Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1105910601062106410651461

Comentários

  • @gandalf , coloquei no local errado?

  • editado November 2021

    @Leticialele Não. Eu postei no tópico errado. Quando percebi, queria só apagar o post. :-)

  • @Nandalobao @Matheushen eu estou igual a vocês na expectativa de a qualquer momento pular para a bolinha 6 kkkk isso é enlouquecedor kkkkkk quase uma obsessão.

  • Bom dia caros. O processo do meu filho está na bolinha 4 desde dia 17. Observei que vários processos com numeração maior já foram a despacho. Como proceder para ver se caiu em exigência? Ou devo esperar?

  • @Regiani Scharlack se a bolinha estiver verde, acho que é só esperar... Mas se tiver outra cor, possa ser que tenha caído em exigência.

  • A bolinha está laranja

  • @Regiani Scharlack , mais importante que a cor da bolinha é o que está escrito embaixo!!

  • Bom dia, alguem esta com dificuldades de acessar o site para consulta do processo: https://nacionalidade.justica.gov.pt/

  • @isabelfontinha , sim, parece estar fora do ar.

  • @Leticialele obrigada, eu imaginei isso, espero que o final da tarde seja de boas novas para todos que aguardam ansiosos por bolinhas 6 e 7.

    

  • Olá! Estou com todos os documentos prontos para o pedido de nacionalidade do meu filho (menor), ia enviar hj para Tondela, mas parece que estão sem conservador, como está a ACP para menores? Também dão prioridade?

  • @Ricardo M Rocha


    Pelo que acompanho, o processo de filho menores está levando em média 2 meses. Eu aconselharia enviar para ACP

  • Ola pessoal, tudo bem? Voltando para atualizar que o pedido de atribuição da minha tia já foi enviado para PT via DHL, estou aguardando o retorno do ACP com o número do processo. Agora darei entrada no meu, pois estava aguardando o recebimento das certidões. Tenho duas dúvidas (uma na verdade é só uma confirmação)

    1) Preciso assinar o requerimento, e como disse anteriormente, não moro no Brasil, moro na Holanda, então devo assinar no balcão do Consulado Português, correto? Mesmo não sendo portuguesa. (Essa dúvida é se teria que reconhecer minha assinatura no Consulado Português ou Brasileiro).

    2) Preciso encaminhar uma cópia do meu documento de identificação. Meu passaporte atual foi emitido aqui no consulado brasileiro na Holanda, uma cópia autenticada do mesmo seria válido? Ou preciso enviar meu RG (por exemplo) para o Brasil e fazer uma cópia autenticada e apostilada (o consulado brasileiro não apostila documentos, apenas autentica copias).

    Muito obrigada pela ajuda ;)

  • Boa tarde,

    Estou buscando informações e reunindo documentos para fazer o pedido de nacionalidade. Sou bisneto de português, então iniciarei pelo processo de minha avó.

    Pelo que já li, é interessante realizar o processo enviando a documentação para o ACP, que é o objeto de discussão deste tópico. Se possível, poderiam me tirar algumas dúvidas?

    1 - Antes de iniciar o processo, devemos (ou podemos) entrar em contato com a ACP de alguma forma (e-mail)?

    2 - Já li em alguns lugares que o formulário 1C é recebido após o pagamento de taxa. O formulário presente no link https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos também pode ser utilizado?

    Obrigado desde já!

  • @luis_andrada Olá. Como sua avó é filha de português (esa) o meio mais rápido é sim o ACP. Não tem necessidade de entrar em contato prévio com eles, basta envelopar todos os documentos e enviar. Dhl é melhor opção que os correios. Quanto ao formulário 1C, ele será disponibilizado após o pagamento via o link, pois será gerado um código de pagamento que estará associado ao formulário.

  • editado November 2021

    @Barbara Costa

    1) Preciso assinar o requerimento, e como disse anteriormente, não moro no Brasil, moro na Holanda, então devo assinar no balcão do Consulado Português, correto? Mesmo não sendo portuguesa. (Essa dúvida é se teria que reconhecer minha assinatura no Consulado Português ou Brasileiro). Tem que assinar no Consulado Português, na frente de um funcionário.

