Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1106810691071107310741452

Comentários

  • editado December 2021

    @andrepernet , não dará errado por esse motivo!!

    Se o pai português foi o declarante do nascimento do filho, não precisa transcrever o casamento.

    No seu caso, nem haveria casamento a transcrever! O estado civil de seus pais deve aparecer na sua certidão e na certidão de seu irmão.

    Os dois processos serão enviados juntos, mas não podem compartilhar nenhum documento. Ambos têm que ir completos!!

    Relaxe!

    Boa sorte!!

  • Boa noite senhores, gostaria de uma ajuda em como proceder. A bisavó falecida de uma amiga é portuguesa e avó é brasileira e já falecida também. Como proceder pra tirar da avó e depois pra realizar a transcrição da avó falecida pra mãe tirar e depois ela?

    Grato

  • editado December 2021

    @Zinho , a nacionalidade só é concedida em vida.

    Assim, apenas se a mãe de sua amiga estiver viva. poderá fazer um pedido de atribuição , artigo 1D, como neta de portuguesa. Após o processo da mãe, transcreve o casamento e a filha pede pelo art 1C (como filha de portuguesa)

    Sua amiga, pedindo diretamente como bisneta, não tem direito.

  • @gandalf

    Obrigada pelas informações! esses detalhes não se aplicam a mim, meu pai foi meu declarante e não sou casada.

    Eu já tirei uma certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor e apostilhada a uns dois anos atrás, mas li a respeito que precisa ser emitida a menos de 1 ano, seria isso mesmo?

  • O site esta ruim de novo?

    Diz q nao tem processo com este numero, mas o meu ja esta na bolinha 7!!

  • Bom dia @Rogerv1 !

    Dei entrada em um processo de filho a pouco tempo e está dando o mesmo erro que o seu na Consulta !!!

  • @thiellymanias Logo devem ser aprovados os nossos processos.

  • @andrepernet os processos são separados... não vai dar errado

    da sua certidão deve constar que eles eram solteiros; da do seu irmão deve constar que eles eram casados...

  • Otima noticia, meu processo foi aprovado, por favor, podem atualizar na planilha, não estou conseguindo

    05/07/21 - documentos entregues em Porto

    12/07/21 - Senha recebida. Bolinha 1 verde

    17/11/21 - Bolinha 2 verde

    02/12/21 - Bolinha 4 vermelha

    03/12/21 - Bolinha 7 vermelha

  • Bolinha 7 vermelha hoje.

    Processo enviado em 30/06,

    recebido em 06/07,

    senha por email em 12/07

    bolinha 2 em 16/11

    bolinha 4 vermelha (sem mensagem de exigência) em 02/12

    bolinha 7 vermelha em 03/12



    OBS: tem alguém alterando minha linha na planilha, colocando que o meu caiu em exigência, mas NÃO CAIU. Eu corrijo e colocam de novo.

  • @gandalf , o sabotador de planilhas continua agindo!! alguma coisa tem que ser feita!! https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269243/#Comment_269243

    "OBS: tem alguém alterando minha linha na planilha, colocando que o meu caiu em exigência, mas NÃO CAIU. Eu corrijo e colocam de novo."

  • editado December 2021

    @AmandaBranco

    Com relação ao seu post https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/267787/#Comment_267787

    Foi corrigido hoje. Eu não tinha visto o post. O processo de sua irmã já aprovou?

    Alguém havia mudado o Status para "exigência". A verificação de consistência fez a célula ficar colorida, indicando o erro. Ninguém consertou por 6 dias. Provavelmente eu vi e fiz a anotação em OBS indicando a data que mudou no STATUS, restaurando a consistência.

    Essa marcação de que algum processo passou por exigência, não afeta os dados da planilha, mas é importante ter uma memória do fato, anotado em OBS, porque pode levar 2 dias, 1 mês, ou 3 anos pra resolver uma exigência. Afeta o tempo de tramitação do processo, e causa distorção na previsão se não estiver anotada ali, porque um dia vai desaparecer e fica só como Concluído.

