@Nandalobao Foi exatamente isso que fizemos, explicamos que meu bisavô estava em fase terminal de câncer quando descobriram a falta de registo de minha avó e anexamos o casamento dele com a declarante e também o óbito dele menos de 3 meses depois... funcionou a declaração.
- Se o português não foi o declarante antes de 1 ano de idade, precisa ter feito a transcrição de casamento. Pode acontecer de seu irmão ter sido declarado pelo português, e você não. Cada caso pode ser ligeiramente diferente.
- Se você for mulher e for casada, incluir uma certidão de casamento em inteiro teor certificada, para comprovar a mudança de nome do RG
Enviar por DHL-express para o ACP.
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849
Desculpem a demora no retorno, estava procurando reunir o máximo de informações possíveis, se alguém puder me ajudar a encontrar essa certidão, ficaria muito grato.. lá vai..
Segue abaixo os dados que possuo, e desde já agradeço:
Preciso localizar a certidão de casamento de: Norberto Ferreira e Maria de Jesus Ferreira, portugueses e possivelmente casados ainda em Portugal..
Filiação DELE: Manoel Ferreira e Maria do Ceo Ferreira
Filiação DELA: José Lopes Jacyntho e Rosalina de Jesus.
Essas informações tirei do registro de nascimento da minha avó, a qual estou buscando a cidadania, e está sendo feito pelo lado DELE, o Norberto, pai da minha avó Alzira.
Tenho mais algumas informações dele que talvez consigam ajudar vcs a me ajudarem. Segue:
Norberto nascido no dia 12/01/1880, em Vila da Igreja, Satão (Viseu)
Em 13/03/1962 ele faleceu aqui no Brasil, e na certidão de óbito dele, consta a filha mais velha com 54 anos de idade. Seguindo essa informação, se correta, a filha mais velha do casal nasceu em 1908. Conforme algumas informações que obtive, parece que essa filha mais velha nasceu nesse mesmo lugar onde nasceu meu bisavô, o Norberto.
Seria interessante, se você tem cópia da certidão antes de ter mandado, verificar a autenticidade do selo no site do tribunal. Após isso vá no cartório e peça pra eles corrigirem a informação. Eu pegaria nova certidão apostilada pra não perder tempo.
a declaração será informando o que meu pai e minha avó contaram.
Disseram que na época era uma prática comum no interior registrar crianças já grande, pois não era exigido documentos para frequentar escola, ir a médico ou qualquer outra necessidade.
E que era comum também os pais registrarem vários filhos de uma única vez, ou quando se exigia o documento por algum motivo.
Foi o caso do meu pai, foi registrado com quase 14 anos. Minha avó levou ele e outros 3 irmãos de uma única vez... Rsrsrsrs
Nenhum dos 09 filhos dela tiveram registro antes dos 5 anos.
@ARGMonteiro o que estou no aguardo chegou e a senha tb no mesmo dia que o seu, está logo acima do seu na planilha. Ansiedade disparou agora pq possivelmente está pertinho! Kkkk
Salvo engano...Essa consulta que você apresentou acima foi feita pela leitura do selo de reconhecimento da assinatura do escrevente...Nessa consulta não aparece mesmo nenhuma referência ao requerente...
A referência ao requerente aparece quando é feita a consulta pelo QRcode da Certidão...Como consta abaixo...:
Nome da Serventia
"IDENTIFICAÇÃO DO CARTÓRIO"
Tipo de Ato
CERTIDÕES
Iniciais do Requerente
J.D.S.M. ***Exemplo JOÃO DA SILVA MEDEIROS
Número do CPF/CNPJ
12345678988
Data e Hora do ato praticado
29/11/2021
Valor do Ato
70,99
Você tem ou não uma cópia da Certidão enviada...???
Se tiver uma cópia é só fazer como o @Rogeriof te orientou...Solicite ao cartório que faça uma consulta...E se houver problemas...Peça que façam a correção das informações referentes à Certidão no sistema...Conseguindo realizar a consulta do QRcode com sucesso...É só enviar para a Conservatória...
Mesmo na cópia da Certidão é possível fazer a consulta...Eu acabei de consultar um QRcode de uma cópia de uma Certidão de Nascimento de minha prima cujo processo está em Lisboa desde o início deste ano...E aparecem todos esses dados dela na consulta...
Legal o pessoal estar colocando no campo observações da planilha atualização de bolinhas verdes, isso dá uma ideia de como estão andando as coisas na conservatória.
Bom dia! Sou novo por aqui, como funcionam as planilhas?
O processo do meu avô foi recebido na ACP dia 29/09 e ainda só o número 1 está verde! Gostaria de saber quanto tempo mais o menos a ACP está demorando para analisar os processos?
