Ajuda para encontrar a certidão de batismo do português

123468

Comentários

  • @guimoss ,obrigado pelas orientações. Vou fazer essas pesquisas que vc falou la mesmo no family search e também, se precisar, nos arquivos distritais, e ir montando a árvore.

    Sobre irmãos, infelizmente ele só teve a minha mãe mesmo.

    Sobre se consegui ler os nomes dos bisavós maternos, eu entendi que tá escrito João Baptista da Cunha e Luiza nao sei o que da Cunha.

    Mais uma vez, obrigado pela ajuda de sempre!!

  • editado March 2022


  • @RogerioRosario

    Será que é Luiza XAVIER da Cunha?

    Eu encontrei um registro com os nomes completos de João e luiza:

    1) Óbito do Filho Antônio (irmão da Maria de Lurdes):

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTKS-S5R?cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWYN6-1GW2

    2) 2° casamento da Maria de Lurdes (casada com o seu antepassado, em 1° lugar. O pai dela era português - pode ser mais uma opção de buscas. Ela nasceu no Rio):

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZWS-BQ1?cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJY-5LCN

    3) Nascimento da filha Dulce. O João foi o declarante e há o nome dos pais dele:

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4P3-CC4?cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A796K-TLZM

    4) Batismo da Maria de Lurdes:

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KV97-4J?cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8BFZ-Y7N2

    5) Batismo de uma filha "Herinea":

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KVG1-H?cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8B6Z-FGT2

    6) Batismo Antônio (irmao da Maria de Lurdes):

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KV9S-ZF?cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X82-J3RX

    Boa sorte!

  • @guimoss , como sempre digo a vcs, é impossível expressar a gratidão pela boa-vontade de vcs! Obrigado mesmo.

    Sou meio lento com essas coisas, mas vou tentar compilar essas informações que achou e montar alguma árvore. Com isso que achou, vc acha que ainda resta dúvida sobre aquela certidao de batismo do Antônio do Rosário ser efetivamente a do meu avô? Das pessoas que achou, eu consigo confirmar o item 2, que diz que houve um segundo casamento da minha avó. Isso efetivamente aconteceu.

    Sobre o nome de Luiza, pode ser xavier mesmo, faz sentido. Mas eu realmente nao consigo ler isso.


    Abracos e muito obrigado mais uma vez!!

  • @guimoss


    Sobre a Dulce, realmente minha avó teve uma irmã com esse nome. Quanto a antonio, nao tenho certeza. Mas é bem provável.

  • @RogerioRosario

    O óbito do António.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-GYZH-8WC?i=215&cc=1582573

    Menciona que os pais estão falecidos nessa data.

    Busque dela para trás.

  • @RogerioRosario

    Tem muitas pessoas com o sobrenome do bernardo.

    Eu coloquei esse link, pois fala que os pais se casaram na freguesia ou Igreja de Sacramento.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8S3-JR?i=15&cc=1719212&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A8BFN-LQ6Z

    Nesse casamento pode ter a localidade dessas pessoas que pode ser a mesma do Bernardo.

  • Sim, os avós maternos são João Baptista da Cunha e Luiza Xavier da Cunha

  • Sobre esse outro Antonio, ele é marido da Dulce.

  • Boa tarde, meus caros @guimoss , @Leticialele , @Kleber Silva Aguiar .

    Fiz um resumo num excel com as informações que os senhores coletaram.



    Além disso, procurei bastante no familysearch várias combinações, mas sem sucesso.

    Pelas ideias que pude concatenar, tudo que os senhores postaram pertencem efetivamente aos meus ascendentes. Contudo, ainda assim, não é possível linkar com a certidão de nascimento desse suposto Antônio. No fundo, me parece que é efetivamente ele, pois eu tenho aquele carteira de identidade de estrangeiros dele, em que não consta o nome do pai, apenas da Maria do Rosário. E posteriormente, a partir da certidão de nascimento da Maria Luiza, única filha que ele teve com a Maria de Lourdes, em 1934, dos documentos que achamos, constam o nome desse Bernardo Paes de Aguiar, incluindo a certidão de óbito do próprio Antonio do Rosário em 1941.

