Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1112111221124112611271475

Comentários

  • @Daniela Silva Diogo

    Não se preocupe com isso. Os processos do dia 29/09 estão recebendo Aprovação. O de vocês três virá logo em seguida.

    É comum pular várias bolinhas ao mesmo tempo. Mas fique atenta, porque esse é o momento que decide: Ou Aprova, ou Exigência.

  • Consegui consultar meu processo e ainda na bolinha 4 marrom como válido. Processo 100x, recebido em 24/09 e senha dia 30/09.

  • editado February 2022

    @sitt

    100 dias hein? Está andando mais rápido!

    Show, logo terá despacho.

  • Prezados meu processo passou hoje para bola 7 marrom terminado. Agradeço a tds só esperar assento e esperar minha esposa

  • @Rogeriof pois é... Tomara que continue assim, cada vez mais rápido. :):):)

    Estranho está a demora nos registros, tem processos com despacho em novembro sem finalização...

  • @gandalf Ficarei atenta! Obrigada pela atenção!

  • editado February 2022

    @mauro cesar dos

    Isso não é finalizado ainda. Bola-6 verde é Aprovação. A Bola-7 tem que ficar verde. Mais alguns dias. Paciência.

    Na coluna "O" da planilha tem a sua "contagem regressiva". 28 dias.

  • Acho que o pessoal não atualiza na planilha @Nandalobao

  • editado February 2022

    @Nandalobao

    Vc quis dizer: tem processos com despacho em novembro que não informaram a finalização.

    Seria ideal que as pessoas voltassem para atualizar os dados. Mas alguns que listam ali são dados que terceiros obtêm em listas de Facebook, e preenchem, mas nunca voltam para "fechar" o ciclo. Não se importam em informar, depois que resolveu o caso deles.

  • Bom dia @Leticialele

    Eu verifiquei sim minha caixa de spam, não chegou... Minha mãe é brasileira e já tem assento portuguêsn, eu enviei os documentos para ACP.

    Eu vou enviar um email para este endereço que você passou! E vamos vendo oque acontece!


    Obrigado

  • editado February 2022

    Prezados,

    Só coloquei dessa forma pois é assim q aparece na consulta ao processo, não estou impaciente não, foi só pra informar as pessoas. Ja

    tinha atualizado a planilha , mas se fiz algo errado desculpem. Segue foto q assim fica mais claro. Obrigado a tds. Abraço

    [imagem excluída pela moderação]

  • @gandalf então não seria o caso de excluir? Já que as informações estão incompletas e as datas são importantes porque influenciam nós cálculos de duração do processo.

    Acredito que a planilha ficaria ainda mais confiável nas datas de previsão se só ficassem os processos com informações completas.

    Infelizmente nem todos acompanham a planilha e talvez não tenham noção da sua importância e utilidade.

  • editado February 2022

    @mauro cesar dos

    Na planilha estava tudo certo. Quanto a imagem que você publicou acima, agora ficou fácil saber em que banco você tem conta. :-)

    Remova a imagem do fórum público, enquanto pode fazê-lo, clicando na engrenagem. Só aparece pra você por 1 hora.

  • @mauro cesar dos


    fala Mauro!! Parabéns! Teu processo começa com que número?


    somos colegas de trabalho hein. Hahaha

    reparei pela foto.

  • @Nandalobao

    Há um processo pra isso, mas nunca se tem certeza se a pessoa não voltará atrasada pra informar.

    O processo normal é aguardar, e se de fato a pessoa abandou, arquivar no outro TAB, e remover da planilha.

    Isso vem sendo feito há muitos anos. Existe esse processo de manutenção e limpeza regularmente. Mas precisa dar um tempo às pessoas. Quem sabe elas voltam pra fazer outro processo, e fecham o que terminou? Isso também é feito.

  • @sitt nossas datas sem idênticas , estou na mesma fase que vc !

  • Boa tarde membros e moderadores. Descobri o fórum recentemente e estou achando excelente! Bom, vamos lá..


    Vou solicitar minha cidadania através do meu pai, porém tenho algumas dúvidas. Vou tentar ser o mais detalhista possível pra eu tentar sana-lás da melhor maneiro. Espero que possam me ajudar nessa.


