Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1104110421044104610471461

Comentários

  • Olá, pessoal! Boa noite!

    Primeiramente, muito obrigada pelas informações que vocês disponibilizam aqui. Ajudou-me imensamente para o envio dos documentos ao ACP.

    Enviei as documentações para lá no início de maio, por DHL, e recebi a chave do processo no dia 14/05. Desde então, está na bolinha 1. Como hoje faz exatamente 5 meses, fiquei preocupada... Isso é um atraso normal? Seria melhor entrar em contato com o ACP?

    Agradeço muito se puderem me ajudar!! Estava na expectativa desde que outubro começou, acreditando que o processo avançaria... :(

  • @jocosta

    É impressão sua. Você precisa alargar sua faixa de observação.

    70% dos 19 processos de menores concluídos nos últimos 60 dias, levaram 90 dias ou menos. Significa que 30% levaram mais de 90 dias.

    Os processos pendentes, todos têm menos de 60 dias, o que os coloca dentro da faixa. Pra dizer que estão mais lentos, tem que esperar 30 dias pra chegar lá. Pode ser que sim, porque aprovavam em 50 dias. Mas por enquanto tem que ser considerado uma flutuação absolutamente dentro da normalidade.

    Apenas os últimos deram uma pequena acelerada, e estavam concluindo em 60-70 dias. É normal acontecer próximo do final do mês. Não são todos os processos que saem na frente da manada.

  • @nunosotero

    Parabéns! Qual o nome do processo na planilha?

    Não ficou claro pra mim em que data foi Deferido (aprovado) ou se já recebeu o assento (finalizado) e em que data.

  • editado October 2021

    @claracarvalho

    Seu processo não está atrasado. O prazo é +- 6 meses, 180 dias, e mesmo assim, 1/3 dos processos demora um pouco mais que isso.

    Qual o número do seu processo (no formato 567xx/21, só até o milhar).

    Pelo rastreio do DHL, quando ele foi recebido na Conservatória?

    Se chegou lá dia 10/05, seu processo deve ser aprovado (Despacho com bolinha-6 verde) até o final desse mês.

  • Legal o meu @gandalf , que chegou na ACP dia 20/09 e até agora nada de número de processo e senha.

    Já mandei e-mail e liguei pra LR, e nem atribuíram número .

  • Bom dia

    O processo do meu irmão teve uma atualização hoje. Foi para a etapa 4 ( O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legai para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa).

    O número do processo dele é 59xxx/21

    Nome: Victor Cavallari

    Dia que chegou na ACP 25/05/2021

    Senha Dia 28/05/2021

    Obrigada

  • Bom dia a todos.

    Alguem ja entregou documentos pessoalmente no ACP Porto?

    Moro na Irlanda e nao tem horários no consulado para reconhecer firma do formulário 1C.

    Desta forma vou ao Porto para entregar pessoalmente.

    No formulário 1C fala que a assinatura pode ser feita na frente de um funcionário. Mas fui informada que isso nao serve para o ACP Porto.

    Alguém que ja tenha passado por isso para me dar uma ajuda?

    Obrigada!

  • Boa Tarde, o meu processo de atribuição mudou de etapa hj 15/10 ficou com a bolinha 6 verde e 7 marron. Já atualizado na planilha.

  • Olá boa tarde! Comecei a acompanhar o fórum desde 2019 para realizar o processo do meu pai e hoje recebi a senha do meu processo (uhul!!). Quero agradecer imensamente ao @gandalf e @Leticialele pelo tempo e esforço que vocês investem em auxiliar todos nós aqui pelo fórum. A cidadania muda a vida de muita gente e vocês com certeza já fizeram parte disso para muitas pessoas.

  • Entrei agora e vi que a cidadania do meu irmão foi aprovada hj mesmo. Foi rápido.

    Agora tem q esperar a criação Registo de Cidadão Português.

    Nome : Victor Cavallari

    Processo : 59xxx/21

    Obrigada pela ajuda de todos.

  • @gabriellimarj , muito bom poder ajudar!

  • Estava olhando a tabela e verifiquei que não tivemos nenhum envio recebido em outubro. É isso mesmo, pessoal?

  • São dois processos de atribuição.

    Ambos foram enviados no mesmo envelope, com a documentação separadas para os dois processos.

    Nome: Guilherme T.