    Únicas incongruências mesmo são a data de nascimento, que variam entre 1902 e 1895, e essa questão do pai dele não ter registrado ele, e posteriormente, alguém, supostamente o pai dele, aparece em seus documentos.


    Pelo que pude perceber, os únicos próximos passos, me corrijam se eu estiver errado, são:

    1) Mandar email ao AD de Coimbra, com os dados do passsaporte do antonio e perguntar sobre o casamento dele ou nome da esposa, já que ele se encontrava casado quando foi pro Brasil - pelo menos é o que está escrito. Daí pediria ao AD o processo de emissão do passaporte;

    2) Mesmo que acertemos, e ele seja realmente o meu avô, ainda precisarei do casamento dele com a Maria de Lourdes. O que pode ser procurado pelos AD da região a partir de 1911, em que ele supostamente completa 16 anos;

    3) Se ele casou mesmo em portygal, deve estar regustrado no civilonline, o que custaria 10 euros.


    Posso ter errado muito na minha análise, peço que me desculpem já de antemão. E agradeço profundamente por tudo que fizeram.

    Peço mais uma vez a gentileza de me guiarem nos próximos passos que terei que dar.

  • Umas coisas que lembrei que me deixaram intrigado.


    1) No registro de batismo do suposto Antonio do Rosario, os avós maternos se chamam Pedro Serra e Anne Henriques, sendo que a filha deles se chama Maria do Rosário. Nenhum deles leva sobrenome de ninguem.

    2) Como visto pelo @guimoss , a Maria de Lourdes teve 3 irmãos, Dulce, Herinea e Antonio. Contudo, Antonio e Herinea nasceram com diferença basicamente de 1 mês só. Antonio nasceu em novembro de 1913 e foi batizado em fevereiro de 1914, enquanto herinea nasceu em dezembro de 1913 e foi batizada em outubro de 1914. Enfim, o que sabemos aqui é que a Maria de Lourdes realmente teve 2 irmãs, Herinea e Dulce.

  • @RogerioRosario , não se preocupe com essa questão do sobrenome (apelido) . Não havia muita lógica, naquela época. Tive uma avó que ora era Luíza Páscoa, ou Luíza da Ressurreição ou Luíza da Ressureição Proença. Todos muito doidos. Acho que os padres bebiam muito vinho quando escreviam os assentos!!

  • @guimoss , poderia me orientar quanto ao 2 ultimos posts que coloquei? Desculpe incomodar!

  • @RogerioRosario

    1) Mandar email ao AD de Coimbra, com os dados do passsaporte do antonio e perguntar sobre o casamento dele ou nome da esposa, já que ele se encontrava casado quando foi pro Brasil - pelo menos é o que está escrito. Daí pediria ao AD o processo de emissão do passaporte;

    Vc não tem que perguntar e, sim, BUSCAR o casamento dele em PT, folheando os livros.

    Vc pode tentar fazer uma busca, mas sem maiores detalhes, pode ser caro e não levar a nada.

    ===

    2) Mesmo que acertemos, e ele seja realmente o meu avô, ainda precisarei do casamento dele com a Maria de Lourdes. O que pode ser procurado pelos AD da região a partir de 1911, em que ele supostamente completa 16 anos;

    Isso mesmo. Vc também checar no fs, seção imagens e catálogo por registros do local, a fim de ter yma noção de data e nao gastar 10 eutis à toa.

    Se estiver bloqueado, vc pode ir em um CHF (abri um topico a respeito) e pesquisar. Funcionam aos domingos.

    ===

    3) CERTO.

    ===

    1) No registro de batismo do suposto Antonio do Rosario, os avós maternos se chamam Pedro Serra e Anne Henriques, sendo que a filha deles se chama Maria do Rosário. Nenhum deles leva sobrenome de ninguem.

    Essa é uma questão interessante.

    Mas pelo lado da mãe não há mais nada a descobrir.

