Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1106210631065106710681452

Comentários

  • @Nandalobao

    Está vendo? Bem, aí você vai ter que socorrer as pessoas que possam se lembrar desses motivos. Talvez porque ela morava longe e não precisasse dos documentos para a vida dos filhos. Antigamente, no Brasil era muito comum em deteinadas regiões não se fazer os registros ou esperar juntar alguns nascimentos para fazer tudo junto. Ou quando fosse necessário o documento para matricular no colégio, ter cadastro para alguns serviços públicos e mesmo assim era raro ter essa exigência.

    Eu tentaria explicar tudo isso (na verdade, o seu pai). Tentaria também conversar com a família para identificar os motivos e depois faria a explicação pedida.

    A declaração pedida para que sua avó fizesse o registro, antigamente, não era pedida. De toda forma, vá até o cartório onde seu pai foi registrado e tente descobri como você pode obter essa informação: seja dos motivos do atraso no registro ou da inexistência dessa exigencia, ou seja, de que não era pedida nenhuma informação para fazer esses registros tardios. É importante conversar com uma pessoa mais antiga no cartório, que deverá saber te explicar como proceder.

  • Uma dúvida... Quando não é o português que faz o registro da certidão de nascimento, é necessária alguma documentação a mais a ser anexada ao processo? Pergunto isso pois quem registrou minha avó (em 1930) foi o avó materno dela, e não o pai (português).

    Obrigado!

  • @Destefano muito obrigada pelas informações.

    Já entrei em contato com o cartório, estou aguardando resposta.

  • Olá, tudo bem?

    Meu processo caiu em exigência, Apareceu a seguinte frase:


    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento.

    Pesquisei e vi que vão enviar uma carta ou posso ligar, porém o único telefone que encontrei não atende (0031 22 557 3840). Alguém já ligou em algum que atende?


    Obrigada!

  • @gandalf e @LeticiaJ , bom dia, graças a Deus a nacionalidade do meu filho foi aprovado hoje, havia caído em exigência por conta da mudança do sobrenome e com a ajuda de vocês consegui resolver.

    Muito obrigado por tudo, Deus abençoe grandemente a vocês e toda família, agora fazer o processo para minha esposa!

  • @Macigarcao eu conseguir falar hoje cedo na central, liguei pontualmente as 06h da manhã e esperei pouco mais de 5 minutos para ser atendida.

    Liguei para o número +351 211 950 500 através do Skype. Opção 1 e 1.

    Mas só vai aparecer essas opções a partir das 06h. Se ligar 5:59 vai cair no cartão cidadão. Rsrsrs

  • Bom dia Pessoal

    Hoje recebi o e-mail com o numero de processo, como faço para inserir na planilha?

  • Bom Dia...

    Vou copiar aqui um comentário que fiz em outro tópico por se tratar de processo 1 C no ACP...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268588/#Comment_268588

  • Rubens CardiaRubens Cardia Member
    editado November 2021

    @luis_andrada o ideal é fazer a transcrição do casamento de seus bisavôs para não ter problemas, veja também se sua avó foi registada antes dos 18 anos. Caso não seja possível a averbação precisa enviar também cópia de certidão de casamento deles, apostilada e torcer para dar certo. Mas é bem provável que caia em exigência.

  • @Nandalobao muito obrigada pela ajuda e dica!! Segunda - feira ligo novamente nesse horário sem falta!!

  • editado November 2021

    @marcelostevanato

    As instruções estão no TAB de "NOTAS".

    aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    1) Se preencher os dados ao final da planilha, estando completo eles serão movidos e colocados em ordem de "data de recepção". (em 1-2 dias)

    2) escreva aqui no fórum as informações e alguém preenche pra você: Processo 1123xx/21; Enviado por DHL xx/xx/xx; recebido no ACP xx/xx/21; pgto por Nubank App; senha recebida por e-mail em xx/xx/xx;

    3) Se for preencher direto na ordem de data, terá que aceitar o primeiro pop-up ao inserir uma linha em branco para preencher os dados (sem marcar a caixinha pra ignorar por 5 minutos). Mas é aí que erros ocorrem, se a pessoa não está segura em como usar a planilha. Qualquer outro pop-up, exceto ao inserir nova linha inteira, deve ser abandonado.