    4 de outubro, 10:47 STATUS Substituído: "Análise" por "Exigência"

    10 de outubro, 23:25 OBSERVAÇÕES Adicionado: "Em exigência 04/10/21" (restaurei a consistência)

    12 de outubro, 10:55 OBSERVAÇÕES Substituído: "Em exigência 04/10/21" por "Em exigência 04/10/21 QUAL A EXIGÊNCIA? "

    10 de novembro, 08:07 STATUS Substituído: "Exigência" por "Análise"

    3 de dezembro, 07:50 OBSERVAÇÕES Excluído: "Em exigência 04/10/21 QUAL A EXIGÊNCIA? (resolvido)

  • @RafaFCunha

    Você não precisa mandar a certidão de nascimento do pai/mãe brasileiros, mas pode ter que transcrever o casamento. E para o processo de transcrição precisará da certidão do pai/mãe brasileiro.

    Se na sua certidão o português for o declarante, antes de 1 ano de idade, não precisa.

    Se o declarante foi o pai brasileiro (ou outra pessoa), sendo a mãe portuguesa, tem que fazer a transcrição do casamento antes de iniciar seu processo, Também tem que fazer a transcrição quando ambos, pai e mãe são portugueses, ou se houve registo tardio.

  • @Rogerv1 , Ola , sim, eu tenho o mesmo problema. :(

    “A senha xxx-xxx-xxx não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo.”

  • Bom dia,

    Esto precisando de uma ajuda, fiz minha cidadania , e para fazer do meu filho, tive que fazer antranscricao do casamento. Estou querendo fazer meu passaporte e cartão cidadão. Gostaria de saber se é preciso homologar meu divórcio, para fazer esses documentos. Se alguém puder me responder, eu agradeço.

  • editado December 2021

    Pessoal, passando para agradecer, pois hoje tive meu 3 processo aprovado com a ajuda de vocês. Fizemos da avó do meu marido, mãe e hoje saiu a aprovação do pedido dele. Está com a bolinha 07 verde, aguardando criação do registro!

    As etapas foram:

    02/07/2021 - Enviado via DHL

    08/07/2021 - Recebido

    12/07/2021 - Senha recebida por email

    17/11/2021 - Bolinha 2 verde visualizada

    02/12/2021 - Bolinha 4 marrom

    03/12/2021 - Despacho - Bolinha 06 verde - 07 marrom

    Já atualizei na planilha! Agora é aguardar o registro pra seguir com os próximos passos.

    Obrigada!

  • @Sandra barros , se não se importar em ficar como casada em Portugal, não precisa homologar o divórcio.

  • @Mariana Brandão , parabéns a seu marido!!!

  • @Leticialele muito obrigado, estava muito preocupado com isso!


    Obrigado por atualizar @Rogeriof!

  • Pessoal, eu estou nos finalmentes p/ mandar minda documentação,

    Consegui pegar uma segunda via pelo Civil Jus do assento português do meu pai. Apesar de ele ter nascido na Angola, tudo consta como Português, creio que dentro de 15 dias estarei encaminhando p/ o ACP Porto. Por favor me alertem se esqueci algo.

    Formulário 1C E emolumentos: Irei emitir e preencher conforme o Manual daqui do forúm

    Assento português: (Tenho uma cópia de uma segunda via antiga (1970) e uma do Civil Jus).

    Certidão de nascimento de inteiro teor: Solicitei a segunda via, tirei uma cópia e solicitei apostilhamento de ambos. Qual devo enviar?

    Documento de identificação: Utilzei o RG com menos de 10 anos emitidos, fiz uma cópia e solicitei também o apostilhamento. Essa deveria ser colorida ou preto e branco serve?

    Meus pais nunca foram casados, é necessário encaminhar alguma documentação da minha mãe?

    Obrigado desde já, vocês são sensacionais!

  • @HenriqueCruzz , a sua certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada. Não serve cópia, tem que mandar a original.

    A cópia do RG pode ser em preto e branco, não tem problema. O importante é estar autenticada e apostilada.

    Não precisa mandar documentos de sua mãe, se seu pai português foi o declarante do seu nascimento

    Boa sorte!!

  • @HenriqueCruzz ...

    Salvo engano...Se você é filho de cidadão português nascido em uma Colônia Portuguesa antes da independência...(1975)...Seu processo só pode ser tratado nos Registos Centrais em Lisboa...