    ===

    2) Como visto pelo @guimoss , a Maria de Lourdes teve 3 irmãos, Dulce, Herinea e Antonio. Contudo, Antonio e Herinea nasceram com diferença basicamente de 1 mês só. Antonio nasceu em novembro de 1913 e foi batizado em fevereiro de 1914, enquanto herinea nasceu em dezembro de 1913 e foi batizada em outubro de 1914. Enfim, o que sabemos aqui é que a Maria de Lourdes realmente teve 2 irmãs, Herinea e Dulce.

    Ou os pais eram homônimos e apenas um deles é seu parente ou eram gêmeos e isso nao ficou descrito nos registros civis e religiosos.

    Abraços

  • Olá

    Estou tentando localizar um português e gostaria de contar com a preciosa ajuda de vcs.

    ANTÔNIO CARLOS DO AMARAL

    Nascimento: possivelmente março de 1907

    Local: Viseu

    Falecido em 20/06/1965, Rio de Janeiro

    Mãe: Victoria de Paiva

    Pai: Manoel Carlos do Amaral

    Depois de muita pesquisa, localizei três irmãos dele.

    Ana do Amaral, Amélia Amaral e Ayres Amaral

    Vila Nova de Paiva, Cova-a-Coelheira, Viseu

    Pesquisei todas as possibilidades no arquivo distrital de Viseu e não obtive sucesso.

    Os registros de batismo de Vila Nova de Paiva chegam até 1898 no máximo.

    Será que foi para outras paróquias?

    Mas como posso conferir isso?

    Por favor me ajudem!

  • @Devani Rosa

    Se você achou 3 irmãos mais velhos batizados na mesma freguesia, pode tentar fazer um pedido para o Arquivo Distrital de Viseu mencionado que nasceu em 1907 mas os livros só vão até 1898 e anexar ao pedido o link dos batismos que achou. E aí perguntar onde estão os livros dessa freguesia para 1907

  • @CarlosASP

    Ótima ideia, farei isso Carlos, muito obrigadaaa!

    Abraços

  • Boa noite, amigos, tudo bem?

    @Kleber Silva Aguiar e @Leticialele , vocês conseguiriam ajudar-me novamente?

    Mais uma vez estou a ajudar pessoas de idade, que gostariam de ter em mãos os documentos de seus avós e bisavós, e que não conseguiriam nunca ter acesso a essas informações.

    Estou em busca do registo de baptismo da seguinte pessoa:

    nome: IDALINA DE CASTRO (provável nome de solteira) ---------- IDALINA DE CASTRO CARRIELLO (nome de casada)

    filiação: LUIZ RIBEIRO DE CASTRO e DELPHINA RIBEIRO DE CASTRO

    obs: IDALINA é portuguesa e casou-se com um italiano chamado FRANCISCO CARRIELLO, no Brasil, por volta de 1914.

    Creio que o ano de nascimento de IDALINA seja 1897...

    Grande abraço, e obrigado pela atenção!

  • @MikeBraga

    Já tem o casamento de Idalina e Francisco? Foi em 26 de junho de 1913; ela tinha 15 anos. Só consta Portugal como local de nascimento. Os pais constam como Luis de Castro e Delphina Rosa de Castro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62VW-JW9?i=194&cc=1582573

  • Mais uma vez obrigado, meus queridos @Kleber Silva Aguiar e @CarlosASP !!

    Outra ajuda concluída com êxito.

    Desculpem pela demora para respondê-los!

    Abração!

  • Olá @guimoss , você me ajudou em uma pesquisa, mas você poderia me fornecer o link das pesquisas que fez, porque não consegui encontrar. Desde já agradeço.


  • guimossguimoss Beta
    editado June 2022

    @EliGomes

    Como esta o seu caso?

    Nao há link.

    A busca é pelo site do cepese.

    Se vc quiser pedir algum passaporte, o custo é 15 euros. 13 cada, se pedir mais de um.

