Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1380381383385386659

Comentários

  • Bom dia, estou preenchendo o requerimento 1D e está pedindo um documento de identificação no quadro 1, item 4.


    4. Documento de identificação: passaporte, título ou autorização de residência ou outro documento de identificação equivalente, emitido pela autoridade competente de um dos países da União Europeia, de que o interessado seja titular.


    Esse documento de identificação equivalente pode ser o RG ou eu também tenho que fazer um passaporte antes de fazer a cidadania?

  • Bom Dia!

    Essa semana (20/03/22) não estou conseguindo acompanhar o processo através do site justica.gov.pt... ele nao carrega as infamações ou quando carrega mostra que não existe nenhum processo com numero de chave informado. Isso esta acontecendo com mais alguém?

    Ps. esse numero de chave eu venho consultando desde novembro/21


    abs.

    Priscila

  • @felipesvieira_ , pode mandar cópia autenticada e apostilada do RG, emitido há menos de 10 anos.

  • @Priscila Reigoto , o site está com problemas técnicos. Não se preocupe, já aconteceu várias vezes!

  • @Priscila Reigoto

    Sim, pelo visto o problema é geral e parece que está ocorrendo desde sexta (ou sábado).

    Mas isso é normal, já aconteceu outras vezes.

  • @felipesvieira_ ...

    Cópia autenticada e apostilada do ***RG...

    ***Documento...(RG)...É considerado válido para instrução de processos de Nacionalidade Portuguesa quando tem data de emissão inferior a dez anos...

    _________________________

    Salvo engano...Lisboa aceita Passaporte como alternativa ao RG...***A confirmar...

  • editado March 2022

    @Priscila Reigoto ...

    Bom Dia...

    Peço a gentileza de ler algumas páginas das discussões principais do Fórum...

    Inclusive a página anterior aqui mesmo nessa discussão...

    Eu publiquei em TODAS essas páginas principais a informação de INSTABILIDADE DA PÁGINA DE CONSULTA...(Que vem acontecendo desde sexta-feira passada...)...

    Boa sorte com seu processo...!!!

  • @Leticialele @gandalf @Aline17

    Vocês podem dar uma olhada na pergunta da aline17, um pouco acima nesse tópico?

    Eu sugeri que ela confirmasse com vocês aqui se precisa realmente da transcrição de casamento dos avós - ela não consegue achar a certidão de nascimento da avó brasileira (o avô é portugues e foi declarante do nascimento da filha).

    Pelo que entendi em outro tópico, só falta isso para dar entrada no processo dela. e já tem o de um irmão em andamento (sem a transcrição).

  • @Aline17

    1) Precisaremos dos documentos da primeira esposa dele? Não

    2) Precisaremos da certidão de nascimento da minha avó? A certidão de casamento dos meus avós, nós temos. Já fiz busca em alguns cartórios e continuo fazendo nos demais mas a certidão de nascimento da minha avó, até o momento não localizamos. Se ele, português, foi o declarante do nascimento da filha até que ela tivesse completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento e, portanto, não precisa da certidão de nascimento da avó.

    Não precisa se desesperar!! Relaxe, tudo vai dar certo!!

  • Boa noite , estou a aguardar o assento de nascimento da minha esposa , foi para a bolinha 7 , segundo o IRN , processo favorável desde 08/11/2021 ... deve estar estourando , ufaaa.


    Agora já estou com tudo pronto para fazer a do meu filho - 1C , gostaria de saber se preciso aguardar algumas destas mudanças , para fazer online? ou posso enviar os documentos físicos para o Porto ? . Assim que chegar o assento da minha esposa é claro .


    Muito obrigado mais uma vez pela atenção .

    Eder

  • @Eder Sandro

    O processo de sua esposa é que modalidade? Neta ou casamento? Não quis colocar na planilha? Se informar Modalidade (1C, 1D, art-3, etc), Conservatória (ACP, CRCentrais, etc), NºProcesso, Nome, DtRecepção (rastreio DHL/EMC), DtSenha (e-mail com a chave), idade (na aplicação, opcional), FormaPgto (C.Crédito?), e DtAprovação (08/11/21), alguém inclui para você.

    Nos dois casos (netos ou casamento), o assento tem demorado 7 meses. O assento deve sair em Junho/22.

  • E agora, o que indicam fazer, pessoal? Estou com todos os documentos em mãos (exceto o de antecedentes da PF, que é super fácil tirar na hora online), só me faltando pagar o formulário, levar ao cartório para assina-lo, e despachar o processo.

    Como acabei de tirar as certidões no cartório, melhor eu aguardar até 15/04, para enviar tudo online?

