Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1195196198200201315

Comentários

  • Boa tarde!

    Qual a validade do impresso com assinatura presencial? Pergunto isso porque o impresso do meu marido foi assinado presencialmente dia 13/12/2021 no Consulado de Portugal. A previsão é que enviássemos a documentação via Correios para a Conservatória de Registros Centrais até a semana passada, mas, a certidão de nascimento dele foi extraviada no Correios e provavelmente só conseguiremos enviar a documentação para Portugal no dia 10/01/2022. Teremos que preencher outro impresso nesse caso ou poderemos enviá-lo com a data de 13/12/2021? Obrigada!

  • Meu processo foi protocolado na Conservatória de Oliveira de Azeméis pela advogada em 12/2020, remetido à Lisboa com data de criação no sistema provavelmente em janeiro de 2021. Ou seja, 1 ano e 1 mês na primeira bola verde (recepcionado). Não me contive, e encaminhei um e-mail para a Conservatória de Registos Centrais de Lisboa.

    Depois dessa resposta entreguei para a galera!!!!!

    "Informamos que dado a actual situação e o elevado n.º de processos para serem elaborados, não existe qualquer previsão da sua conclusão, pelo que deverá aguardar.

    Mais se informa que a consulta online está atualizada. Os processos é que estão a sofrer um atraso superior ao normal."

    Ou seja.... pague e aguarde eternamente!!!!!

    Será que o Governo de Portugal, não percebe que a demora na concessão de nacionalidade gera uma perda de arrecadação, para os que pretendem morar ou estudar naquele país?

     

  • @Flarib , pode mandar o que já está assinado!! Não tem prazo de validade, como o que é pago com Vale Postal.

    Aconselho fortemente que faça o envio para a CRCentrais através da DHL!! É mais rápida e segura que os Correios!! https://locator.dhl.com/

  • @Leticialele, o problema é que, como não consegui fazer o pagamento com cartão de crédito, vou fazê-lo através do vale postal. Se eu enviar em 10/01/2022 o impresso assinado no dia 13/12/2021, fazendo o pagamento do vale postal no próprio dia do envio (10/01/2022) corro o risco do vale postal vencer? O que vale é a data de assinatura do impresso e não o dia de envio do vale postal? Pelo o que li, o vale postal é válido até o último dia do mês subsequente ao do seu envio (então entendi que ele valeria até 28/02/2022). Estou enganada?

  • @Flarib , a data de assinatura nada tem a ver com o pagamento do Vale Postal. Sim, você está certa quanto à validade do Vale Postal.

    Se vai fazer VP, recomendo fortemente que faça o envio por DHL.

    O que vai valer é a data da entrega na Conservatória. Relaxe.

  • @LiliaCouto Qualquer atualização?

  • @mrramzan nada nada!

  • @LiliaCouto e @mrramzan estou na mesma situação, com.a diferença que meu processo teve despacho favorável em 20 de setembro.

    Acabei de fazer a reclamação também, mesmo tendo cerca de 2 meses de despacho. Vamos ver se resulta em algo...

  • @Zervesff mas infelizmente despacho de setembro ainda está muito dentro do esperado. Pelo que tenho visto tem levado 4 meses. A questão é que o meu já se vão 5 meses e meio...

  • Boa tarde, o processo de cidadania da minha esposa pelo casamento foi aprovado no dia 24/08/2021 (bolinha 6 verde) e até hoje estamos aguardando o Registo de Cidadão Portuguesa. Saberiam informar se há alguma forma de acelerar esta etapa? Adianta enviar email para Registos Centrais de Lisboa?

  • @jbsergio

    Boa tarde. Algumas mensagens atrás o Gandalf deu essa dica:


    "Tipicamente demora 2 meses para o assento, embora alguns poucos levem até 4 meses como o seu.