    Abraços

  • Estou buscando o registro de batismo do avô de minha esposa para o processo de cidadania portuguesa, tenho as seguintes informações: nome, Manoel dos Santos, data de nascimento, 09 de janeiro de 1908, distrito de Viseu, Portugal, pai , Genesio dos Santos, mãe, Guilhermina Augusta. Se alguém puder me ajudar, fico agradecido. Obrigado.

  • Olá, tudo bem?

    Estou tentando ajudar a minha prima a encontrar a certidão de batismo do bisavô paterno português dela, mas estamos passando por muitas dificuldades.

    A certidão de batismo é a única certidão que falta pra ela encontrar. 

    Alguém poderia nos ajudar?


    As informações que nós temos sobre o português são:

    Nome dele: Manoel Andrade da Silva

    Nome do pai: Antonio Andrade da Silva

    Nome da mãe: Maria da Conceição da Silva.

    Nome da esposa: Guiomar Angelica da Silva


    O nome do avô da minha prima (filho do português), nascido no Brasil era: José Andrade da Silva, em 13 de fevereiro de 1921, registrado na Freguesia de Inhauma, no Rio de Janeiro (antigo Distrito Federal), no livro n 197, folhas 184. Foi casado com Adelaide de Oliveira Silva.

  • @Reis_1968

    O registro parece ser esse aqui.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FF3-P762

    Caso ninguém do foro consiga de outro jeito, para desbloquear e poder ler em que freguesia e concelho ele foi batizado, tem 2 caminhos.

    Ir num CHF:

    https://www.familysearch.org/centers/locations/

    Ou como explicado aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

  • @Reis_1968

    ID 108618 / Maria Augusta / Vila de Figueira / Tabuaço / Genesio Dos Santos / Guilhermina Augusta / Sem Indicação / 14 / Rio de Janeiro / Sem Indicação

    Irmã? ...talvez freguesia de Vale de Figueira / Tabuaço

  • Estou tentando ajudar uma amiga a encontrar os documentos da família. Podem me ajudar em que caminho posso seguir? Tenho essas informações:


    Portugues: José Antonio Bastos

    Filiação: Joaquim Antonio Bastos e Maria Rita de Jesus

    Faleceu em 13/08/1916 em Cachoeira Paulista, SP

    Nascimento entre 1876 e 1878

    Casado com Alsarina dos Santos Bastos

    O únido documento que temos é a Certidão de Óbido datada de 13/08/1916 e menciona que ele morreu com 38 anos.

  • @Michely_Rodriguez

    registro nº10 https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1263474 ...m0012.tif

    freguesia de Codal / Vale de Cambra / Aveiro 

  • Olá Pessoal, sou novo no fórum e passei algumas horas pesquisando uma forma de encontrar a certidão de nascimento / batismo da minha bisavó, mas não consegui achar, poderiam me ajudar. Já segui os seguintes passos:

    • Consegui achar onde meus bisavós se casaram (no brasil) e pedi pro cartório a certidão de inteiro teor. Com isso descobri o nome (estava errado na certidão de nascimento do meu avô) , data de nascimento e distrito
    • Fiz a busca no arquivo distrital de Bragança (por nome, e por data, mas não achei os livros de batismo da data de nascimento dela) e nem por nome, sendo assim, solicitei a certidão no Registro Civil, porém lá pede o conselho e freguesia (que não consegui encontrar ainda)
    • Já achei os cartões de imigração dos meus bisavós (que confirmaram os dados da certidão de nascimento):

    Dados:

    Nome: Maria Mercez Affonso

    Nome do Pai: Armando Augusto

    Nome da Mãe: Virginia Augusto

    Data de nascimento: 01-04-1917

    Distrito: Bragança

    Family Seach: https://www.familysearch.org/tree/person/details/GXFX-TNN

    Mesmo sem o conselho e freguesia ( e a data de nascimento superior a 100 anos), eu segui a orientação e pedi a busca no Registro Civil (informando nas observações que não tinha certeza do conselho/freguesia e a data correta de nascimento, porém até agora não recebi nenhum e-mail (nem foi debitado do cartão a busca). Isso significa que não foi aceito, ou que não conclui o pedido corretamente?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.