Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1200201203205206315

Comentários

  • Bom dia!

    Estou com algumas dúvidas, se puderem me auxiliar, por gentileza!

    • Certidão do registo de casamento, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Esta certidão do registo de casamento pode ser oficiosamente obtida pelos serviços. - esta certidão é brasileira ou a certidão portuguesa?
    • Documentos comprovativos de ligação efectiva à Comunidade Portuguesa; - Eu preciso fazer algum documento explicando que só tenho o casamento? Falei 7 anos, mas já são 9! =O casamos em 2013! rs...
    • Certidão do registo de nascimento do cônjuge português, de cópia integral e, se possível, emitida por fotocópia. Esta certidão do registo de nascimento pode ser oficiosamente obtida pelos serviços - Certidão Brasileira ou Portuguesa? Eu já tenho Passaporte e CC, e eles tb já enviaram as certidões de nascimento e casamento emitidas pelo civil online.


    • Obrigada mais uma vez pela atenção!


  • editado January 2022

    @HelenaGiese

    Para você ter direito pelo matrimônio, o casamento já tem que estar transcrito.

    1) assento de nascimento do cônjuge português, cópia simples

    2) assento de casamento (deve ter recebido depois da transcrição, ou pode pedir pelo CivilOnline), cópia simples

    3) certidão de nascimento do requerente (o cônjuge não português), por cópia regrográfica, apostilada

    4) documentos comprovativos de ligação efetiva, é só o casamento (mais de 6 anos de casada), ou o assento de nacionalidade portuguesa dos filhos (mais de 3 anos de casada). No formulário mod-3 tem a pergunta: Possui ligação efetiva? Marque SIM.

    5) certidão de antecedentes criminais da PF impressa de um lado da folha, e no verso da mesma folha um print-screen da tela de certificação, você mesma imprime em casa. Faça no final porque vale 90 dias. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais

    6) pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito (de qq pessoa), ou NuBank https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    7) imprima o e-mail recebido, como recibo de pagamento

    8) o formulário recebido no e-mail acima, preenchido sem rasuras, e assinada diante do tabelião para ser reconhecida por autenticidade

    9) se for o caso, um documento explicando a natureza de cargo público não técnico. Eles analisam. Não podem ser Juízes, promotores, desembargadores, ministros, diplomatas, etc; também não podem militares de carreira (na ativa, ou reserva, ou da polícia militar).

    Faça copia xerox de todos os documentos, grampeie e guarde para referência. Mande por DHL para

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa  (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

  • E o caso de nacionalidade registrado em julho de 2019? O processo de alguém foi concluído? o meu ainda está preso na bola 7 laranja


    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

  • @mrramzan quando passou pra bolinha 7 marrom (quando foi o despacho)??

  • entrou na bola 7 laranja em 2 de agosto de 2021


  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    Ah você tá no meu "bloco" então. O meu foi em 16/07 e até agora nada tampouco. A CRC respondeu pra mim e pra outros aqui que estavam parados nos registos de despachos do dia 15/06! Se mandar email pra lá e te informarem a data de despachos que estão, nos conte aqui por favor!

  • @LiliaCouto Alguma ideia de quando o assento de nascimento poderia ser atribuído?

  • Nenhuma. Em agosto eles responderam que estavam em 30/04. Em 6/12 me responderam que estavam em 14/06. Mas em 05/01 disseram que estavam em 15/06! Ou seja, totalmente parados.

  • @mrramzan boa tarde... o meu despacho é do dia 20/10 e tbm estou na bolinha 7 aguardando o registro.

  • @LiliaCouto o que você quer dizer com 30/04? isso é um encontro?

  • Quando a gente envia email pra conservatória, eles respondem dizendo pra qual dia de despachos estão emitindo os registros.

  • editado January 2022

    @mrramzan

    A previsão para sair o seu assento seria até 23/01/22. Seu processo ainda está dentro do esperado.

    Não posso informar com mais precisão, porque você não preencheu na planilha, e creio a data que seu processo chegou lá também influi.

    Eu precisaria do N.Processo 123xxx/AA, a data de chegada do processo (pelo rastreio), e a data da senha (pelo e-mail que lhe mandaram)

    E em qual conservatória o processo está, que aparece logo abaixo do seu nome na consulta online

    É esse aqui? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/271476/#Comment_271476

  • @gandalf sim isso é meu

  • @mrramzan

    Sim, é e seu processo está de fato bem atrasado. Houve alguma exigência?

    Você entregou presencialmente?

    Depois que a planilha for consertada eu dou uma olhada, mas se entrega pessoalmente o N.Processo e a senha recebe no balcão. E nesse caso a data (que é usada no cálculo) não corresponde ao número do processo. Algo ali está fora de lugar. Confira o número do processo (creio que esteja certo), a data de chegada na conservatória, e a data da senha. Essas coisas são essenciais para a previsão.

    Eu devo colocar a forma de pagamento nessa planilha também. A demora na CRCentrais está prejudicando as coisas.