    Se desejar: https://igsj.justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixa

    É formal, vai para estatísticas oficiais, e a primeira coisa que fazem é questionar na conservatória o motivo da demora. Em geral é mais fácil completar o processo do que dar explicações a respeito, e os processos que estavam agarrados finalizam como um passe de mágica."

    Algumas pessoas tentaram por esse meio, inclusive eu. Aguardando o resultado

  • @Leticialele, agradeço muito pela ajuda. Então, para seguir sua sugestão, devo fazer o vale postal nos Correios à ordem de IRN, IP com o endereço Rua Rodrigo da Fonseca, 198, 1099-003 Lisboa, Portugal e depois envio por DHL para o mesmo endereço, é isso?

  • @jbsergio sugiro aguardar para enviar a queixa pois ainda tem despachos mais antigos sem registo aqui. Se enviar email para rcentrais.secretariado@irn.mj.pt a oficial de registos responde dizendo para que data de despacho os registos estão sendo criados. Por favor diga aqui quando te responderem!

  • @jbsergio gostaria de saber uma informação, quando sua esposa deu entrada no processo dela? Para calcular uma média aqui, pois o meu já tem mais de um ano e não sai da opção recepcionado.

    Desde já agradeço a informação.

  • @Zervesff e @LiliaCouto Obrigado. Aviso com certeza

  • @Gustavo1510 Minha esposa deu entrada em 06/01/2020

  • @jbsergio tem esse email aqui também, pode mandar para ambos: rcentrais.registos@irn.mj.pt

  • @LiliaCouto Obrigado, vou enviar o email

  • Gustavo1510Gustavo1510 Member
    editado December 2021

    @jbsergio funcionou a sua reclamação? Acabei de mandar a queixa. Dependo da análise do meu processo para que eu possa iniciar meus estudos em Portugal. Já tem 1 ano e 1 mês de espera e nada de sair da primeira bolinha.

  • @Flarib , exatamente isso!!

  • @Gustavo1510 melhor você pedir urgência do que fazer essa queixa...

  • editado December 2021

    @Flarib

    Já faz muito tempo desde a última vez que ajudei alguém com VP. Realmente caiu em desuso.

    Tem certeza de que não vai usar cartão de crédito? Pode ser de qualquer pessoa. Como pode ver, os requisitos para se fazer com VP são cheios de nuances. Sem falar que vencem em 30 dias se não for sacado a tempo. Casamento é feito na CRCentrais de Lisboa, que tem levado bastante tempo para sacar o VP e numerar.

    Pelo o que li, o vale postal é válido até o último dia do mês subsequente ao do seu envio (então entendi que ele valeria até 28/02/2022). Estou enganada? SIM, está enganada. Não tem isso de último dia do mês seguinte. Considere 30 dias corridos da data do recibo. Mande por DHL no mesmo dia que fizer o pagamento, no máximo no dia seguinte.

    Lembre-se:

    • tem que levar os documentos de RG e CPF da pessoa que está fazendo a remessa, do requerente
    • busque saber antes qual agência do correio ainda aceita fazer (não são muitas, porque dá muito problema)
    • fazer um vale postal internacional para manutenção de residentes. De o nome da IRN.IP como se fosse o nome da pessoa. Não mencione que é uma pessoa jurídica. NÃO EXISTE VALE POSTAL INTERNACIONAL PARA PESSOA JURÍDICA, e se negarão a fazê-lo.
    • No dia que for fazer o pagamento, antes de sair de casa confira a cotação, para ver se o pessoal do correio estará calculando certo, porque erram muito no cálculo do valor (como pode ver abaixo)
    • Antes de completar a operação, peça a atendente dos correios para imprimir uma prévia, para você poder conferir todos os dados. NÃO FECHE A OPERAÇÃO SEM CONFERÊNCIA.
    • Depois do pagamento completo, faça 2 cópias xerox do recibo. Guarde uma delas com você, com o recibo original grampeado junto (ele vai se apagando como o tempo e calor), e mande uma cópia junto com o processo de nacionalidade.

