Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1346891451

Comentários

  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Concordo com a Sandra. Pessoal, vamos ler os tópicos e perguntar aqui primeiro antes de ficar fazendo perguntas que já tem respostas aqui. Não é uma fala simpática que vai mudar as coisas com o Sr. Mário, os procedimentos em geral são parecidos e levam o mesmo tempo, e pode-se saber praticamente tudo por aqui, deixando o contato com o Sr.Mário justamente para situações urgentes e prementes.
  • Isso David! Vamos primeiro tentar sanar nossas dúvidas pelo Fórum, e deixar pra fazer contato apenas para dúvidas muito específicas ou acompanhamento de processos no ACP!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    ;) E sorte a todos nós, que seja suave :D
  • Olá pessoal! Participo da comunidade no face,e assim como alguns de vcs enviei a documentação para ACP em junho dia 30/06.vamos ter fé em Deus que logo vai sair o processo favorável a nós.
  • felipefelipe Member
    Antigamente todos em Portugal tiravam férias em julho e agosto... Todos... (da mesma forma que em alguns lugares é comum fechar o estabelecimento na hora do almoço...)

    Trabalhei numa empresa privada de origem portuguesa, e na filial 95% das pessoas tiravam férias em agosto... porém isso mudou nos últimos 3 anos....

    Acredito que tenha mudado um pouco a cultura geral em Portugal, mas não esperem a mesma agilidade observada nos outros meses...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Leandro você enviou dia 30/06 mas foi recebido que dia? É a partir desta data que vc deve contar. De qualquer forma, o seu já deve estar próximo. O meu chegou 13/07, estou torcendo pra que se resolva em 1 mês, depois faço a averbação do casamento e aí parto pra segunda atribuição e depois a minha :) Haja coração e unhas pra roer :D
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Ah, Leandro, o seu foi atribuição ou aquisição?
  • Bom dia!
    Já fiz um primeiro contato com o Sr. Mario para entrar com o pedido da cidadania do meu pai. Como já foi dito antes, não quero sobrecarregá-lo com dúvidas que eu mesma possa tirar.

    Se puderem me ajudar, já pesquisei vários topicos e não encontrei resposta a algumas de minhas duvidas - não quer dizer que não tenham sido respondidas, só não achei, se puderem me ajudar agradeço muito, mas não me digam que estou com preguiça de buscar pq não é o caso, ok? :)

    1) Onde pago a taxa de 175 euros? O Sr. Mario mencionou vale postal, faço isso nos correios no momento do envio???
    2) Quanto ao preenchimento do formulário, o documento que pedem pode ser o RG, certo? Pq nas explicações ao final do formulário falam em "passaporte, título ou autorização de residência... Emitido pela autoridade competente de um dos países da comunidade européia". Não entendi essa parte da emissão por país europeu! Seria a autenticação feita no consulado?
    3) Para finalizar, sabem se posso entrar com o pedido do meu pai e de minhas tias junto? Ou cada pedido tem que ser enviado separado? Digo, mandar na mesma correspondência todos os documentos? Claro que cada um terá que pagar uma taxa, seria mais para facilitar o envio.

    Desde já agradeço!
  • David,

    Por que será necessário averbar o casamento no seu caso?
  • Michele, use o passaporte e q'eu saiba pode sim enviar no mesmo envelope.
  • Michele
    1 - é no correio sim, eles fazem a cotação e vc paga em reais.
    2 - sim, o rg autenticado em cartório
    3 - essa não tenho certeza
  • SandrafigSandrafig Member
    editado July 2015
    Michele,
    1) O vale postal pode ser feito em uma agência dos Correios, mas não sei se nas franqueadas, por isso dê preferência para as dos Correios mesmo. Eles fazem a cotação do euro na hora e aplicam também uma taxa de envio, e é preciso pagar tudo em reais. Você precisa escolher entre as opções de envio "manutenção de residentes" ou "pagamento de estudos". Aqui no fórum as pessoas tem escolhido a primeira opção (manutenção de residentes). Verifique na hora se seus dados estão corretos, assim como o valor e o endereço do vale postal. No meu caso, eu fiz dois vales postais no mesmo dia, e o atendente em um deles (no segundo) colocou apenas o meu primeiro nome, o que me deixou bastante chateada. Antes de enviar a documentação, tire cópia de cada vale postal e anexe ao respectivo processo para que fique mais fácil a localização. Você pode também checar no ACP se é possível fazer um único vale postal com o total, deve ficar mais barato devido à taxa de serviço dos Correios;
    2) Pode ser a cópia autenticada da carteira de identidade ou do passaporte;
    3) Você pode colocar cada processo em um envelope, e colocar todos os envelopes num único para envio. Todos podem ser enviados ao mesmo tempo porque independe finalizar algum deles para poder iniciar o outro, e por isso os processos podem ser simultâneos.

