Ajuda para encontrar a certidão de batismo do português

135678

Comentários

  • Boa noite!

    Achei o passaporte do meu avô onde diz que é de Carção - Vimioso em Bragança. Tenho a data de nascimento dele e solicitei ao Distrito de Bragança a cópia da certidão dele, porém me informaram que como foi uma época de conflito não há documento arquivado. E agora?

    Nome do meu avô: José Antônio Fernandes

    Seus pais: José Miguel Fernandes e Izabel Maria Jeronimo

    Nascimento: 19/10/1908

  • Bom dia!

    Verifiquei aqui que o ano de nascimento da minha avó está divergente, pois lá Portugal está 1903 e aqui na certidão de casamento está 1905. Os demais dados estão idênticos. Vocês acham melhor retificar primeiro ou enviar assim mesmo e aguardar? Outra dúvida, no registro de Portugal consta morte presumida em 1928, porém ela faleceu aqui no Brasil em 1984. Acredito que devo enviar a certidão de óbito dela para comprovar o falecimento correto?

  • Bom dia!

    Coloquei uma consulta no dia 05.11, mas o assunto é tratado em outro tópico. Tenteei excluir, mas não consegui!

    Peço que desconsiderem, pois já enviei ao tópico correto.

    Me desculpem!

  • LilianavjLilianavj Member
    editado November 2021

    gsilvestre, não sei o nome completo, agora o ano de nascimento entre 1863 a 1875. Não sei se foi com familiares.

    Obrigada pela atenção.

  • @Valéria Fernandes

    Se você achou o passaporte, peça ao AD de Bragança o processo de emissão desse passaporte.

    É possível que haja o assento de batismo nesse processo.

    Eu também sugiro vc entrar em contato com o Arquivo Religioso de Bragança (não me lembro o nome exato, desculpe).

    Boa sorte!

  • @carregosamatosmatos

    Boa tarde amigo, tenho muitas informações José Manoel Pires e Anna, só entrar em contato comigo que posso compartilhar com vc.

    Abraços

    meu email: mendes@uol.com.br

  • Boa tarde pessoal


    Gostaria de ajuda para encontrar as certidões de meus bisavós. Tenho as carteiras de identidade deles e ja encontrei certidão de casamento.

    Porém não sei o ligar certo onde nasceram, so tem na carteira da irmã de minha bisavó que diz o nascimento em Valpassos - Vila Real.

    Segue os dados abaixo:


    Bisavô: José Alexandre

    Nome do pai: José Antônio Alexandre

    Nome da Mãe: Carolina Meyurton Teixeira

    Nascimento: 28 de maio de 1893

    Local : Na identidade só dia Portugal


    Bisavó: Maria da Conceição

    Nome do pai: Domingos Gomes

    Nome da Mãe: Thereza de Jesus

    Nascimento: 30 de novembro de 1893 (na identidade diz 1896, mas pode estar errado)

    Local : Na identidade só dia Portugal, porém sua irmã diz "Valpassos".


    Irmã da Bisavó: Ermelinda Gomes

    Nome do pai: Domingos Gomes

    Nome da Mãe: Thereza de Jesus

    Nascimento: 20 de Julho de 1890

    Local: Vila Real - Valpaços



    Segue em anexo foto dos documentos:


  • editado February 2022

    @pedrotpa

    José n°13 de 1893 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1085761 ...0047.tif freguesia de Carrazedo de Montenegro / Valpaços / Vila Real

    Maria n°2 de 1897 ...0099.tif da mesma freguesia

  • @pedrotpa

    Boa tarde,

    O @Kleber Silva Aguiar é excelente nessas buscas.

    Verifique cada grafia de nome e data nos 2 assentos encontrados e peça a REPRODUÇÃO NARRATIVA CERTIFICADA dessas certidões.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Eles vão escrever EXATAMENTE o que está no assento. Antes do envio, peça para ver uma imagem das certidões, para conferir possiveis divergências e confirme o endereço da entrega e peça o codigo de rastreio.

    Faça o pgto por transferência ou cartão de crédito virtual de app ou fisico com liberação para compras internacionais.

