Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1111911201122112411251463

Comentários

  • @lavatorileo

    O tempo para a senha, depende da modalidade, e de para qual conservatória vai.

    No ACP recebe a senha em 4-7 dias (dificilmente levaria mais que 10 dias).

    No entanto, na CRCentrais de Lisboa estão levando 5 meses para enviar a senha. Nem todo processo pode ser feito no ACP. Pelo seu nome, você parece ter uma ascendência italiana. Se seus pais não nasceram no BR ou PT, o ACP pode não ter competência legal para cuidar de seu processo, e enviará para a CRCentrais.

    Onde seu pai (ou mãe) português nasceu?

  • @Miguelfvs

    O mais recomendável é você mandar seu processo diretamente para o ACP em Portugal.

    Fazer pelo consulado é um caminho, fazer pela conservatória é outro caminho, outros documentos. Os dois te levam lá, mas se você puder fazer pelo ACP, completa muito mais rápido, com menos documentos. É o melhor caminho.

    Busque no tópico a lista de documentos, folheando nos posts.

    Qual a modalidade de seu processo? O ACP dó faz para filhos (1C) e alguns outros. Mas não faz como neto, nem casamento.

  • @gandalf no caso então eu não precisaria passar por nenhum tipo de check ou carimbo do consulado para fazer por Portugal (no caso enviando por DHL).

    No meu caso meus avós são portugueses e meu pai fez a naturalização dele pelo consulado de Santos. Agora eu, como filho dele (agora português) almejo fazer a minha. Posso fazer na ACP?

  • DeborahlfDeborahlf Member
    editado February 2022

    @gandalf

    No caso eu vi que ela por ter menos de 14 não precisa enviar.

    Mas não somos casados. Ele é o declarante. Então não há necessidade de carta, certo?

  • @gandalf , em relação às cópias dos documentos (RG, passaporte), é necessário que sejam coloridas? Ou não importa? Estou perguntando pois vi na lista do @Carloskw79. Já estou preparando a lista para meus dois filhos menores (15 e 17 anos).

  • @eduardosilva4 enviei os meu processos com cópia do RG colorida, então, nos processos dos meus filhos e sobrinha Tb enviarei colorida. Irei fazer da mesma forma que eu fiz. @gandalf novamente grato pelas orientações, sem a ajuda de vcs não teria conseguido!

  • @Leticialele ..

    Conhece/indica algum advogado que faça ou já fez o processo que eu preciso? Até vi por aqui mas estão falando em prazos de 6 meses a 1 ano pra conseguir esse documento, mas é tempo demais né..

    Aos que não sabem: Minha vó é interditada, minha tia responsável legal dela, enviei o processo de interdição e a certidão explicativa apostiladas para comprovar, porém, a ACP está pedindo uma autorização judicial (ou alvará judicial), especificamente pra esse fim, contando especificamente que minha tia, tutora legal da minha vó, pode solicitar a cidadania Portuguesa dela.

  • Boa tarde pessoal! Gostaria de dar a minha contribuição para o Fórum, aproveitando os meus infortúnios ! NUNCA envie seus documentos via Correios, mesmo por Sedex, porque eles não garantem a entrega no prazo. Enviei a documentação de minha filha em 16/11/2021 e só foi entregue no Porto em 16/12/2021, apesar de ter pago Sedex ( e não devolvem o dinheiro!!) pois os Correios alegam que o prazo de 8 a 11 dias que constam no boleto não são garantidos... O valor do Sedex é o mesmo pelo DHL...Estou com vários problemas acontecendo por culpa dessa demora , então não caiam nesse erro. Gostaria de saber se alguém no Fórum fez uso de Vale Postal para pagar os 175 Euros e se deu tudo certo.

  • Bom dia gente, estou reunindo os documentos para dar entrada no processo de nacionalidade do meu pai (filho de português), para posteriormente dar entrada no meu processo. Minha tia (irmã do meu pai) alguns anos atrás já realizou todo o procedimento de arrumar nome errado, registro, etc, etc, para tirar a nacionalidade dela, então acredito que em relação a isso já esteja tudo correto, facilitando meu trabalho.

    Minha dúvida mesmo é em relação a documentação e pagamento da taxa, pois vou enviar pelo ACP Porto e não tenho certeza se alguns documentos são necessários ou não. Vou botar uma lista aqui e qualquer coisa vcs me corrigem.

    -Certidão de nascimento do português em cópia simples OU número do registro em Portugal;

    -Certidão de nascimento do requerente, reprográfica e apostilada; (precisa ser em inteiro teor também?)

    -Cópia do RG do requerente apostilado;

    Está faltando algum documento?? Está tudo ok?

  • @BeteV ...

    Evitar usar os serviços dos Correios para remessas de documentos para instrução de processos de Nacionalidade em Portugal é fato de conhecimento por aqui desde que eu entrei no Fórum...Em 2015...

    Mas como a decisão cabe a cada um...E cada qual sabe onde seu sapato aperta...Sempre temos notícias de alguém colhendo os frutos de uma decisão errada...

    Segue a banda...!!!