    Processo: 106xxx / 2021

    Chegou na ACP: 08/10/2021

    Senha: 15/10/2021

    Processo 2:

    Nome: Gustavo.

    Processo: 106xxx / 2021

    Chegou na ACP: 08/10/2021

    Senha: 15/10/2021

    Ambos foram pagos com Cartão Nubank

    Tentei colocar na tabela, mas não sei se posso inserir linhas ou se isso afeta as formulas. Se alguém puder colocar eu agradeço.

  • @guii_t77

    Sim, poderia abrir linhas. Esse é um momento em que pode criar linhas novas, na ordem, e clicar OK (sem marcar a caixinha).

    As operações de linha inteira não causam problemas. Clica no número da linha e insere a linha. Eu já fiz por você.

    Agora atualize somente se houver bolinha-6 verde (aprovação), ou se houver alguma exigência. Daqui a uns 5 meses. :-)

  • Lá vem o xarope de novo (no caso eu, hehe)

    Não entendo porque não mandam o processo e senha, vejo colegas mandando processos bem depois do meu e recebendo em seguida.

    Estou começando a ficar preocupado, não seria o caso de nomear um procurador para verificar em loco no ACP?

    Hoje tem 25 dias que foi recebido pela Sra. Margarida Tavares.

    Antes que perguntem, já mandei e-mails e telefonei para a LR, inclusive hoje pela manhã, e nada.

    Será que a idade avançada do utente tem alguma coisa a ver com isso?

  • @Rogeriof , você olha também na sua caixa de spam?

  • @gandalf , muito obrigada pela resposta!

    Entendi. Vou aguardar então... A ansiedade é um caso sério.

    O número do processo é 544xx/21.

    Foi recebido no ACP dia 07/05.

  • Boa tarde a todos.

    Gostaria da relação dos documentos necessários para obtenção da cidadania portuguesa para mim, dentro das seguintes condições:

    Sou filha de portuguesa com casamento brasileiro transcrito em Portugal, pai brasileiro falecido, maior de idade, divorciada no Brasil, e com 3 filhos maiores de idade.

    Quais documentos necessito para obter minha cidadania e posteriormente a de meus filhos, por atribuição direta.

    Obrigada pela ajuda.

  • Boa tarde !

    Processo enviado 11/02

    Senha 19 /02

    Fase 02 . 29/06

    Fase 04 . 13/07

    Fase 04 laranja (exigência) 14/07 pediram outra certidão repografica. Enviaram a carta (ofício)

    30 /07 comprimento da Exigência.

    Fase 07 marrom 11/08

    Fase 07 verde. 08 /10 certidão de nascimento chegou por mail .

    Processo número 19.4xx/21.


    Obrigado a todos pela ajuda

    Estarei no tópico consulado de Santos (transcrição de casamento)

    Postando o andamento da transcrição .

  • Eu que agradeço a sua atenção e dos demais do fórum

  • @gandalf obrigado, meu assento foi criado dia 13OUT

  • @MarciaLoureiro

    Para filhos, por art-1C

    • assento do português, cópia xerox simples. (Se o português nasceu antes de 1911 será a certidão de batismo, original obtida através do Arquivo Distrital correspondente, com carimbo e assinado a tinta)
    • transcrição do casamento, cópia simples. Pode ser dispensada se o progenitor português foi o declarante antes de 1 ano, e o cônjuge for brasileiro. Pode ser dispensado também se já estiver averbado no assento português, e este estiver informatizado.
    • certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica do livro, apostilada
    • cópia do RG, CNH, ou passaporte (válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação) autenticada e apostilada
    • se a requerente for mulher, e casada, certidão de casamento em inteiro teor certificada para fixação do nome de casada (sem apostilar)
    • pagamento da taxa de €175 por cartão de crédito internacional (pode ser de qualquer pessoa, preenchendo o nome do requerente), pago pelo celular. Receberá o form-1C por e-mail, já com o nome do requerente e o recibo impressos http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-com-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1
    • cópia impressa do e-mail recebido após o pagamento
    • form-1C, preenchido sem rasuras, assinado no cartório diante do tabelião (na primeira linha), e certificado por autenticidade https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1
    • se a requerente tiver mais de 85 anos de idade, Prova de Vida feita presencialmente no cartório, e apostilado (ou no consulado)

    Faça uma cópia de tudo que vai no envelope. grampeie e guarde com você como referência. Envie os docs por DHL para

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • @MarciaLoureiro

    Se após o divórcio você voltou a usar o nome de solteira, e seu nome no RG voltou a ser como consta na certidão de nascimento, não precisa enviar a certidão de casamento. Não precisa fixar o nome se ele não estiver diferente no RG.