    1. Sobre a documentação do meu pai, ele tem o Assento de Nascimento, que consegui puxar no site civilonline.mj.pt. A dúvida aqui é: esse Assento serve como documentação para dar entrada através do meu pai, correto? E nesse site, quando eu baixo o documento, parece um documento que foi scaneado, tem problema? Ou vi dizer que só o código que vem no Assento já serve.
    2. Segundo ponto, é sobre quais documentações eu preciso de fato enviar para VCP. Se puderem me passar a relação. Eu sei que tem que ter pelo menos minha identidade e certidão de nascimento, e mais o que?
    3. Sobre minha identidade e certidão, ambas tem que ser emitidas a menos de 10 anos? No caso de identidade, serve carteira de motorista?
    4. Por fim, meu irmão também irá tirar. Quando eu enviar pra VCP, posso enviar os meus documentos mais os dele?


    É isso galera, espero que possam me ajudar pra eu agilizar logo isso. Ah, e a melhor opção continua sendo a VCP de Porto né?

  • Boa tarde.

    Em dezembro consegui a cidadania portuguesa para uma parente.

    Ela tem duas filhas e quer também que suas filhas obtenham a cidadania portuguesa.

    A duvida é:

    Ela poderá preencher o quadro 3, do Requerimento 1-C, com seus dados e assinar presencialmente em Cartório.

    Se sim, tem algum procedimento específico?

    As filhas moram muito distante da mãe.

    Grato pela atenção.

  • @Ramondce

    Não sei o que seria esse documento escaneado a que você se refere. Vai abaixo um modelo de assento informatizado. O do CivilOnline é sempre algo assim, em PDF.

    1) Você poderia informar o número do assento apenas, no entanto, todo o seu processo se apoia nesse documento, que você pode obter no CivilOnline por €10, e não vale a pena não tê-lo para conferir eventuais divergências de nomes e datas, anotações, etc.

    2) já que diz ter gostado do fórum, basta folhear o tópico e acha essa informação. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/263592/#Comment_263592

    3) A sua certidão tem que ser por cópia reprográfica diretametne do livro (geralmente manuscrita), original, e ter menos de 1 ano de emissão. Peça no cartório uma original, recente, porque tem que mandar apostilar

    A cópia certificada e apostilada do RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, contendo a filiação

    4) A única coisa que podem fazer juntos, é colocar cada processo completo num envelope pardo (ou plástico), e colocar os envelopes dentro do envelope da DHL compartilhando somente o envio. Chegando lá, os processos são separados, e cada um segue seu curso. Podem ser analisados por pessoas diferentes.


  • oi Carolm

    Tenho varios colegas fazendo, meu processo 99XXX/2021 ta la na planilha, na realidade e´ para minha filha, eu ja tenho nascionalidade , estou fazendo para minha esposa, e dois irmaos entao tem bastante coisa para olhar kkkk, mas o forum aqui é muito bom ajudou bastante boa sorte para vc, abraço

  • @Vand , as filhas são maiores? Caso positivo, cada uma tem que assinar seu próprio formulário e reconhecer a firma por autenticidade OU fazem , cada uma, uma procuração em Cartório para que a mãe seja procuradora delas, A procuração tem que per poderes específicos para solicitar a cidadania portuguesa.

  • Boa tarde, estou fazendo a atribuição dos meus filhos e sobrinhos com idades de 13 / 15 / 17 / 20 anos , e lendo o fórum vi que o documento de identificação tem que ser apostilhado haia, mas quando fiz o do meu pai em 2019 e o meu e dos meus irmãos em 2020 pelo que lembro mandei apenas o Rg com copia autenticada sem apostilha de haia, e foi aprovado, essa exigência é nova ou sempre foi assim ? É certo que cai em exigência se mandar apenas a copia autenticada sem apostilha de haia ? Estou perguntando porque estou com 5 envelopes prontos para enviar e a cidade que faz a apostilha de haia é 200 km da minha cidade.

    Os outros documentos estão todos ok, inclusive a certidão de nascimento fiz de inteiro teor digitada e também a reprográfica ambas estão com apostilha de haia

  • @andersonpereiragomes , se está se referindo ao documento de identificação dos pais dos menores, não precisa apostilar.

    O documento do menor de 14 anos não precisa ser mandado, os dos maiores, tem que ser apostilado.