    O valor deve ser 30 euros pelas reproduções + 6 euros por correio registado (a opção preferida), para o BR. Vc pode pagar 1,5 euro (correio normal) ou 8,5 euros (registado com aviso de recebimento/receção).

    Se fizer por transferência, mande o comprovante. Por cartão, é automático.

    ===

    Se tiver divergências nas certidões brasileiras, vc precisará apostilar o assento em uma PGR portuguesa (Porto ou Lisboa). O pgto é por transferência banc.

    O valor é 10,20 euros por certidão.

    Vc pode enviar diretamente do AD para a PGR da sua escolha.

    O guia (leia o topico inteiro!!!):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p13

    Verifique todas as certidões!!!

    ===

    E como ambos eram portugueses,vc terá que transcrever o casamento ocorrido no Brasil.

    O melhor lugar é o Consulado do Rio, que leva de 3-4 semanas.

    O envio é por correio e elrs devolvem os docs.

    Se for processo de neto, envie uma certidão de nascimento por copia reprográfica do neto (se estiver legíve), pois está poderá ser aproveitada na Atribuição.

    ===

    Evite deixar imagens de documentos, especialmente com os números deles.

    Eu marquei a @Leticialele para excluir essas imagens, como moderadora.

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Boa sorte!

  • @Kleber Silva Aguiar

    Muito obrigado!!

    Sabe como faço para conseguir esses documentos e dar entrada na cidadania de neto para meu Pai?

    Preciso ir em portugal pedir segunda via dessas certidões?

    Desde já agradeço, foi de grande ajuda!!

  • @guimoss

    Opa, muito obrigado !!!

    estou tentando pedir, mas náo consigo ler algumas informações que consta no documento, parece letra de médico rs.

    Tem três informações que não sei ao certo

    segue print:


  • @pedrotpa , deixe esses campos em branco.

  • @Leticialele

    Já consegui prosseguir.. Não sei como faria sem ajuda de vocês.

    Muito obrigado a todos!!

    Em breve volto com o desfecho.

  • @pedrotpa

    Os assentos que o @Kleber Silva Aguiar achou para vc estão no Arquivo Distrital de Vila Real e são antes de 1911.

    Por que vc fez o pedido pelo civilonline?

    Vc deveria ter feito como te indiquei na seguinte msg:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279239/#Comment_279239

    Confira bem antes de fazer o pedido.

  • @Leticialele

    Mais acima, eu mencionei os documentos que o @pedrotpa postou aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279193/#Comment_279193

    Eles não deveriam ser excluídos por conterem informações pessoais?

    Abraços

  • @guimoss

    Sim, documentos estão no Arquivo de Vila Real

    "Por que vc fez o pedido pelo civilonline?"

    Não fiz pelo Civil online, fiz nesse site: https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1090627

    Segui certinho as infos da mensagem do link. Já consegui pedir os documentos, estou aguardando a resposta.

    Muito ebirgado! Abs

  • @pedrotpa

    Perdão, eu olhei rápido e pensei que fosse a tela do civilonline.

    Se fez pelo AD esta tudo certo.

    Olhe o seu email a partir das 6h do Brasil. Eles respondem nesse horario até às 11:30 do Brasil.

    Abraços

  • @guimoss

    Beleza!! Pode deixar, Ficarei de olho aqui.

    Abs

  • @pedrotpa

    Se a versão narrativa, que lhe será mostrada, conter nomes completamente estranhos, eu sugiro uma busca pelo passaporte da pessoa batismo estranho.

    Peça cópia NARRATIVA CERTIFICADA dele.

    Isso pode ser útil na transcrição do casamento, na Atribuição e em Retificações no Brasil.

    E procure também docs brasileiros da chegada dos Portugueses no Brasil.

    Serão úteis, caso haja um nome errado na Reprodução do batismo.

    Informe a resposta do AD. Se tiver algum problema, o fórum oferecerá ajuda.

    Abraços

  • @guimoss

    Sim, obrigado pela ajuda.

    Eu li o documento aqui e achei duas divergencias com a carteira de identidade do José que possuo.

    O nome dele consta como José Antonio Alexandre e na carteira de identidade so está José Alexandre, e a data de nascimento tambem difere.