  • @luizgustavommrc

    É uma aposta entre o atual, mandar dentro das disposições transitórias, ou aguardar como será e quando estarão disponíveis os mecanismos e ferramentas para aplicação digital.

    Sem dúvida alguma eu mandaria já. Dificilmente haveria algum problema em fazê-lo, e se houver, lhe darão mil oportunidades de se ajustar à nova regra que ainda não entrou em vigor. Eles também estarão se ajustando a elas.

  • @gandalf acha que essa mudança pode trazer algum malefício para os que mandaram antes? Os processos mais recentes e digitais terem """prioridade"""?

  • @biaamourao

    Eu li uma pessoa postando isso. Eu duvido muito que aconteça algo assim.

    O que poderia acontecer é que processos digitalizados seriam numerados mais rapidamente do que os que chegam em papel.

    Atualmente essa numeração ocorre algo em torno de 30-60 dias (foi numerado), embora a senha (foi registado) seja enviada muito depois.

    Se houver algum ganho, seria uns 30 dias, quase irrelevante. E por ser um período previsto nas disposições transitórias, estará havendo aprendizado da nova metodologia de todos os lados. Não creio que venham a penalizar alguém por ter seguido o caminho normal.

  • A consulta está fora do ar ainda?

  • Sim, eu também ainda não consigo acessar o site de consulta.

    Sexta eu conseguia acessar mas dizia que meu processo nao existia. E depois disso passou a nao concluir a busca mais.

    Ainda aguardando resolução.

  • Olá, tudo bom?

    Estou dando entrada no processo e ja consegui todos os documentos, entretanto como vou estar indo pra lá em alguns meses, acredito que seja melhor dar entrada direto em portugal certo? ai neste caso levo todos os documentos apostilados e o requerimento 1D é preenchido la na hora? ou tenho que ja levar daqui com assinatura reconhecida?

    a outra duvida é onde seria que devo dar entrada no processo? se não me engano o de netos só pode na sede né?

    desde já, obrigado.

  • @gandalf

    Quanto a ganho de tempo nos processos digitais (ou eletrônicos, como chamamos aqui), acho que vai depender do tipo do sistema que vão usar. Aqui no Brasil, por exemplo, quando o interessado protocola o processo, a numeração é automática. E, se for assim, o sistema pode numerar e dar a senha de acesso de uma vez só. Aí, os funcionários que fazem este serviço quase braçal (receber, numerar, autuar) podem se dedicar a outras mais analíticas, se receberem capacitação para tanto.

    Essa suspensão das consultas está com todo jeito de um intervalo para fazerem adequações necessárias para a “era digital”.

    Enfim… só o futuro dirá.

    Abraços a todos

  • @andreamt

    A consulta online não deveria ser afetada pelo recebimento de processos. Mas podem sim estar automatizando alguma coisa, e uma coisa acabou afetando a outra.

    Ou então a turma agora está focada em produzir a nova interface de submissão de processos, e não tem tempo de consertar alguma coisa que quebrou no sistema de consulta. Certamente houve algum problema de planejamento.

    No IRN as fases são distintas. Primeiro conferem o pagamento, se existir, recebem e escaneiam os documentos. Quando aprova na contabilidade, eles fazem a numeração do processo. Depois passa numa fase de ser registado, e em seguida recebe a senha. Várias dessas coisas requerem e continuarão a requerer intervenção humana para a validação.

  • editado March 2022

    @gandalf

    O processo de sua esposa é que modalidade? Neta ou casamento? Não quis colocar na planilha? Se informar Modalidade (1C, 1D, art-3, etc), Conservatória (ACP, CRCentrais, etc), NºProcesso, Nome, DtRecepção (rastreio DHL/EMC), DtSenha (e-mail com a chave), idade (na aplicação, opcional), FormaPgto (C.Crédito?), e DtAprovação (08/11/21), alguém inclui para você.

    Nos dois casos (netos ou casamento), o assento tem demorado 7 meses. O assento deve sair em Junho/22.


    Resposta :


    Muito obrigado mais uma vez pela atenção , segue dados para a planilha .


    Dados da minha esposa , processo de neta : 1D

    Conservatória CRC -

    Número processo 17XXX/2019 [editado pela moderação]

    Simone de Melo -

    Data recepção - 02/2019

    Senha - e-mail - 26/07/2019

    Bolinha 04 - 20/04/2020

    Data aprovação - 08/11/2020

    Idade - 49 anos

    pagamento com cartão de crédito .