  • @gandalf Sim, havia um requisito na etapa 4. Eles queriam meu PCC e eu o enviei novamente. Houve um problema com o meu nome. Mas, em um mês, enviei o documento e ele pulou diretamente na bola 6. Depois disso, pulou para a bola 7 em 2 de agosto de 2021 e não houve progresso depois disso. contratei um advogado. não fui eu mesmo. Não sei sobre a data de envio, mas recebi a senha em 09-06-2019.

  • @mrramzan

    Se teve exigências, o processo atrasa pelo menos uns 30-60 dias, mais o tempo que levou entre ter a exigência e protocolar a resposta.

    Deve concluir a qualquer momento. Já tem 150 dias desde aprovado, e essa é a tendência de tempo para conclusão.

  • @gandalf tem alguma celula da planilha calculando essa media? Nao encontrei...

    Desconfio que aumentou essa media. O meu completa hoje 6 meses do despacho, 184 dias, e tem muitos proximos. A propria conservatoria responde sistematicamente pra alguns de nos aqui que esta parada nos despachos de 15/06, ou seja, 215 dias atras.

  • @gandalf processo de todos está sendo adiado por meses como este? algum conselho que possa dar o que devo fazer?

  • @mrramzan de repente manda email pra rcentrais.secretariado@irn.mj.pt e rcentrais.registos@irn.mj.pt e eles respondem para qual data de despacho estao criando registo.

  • @LiliaCouto mandei e-mail em ambos. vamos esperar o melhor agora.

  • Ótimo. Se te responderem a data, por favor nos conte!

  • editado January 2022

    @LiliaCouto

    SIM. A coluna "W". 156, apesar de que o número de amostras é pequeno para se determinar como uma tendência.

  • @mrramzan @LiliaCouto

    Como vocês têm acompanhado, as Conservatórias estão passando por reestruturações profundas, e isso certamente tem impacto nos processos. Não é culpa deles que vocês tenham ficado "agarrados na borda". Vocês estão preocupados com seu processo. Eles estão resolvendo um problema que afeta a todos os +150 mil processos. Certamente a reestruturação tem prioridade.

    Não significa que pararam de fazer. Apenas estão se ajustando aos novos tempos. Recebendo um lote de processos mais antigos que os seus, que vieram de outras conservatórias. Só tenham paciência. Sairá a seu tempo.

  • bmarthobmartho Member
    editado January 2022

    Bom dia pessoal.

    Há um tempo atrás comentei que os documentos da minha esposa foram recepcionados lá em Lisboa no dia 14 de Outubro de 2021 (3 meses atrás), porém até agora não recebi a chave de acesso. Ligamos lá hoje e falaram que não tem nenhum processo numerado para ela ainda.

    Alguém mais nessa situação? Acredito que esteja demorando muito.

    Vi que @Paes e @ArturSaraiva passaram por isso também, vocês chegaram a receber ai?

    Obrigado pessoal!

  • @gandalf @LiliaCouto esta é a resposta que recebi para o meu e-mail


  • LiliaCoutoLiliaCouto Member
    editado January 2022

    Obrigada, @mrramzan ! Infelizmente essa pessoa deu uma resposta mais vaga.

    Às vezes é melhor perguntar diretamente: Na data de hoje estão a lavrar registos para qual data de despachos?

  • Portugueses são literais, assim por dizer.

  • editado January 2022

    @mrramzan

    Eu não sugeri mandar o e-mail. E pela resposta, você perdeu a oportunidade de formular uma pergunta em que a resposta fosse alguma coisa diferente do que você já sabia.

    Não pergunte de novo, mas a pergunta tinha que ser direcionada para a resposta que você deseja: Meu processo Nº 702XX/19 pelo art-3 (cônjuge) se encontra aprovado desde 16/08/21. Seguindo o tempo normal, qual data de aprovação estão trabalhando nos registos e assentos no momento? Seria pela data de aprovação, ou pela data de numeração do processo? Poderia, por favor, fornecer também a data em que o processo foi numerado?

    Português é assim. Você faz a pergunta, ele responde exatamente o que foi perguntado. "Você sabe o número do telefone do Manuel?" Sei. E termina aí. Depois de um silêncio longo, você pergunta: "E qual é o número?" Então ele te fornece o número na 2ª pergunta.

    Agora, se você perguntar: "Você poderia me fornecer o número do telefone do Manuel?" Então ele te fornece o número na 1ª pergunta.

  • Eu sugeri mandar o e-mail. Eles sempre dizem que lavram registos de acordo com a data de aprovação/despacho mesmo. Já teve uma vez que minha advogada enviou e-mail pedindo pra emitir o registo por via digital. Eles responderam que não iriam fazer logo, porque emitem por ordem de aprovação, e deram de "brinde" a informação sobre a data de despachos que estavam emitindo os registos.

    Mas eu quando mandei email querendo essa última informação, de fato, já mandei logo a pergunta cuja resposta eu queria.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.