Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1107110721074107610771461

Comentários

  • @Fernanda Arouca , o divórcio de seu pai não tem relação com sua cidadania!

    Se ele foi o declarante do seu nascimento, não importa se era solteiro, casado, divorciado, etc

  • @Leticialele certo, obrigada!

  • Pessoal, bom dia!

    Vou enviar a documentação para o ACP para atribuição de filho.

    Gostaria de confirmar o endereço e saber se tenho que enviar aos cuidados de alguém e qual seria esse nome?

    "Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto"


    Obrigada.

  • @marianamcozza , basta colocar o endereço.

    Não vai aos cuidados de ninguém .

  • @gandalf @Rubens Cardia @gsilvestre

    Obrigada pelas respostas!! =)

    Vou dar entrada na transcrição por correio para Santos então.. (Preciso esperar receber o assento ou já posso fazer isso? - Lembrando que está na bolinha 6 verde) hihihi

    E quanto ao CC e Passaporte, me cadastrei no site do consulado para solicitar somente o cartão do cidadão como vcs indicaram, porém quando fui ver as datas para agendamento, está muuuuuito estranho. Não tem vaga livre (data azul) no calendário em Santos, nem nas outras cidades, o ano 2022, 2023 inteiro....

    Só tem um dia azul, que é dia 15-set-2022, em São Paulo, com alguns horários livres. E de resto tbm não tem mais pra frente outros dias.

    Está certo isso, ou eles vão abrindo a agenda conforme o tempo? Achei mto estranho não ter vaga nem em Santos, e nenhum dia de 2022.

    Obrigada pela ajuda de sempre.

  • @majuLP

    a bolinha 7 precisa ficar verde

    sobre CC, as datas estão ruins mesmo. vc quer tirar o CC em Santos? Não vejo muitos relatos de lá. Eu sei que parece que o Consulado de Sp abre novas vagas segundas e terças pela manhã. A agenda regular está para setembro mesmo, mas parece que semanalmente nesses dias eles liberam datas mais próximas

  • Leticialele,obrigado.

    Pelo civil online recebe em até 24 hs após pagamento mas é no email que recebe a certidão é isso?

    Pois quando pedi da última vez demorou 20 dias pra receber em casa.

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • @Mauro Porto sim, é pelo e-mail o recebimento

  • Prezados, boa tarde!

    Tenho uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês :)

    Minha amiga é filha de pai português e o declarante do seu nascimento foi seu pai. Atualmente ela é casada e todos os seus documentos estão com nome de casada.

    Neste caso, como ela deve proceder para tirar a cidadania por atribuição?

    1) Ela faz a atribuição da cidadania como se fosse solteira e depois faz a transcrição do casamento em Portugal; ou 2) Ela faz a atribuição da cidadania já enviando documentos de casada?

    Desde já, muito obrigada!

  • @bruna_oliveirac , sua filha vai mandar a cidadania usando o nome de casada.

    Vai mandar uma certidão de casamento APENAS pata justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o que consta no RG.

    A certidão portuguesa, ao final do processo, sairá com o nome de solteira (ninguém nasce casado) e, depois do processo autônomo de transcrição do casamento, é que ela será casada em Portugal.

  • @Mauro Porto

    Pedindo pelo CivilOnline você recebe o assento por e-mail em até 24h úteis após o pagamento, e você mesmo imprime em casa.

    No entanto, a Conservatória vai enviar pelo correio um assento (igualzinho), com o carimbo em relevo, e chega em cerca de 3-4 semanas. Provavelmente esse foi o que você recebeu pelo correio em 20 dias.

    Para o processo de nacionalidade dos filhos/cônjuge desse português, basta uma cópia xerox simples de qualquer dos dois documentos.

  • editado December 2021

    @Leticialele muito obrigada pelos esclarecimentos!!

    Só pra confirmar: essa certidão de casamento deve ser apenas de inteiro teor (sem cópia reprográfica) e apostilada, certo?

  • Prezados,

    Estou iniciando o processo de cidadania da minha mãe. Pelos comentários a ACP está melhor no momento, procede?

    Minha mãe é filha de pais portugueses. Já recebi pelo civilonline a certidão de assentamento da mãe dela (constam averbados casamento, óbito do meu avô (esposo) e o óbito dela).

    Já tenho em mãos a certidão de nascimento, identidade e Certidão de casamento de inteiro teor todas apostiladas da minha mãe.

    Como os pais dela eram portugueses, basta eu apresentar a certidão de assentamento da mãe dela pelo civilonline, sem a necessidade da certidão do pai, certo? Pois, a certidão do pai somente pela central de arquivamento de Guarda o assentamento por ser de 1904).

    Poderiam informar, por favor, qual o rol de documentos necessários para dar entrada por ACP?

    Cordialmente.

  • @bruna_oliveirac , sim, a certidão não precisa ser apostilada, servirá apenas para justificar a diferença no nome.

  • @xanderhang , se no assento da mãe está averbado o casamento, basta mandar cópia simples obtida pelo civil online.

