Uma questão interessante que gostaria de compartilhar com vocês. Meu tio conseguiu a cidadania dele há algum tempo através do consulado. Na época, ele era casado com minha com tia e realizou a transcrição de casamento. Entretanto, atualmente ele é divorciado da mesma e teve uma filha em um outro relacionamento, mas é considerado solteiro.
Se fosse para meu tio fazer a cidadania para a filha dele do outro relacionamento, seria necessário "divorciar" em Portugal?
Obrigada mais uma vez pela ajuda. Meu pai vai ao cartório hoje pela manhã tentar resolver isso. Já repassei todas a mensagens que recebi aqui para que ele consiga explicar o que se passou.
Conforme eu tiver atualizações sobre o processo, compartilho com todos vocês.
O meu processo (avô) chegou no dia 05/07, e no dia 17/11 foi para a bolinha 2, numero 740xx/2021, espero que logo seja aprovado. Você colocou essas informações na planilha?
Melhor que não coloque na planilha, porque o @Lopes_alvs deve primeiro verificar essa informação. A data não é consistente com o número de processo informado. E a data é fundamental para o bom andamento da planilha.
ou o processo chegou 2 meses antes,
ou não é como neto (1D) dando entrada pela CRCentrais,
ou a data está certa, e o número do processo seria acima de 100.000
Devido as inconstâncias da pandemia, gostaria de saber se alguém conseguiu entrar em Portugal nesses últimos 5 meses apenas com a certidão de nascimento portuguesa.
Tenho uma dúvida com relação a certidão de nascimento do Brasileiro para o pedido de transcrição de casamento por Santos.
Certidão simples (digitada) de nascimento do(a) nubente que NÃO possui a nacionalidade portuguesa, original (não enviar cópia) e emitida há menos de 1 (um) ano. - Significa que posso mandar uma certidão de nascimento simples de nascimento? Ou por ser (digitada) é diferente da certidão que normalmente solicitamos no cartório?
Tenho outra dúvida com relação ao pedido de nacionalidade para menores de 14 anos.
No formulário da menor de 14 anos, acabei me confundindo e marcando a opção 3 (Fotocopia certificada do passaporte.....), já reconheci firma do formulário - Isso pode dar problemas caso eu não junte a cópia, tendo em vista que não é obrigatório?
Comentários
Meu processo empacou na bolinha 2 desde do dia 15/11.
Mais duas bolinhas 6 verde recebidas pela ACP em 08/07/21, despachado hoje.
Que maravilha @Vand
@Zinho
Seu processo está na planilha?
@Destefano , aconteceu o mesmo com o processo da minha sobrinha!! Mas o cartório me deu uma certidão nova, apostilada, sem cobrar, é evidente!!
Boa noite, pessoal.
Uma questão interessante que gostaria de compartilhar com vocês. Meu tio conseguiu a cidadania dele há algum tempo através do consulado. Na época, ele era casado com minha com tia e realizou a transcrição de casamento. Entretanto, atualmente ele é divorciado da mesma e teve uma filha em um outro relacionamento, mas é considerado solteiro.
Se fosse para meu tio fazer a cidadania para a filha dele do outro relacionamento, seria necessário "divorciar" em Portugal?
Obs: ele declarou o nascimento!
@Matheushen , não precisa se divorciar em Portugal para atribuir a filha.
Se ele, português, foi o declarante do nascimento, não importa quem é a mãe da criança.
Boa noite gente! O meu processo e o da minha irmã (linha 113 e 114 da planilha) mudaram hoje para a bolinha 2 verde. O que isso significa?
@anamancilha
Geralmente significa que estão analisando o seu processo, de repente pula pra bolinha 6 :)
Observe que quatro processos mais antigos do mês de julho já tiveram despacho bola 6 verde hoje, linhas 151, 152, 158 e 163.
Faça essa anotação no campo observações da planilha, isso ajuda a informar os demais participantes.
Boa sorte.