Ja é o segundo processo que estou fazendo pela ACP. O primeiro foi da minha bisavó ( viva e filha de portugueses) agora estou no do meu avô!
Os processos no ACP levam em média 6 meses para emitir o assento.
Você pode inserir os dados que possui de seu processo na planilha, lá no final abaixo da linha amarela, depois um dos administradores vai colocar a linha no local correto. Tem que ter todos os dados, observe colocar o número do processo no formato dos demais, omitindo alguns algarismos no formato xxx/2021.
Pessoal!!! só estou passando pra contar pra vcs que meu processo está na fase "TERMINADO". Nem acredito que meu dia chegou!!!
Eu queria agradecer imensamente os moderadores e demais participantes do grupo!!! E quero deixar registrado que esse forum é sucesso demais!!!! Para quem está começando agora, colem nesse pessoal aqui e leiam todas as informações!!! Consegui tudo por aqui!!!! Obrigada, obrigada e obrigada!!!!! @Leticialele@gandalf@Vlad Pen
Observações: enviei em 05/07; senha enviada em 12/07; foi registrado em 16/11 e hoje, 29/11, foi aprovado e está aguardando a criação do Registro.
Estou na expectativa que o registro saia ainda este ano! não sei o prazo, mas tomara que dê certo, pois já agendei minha visita ao consulado de BH!!!!!!
Olá, boa tarde! Meu processo entrou na bolinho 7 marrom no sábado, gostaria de saber qual seria o meu melhor próximo passo, por gentileza... Seria melhor eu já tirar o Cartão Cidadão/Passaporte agora ou seria melhor eu esperar me casar, que vai ser agora em Dezembro, e depois tirar esses documentos, pois pelo o que me recordo eu teria que Transcrever o Casamento, seria isso?
Estou vendo que agora teremos que verificar os atos praticados pelos cartórios antes de enviar os documentos para Portugal. Inacreditável isso que aconteceu com a @robertaribeirog... Colocaram um selo em que estava excluído ou, o que seria pior, excluíram depois.
Meu entendimento é de que houve realmente algum problema por parte do pessoal do Cartório ao registrar no sistema do TJ as informações sobre o(s) ato(s) realizados e pagos por você...O Cartório tem total responsabilidade sobre a questão...Cabendo ao Cartório resolver tudo sem nenhum custo para você...
Eu seguiria a recomendação do @Destefano ...E cobraria providências do Cartório...
PS...Tem um relato da @Leticialele aqui no Fórum acerca de um problema semelhante onde o "Aleatório do selo não correspondia...Etc...Etc...Etc..."...Se bem me recordo...O pessoal do Cartório teve que refazer a Certidão Sem ônus para o solicitante do documento...
Veja que ao ler o QRcode da certidão da minha prima aparece...:
Tipo de Ato
CERTIDÕES
Iniciais do Requerente
J.D.S.M. ***Exemplo JOÃO DA SILVA MEDEIROS
Número do CPF/CNPJ
12345678988
Na sua certidão aparece...:
Tipo de Ato
***EXCLUSÃO DO ATO
***EXATAMENTE O PROBLEMA MENCIONADO NA NOTIFICAÇÃO DA CONSERVATÓRIA E QUE GEROU A NOTIFICAÇÃO...ALÉM DA FALTA DAS INICIAIS DO NOME + CPF DO TITULAR DA CERTIDÃO NO COMPROVATIVO DO TJ...
Comentários
@Nandalobao Foi exatamente isso que fizemos, explicamos que meu bisavô estava em fase terminal de câncer quando descobriram a falta de registo de minha avó e anexamos o casamento dele com a declarante e também o óbito dele menos de 3 meses depois... funcionou a declaração.
@Rogeriof eu moro em Praia Grande SP se quiser te cedo meu endereço me chama no privado.
Bom dia @isabelfontinha
Não sei como chamar no privado por aqui, se não der, te passo o meu endereço de e-mail
@Rogeriof , tem que solicitar permissão ao @Admin
Rubens Cardia,por nada...obrigado.
Olá Pessoal!
Estou iniciando meu processo para tirar a cidadania após o meu irmão ter concluído a dele no final de 2018.
Gostaria de confirmar se os documentos ainda continuam o mesmos:
- Certidão de nascimento simples do português;
- Certidão de nascimento reprográfica de inteiro teor e apostilhada;
- Cópia do RG autenticado e apostilhado;
- Formulário 1C colorido frente e verso reconhecido por autenticidade;
- Copia simples do comprovante de pagamento de €175;
Meu
Boa noite pessoal
Na planilha, finalizou com despacho todo o mês de junho
Que coisa boa!
@paulicardoso
alguns detalhes:
- O pagamento por cartão virtual, se filho: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
- Se o português não foi o declarante antes de 1 ano de idade, precisa ter feito a transcrição de casamento. Pode acontecer de seu irmão ter sido declarado pelo português, e você não. Cada caso pode ser ligeiramente diferente.