    De resto esta tudo idêntico, nome dos pais e tudo.

    Agora os documentos da Maria da Conceição estão todos corretos e batem certinho com o que tenho aqui.

    Sabe onde posso procurar os docs brasileiros da chegada dos Portugueses no Brasil?

  • Boa noite! Gostaria de ajuda para encontrar a certidão de nascimento/assento de batismo do avô de minha mãe. Este documento está pendente no processo de nacionalidade.

    Tenho uma cópia do passaporte (em anexo) dele de 1907, quando ele tinha 20 anos. O que indica que provavelmente ele nasceu 1887. Tenho também a certidão de casamento (brasileira) dele. Ele nasceu em Cantanhede.

    Nome: José Luiz Baptista

    Pai: José Baptista

    Mãe: Maria Candida do Espírito Santo


  • @pedro_palos08

    Freguesia de Portunhos, Concelho de Cantanhede - https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=36818&FileID=520827 Assento número 19

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @pedrotpa

    O nome dele consta como José Antonio Alexandre e na carteira de identidade so está José Alexandre, e a data de nascimento tambem difere.

    Como está na identidade do bisavô, não é tão importante.

    O que importa é o que está nas certidões.

    Esses docs podem ser uteis em Retificações administrativas, para evitar a burocracia de usar um assento português.

    O "Antônio" pode até passar, mas uma divergência de datas entre o batismo e o casamento é difícil.

    Se quiser, deixe todos os dados dos bisavós até o neto (cuidado com dados privados), que o fórum procura por divergências.

    Eu já vi uma: No batismo (realizado em 22 de Abril) de José diz que nasceu em 29 de Janeiro e no casamento diz, 28 de Maio.

    Por favor, confira tudo!!!

    Isso terá que ser retificado. É melhor usar um doc brasileiro, se vc tiver um com a data do batismo.

    Caso nao tenha, vc terá que mandar o batismo do João para alguma PGR para apostilar + os requisitos do cartório (pergunte 1°, mas geralmente é a apostila da Reprodução Narrativa + registro no RTD).

    Deixe a página final da certidão brasileira de casamento, para verificar a da esposa.

    ===

    Mas a divergência a que me referi é entre o nome correto, que faz sentido e como e lido pelos funcionários do AD.

    Se vc tiver um problema, talvez vc possa usar esses docs que vc postou.

    @Leticialele , vc viu a minha msg sobre os docs? Talvez eles tenham que ser deletados, por ter dados privados.

    Abraços

  • @pedrotpa

    Vc pode pedir ao AD para enviar um assento para o Brasil (se estiver sem divergências) e o outro com divergência para ser apostilado em uma PGR.

    Talvez, haja uma cobrança a mais pelo duplo envio.

    Cabe a você decidir o melhor caminho.

    Se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte!

  • @pedrotpa

    Sabe onde posso procurar os docs brasileiros da chegada dos Portugueses no Brasil?

    No site do SIAN do Arquivo Nacional, na lista de estrageiros da ilha de flores e na relação de vapores do Porto do Rio.

    Também tem esse site. Só há registros até 1910:

    http://bases.an.gov.br/rv/menu_externo/menu_externo.php

  • @guimoss

    Obrigado pelas informações.

    Estou aguardando uma resposta de Vila Real e vou tentar resolver.

    Qualuqer coisa entro em contato por aqui. Muito obrigado!!

  • @Leticialele muito obrigado. Mas agora qual seria o procedimento? É só eu pegar esse documento em PDF e encaminhar para a CRCentrais? Ou tem um modelo específico de documento?

  • @pedrotpa

    Sem problemas.

    Abraços.

    ===

    @pedro_palos08

    Vc tem que pedir o assento, conforme esse manual:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Obs: olhe essa discussão mais a fundo. Tem dicas importantes para o seu pedido.

    Obs2: Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Como vc fez, a @Leticialele não receberá a msg.

    Abraços

  • @pedro_palos08 , peça a certidão certificada à Universidade de Coimbra.

    É o original que você vai receber que terá que mandar no processo.

    O @guimoss já colocou o link para você.

    Se precisar de ajuda, basta falar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.