@Rogeriof positivo Rogério, nome de Cláudio Adriano recebido no dia 19/07 e bola 2 15/11
@Zinho
Opa, já, já vai desempacar, a coisa pegou preço hahaha.
Abraço.
@Rogeriof
já adicionei na planilha, muito obrigada! Agora é só continuar aguardando rsrs
@Destefano @Nilton Hessel @Leticialele @Rogeriof
Obrigada mais uma vez pela ajuda. Meu pai vai ao cartório hoje pela manhã tentar resolver isso. Já repassei todas a mensagens que recebi aqui para que ele consiga explicar o que se passou.
Conforme eu tiver atualizações sobre o processo, compartilho com todos vocês.
Obrigada :)
Bom dia @robertaribeirog , vai dar tudo certo.
@Vand @Zinho o que aguardo está na bolinha 2 desde 16/11.
Chegou lá em 06/07, recebi senha em 12/06.
Ontem teve do dia 8 que foram finalizados, mas a numeração deles era menor do o meu.
O meu processo (avô) chegou no dia 05/07, e no dia 17/11 foi para a bolinha 2, numero 740xx/2021, espero que logo seja aprovado.
@Lopes_alvs
O meu processo (avô) chegou no dia 05/07, e no dia 17/11 foi para a bolinha 2, numero 740xx/2021, espero que logo seja aprovado. Você colocou essas informações na planilha?
@Rogeriof não coloquei na planilha
@Rogeriof
Melhor que não coloque na planilha, porque o @Lopes_alvs deve primeiro verificar essa informação. A data não é consistente com o número de processo informado. E a data é fundamental para o bom andamento da planilha.
@gandalf O processo chegou na ACP em 05/07 art. 1C, senha recebida 12/07, passou para a bolinha 2 no dia 17/11, essas são as informações que tenho.
Tem processos que estão na planilha que chegaram no dia 05/07 com a numeração próxima, por que esta errado?
Boa tarde, pessoal.
Devido as inconstâncias da pandemia, gostaria de saber se alguém conseguiu entrar em Portugal nesses últimos 5 meses apenas com a certidão de nascimento portuguesa.
Agradeço a quem puder me dar um retorno!
@MariaHernandes meu pai veio em setembro sem problemas. Mas veio a passeio, tirou os documentos todos em 1 semana.
@Nilton Hessel @Rogeriof
Afinal o cartório não errou pouco:
Agora esse é o documento que entregaram. Acham que isso basta? Não está apostilado...
Eu achei muito simples e muito rabiscado! mas o selo agora funciona, conforme consulta que fiz agora:
o que acham?
Boa tarde. Minha cunhada enviou a documentação para atribuição dos meus sobrinhos (menores de idade) a qual foi recebida dia 15/11/21.
Qual seria o tempo estimado para ela receber a numeração do processo com a senha para acompanhamento?
Obrigada!!
@Lopes_alvs
Então é a 2ª opção. Eu tinha entendido que era CRCentrais, de netos (1D).
Pelo ACP não tem problema. Até incluí ele ali pra você.
@robertaribeirog
Imagino que tenham gerado outra certidão, não apenas corrigiram os dados do selo. Porque o selo tem que estar junto no documento.
Se gerou outra certidão, e agora o selo funciona, pode mandar junto com uma cópia da exigência para o mesmo endereço que mandou antes.
@Pamelanatall
Tipicamente 4 dias para a senha no ACP.
Pode ligar na Linha de Registos e perguntar interativamente, ou pedir a senha por e-mail em rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt e esperar que respondam.
Raramente deixam de enviar a senha. Peça que ela verifique no INBOX e no SPAM.
@gandalf
ela já verificou o SPAM e lixeira e nada. Vou pedir para tentar o contato então.
muito obrigada.
@gandalf obrigado pelas informações e pela ajuda!
Boa tarde,
Tenho uma dúvida com relação a certidão de nascimento do Brasileiro para o pedido de transcrição de casamento por Santos.
Tenho outra dúvida com relação ao pedido de nacionalidade para menores de 14 anos.
Obrigada a todos.
Cláudia Morais.