    Quando receber seu assento, o seu nome em PT será o nome de solteira, porque acabou de nascer em PT.

    Quando receber seu assento (demora uns 6 meses), antes de fazer o processo dos filhos, terá que fazer a transcrição de seu casamento. Depois da transcrição, o seu nome passará a ser o de casada em PT. É condição indispensável para os filhos, a menos que você (a portuguesa) tenha sido a declarante na certidão deles.

    Mais tarde, se casar novamente e tiver filhos deste segundo matrimônio, ou se quiser voltar ao nome de solteira em PT, precisará fazer a homologação do divórcio através de advogados em PT. Se for consensual, vai lhe custar uns €800 a €1000 entre advogado e custas do processo e demora uns 8 meses. Se for litigioso (quando o ex-conjuge não assina os papeis), fica 50% mais caro e mais demorado.

    A homologação do divórcio é opcional. Faça só se quiser voltar o nome para solteira, ou se casar novamente (se tiver filhos do segundo casamento, ou para dar o direito a nacionalidade ao segundo marido). Não muda nada pelo fato de ter o nome de casada em PT, exceto pelo emocional de querer se desvencilhar dele de forma permanente.

  • @gandalf olá! nesse último caso que você comentou, é recomendado que sejam feitos os documentos portugueses como cc antes da transcrição de casamento? (já que a transcrição faria com que o nome de casada ficasse como o oficial e esses docs. ficariam com o nome de casada que já não é mais utilizado) ou só depois de transcrever e homologar o divórcio? muito obrigada!

  • @mariatlobato

    No CC vai o estado civil, além do nome. Se for fazer o CC no Brasil eles em geral te forçam a fazer a transcrição do casamento antes. Se fizer em PT você consegue o CC sem transcrever. (não é por picuinha, os consulados têm a lei específica que exige isso, e as conservatórias não)

    Se conseguir fazer sem transcrever, eu tentaria dessa forma. Mais tarde faz a transcrição e homologação do divórcio, e novo CC. Mas se tentar renovar o CC no consulado, provavelmente vão pedir a transcrição. Sendo assim, esse pequeno adiamento vai durar 5 anos.

    Pode tentar sim. Não tem nada a perder. Alguns conseguem (geralmente se dizendo solteira, ocultando ser divorciada). Como o CC tem que ser feito presencialmente, para assinatura e biometria, fica mais difícil. Se exigirem, em alguns consulados deixam você fazer a transcrição ali mesmo, se tiver com você os documentos necessários.

  • @gandalf muitíssimo obrigada!

  • Bom dia todos!

    Sigo o fórum a alguns meses e estão de parabéns. Aqui são postadas informações muito úteis, é um serviço de utilidade pública.

    Estou finalizando o grupamento de documentos para a atribuição de nacionalidade para filhos e gostaria de tirar algumas dúvidas finais:

    • Atualmente a ACP é a conservatória mais rápida para atribuição de nacionalidade ou sabem se tem outra que está significativamente mais rápida para o processo?
    • Sobre a transcrição de casamento. O meu pai era português e fez meu registro de nascimento no cartório do Brasil com menos de 1 ano do meu nascimento. No entanto a minha mãe é espanhola, mesmo a minha mãe não sendo brasileira estou dispensado da apresentação da transcrição do casamento deles?
    • No documento do 1C tem duas linhas para assinatura na página 2, embaixo de ambas as linhas diz a mesma coisa "assinatura do declarante reconhecida presencialmente", assinei nas duas linhas e fiz o reconhecimento de firma por autenticidade. Tem problema assinar nas duas linhas?

    Desde já muito obrigado por todo o suporte dos moderadores e a todos os contribuidores desta rede.

  • Bom dia,


    Gostaria de tirar umas duvidas, se possivel:


    A cidadania do meu pai (por atribuição) acabou de sair. Gostaria de iniciar a minha cidadania por atribuição agora porém tenho dúvidas se tenho a obrigação de transcrever o casamento do meu pai com minha mãe (brasileira) em portugal antes de dar entrada no meu processo de atribuição.


    Se nao for preciso transcrever o casamento, a única opção de entrada do processo é em Porto?


    obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.