    Boa sorte!
  • Muito obrigada a todos que me mandaram respostas tão rapidamente!
  • Boa Tarde , olhem so , se alguem pode rme ajudar em uma informacao ficarei muito agradecido .... O Senhor Mario Manuel respondeu o email , mas me perguntou em qual artigo de LEI que eu estarei pedindo a minha cidadania ?? Meu caso e assim , minha avo ja adiquiriu a cidadania por atribuicao por ser filha de pais Portugueses ! agoa estamos esperando o fim do processo do meu pai que esta pegando tambem por atribuicao atraves da minha avo e assim que chegar esperarei a minha ! Entao gostria de saber se alguem sabe qual LEI ????
  • no caso a sua também será por atribuição. ;)
  • se vc vai esperar do seu pai, então é atribuição também
  • Sim ,as e este o artigo de lei ? ATRIBUICAO ??
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Rafael, o processo da minha avó está rolando no ACP.
    Para que minha mãe faça atribuição, minha avó precisa fazer averbação do casamento dela primeiro.

    Como minha mãe está pedindo pela minha avó e o declarante é o pai, é necessária a averbação, entendeu?
  • Não dava pra mandar a certidão dela já com a averbação do casamento?
  • Entendi, David. Essa era minha dúvida, se o declarante era outro, que não o português.

    Obrigado pela resposta.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2015
    Patricia, dá, porém cada processo é um processo e eles fazem um por vez. Isto é, ela primeiro precisa virar portuguesa, e depois atualizar seu estado civil, entendeu?
  • Oi David Lima, o meu processo chegou no ACP dia 02/07. O processo é de aquisição.
    Torcendo para que saia logo. até agora não obtive o número do processo, estou esperando pra ligar na primeira semana de agosto. quem sabe recebo boas notícias!
    Boa Sorte a todos nós!
  • Boa tarde pessoal,

    Eu queria tirar umas dúvidas, porque não consigo ter certeza do processo todo que preciso realizar para pedir a cidadania. Pretendo fazer pelo ACP, pois parece ser o mais indicado pelo que li aqui no site.

    Eu sou filha de portugueses, que se casaram no Brasil (e não transcreveram o casamento em Portugal). Meu pai foi o declarante da minha certidão de nascimento.

    1-Eu posso dar entrada apenas com a documentação do meu pai (pergunto isso porque a documentação da minha mãe tem vários erros)?;

    2-Preciso transcrever o casamento (se precisar, estou lascada, porque bate com os erros na documentação da minha mãe)?

    Eu sempre achei que só pudesse fazer isso através do consulado, mas pelo consulado é uma burocracia só (e ainda tinha a preocupação com esses erros todos). Só agora, semana passada, que descobri que posso fazer diretamente com Portugal. Aí me deu esperança...

    Espero que possam me ajudar.
    Obrigada.
  • David, hoje confirmei no ACP que meu processo já tem uma numeração. Foi recebido em 03/07.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Sim sim Suzana.
    Não precisa transcrever porque seu pai é o declarante.

    O consulado é o inferno na terra.

    Pelo ACP vc vai precisar da sua certidão de nascimento de inteiro teor (legalizar no consulado), certidão de nascimento do seu pai (acho que pode ser cópia), cópia do seu RG autenticada em cartório e formulário Modelo 1C preenchido e com assinatura reconhecida presencialmente num cartório. Ah, sua certidão de inteiro teor também era bom você dar o sinal público (reconhecer assinatura do tabelião ou escrevente) antes de legalizar no consulado.

    175 euros de vale postal + taxa do vale nos correios
    Envia e aguarda.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado July 2015
    Sandrafig! Oba! Tomara que saia em 1 mês. Você enviou email ou telefonou ao Sr. Mário? O da minha avó chegou lá dia 13/07, pouco tempo, mas como um colega aqui do fórum disse que o dele eles não acusaram recebimento, enviei hoje um email ao Sr.Mário para saber se recebeu tudo certo e se já tem numeração. Espero que saia logo, para eu averbar o casamento da avó e já dar entrada na Atribuição da minha mãe, que farei pelo ACP, agora que eles tem competência para isto, é o ideal pra mim :)
  • Suzana,

    como ambos são portugueses, independente de quem foi o declarante, vai precisar transcrever o casamento.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    É verdade, não atentei a este detalhe que o Guilherme atentou.
    Mas depois de transcrito ela pode dar entrada só com a documentação do pai Guilherme?
  • SandrafigSandrafig Member
    editado July 2015
    Eu enviei email ontem, responderam hoje. Mas não falaram de nenhuma pendência ainda. Não tenho a expectativa de que saia em um mês, talvez tenha alguma exigência porque o nome da minha bisavó está diferente na certidão de batismo do meu avô e na de nascimento do meu pai no Brasil. Meu objetivo era começar o processo antes da nova lei vigorar... :) E o meu processo é aquisição.

    Li em algum lugar que alguém recebeu o prazo de 20 dias corridos para resolver uma pendência, fiquei preocupada, caso eu tenha que retificar a certidão. Alguém já passou por isso?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.