    Da sua mãe, você precisa da certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópia autenticada e postilada do RG; e

    Certidão de casamento (não precisa apostilar) apenas para justificar a diferença (se houver) do nome entre a certidão de nascimento e o RG;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado ao cartório para assinar e ter a firma reconhecida por autenticidade.

    Print do email que encaminha o Formulário (também serve como recibo)

    Obtenha o Formulário após o pagamento dos emolumentos, no valor de 175 euros, em https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande o processo para o ACP

  • @Leticialele

    Olá, tenho uma dúvida. Já recebi acesso ao assento pelo civilonline. Gostaria de saber qual o próximo passo, ou seja, eu imprimo a certidão e envio ou imprimo o documento que dá acesso à certidão para que eles acessem por lá, quando chegar na ACP?

    Obrigado.

  • @xanderhang , imprima a certidão e mande com os outros documentos.

  • Processo de cidadania concluído hoje. Certidão recebida por e-mail.

    Utilizo essa certidão que recebi por e-mail para dar entrada no pedido de cidadania das menores e para a transcrição de casamento, ou preciso pedir a certidão no serviço online?

    Obrigada,

    Cláudia Morais.

  • @Claufam parabéns!

    pode usar a certidão recebida pelo e-mail

  • @Claufam , parabéns!!

    Tire tantas cópias quanto desejar do assento recebido!!

  • Obrigada a todos, esse fórum é excelente.

    Assim que eu der entrada na cidadania das menores e na transcrição de casamento, dou notícias e atualizo a planilha.

    Claudia Morais

  • Mauro PortoMauro Porto Member
    editado December 2021

    Bom dia,tenho uma dúvida?

    Vou enviar o pedido de filho 1C dos meus 2 irmãos e gostaria de saber se na hora de pagar com cartão de crédito o banco aceita 2x 175 euros na sequência com intervalo curto entre um pagamento e outro haja visto que há saldo suficiente em conta ou precisa ligar para o banco para comunicar a transação antes?

    Agradeço a resposta e muito obrigado.

  • @Mauro Porto , creio que isso depende do Banco. O Santander (pelo app Way) permite.

  • @Mauro Porto

    Alguns bancos aceitam, como o da minha esposa, que é o Santander, citado pela @Leticialele. Já o meu do Bradesco, nem 20 reais deixa repetir, como já aconteceu. De toda forma, caso isso aconteça, tente fazer isso no horário bancário para qualquer coisa pedir instruções ao seu gerente ou até mesmo junto à operadora do cartão de crédito. Considerando que isso é apenas por questão de segurança.

  • Olá! Alguém pode me ajudar, por favor?

    Minha tia cumpriu a exigência no ACP em 22-02-2021 e até hoje não alterou o status e não conseguimos que nos respondam por e-mail.

    Inclui os dados dela na planilha e há a seguinte observação "Angola?", não é, os seus pais eram portugueses de Portugal mesmo.

  • editado December 2021

    @Haryanne Kennedy

    Eu pus a observação em um conjunto que havia dado entrada ao final da planilha no mesmo dia/hora, com nomes repetidos, sem apelido e sem referência.

    O seu é o da Marilza? Em observações diz: "não existia nada na lei que desconhecesse a validade do documento que poderia inclusive ser cópia simples e não responderam".

    Você está disputando com o Conservador o conhecimento da lei, e precisa mudar de atitude ou terá o processo indeferido.

    O assento tem que ser original em papel, com "carimbo branco" em relevo, e assinado a tinta pelo Arquivo Distrital. Só pode usar cópia simples se o assento estiver informatizado e acessível pelo CivilOnline (posteriores a 1911). E a certidão do requerente tem que ser por cópia reprográfica diretamente do livro de registos (geralmente manuscrita), certificada e apostilada.

    Como não havia nenhuma referência para contato pelo fórum, eu abri uma linha extra pedindo que se cadastrem no fórum para receber instrução. Eu imaginei que poderiam ser processos de angolanos, porque está tramitando como filha em Lisboa. Mas foi somente para destacar o grupo antes de movê-los para a ordem de data, e como tinham datas distintas, se espalhariam pela planilha.

    Substitua a palavra Angola entre parênteses por arroba e seu login, ou indique qual deles é, e eu faço pra você.

    Se quiser mais orientação sobre a exigência, pergunte aqui. Se for a Marilza, certamente você precisa de ajuda.

  • Olá!

    Se alguém puder me ajudar com uma dúvida.

    Fiz o processo de atribuição para o meu pai (filho de português).

    Já saiu e recebemos em casa um documento atestando que a nacionalidade foi atribuída.

    Esse documento é o assento dele? É composto por duas páginas, a primeira informando que a solicitação foi concluída com sucesso, com assinatura do oficial de registros e a segunda com os dados do meu pai (nascimento, residência, etc), e dados dos pais dele, como se fosse uma certidão de nascimento, mas digitada no computador. O papel tem um brasão em relevo.

    É esse documento que envio cópia junto ao meu processo de atribuição? Ou preciso pedir pelo civil online?

    Agradeço desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.