- Se você for mulher e for casada, incluir uma certidão de casamento em inteiro teor certificada, para comprovar a mudança de nome do RG
Enviar por DHL-express para o ACP.
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849
@Rogeriof
Interessante. Vou fazer uma boa verificação depois.
Todos os que foram aprovados devem receber o assento antes do natal. Muitos Tugas são esperados.
@Rogeralv o meu foi alterado por outra pessoa como "despacho dia 24/11" mas só foi aprovado hoje, dia 29/11. Agora sim a planilha está certa!
Agora precisava de uma ajuda com o processo do meu irmão (linha 70). A carta chegou com a seguinte informação:
O que na prática isso quer dizer? e o que é preciso fazer?
Pois, junto com esse apostilamento, outros foram feitos no mesmo local para as cidadanias aprovadas em 09/11...
Obrigada a todos
@Leticialele , @gandalf
Desculpem a demora no retorno, estava procurando reunir o máximo de informações possíveis, se alguém puder me ajudar a encontrar essa certidão, ficaria muito grato.. lá vai..
Segue abaixo os dados que possuo, e desde já agradeço:
Preciso localizar a certidão de casamento de: Norberto Ferreira e Maria de Jesus Ferreira, portugueses e possivelmente casados ainda em Portugal..
Filiação DELE: Manoel Ferreira e Maria do Ceo Ferreira
Filiação DELA: José Lopes Jacyntho e Rosalina de Jesus.
Essas informações tirei do registro de nascimento da minha avó, a qual estou buscando a cidadania, e está sendo feito pelo lado DELE, o Norberto, pai da minha avó Alzira.
Tenho mais algumas informações dele que talvez consigam ajudar vcs a me ajudarem. Segue:
Norberto nascido no dia 12/01/1880, em Vila da Igreja, Satão (Viseu)
Em 13/03/1962 ele faleceu aqui no Brasil, e na certidão de óbito dele, consta a filha mais velha com 54 anos de idade. Seguindo essa informação, se correta, a filha mais velha do casal nasceu em 1908. Conforme algumas informações que obtive, parece que essa filha mais velha nasceu nesse mesmo lugar onde nasceu meu bisavô, o Norberto.
@robertaribeirog
Seria interessante, se você tem cópia da certidão antes de ter mandado, verificar a autenticidade do selo no site do tribunal. Após isso vá no cartório e peça pra eles corrigirem a informação. Eu pegaria nova certidão apostilada pra não perder tempo.
@Rogeriof já providenciei outra certidão. Mas a consultar o selo aparece-me isto:
eu nunca consultei nenhum selo para saber a mensagem que aparece...
@Rubens Cardia @Destefano @gandalf
a declaração será informando o que meu pai e minha avó contaram.
Disseram que na época era uma prática comum no interior registrar crianças já grande, pois não era exigido documentos para frequentar escola, ir a médico ou qualquer outra necessidade.
E que era comum também os pais registrarem vários filhos de uma única vez, ou quando se exigia o documento por algum motivo.
Foi o caso do meu pai, foi registrado com quase 14 anos. Minha avó levou ele e outros 3 irmãos de uma única vez... Rsrsrsrs
Nenhum dos 09 filhos dela tiveram registro antes dos 5 anos.
Eu espero que funcione. Tensa com isso...
Mais uma bolinha 6 verde !! Processo recebido em 06/07/21 despachado hoje! ;)
@ARGMonteiro o que estou no aguardo chegou e a senha tb no mesmo dia que o seu, está logo acima do seu na planilha. Ansiedade disparou agora pq possivelmente está pertinho! Kkkk
@Rogeriof me passa seu email
@robertaribeirog ...
Salvo engano...Essa consulta que você apresentou acima foi feita pela leitura do selo de reconhecimento da assinatura do escrevente...Nessa consulta não aparece mesmo nenhuma referência ao requerente...
A referência ao requerente aparece quando é feita a consulta pelo QRcode da Certidão...Como consta abaixo...:
Nome da Serventia
"IDENTIFICAÇÃO DO CARTÓRIO"
Tipo de Ato
CERTIDÕES
Iniciais do Requerente
J.D.S.M. ***Exemplo JOÃO DA SILVA MEDEIROS
Número do CPF/CNPJ
12345678988
Data e Hora do ato praticado
29/11/2021
Valor do Ato
70,99
Você tem ou não uma cópia da Certidão enviada...???
Se tiver uma cópia é só fazer como o @Rogeriof te orientou...Solicite ao cartório que faça uma consulta...E se houver problemas...Peça que façam a correção das informações referentes à Certidão no sistema...Conseguindo realizar a consulta do QRcode com sucesso...É só enviar para a Conservatória...