  • @andersonpereiragomes

    Você colocou numa pergunta só, 3 casos distintos.

    Filhos de 0-14 anos, o RG do filho não precisa mandar, e o dos pais (que assinam) certificado, e não precisa apostilar.

    Filhos de 14-17 anos, o RG deles precisa ser certificado e apostilado, e o dos pais (que assinam) certificado, e não precisa apostilar.

    Filhos acima de 18 anos, ele próprio assina só na 1ª linha, e o RG tem que ser certificado e apostilado.

    Sobrinhos, podem ser filhos ou netos, mas ambos os casos cai nas categorias acima. É a mesma coisa que a Leticialele disse acima, de forma expandida. Há conservatórias (pelo menos uma) que aceitam o RG sem apostilamento. Não é o caso do ACP nem da CRCentrais, e não deve correr o risco.

  • boa noite!! Bolinha 7 marrom 27/01 e Registro recebido ontem por e-mail (09/02)!! Processo do meu avô concluído agora dar entrada no do meu pai para posteriormente fazer o meu!! Obrigado pela ajuda pessoal

  • Saberiam dizer se vale a pena fazer o do meu pai e depois o meu ou se convém já dar entrada na minha nacionalidade como neto de português?

  • editado February 2022

    @IgorMolina

    Parabéns por essa etapa cumprida. Meu abraço ao Sr. Jair, o novo Tuga da família. Comemorem muito.

    Sem dúvida alguma, se seu pai está vivo, vale a pena fazer como filho (1C) a do seu pai antes, e depois a sua. Netos só se faz quando o pai já é falecido. É um plano-B.

    Alguns vão discordar, para economizar algum dinheiro, mas não vale o risco. É uma economia que pode lhe custar caro. Muita coisa pode acontecer nesse tempo. Cada geração concluída, garante o direito às próximas gerações.

    Cada etapa vai levar 6 meses pelo ACP.

    Se fizer diretamente como neto, o processo só tramita na CRCentrais de Lisboa e leva 3 anos.

    E se tiver irmãos que vão fazer também o benefício fica amplificado.

    Se importaria em dizer qual a idade do Sr. Jair? ele completou quase 6 semanas antes do previsto.

  • @gandalf obrigado pelo retorno. Bem...


    É esse documento mesmo que eu tenho do meu pai. Basta uma cópia simples dele né?


    Fiquei com dúvida nesses pontos:


    Na sua resposta que mandou o link sobre a documentação, tem o seguinte:


    • transcrição do casamento, cópia simples. Pode ser dispensada se o progenitor português foi o declarante antes de 1 ano, e o cônjuge for brasileiro. Pode ser dispensado também se já estiver averbado no assento português, e este estiver informatizado.

    Não entendi quase nada kkkk. Meus pais foram casados, mas hoje são separados. Minha mãe é brasileira. Preciso ou não da transcrição de casamento? Explica por favor.


    • cópia do RG, CNH, ou passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação) autenticada e apostilada

    Então pode ser CNH? Ou somente RG? PQ meu CNH tem menos de 10 anos, o RG não, nesse caso teria que tirar outro

  • @Ramondce

    Se seu pai português foi o declarante do seu nascimento até que você tivesse completado 1 ano, não precisa fazer a transcrição do casamento de seus pais. Não importa o estado civil atual.

    Sim, ACP aceita a CNH, cópia autenticada e apostilada.

    Além da cópia simples da certidão de seu pai, da sua certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, da cópia autenticada e apostilada da sua CNH, terá que mandar o Formulário 1C.

    Obtenha após a confirmação do pagamento, com cartão de crédito, em - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Receberá o Formulário 1C pelo email cadastrado (verifique, também, na caixa de spam), imprima colorido, frente e verso, sem rasuras, e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma por autenticidade.

    Mande, também, um print do email que encaminha o formulário. Também serve como recibo.

    Faça o envio, preferencialmente, pela DHL, mais rápida e segura, especialmente pelo desembaraço alfandegário mais ágil que o dos Correios.

    Boa sorte!

  • Boa noite amigos, uma dúvida sobre o documento de identificação, causaria algum problema para o processo se o RG estiver com uma foto infantil (foi emitido há 9 anos)??

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.