    Eu me recordo de ter ajudado na montagem de um processo de um menor de idade em que o Português em Questão...(Mãe do menor)...Nasceu em 1973 em Moçambique...E veio para o Brasil com os pais após a independência da Ex-Colônia...Casou com um Brasileiro e vive em São Paulo até hoje...


    Eu lembro de ter pesquisado muito na época...(Meados de 2019)...Pois me recordava de já ter lido sobre um caso de alguém que se enquadrava nessas mesmas condições e que enviou o processo para o ACP por causa dos melhores prazos na época...Entretanto os documentos foram encaminhados para a CRC de Lisboa...

    Enfim...Ao ler sua postagem aqui no tópico do ACP me lembrei dessa peculiaridade...

    Vale lembrar que...Com um pouco de sorte...O único risco de seu processo não ser aceito no ACP é que o prazo de tramitação pode aumentar um pouco por conta do "Passeio" que seus documentos farão entre ACP e Lisboa...

    Boa sorte...!!!

    PS...Como andei meio ausente do Fórum...Pode ser que alguns dos colegas mais atuantes aqui podem ter informações mais "fresquinhas" sobre essa questão em particular...

  • @Mariana Brandão

    Parabéns ao quasi-Tuga. :-)

    Por que fez 3 vezes na planilha, com a mesma informação? Foi a cor rosada? É só esperar um tempo que volta ao normal. Quando troca pra Despacho, leva um tempinho pra ficar rosado, porque Despacho requer a Data. Preencheu a data, espera 5 segundos, e ela fica verdinha.

    Curioso que nunca ninguém falou nada do esquema de cores da planilha, nem falando bem, nem reclamando. Acho que todos se assustam a princípio, mas depois percebem seu valor. E com o tempo se acostumam :-)

  • @gandalf e @Leticialele

    Fiz o pagamento do emolumento via cartão de crédito no último dia 18/11. Entretanto, somente estou enviando a minha documentação via DHL nessa Segunda-Feira (06/12), com previsão de chegada no ACP na sexta-feira, 10/12.

    Qual a data de validade convencionada do emolumento pago?

    A minha pergunta, em síntese, é para saber se há o risco de indeferimento em razão da possível expiração do emolumento pago.

    De antemão obrigado e Bom final de semana!

  • @HenriqueCruzz

    Seu processo somente tramita na CRCentrais de Lisboa. Não deve ser enviado para o ACP.

    O ACP somente faz processos de filhos se o pai/mãe português tiver nascido em PT e BR, por conta de um acordo de cooperação entre os dois países. Se você enviar para o ACP eles vão transferir para a CRCentrais e vai demorar mais.

    Os documentos são os mesmos. Só muda o local de processamento para CRCentrais, porque seu pai nasceu em outro país.

    Sua certidão de nascimento deveria ser de inteiro teor, por cópia reprográfica do livro de registos. Não sei se em Angola faz assim. Mas certamente tem que ser a original que é apostilada. Não pode ser uma cópia apostilada.

    O RG (doc de identidade) pode ser a cores ou preto-e-branco, não importa, e tem que ser certificado e apostilado.

    Seus pais não sendo casados, você só terá direito a nacionalidade se o português (seu pai) tiver sido o declarante na sua certidão na menoridade (De acordo com a lei em Angola, geralmente antes dos 18 anos). Sendo seu pai português, não deve precisar dos documentos da mãe. Mas sendo Angola, não tenho certeza. Podem pedir algum outro documento de seu pai. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/264544/#Comment_264544

  • @fernando9vieira

    Pagamento com cartão não tem vencimento. e pode esperar 6 meses ou mais.

    Claro, não deve abusar, porque se dá algum problema, depois de 1 ano pode ficar mais difícil provar que já pagou.

  • @gandalf

    Muito Obrigado pela pronta ajuda, querido.

    Elogios nunca são suficientes, sobretudo para você e @Leticialele. Diariamente acesso esse fórum na forma de telespectador, sem traçar muitos comentários, mas faço questão de enfatizar a inestimável contribuição de ambos para que muitos prossigam sem o auxílio de advogados.

    Caso um dos dois seja carioca, merecem uma cerveja ou um café

    Abraços!

  • @fernando9vieira , opa!!!

    Chopp com bolinho de bacalhau é tudo de bom!!!

    Especialmente se for o bolinho de bacalhau da Mercearia da Praça... kkkkkk

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.