Mesmo na cópia da Certidão é possível fazer a consulta...Eu acabei de consultar um QRcode de uma cópia de uma Certidão de Nascimento de minha prima cujo processo está em Lisboa desde o início deste ano...E aparecem todos esses dados dela na consulta...
@Nilton Hessel tenho sim... Consegui agora ler o QRCode e aparece tudo, a certidão de nascimento, o apostilamento...
EDIT. - Consegui!!!
@isabelfontinha
Bom dia.
Já mandei pra ti.
Legal o pessoal estar colocando no campo observações da planilha atualização de bolinhas verdes, isso dá uma ideia de como estão andando as coisas na conservatória.
Além disso dá um baita ânimo ;)
Bom dia! Sou novo por aqui, como funcionam as planilhas?
O processo do meu avô foi recebido na ACP dia 29/09 e ainda só o número 1 está verde! Gostaria de saber quanto tempo mais o menos a ACP está demorando para analisar os processos?
Ja é o segundo processo que estou fazendo pela ACP. O primeiro foi da minha bisavó ( viva e filha de portugueses) agora estou no do meu avô!
Onde encontro a planilha com a data dos processos?
@IgorMolina
Os processos no ACP levam em média 6 meses para emitir o assento.
Você pode inserir os dados que possui de seu processo na planilha, lá no final abaixo da linha amarela, depois um dos administradores vai colocar a linha no local correto. Tem que ter todos os dados, observe colocar o número do processo no formato dos demais, omitindo alguns algarismos no formato xxx/2021.
Segue o link da planilha
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908
Pessoal!!! só estou passando pra contar pra vcs que meu processo está na fase "TERMINADO". Nem acredito que meu dia chegou!!!
Eu queria agradecer imensamente os moderadores e demais participantes do grupo!!! E quero deixar registrado que esse forum é sucesso demais!!!! Para quem está começando agora, colem nesse pessoal aqui e leiam todas as informações!!! Consegui tudo por aqui!!!! Obrigada, obrigada e obrigada!!!!! @Leticialele @gandalf @Vlad Pen
Observações: enviei em 05/07; senha enviada em 12/07; foi registrado em 16/11 e hoje, 29/11, foi aprovado e está aguardando a criação do Registro.
Estou na expectativa que o registro saia ainda este ano! não sei o prazo, mas tomara que dê certo, pois já agendei minha visita ao consulado de BH!!!!!!
Olá, boa tarde! Meu processo entrou na bolinho 7 marrom no sábado, gostaria de saber qual seria o meu melhor próximo passo, por gentileza... Seria melhor eu já tirar o Cartão Cidadão/Passaporte agora ou seria melhor eu esperar me casar, que vai ser agora em Dezembro, e depois tirar esses documentos, pois pelo o que me recordo eu teria que Transcrever o Casamento, seria isso?
@robertaribeirog
Seu selo de fato está com problemas. Vá ao cartório e explique a situação ou peça uma nova.
Estou vendo que agora teremos que verificar os atos praticados pelos cartórios antes de enviar os documentos para Portugal. Inacreditável isso que aconteceu com a @robertaribeirog... Colocaram um selo em que estava excluído ou, o que seria pior, excluíram depois.
@Nandalobao
Como eu imagina e tinha te dito anteriormente. Boa sorte. Vai dar tudo certo.
@robertaribeirog ...
Meu entendimento é de que houve realmente algum problema por parte do pessoal do Cartório ao registrar no sistema do TJ as informações sobre o(s) ato(s) realizados e pagos por você...O Cartório tem total responsabilidade sobre a questão...Cabendo ao Cartório resolver tudo sem nenhum custo para você...
Eu seguiria a recomendação do @Destefano ...E cobraria providências do Cartório...
PS...Tem um relato da @Leticialele aqui no Fórum acerca de um problema semelhante onde o "Aleatório do selo não correspondia...Etc...Etc...Etc..."...Se bem me recordo...O pessoal do Cartório teve que refazer a Certidão Sem ônus para o solicitante do documento...
Veja que ao ler o QRcode da certidão da minha prima aparece...:
Tipo de Ato
CERTIDÕES
Iniciais do Requerente
J.D.S.M. ***Exemplo JOÃO DA SILVA MEDEIROS
Número do CPF/CNPJ
12345678988
Na sua certidão aparece...:
Tipo de Ato
***EXCLUSÃO DO ATO
***EXATAMENTE O PROBLEMA MENCIONADO NA NOTIFICAÇÃO DA CONSERVATÓRIA E QUE GEROU A NOTIFICAÇÃO...ALÉM DA FALTA DAS INICIAIS DO NOME + CPF DO TITULAR DA CERTIDÃO NO COMPROVATIVO DO TJ...