Eu peguei minha certidão de nascimento em um cartório e fiz o apostilamento em outro cartório diferente!
Vi uma pessoa falando que neste caso era necessário reconhecer firma da assinatura do escrevente que assinou a certidão de nascimento? Isso realmente procede?
Há casos de pessoas que caíram em exigência por causa disso?? Meu processo já foi enviado!
Alguns não voltam pra informar quando recebem o assento. Resolveu o problema deles e pronto. Só importava quando estava pendente.
Nem todo mundo informa os detalhes. Na linha 383 você encontra "Nahuel Uriarte (menor)", e logo abaixo na linha 393 "catherineplata (2 filhos menores)", que provavelmente são o mesmo caso. Os pais eram argentinos, com nacionalidade portuguesa. O ACP não tem competência legal nesses casos, e o processo segue para a CRCentrais de Lisboa. Um informou que foi redirecionado para CRCentrais (eu escrevi a nota em Observ), e o outro não disse nada. Provavelmente nem notou. Ambos levaram 180 dias, o que foi muito bom para ter sido em Lisboa.
Somente se o português tiver nascido no BR ou em PT os filhos podem fazer pelo ACP. Nos outros casos transferem para CRCentrais.
@Ricardo M Rocha@gandalf bom dia! Eu acompanho diariamente o processo dos meus três filhos menores e os dados que eu coloquei na planilha estão certinhos. Já tem quase quatro meses e o processo de um deles está com a bolinha 7 marrom. Os outros dois continuam na bolinha 1. Eu achei que seria beeeem mais rápido do que dos maiores e que, no caso de um despacho favorável, o registro do menor sairia no mesmo dia. Vou continuar acompanhando e, em caso de mudanças, atualizo a planilha.
@Daniela Silva Diogo eu ajustei na planilha conforme pedido... Foi há 1 hora mais ou menos, mas tive que fazer alguma coisa e só estou conseguindo avisar agora.
Quando são menores, não precisa apostilar o RG dos pais, e ambos assinam o requerimento, e não precisa de documentos do menor de 0-13 anos de idade. Se o requerente tiver 14-18 anos, tem que mandar o RG do requerente certificado e apostilado.
Sempre que tiver que mandar o RG do Requerente, ele tem que ser cópia certificada e apostilada. Também não precisa apostilar se o documento tiver sido notarizado (certificado) por um oficial português no consulado, ou diretamente num balcão de nacionalidade em PT.
Prezados @gandalf e @Leticialele , Acabei de receber a carta do Arquivo do Porto de notificação de exigência. Refere-se à problema no selo verificador do cartório. Lembro já ter visto, aqui no fórum, situação semelhante. O pior é que, consultando o QR Code do Apostilamento, tenho acesso à todos os dados da certidão que a conservatória diz não ter acessado. Peço ajuda de como proceder. Abraço
@Leticialele Mas quando leio o QR Code do apostilamento, tenho acesso a tudo da certidão, inclusive à certidão, quem assinou.... Não estou identificando o erro relatado. O da sua sobrinha aconteceu assim? Ou ao ler o QR code não remetia a nada?
@Leticialele preenchi o formulário que passou o link e fiz o pagamento de 175 euros. Confirmei no aplicativo, tudo certo. Mas, o site parece que deu erro, ficou assim
Será que foi? Não recebi nenhuma confirmação além da cobrança na fatura. Quanto tempo levam pra enviar o formulário?
Comentários
@ANA_LETICIA , 175 euros. Sim, o link é o mesmo
Obrigada @Nilton Hessel e @Leticialele
Qual conservatória está mais rápida?
Pessoal, boa tarde!
Eu peguei minha certidão de nascimento em um cartório e fiz o apostilamento em outro cartório diferente!
Vi uma pessoa falando que neste caso era necessário reconhecer firma da assinatura do escrevente que assinou a certidão de nascimento? Isso realmente procede?
Há casos de pessoas que caíram em exigência por causa disso?? Meu processo já foi enviado!
Muito obrigado!
@Danimoura , sem dúvida o Arquivo Central do Porto.
@joaocosta98 , não acredite em tudo o que ouve!! Tem muita gente que gosta de aterrorizar!
Não há problema algum apostilar o documento em qualquer cartório!! Há quem mande para outros Estados, que cobram menos!!
Relaxe, seu processo não vai cair em exigência por causa disso!!
Bom dia! Por favor atualizem na planilha.
Ana Tereza Silva Diogo e Tatiana Silva Diogo ambas hoje foram para bolinha 4 marrom. Obrigada!
Bom dia!
A ACP do Porto não dá prioridade para menores?
Estava olhando a tabela e percebi que o tempo entre maior e menor de idade estão parecidos.
@Ricardo M Rocha
Sim, há prioridade para menores.
Alguns não voltam pra informar quando recebem o assento. Resolveu o problema deles e pronto. Só importava quando estava pendente.
Nem todo mundo informa os detalhes. Na linha 383 você encontra "Nahuel Uriarte (menor)", e logo abaixo na linha 393 "catherineplata (2 filhos menores)", que provavelmente são o mesmo caso. Os pais eram argentinos, com nacionalidade portuguesa. O ACP não tem competência legal nesses casos, e o processo segue para a CRCentrais de Lisboa. Um informou que foi redirecionado para CRCentrais (eu escrevi a nota em Observ), e o outro não disse nada. Provavelmente nem notou. Ambos levaram 180 dias, o que foi muito bom para ter sido em Lisboa.
