio

    (não é obrigatório transcrever óbito)

  • @CarlosASP

    @mabego


    Muito obrigada!

    A minha sogra mora no Paraná e eu moro em Brasília.

    Pelo o que li no link que o mabego enviou, precisarei ter o assento de batismo do casal e a certidão de casamento brasileira para fazer a transcrição.

    Procurei pelo assento de batismo apenas do avô (o qual eu tenho em mãos) e apesar de saber que a avó era portuguesa não fui atrás da certidão de batismo pois não vi necessidade de ter outros gastos. Bem, pelo jeito, agora terei que ir atrás desse documento.

    Uma outro dúvida que me surgiu é sobre o assento de batismo. Nele estão descritos apenas o nome do pai e da mãe, mas não existe nenhum campo onde diz que o pai foi quem declarou o nascimento do filho (como acontece em certidões de nascimento). Como é a comprovação neste caso?

  • @Vhnieska nos batismos portugueses até abril 1911 que valem como registo civil e que desde então são propriedade do Estado Português, os declarantes não estão lá declarados pq são os padrinhos! há de reparar que os párocos escrevem sempre no fim "que comigo não assinam porque não o sabem" , ou em alguns conseguirá ver que assina o padrinho e a madrinha quando o sabem fazer, então a filiação ficava estabelecida pq a palavra do padre fazia fé pública e pq sempre que um terceiro declara o filho legitimo de um casal, a filiação fica estabelecida.

  • @Vhnieska

    São 3 opções nesse caso onde fazer a transcrição. Quem pede (assina o requerimento) deve ser a própria pessoa que casou, filho ou neto do casal.

    Se a pessoa que pedir mora no Paraná, pode fazer no vice-consulado de Curitiba. Acho que infelizmente não há muitas informações aqui no fórum sobre o tempo que leva para fazer isso lá.

    Se for por quem mora no DF, pode ser na seção consular da Embaixada de PT em Brasília. Há relatos recentes que tem sido demorado:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/314269#Comment_314269

    Todo mundo pode mandar para PT; há algumas conservatórias em PT que aceitam receber pedidos de transcrição pelo correio (ou DHL). Hoje em dia as pessoas tem preferido mandar para a CRC Porto (não confundir com ACP):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto/p1

  • "Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação". Gente, já li em alguns lugares que o RG deve ser colorido. É realmente necessário? Eu já mandei apostilar o meu RG mas esqueci de fazer cópia colorida. Não estava querendo gastar com novo apostilamento e também perder mais esse tempo. O que me dizem? Alguém já teve essa experiência? Obrigada.

  • @glichs

    realmente é dada essa orientacao aqui no forum, mas já procurei e nao encontrei ninguem dizendo que caiu em exigencia por conta disso.

    por favor Espere para ver se alguem teve experiencia diferente…

  • @glichs ,

    em todos os processos de minha familia e de alguns amigos enviados nenhum foi com copia colorida, inclusive o formulário não precisa ser cópia colorida.

  • @glichs @texaslady o formulário, em tese, precisa ser sim em cópia colorida, porque os processos são separados pela cor do formulário. No entanto, as demais cópias, não há necessidade, apesar da cópia colorida apresentar geralmente melhor legibilidade, fazendo com que a cópia monocolor não recomendável. Tendo só ela já apostilada, segue o jogo.

  • @Destefano ,

    Me desculpe discordar,

    Entendo que com certeza isso ajudaria a separar melhor os processos. Mas de forma alguma é obrigatório e obviamente os processos são separados pelos artigos. Muitas vezes nestes casos onde as pessoas procuram por orientação eu tento ajudar da melhor forma possível, para facilitar a a vida delas, pois apesar de parecer algo simples, muitas vezes as pessoas estão em lugares remotos e não tem impressora colorida, ou mesmo estão na correria para enviar o processo. Então é bom que elas saibam que não é obrigatório e não se preocupar com este detalhe. Mesmo porque não existe nenhuma informação oficial sobre isso. E é perfeitamente compreensível, uma vez que vem processos do mundo inteiro, seria impraticável exigir isso.

    Outro dia mesmo um forista que foi a Lisboa entregar o processo presencialmente, disse que seguiu as orientções do forum para mandar o formulário colorido e quando estava lá na CRC viu pessoas entregando o formulário cópia preto e branco. Se quizer mandar colorido, ótimo, estará ajudando um pouco no trabalho dos funcionários das conservatórias. Mas apenas isso.

  • @Destefano @texaslady @eduardo_augusto Agradeço a todos pelas informações. Mas resolvi pecar pelo excesso. Fiz uma nova cópia colorida. Vou guardar a preto e branco para mandar no processo dos meus filhos assim que sair o meu. Espero que saia dentro de um ano, para poder usá-la.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.