    Eder

  • editado March 2022

    @Eder Sandro

    Não escreva o número do processo em um fórum público. Associado ao nome, pode ter roubo de identidade.

    Durante 1h você pode clicar na engrenagem do canto direito e editar o seu próprio post. Depois de 1h a engrenagem desaparece. Aí só Moderadores como a @Leticialele podem editar pra você.

    É como eu disse: 178xx/19

    Corrija a data de Aprovação para 08/11/2021

    Você nunca sabe quem acessa o site público.

    Está na linha 298 da planilha, e pela previsão faltam 44 dias para o assento. Vamos ver se sai no mesmo tempo que os outros.

  • editado March 2022

    @gandalf @Leticialele Boa tarde a todos os amigos deste grupo. Em especial a Letícia e Gandalf que muito me auxiliaram e tiveram paciência com minhas dúvidas ( olha que foram muitas ).

    Hoje enfim chegou a senha do processo de netos da minha sogra que estou fazendo.

    Gostaria de pedir que incluíssem os dados do processo na planilha, visto eu não saber fazer. Foi observando esta magnífica planilha que vi que a senha chegaria nessa semana ( e bateu certinho ).

    Dados do processe de neta : 1D

    Conservatória CRC -

    Número processo 39.xxx/2022

    Data do Envio ( via DHL/RJ ) - 10/12/2021

    Data recepção em Lisboa - 13/12/2021

    Senha - e-mail - 23/03/2022

    Bolinha 01- ainda não consegui abrir o site

    Idade da minha sogra - 64 anos

    pagamento com cartão de débito.



    Mais uma vez... Muitíssimo obrigado a todos em especial a vocês dois e ao rapaz aqui do grupo que achou a certidão de batismo da portuguesa@Guilherme Moreira . Deus ilumine suas vidas sempre.

  • @rogeriofernandes

    Está lá na linha 8, por enquanto. Previsão de aprovação 13/03/24.

  • Oi @gandalf, tudo bem? Tinha te perguntado sobre o requerimento de prioridade no processo de neto do meu pai. Eu ainda não tenho número de matrícula na universidade, tu achas que vale a pena esperar e enviar o requerimento quando eu tiver o número?

    Ele precisa imprimir e assinar presencialmente no cartório, certo? Após isso, tem que enviar para Lisboa pelo correio ou pode ser por e-mail mesmo? E pelo o que eu entendi teria que seguir monitorando o site dos processos mais seguido, já que eles não avisam se a prioridade foi aceita ou não.

    Obrigado mais uma vez!

  • editado March 2022

    @gandalf @Leticialele

    Perfeito , quanto ao envio de dados , infelizmente não consigo mais alterar , já passou o tempo , será que os moderadores conseguem alterar , ou até então cancelar esta msg , por favor é claro . Agradeço se a @Leticialele alterar para mim , por favor é claro , vocês são demais , mais uma vez , muito obrigado.

    Peço desculpas , sou atento a detalhes , porém as vezes na correria , falhamos .

    Eder

  • Eowyn31Eowyn31 Member
    editado March 2022

    Pessoal, uma dúvida.

    Meu primo quer tirar a cidadania dele pelo avô português, que ainda está vivo. A linha dele é a seguinte: avô pt, mãe e ele. Só que quem registrou ele foi o pai. Nesse caso ele precisa transcrever o casamento dos pais, considerando que seria um processo de neto?

    Outra dúvida. A mãe dele já tem a nacionalidade portuguesa, mas ele não quer fazer o processo de filho porque teria que transcrever o casamento dos pais e depois o divórcio, e a mãe dele não quer ter esse trabalho. É complicado transcrever o casamento e depois o divórcio?

  • @regneas

    Só aceitam urgência para estudar com a matrícula já feita na universidade. Tem que esperar a confirmação da matrícula. cópia certificada e apostilada.

    Ele precisa escrever o requerimento, imprimir, e assinar diante do tabelião no cartório para certificar por autenticidade. Pode fazer agora, ou esperar chegar a confirmação da matrícula.

    Se está pedindo urgência é porque tem pressa. O melhor seria mandar por DHL (€40) que chega lá em 3-4 dias. Pelo correio, se não extraviar, leva 1 mês. Você não tem esse luxo de poder correr o risco. Mostre profissionalismo.

    Você verá as bolinhas se moverem muito mais rapidamente se for aceito. Mas se quiser saber, depois de 45-60 dias que chegar lá, seu pai pode ligar na Linha de Registos por telefone, esperar 90 minutos pra ser atendido, e eles lerem o que o Conservador anotou, se o pedido foi aceito. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282577/#Comment_282577

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.