Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1112611271129113111321462

Comentários

  • @ANA_LETICIA , 175 euros. Sim, o link é o mesmo

  • Obrigada @Nilton Hessel e @Leticialele

    Qual conservatória está mais rápida?

  • Pessoal, boa tarde!

    Eu peguei minha certidão de nascimento em um cartório e fiz o apostilamento em outro cartório diferente!

    Vi uma pessoa falando que neste caso era necessário reconhecer firma da assinatura do escrevente que assinou a certidão de nascimento? Isso realmente procede?

    Há casos de pessoas que caíram em exigência por causa disso?? Meu processo já foi enviado!

    Muito obrigado!

  • @Danimoura , sem dúvida o Arquivo Central do Porto.

  • @joaocosta98 , não acredite em tudo o que ouve!! Tem muita gente que gosta de aterrorizar!

    Não há problema algum apostilar o documento em qualquer cartório!! Há quem mande para outros Estados, que cobram menos!!

    Relaxe, seu processo não vai cair em exigência por causa disso!!

  • Bom dia! Por favor atualizem na planilha.

    Ana Tereza Silva Diogo e Tatiana Silva Diogo ambas hoje foram para bolinha 4 marrom. Obrigada!

  • Bom dia!

    A ACP do Porto não dá prioridade para menores?

    Estava olhando a tabela e percebi que o tempo entre maior e menor de idade estão parecidos.

  • @Ricardo M Rocha

    Sim, há prioridade para menores.

    Alguns não voltam pra informar quando recebem o assento. Resolveu o problema deles e pronto. Só importava quando estava pendente.

    Nem todo mundo informa os detalhes. Na linha 383 você encontra "Nahuel Uriarte (menor)", e logo abaixo na linha 393 "catherineplata (2 filhos menores)", que provavelmente são o mesmo caso. Os pais eram argentinos, com nacionalidade portuguesa. O ACP não tem competência legal nesses casos, e o processo segue para a CRCentrais de Lisboa. Um informou que foi redirecionado para CRCentrais (eu escrevi a nota em Observ), e o outro não disse nada. Provavelmente nem notou. Ambos levaram 180 dias, o que foi muito bom para ter sido em Lisboa.

    Somente se o português tiver nascido no BR ou em PT os filhos podem fazer pelo ACP. Nos outros casos transferem para CRCentrais.

  • editado February 2022

    Reparei isso na linha 153 @gandalf , parece que ficou "esquecido"

    Aliás, bem que poderia sair o assento do meu pai hoje, rsrsrs

  • @Rogeriof

    A linha 153 da Ana Laura foi abandonada.

    O outro logo abaixo dele, apesar de ter detalhes dia-a-dia, não diz qual a cor da bolinha. Supõe-se que seja verde.

  • @Ricardo M Rocha @gandalf bom dia! Eu acompanho diariamente o processo dos meus três filhos menores e os dados que eu coloquei na planilha estão certinhos. Já tem quase quatro meses e o processo de um deles está com a bolinha 7 marrom. Os outros dois continuam na bolinha 1. Eu achei que seria beeeem mais rápido do que dos maiores e que, no caso de um despacho favorável, o registro do menor sairia no mesmo dia. Vou continuar acompanhando e, em caso de mudanças, atualizo a planilha.

  • @Daniela Silva Diogo eu ajustei na planilha conforme pedido... Foi há 1 hora mais ou menos, mas tive que fazer alguma coisa e só estou conseguindo avisar agora.

  • @Leticialele muito obrigado pelas informações!

    Vi em outra postagem um colega dizendo que não é necessário o Apostilamento da cópia autenticada do RG.

    Procede?

  • @diegoalexsander Boa tarde para o RG é obrigatório a cópia autenticada e o Apostilamento. Espero ter ajudado.

  • @isabelfontinha @diegoalexsander

    Exatamente Isabel, sob pena de cair em exigência e atrasar bastante o processo.

  • @isabelfontinha ajudou sim! Muito obrigado! Então o que não precisa ser apostolado é o formulário c1, certo?

  • @diegoalexsander

    Não precisa apostilar o formulário, mas tem que reconhecer a assinatura por autenticidade, na frente do tabelião, isso é muito importante.

  • @diegoalexsander

    Onde você viu essa postagem? Certamente não foi aqui no fórum. A menos que tenha sido um processo de menor de idade.

    Não procede.

  • Mais um dia sem despachos e registros. Marasmo total...

  • editado February 2022

    @gandalf Realmente era sobre menores:

    forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14671/apostilamento-rg

    Obrigado a todos pela ajuda!

  • @Nandalobao

    Verdade, observei isso também. Mas como os mais experientes por aqui costumam dizer, depois de uma acelerada vem uma calmaria.

    Aguardemos.

  • @diegoalexsander

    Imagino que seja esse aqui, mas era uma resposta específica para o caso mencionado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277549/#Comment_277549

    Quando são menores, não precisa apostilar o RG dos pais, e ambos assinam o requerimento, e não precisa de documentos do menor de 0-13 anos de idade. Se o requerente tiver 14-18 anos, tem que mandar o RG do requerente certificado e apostilado.

    Sempre que tiver que mandar o RG do Requerente, ele tem que ser cópia certificada e apostilada. Também não precisa apostilar se o documento tiver sido notarizado (certificado) por um oficial português no consulado, ou diretamente num balcão de nacionalidade em PT.

  • @gandalf @Ricardo M Rocha Ola! O caso de Nahuel Uriarte (menor) é do meu filho, esclareci que foi encaminhado ao cartório central.

  • editado February 2022

    Prezados @gandalf e @Leticialele , Acabei de receber a carta do Arquivo do Porto de notificação de exigência. Refere-se à problema no selo verificador do cartório. Lembro já ter visto, aqui no fórum, situação semelhante. O pior é que, consultando o QR Code do Apostilamento, tenho acesso à todos os dados da certidão que a conservatória diz não ter acessado. Peço ajuda de como proceder. Abraço


  • @eduardosilva4 , aconteceu o mesmo com o processo da minha sobrinha!! Foi erro do Cartório!

    Leve a carta de exigência e peça outra certidão apostilada, sem custo algum!! Foi o que fiz!! Se implicarem, recorra à Corregedoria!!

  • @Leticialele , uma pergunta pertinente a isso.

    Como verificar antecipadamente antes de mandar o documento, pra não cair em exigência?

  • editado February 2022

    @Leticialele Mas quando leio o QR Code do apostilamento, tenho acesso a tudo da certidão, inclusive à certidão, quem assinou.... Não estou identificando o erro relatado. O da sua sobrinha aconteceu assim? Ou ao ler o QR code não remetia a nada?

  • @eduardosilva4 , não era o QRCode, era o selo de fiscalização!!

    Verifique o selo, deve ser de outro documento!

    @Rogeriof , tem como verificar! Instruções aqui - http://cgj.tjrj.jus.br/extrajudicial/para-o-cidadao/consulta-selo

    Depois disso, passei a consultar todos os selos!!

  • editado February 2022

    @Leticialele , Pois é, acabei de ver onde é o problema. Esse selo fica na parte da frente da certidão, canto superior esquerdo.


    Esse código não se refere ao meu nascimento. Vou lá, amanhã. Obrigado!!!

  • @Leticialele preenchi o formulário que passou o link e fiz o pagamento de 175 euros. Confirmei no aplicativo, tudo certo. Mas, o site parece que deu erro, ficou assim


    Será que foi? Não recebi nenhuma confirmação além da cobrança na fatura. Quanto tempo levam pra enviar o formulário?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.