    Quanto ao Vale Postal...Por enquanto continuam aceitando VPs sem problemas...

    Eu precisei fazer um pagamento recentemente e tive inclusive resposta do IRN de que essa modalidade de pagamento ***continua sendo aceite normalmente...

    ***Claro que tem que se ter alguns cuidados na hora de emitir o VP...E importante...Ao contrário do pagamento com cartão...Os VPs tem prazo de validade....

    A pior combinação possível sem dúvida é...Pagamento por VP + Remessa dos documentos por Correios...

  • O meu processo e o da minha irmã caíram em exigência (bolinha 4). Vou resgatar aqui no fórum as dicas para ligar pra lá e saber logo o que foi. Espero que não seja nada complicado.

  • @Deborahlf , sim, o Formulário é exatamente esse.

    Pai e mãe têm que assinar no cartório.

    No quadro 3, primeiro preencha com os dados do português e, depois, com os dados da mãe.

    A documentação está correta.

    Boa sorte!!

  • Boa tarde pessoal! Gostaria de dar a minha contribuição para o Fórum, aproveitando os meus infortúnios ! NUNCA envie seus documentos via Correios, mesmo por Sedex, porque eles não garantem a entrega no prazo. Enviei a documentação de minha filha em 16/11/2021 e só foi entregue no Porto em 16/12/2021, apesar de ter pago Sedex ( e não devolvem o dinheiro!!) pois os Correios alegam que o prazo de 8 a 11 dias que constam no boleto não são garantidos... O valor do Sedex é o mesmo pelo DHL...Estou com vários problemas acontecendo por culpa dessa demora , então não caiam nesse erro. Gostaria de saber se alguém no Fórum fez uso de Vale Postal para pagar os 175 Euros.

  • @BeteV , o vale postal está em desuso, por causa do prazo para ser sacado!

    Se puder, pague com cartão de crédito!

  • Boa tarde pessoal, tudo bom?

    Estou com uma dúvida aqui... Minha mãe tirou a cidadania dela, mas no assento e no cartão cidadão consta o nome de solteira dela (já que ela se separou do meu pai), porém na minha certidão e RG o nome dela está com o sobrenome de quando ela era casada. Isso pode dar problema? É melhor eu mudar isso em toda a minha documentação?

    Obrigada :)

  • Boa tarde.

    Estou para mandar meu processo e o da minha irmã. Processo de filho maior. Já estou com a documentação pronta. Vou mandar por DHL. Posso mandar dois envelopes, uma para cada processo, dentro de um envelope maior, procede?

    Qual o endereço para envio para a ACP?

    Grato.

  • @Aurora1987 , se foi seu pai brasileiro o declarante do seu nascimento, terá que transcrever o casamento de sua mãe em Portugal, antes de mandar seu processo de atribuição. Não mexa em seus documentos!!!!!

    Depois, quando e se desejar, sua mãe homologa o divórcio em Portugal.

  • @leonunes , sim, pode mandar 2 processos em um mesmo envelope de envio. Mas NENHUM documento pode ser compartilhado. Ambos têm que ir completos.

    Endereço:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @Deborahlf

    É como a Leticialele já lhe respondeu.

    O formulário está certo, tem que assinar presencialmente diante do tabelião no cartório.

    não há necessidade de carta no seu caso. Casados ou não, o declarante foi o português. No outro exemplo o declarante tinha sido o brasileiro. Nesse caso ou transcreve o casamento (se houver, mesmo se casaram depois do nascimento), ou faz a carta.

  • Só para atualizar processo 116xxx/21

    Nome: André S Mendes

    Enviado : 02/11/2021

    Data da senha : 05/11/21

    Hoje dia 08/02/2022 foi para bolinha 2 (registrado).

  • @Destefano

    Aíii parceria, parabéns, chegou a tua vez!!!!!

    Que saga a nossa hein?

    Agora é comemorar.

    Grande abraço.

  • @eduardosilva4

    Você nunca expos o caso completamente nem pediu instruções, mas lá atrás em Set/21, você foi instruído a fazer a transcrição do casamento, no 1º post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/258674/#Comment_258674

    Geralmente que é o declarante na certidão do filho é o pai. Sendo a mãe a portuguesa, se quem foi o declarante é o brasileiro, a transcrição é obrigatória. Se você não fez, nem precisa ligar na Linha de Registos. Estão pedindo a transcrição do casamento.

    Eu vi que ela se divorciou, e por isso você deve ter hesitado nesse quesito, mas não é opcional.

    Se você e sua irmã são filhos do primeiro casamento de sua mãe portuguesa, a transcrição do primeiro casamento será suficiente.

    Se algum de vocês é filho de outro relacionamento (casada ou não), esse terá alguns passos adicionais. O que fazer a seguir, depende se ela teve ou não um segundo casamento. Mas tem tempo pra isso.

    Você fez a transcrição do primeiro casamento (esse de que ela se divorciou)? Esse certamente é obrigatório e comece com ele.