Somente se o português tiver nascido no BR ou em PT os filhos podem fazer pelo ACP. Nos outros casos transferem para CRCentrais.
Reparei isso na linha 153 @gandalf , parece que ficou "esquecido"
Aliás, bem que poderia sair o assento do meu pai hoje, rsrsrs
@Rogeriof
A linha 153 da Ana Laura foi abandonada.
O outro logo abaixo dele, apesar de ter detalhes dia-a-dia, não diz qual a cor da bolinha. Supõe-se que seja verde.
@Ricardo M Rocha @gandalf bom dia! Eu acompanho diariamente o processo dos meus três filhos menores e os dados que eu coloquei na planilha estão certinhos. Já tem quase quatro meses e o processo de um deles está com a bolinha 7 marrom. Os outros dois continuam na bolinha 1. Eu achei que seria beeeem mais rápido do que dos maiores e que, no caso de um despacho favorável, o registro do menor sairia no mesmo dia. Vou continuar acompanhando e, em caso de mudanças, atualizo a planilha.
@Daniela Silva Diogo eu ajustei na planilha conforme pedido... Foi há 1 hora mais ou menos, mas tive que fazer alguma coisa e só estou conseguindo avisar agora.
@Leticialele muito obrigado pelas informações!
Vi em outra postagem um colega dizendo que não é necessário o Apostilamento da cópia autenticada do RG.
Procede?
@diegoalexsander Boa tarde para o RG é obrigatório a cópia autenticada e o Apostilamento. Espero ter ajudado.
@isabelfontinha @diegoalexsander
Exatamente Isabel, sob pena de cair em exigência e atrasar bastante o processo.
@isabelfontinha ajudou sim! Muito obrigado! Então o que não precisa ser apostolado é o formulário c1, certo?
@diegoalexsander
Não precisa apostilar o formulário, mas tem que reconhecer a assinatura por autenticidade, na frente do tabelião, isso é muito importante.
@diegoalexsander
Onde você viu essa postagem? Certamente não foi aqui no fórum. A menos que tenha sido um processo de menor de idade.
Não procede.
Mais um dia sem despachos e registros. Marasmo total...
@gandalf Realmente era sobre menores:
forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14671/apostilamento-rg
Obrigado a todos pela ajuda!
@Nandalobao
Verdade, observei isso também. Mas como os mais experientes por aqui costumam dizer, depois de uma acelerada vem uma calmaria.
Aguardemos.
@diegoalexsander
Imagino que seja esse aqui, mas era uma resposta específica para o caso mencionado. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277549/#Comment_277549
Quando são menores, não precisa apostilar o RG dos pais, e ambos assinam o requerimento, e não precisa de documentos do menor de 0-13 anos de idade. Se o requerente tiver 14-18 anos, tem que mandar o RG do requerente certificado e apostilado.
Sempre que tiver que mandar o RG do Requerente, ele tem que ser cópia certificada e apostilada. Também não precisa apostilar se o documento tiver sido notarizado (certificado) por um oficial português no consulado, ou diretamente num balcão de nacionalidade em PT.
@gandalf @Ricardo M Rocha Ola! O caso de Nahuel Uriarte (menor) é do meu filho, esclareci que foi encaminhado ao cartório central.
Prezados @gandalf e @Leticialele , Acabei de receber a carta do Arquivo do Porto de notificação de exigência. Refere-se à problema no selo verificador do cartório. Lembro já ter visto, aqui no fórum, situação semelhante. O pior é que, consultando o QR Code do Apostilamento, tenho acesso à todos os dados da certidão que a conservatória diz não ter acessado. Peço ajuda de como proceder. Abraço
@eduardosilva4 , aconteceu o mesmo com o processo da minha sobrinha!! Foi erro do Cartório!
Leve a carta de exigência e peça outra certidão apostilada, sem custo algum!! Foi o que fiz!! Se implicarem, recorra à Corregedoria!!
@Leticialele , uma pergunta pertinente a isso.
Como verificar antecipadamente antes de mandar o documento, pra não cair em exigência?
@Leticialele Mas quando leio o QR Code do apostilamento, tenho acesso a tudo da certidão, inclusive à certidão, quem assinou.... Não estou identificando o erro relatado. O da sua sobrinha aconteceu assim? Ou ao ler o QR code não remetia a nada?
@eduardosilva4 , não era o QRCode, era o selo de fiscalização!!
Verifique o selo, deve ser de outro documento!
@Rogeriof , tem como verificar! Instruções aqui - http://cgj.tjrj.jus.br/extrajudicial/para-o-cidadao/consulta-selo
Depois disso, passei a consultar todos os selos!!
@Leticialele , Pois é, acabei de ver onde é o problema. Esse selo fica na parte da frente da certidão, canto superior esquerdo.
Esse código não se refere ao meu nascimento. Vou lá, amanhã. Obrigado!!!
@Leticialele preenchi o formulário que passou o link e fiz o pagamento de 175 euros. Confirmei no aplicativo, tudo certo. Mas, o site parece que deu erro, ficou assim
Será que foi? Não recebi nenhuma confirmação além da cobrança na fatura. Quanto tempo levam pra enviar o formulário?