  • Por favor alguém pode colocar na planilha:

    Enviado pela DHL dia 18/11/2021 (SP Zona Sul)

    Recebido 22/11/2021

    Senha enviada por mail 26/11/2021.

    Processo (menor)

    Nome :Gustavo plz

    Número 126xxx/21

    OBS : Foi enviado 2 processo maior e menor só numeraram o do menor assim que sair numeração do maior aviso aqui.

  • @Eduardo Constâncio

    Que bom que deu tudo certo. Foi uma sábia decisão manter a composição do nome. Depois ele suprime os que não quiser somente na assinatura dele.

    Parabéns ao novo Tuga!

  • @Rubens Cardia @luis_andrada @@Luis

    Eu tive problemas com o registro tardio, mesmo tendo sido feito antes dos 18 anos e sendo o português a declarante.

    Se optar por fazer, sem a transcrição do casamento (meu caso) já junta uma declaração explicando os motivos do registro tardio... Foi o que me solicitaram.

  • @Nandalobao

    Exatamente. Ou faz a transcrição do casamento, ou justifica o registo tardio. Pedem a justificativa quando é feito depois de 1 ano de idade.

    A justificativa não é complicada, mas terá que fazer uma carta com uma explicação plausível, certificada por autenticidade e apostilada, e o Conservador tem que aceitar a explicação. A pessoa que faz a declaração fica sujeita as penas da lei, caso minta ou invente.

    Você está com a transcrição agarrada em Tondela, e sem previsão pra ser feita.

  • Pessoal boa tarde.

    Estou ajudando um amigo a tirar a cidadania.

    O pai é português já falecido e no registro de nascimento conta que ele foi registrado por um terceiro mas consta a filiação sendo o pai português fulano de tal e a mãe brasileira.

    Nesse caso a algum problema essa situação informando que o pai não estava presente no cartório e teve o registro dele feito por um terceiro e as testemunhas x presentes?

  • @gandalf Obrigado

    Adicionei na ultima linha

  • @marcoss , terá que transcrever o casamento do pai em Portugal, para estabelecer, juridicamente, a paternidade portuguesa.

  • @Leticialele ok obrigado

    Por onde pode ser feita transcrição e quais os documentos precisa?

  • Bolinha 2 parada desde o dia 15, ansiedade me pega

  • @marcoss , no momento, os locais mais rápidos são o Consulado do Rio (se mora no RJ ou ES) e o Consulado de Santos (se mora em SP ou MS). Aceitam os processos por Correios e levam, no máximo, 30 dias para a transcrição.

    Não mande para Ponta Delgada, estão com poucos funcionários e lotados de processos.

  • editado November 2021

    @Leticialele

    Já pensando no futuro, o consulado de Porto Alegre aceita os documentos para transcrição de casamento pelos Correios?

    Se sim, como faz para efetuar o pagamento?

    Pergunto, porque aqui o agendamento leva seis meses.

  • @Rogeriof , o Vice Consulado de Porto Alegre só atende com agendamento prévio - https://www.consuladoportugalportoalegre.com/servicos-consulares

  • @gandalf essa declaração precisar ser por ata notorial ou basta reconhecer a firma e autenticar?

    Tem que ser feita pela registrante ou pode ser feita pelo registrado?

  • editado November 2021

    @Nandalobao Basta reconhecer firma por autenticidade e apostilar.

  • editado November 2021

    @Leticialele

    Eu poderia mandar para outro consulado? Tipo o de SP?

    Eu resido no RS.

  • @Rogeriof , só se você tiver alguém de confiança para usar o endereço de São Paulo.

  • editado November 2021

    Bom dia @Leticialele

    Infelizmente não conheço ninguém que pudesse fazer isso :(

    De qualquer forma vou ter que esperar sair a cidadania do meu pai primeiro.

  • @Mauro Porto Ótima notícia, agora é só aguardar o assento dele para vc dar entrada direto no seu 1C.... sorte.

  • @Mauro Porto Me desculpe, fui dar uma ajuda para outra pessoa e no meio de tantos @'s acabei marcando a ti, pois estava justamente ao lado do verdadeiro destinatário, por isso citei o bisavô.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.