    Você disse: "e depois envio por DHL para o mesmo endereço, é isso?" Mande a cópia do recibo junto com o processo por DHL para esse endereço. Me deu a impressão de que mandaria o processo primeiro, e depois o pagamento "para o mesmo endereço". Eles vão juntos.

    Nem acreditei que esse site ainda está operacional: http://valorvp.herokuapp.com/index.html

    Se prefere fazer a conta, multiplique pela cotação do EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL do dia, some 1.5% do valor + R$35 do correio, aqui: https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php

    Calculando com a cotação de hoje, 28/12 de R$ 6,7328, o resultado de €250 seria R$1.743,448 que arredonda pra R$1.743,45. Verifique se o valor lançado em Euros no recibo está correto com €250, e em R$ na cotação do dia. Algumas vezes o sistema do correio arredonda errado em Euros. Algumas vezes o funcionário usa uma tabela errada, antiga, ou seleciona o valor errado. Detalhes assim.

    Boa sorte.

  • @Gustavo1510

    Se você já fez a matrícula em universidade, pode fazer um pedido de urgência, e se aprovado sai em poucas semanas. Tem que ter feito a matrícula, não apenas ter a carta de aceitação. Junte o comprovante de matrícula com um pequeno requerimento, e mande para onde está tramitando seu processo. Não há um formato específico. Apenas a cópia da matrícula certificada e apostilada, e um requerimento assinado por você reconhecido por autenticidade.

    @jbsergio

    Não deve abusar do sistema formal de queixas. Seu processo ainda é muito recente pra isso. Leva mais de 1 mês para alguma coisa acontecer depois que faz a queixa. Pode levar mais de 3 meses pra você receber uma resposta.

    No caso de @Zervesff já havia passado bastante do prazo. O processo também já excedeu o prazo tradicional se olhado pelo tempo total.

    @Gustavo1510

    Para casamento, é normal ficar 1 ano sem aparentemente se mover, num processo que tem levado 23 meses.

    Se deseja acompanhar em relação a outros processos que tramitam junto com o seu, ponha seus dados na planilha, e acompanhe ali. Pode acrescentar ao final, e será movido mais tarde por ordem de Data-de-recepção na conservatória.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0

  • So para informacao: Meu processo foi deferido em 15/11/2019, o registro so foi criado em 27/01/2021. Portanto, mais de 14 meses de espera. Abcs a todos.

  • Boas o process da minha esposa esta desde maio 2021 no bolinha 4 laranja e ate agora ainda nao mudou ha alguem com isso problema e possa me ajudar foi dado entrada em 2020 em setembro e nada mudou o processo ja tem 1 ano e 3 meses

  • editado December 2021

    @Adrianoramosuk

    Qual o texto abaixo das bolinhas? Ela está marrom ou laranja? A cor é quase a mesma, mas o texto faz toda a diferença. Veja exemplo: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    Se estiver laranja, dizendo que "O seu processo não está completo, tal como foi notificado", sugiro que ligue na Linha de Registos o mais cedo possível para saber o motivo da exigência.. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270740/#Comment_270740

    Se não fizer, seu processo poderá ser indeferido por abandono (deserção).

  • @gandalf isto e o que esta escrito O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.

  • @Adrianoramosuk o meu ficou um ano na bolinha 4 marrom com esse texto. É normal.

  • @LiliaCouto agora o da minha esposa so vai mudar para maio 2022

  • Boa tarde pessoal.

    Finalmente farei meu processo de aquisição por casamento .

    Estou no porto, minha mãe me enviou minha certidão REPROGRÁFICA apostilada, mas vi que preciso de um comprovativo de nacionalidade, meu passaporte e identidade brasileiras estão comigo em Portugal, com isto não consigo autenticar e apostilar a cópia, vi que no consulado tem como emitir um documento que atesta a nacionalidade, isso serve? Para este fim?


    Como proceder visto que não tenho documento original no Brasil para apostilar?


    Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.