    Além disso, você contou com os ovos que a galinha ainda não botou, quando pediu os documentos dos seus filhos. Teria que ao menos esperar a bolinha 6-Verde antes de fazer isso. Talvez ainda consiga aproveitá-los, se agir rápido, caso você seja filho do primeiro casamento, ou se sua mãe não tiver se casado novamente (não houve um segundo casamento).

    Explique aqui, e inclua a @Leticialele na sua resposta.

  • editado February 2022

    @eduardosilva4

    Quanto a sua outra pergunta sobre a cópia do RG, não é obrigatório ser colorida. Seria melhor, mas não obrigatório. O importante é a certificação e o apostilamento, que garantem que o documento original foi apresentado.

    Mas atualmente é quase padrão fazerem a cópia colorida no cartório.

    Mas pare o que ainda estiver fazendo no processo de seus filhos. Você tem problemas maiores pela frente. Vai atrasar no mínimo uns 2-3 meses o seu. E dependendo de sua resposta ao post acima, atrasará mais de 1 ano, e nesse caso terá que refazer todos os docs.

  • editado February 2022

    @gandalf , @Leticialele, Obrigado atenção de sempre de vcs. Vamos lá:

    Você nunca expos o caso completamente nem pediu instruções, mas lá atrás em Set/21, você foi instruído a fazer a transcrição do casamento, no 1º post: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/258674/#Comment_258674 .

    Eu, antes de enviar meu processo, consultei o fórum e como já tinham instruções para processos semelhantes ao meu, segui em frente. Mas a transcrição foi feita e concluída sem problemas.

    Geralmente que é o declarante na certidão do filho é o pai. Sendo a mãe a portuguesa, se quem foi o declarante é o brasileiro, a transcrição é obrigatória. Se você não fez, nem precisa ligar na Linha de Registos. Estão pedindo a transcrição do casamento.

    • A nossa mãe é a portuguesa e nosso pai foi o declarante dos nossos nascimentos. A transcrição do casamento foi feita no Consulado do Rio de Janeiro (em 30 dias)

    Eu vi que ela se divorciou, e por isso você deve ter hesitado nesse quesito, mas não é opcional.

    •  O divórcio ocorreu depois do meu nascimento e da minha irmã.

    Se você e sua irmã são filhos do primeiro casamento de sua mãe portuguesa, a transcrição do primeiro casamento será suficiente.

    •  Exatamente isso.

    Se algum de vocês é filho de outro relacionamento (casada ou não), esse terá alguns passos adicionais. O que fazer a seguir, depende se ela teve ou não um segundo casamento. Mas tem tempo pra isso.

    •   Não é o caso.

    Você fez a transcrição do primeiro casamento (esse de que ela se divorciou)? Esse certamente é obrigatório e comece com ele.

    •  Sim, foi foi feito no Consulado do Rio de Janeiro (em 30 dias), tudo certo

    Além disso, você contou com os ovos que a galinha ainda não botou, quando pediu os documentos dos seus filhos. Teria que ao menos esperar a bolinha 6-Verde antes de fazer isso. Talvez ainda consiga aproveitá-los, se agir rápido, caso você seja filho do primeiro casamento, ou se sua mãe não tiver se casado novamente (não houve um segundo casamento).

    •  Considerando que as certidões têm validades de 1 ano e processo de menor de demora 4-6 meses, analisei o risco e resolvi assumir.


    Ontem verifiquei as cópias dos documentos enviados e todos estão apostilados e com firmas reconhecidas, no caso do formulário, por autenticidade.

    Analisando o que pode ter causado a exigência, o que está divergente, tanto meu qto da minha irmã é a Naturalidade (cidade de nascimento). Nos respectivos formulários e no RG dela e no meu Passaporte está Rio de Janeiro/RJ e na Certidão de Nascimento, que é a correta é Mesquita/RJ. Esse "erro" veio das nossas respectivas certidões de casamentos que foi colocado Rio de Janeiro/RJ e depois os outros documentos ficaram Rio de Janeiro/RJ. Enfim, já tentei ligar hoje pela manhã via Skype, mas ainda não consegui, apareceu a msg "conexão fraca"'. Vou continuar tentando.


    Obrigado.

  • @Destefano Parabéns pela conquista, é uma alegria quando alguem consegue chegar ao final, eu pelo menos fico feliz demais quando entro no forum e vejo a conquista de cada um, comemore muito.

  • @Destefano "muitos parabéns" é uma conquista sem dúvidas!! fico muito feliz por vc!

  • Obrigado galera! Agora a expectativa é pela lavratura do assento. Em contagem regressiva. Faltam 27! hahahahahahah

  • editado February 2022

    @eduardosilva4

    Ok. Eu achei que poderia ser isso, porque não apareceu na pesquisa rápida que fiz de seus relatos.

    Então ligue na LR. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275696/#Comment_275696

  • @Leticialele @gandalf Consegui falar (esperei 40 minutos) com uma atendente em Linha Resgisto para tentar saber o motivo da exigência. Ela disse que foi notificado ontem no processo, que eu seria notificado por Carta e que ela não tinha acesso ao conteúdo. É isso mesmo ou devo tentar a sorte com outro atendente? Abraço

  • O site para consultar o andamento dos processos está fora do ar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.