    2) Preciso encaminhar uma cópia do meu documento de identificação. Meu passaporte atual foi emitido aqui no consulado brasileiro na Holanda, uma cópia autenticada do mesmo seria válido? Ou preciso enviar meu RG (por exemplo) para o Brasil e fazer uma cópia autenticada e apostilada (o consulado brasileiro não apostila documentos, apenas autentica copias). Só mande o passaporte se tiver filiação. Se não tiver, tire cópia do RG (ou do passaporte), autentique no Consulado Português.

  • editado November 2021

    @Leticialele e @Rubens Cardia, muito obrigado pelas informações.

    1 - Acerca dos documentos necessários, ainda estou verificando como posso obter a certidão de nascimento do meu bisavô. Acredito que seja o único documento que me falta. A lista dos documentos necessários é a presente no link https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues , certo?

    2 - Além disso, como já estava reunindo documentos há algum tempo (e fui impedido de continuar devido a situação da pandemia), a certidão de nascimento da minha avó foi apostilhada em Janeiro/21. Devo ter algum problema acerca da validade? Acredito que seja válido por 1 ano, certo?

    3 - Existe alguma forma de verificar se os meus documentos estão 'OK' antes de enviá-los para a ACP, a fim de minimizar problemas?

    Obrigado!

  • @luis_andrada , a certidão de seu bisavô é o documento fundamental para o processo. Em que ano ele nasceu?

    Se foi após 1911, peça pelo civil online. Confirmado o pagamento, recebe o link para a certidão, em até 24h

  • @Leticialele

    Não tenho certeza, mas acredito que tenha sido antes de 1911.

    Na verdade, um dos irmãos da minha avó já obteve a nacionalidade portuguesa, o que me deixa mais tranquilo. Irei entrar em contato para obter informações sobre a certidão do meu bisavó, que foi necessário no processo dele.

  • Bom dia,tenho uma dúvida.

    Gostaria de saber como funciona o pagamento para atribuição de filho de 175 euros através de vale postal para Conservatória do Porto?

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • @Mauro Porto o fórum tem nos aconselhado o pagamento pelo cartão de crédito. É sempre o mais seguro, além de já sair o número no próprio formulário. Se tiver no Brasil, tem o problema do cambio e em encontrar Correio que aceite fazer. Se estiver em PT, o CTT só emite VP nominal.

  • editado November 2021

    @Regiani Scharlack

    Bolinha-6 marrom é bom, estão trabalhando nele. Bolinha-4 laranja é ruim. Veja a diferença aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    Pelo tempo está normal, e deve ter a aprovação até sexta dessa semana, 26/11. Esse é o momento da decisão sobre o processo. Se estiver tudo bem aprova com a bolinha-6 verde. Se faltar alguma coisa, terá uma exigência de documentação suplementar com a bolinha-4 laranja.

    Nesse último caso, ligue na Linha de Registos para que leiam a exigência para você. Papel e lápis pra anotar tudo o que dizem.

  • Bom dia a todos!!!!

    O site da justiça.gov.pt voltou aí pra alguém? Aqui continua dando erro na busca.

  • @patimartin

    Aqui, nada. Está há um bom tempo sem funcionar, né? Torcendo aqui para mudarem o sistema para constar mais informações. rsrs

  • @Destefano

    entao rs tomara que volte com mais informações e com a aprovação de todos os ansiosos (como eu) que passam o dia dando f5 kkkkkk

  • @patimartin

    Então troque para Shift + F5. Senão você está vendo a mesma informação já armazenada no "cache" de seu computador.


    aqui: https://qastack.com.br/programming/20569394/whats-the-difference-between-f5-refresh-and-shiftf5-in-google-chrome-browser

    Resp-16: A diferença não é apenas para o Chrome, mas para a maioria dos navegadores da web.

    F5 atualiza a página da web e freqüentemente recarrega a mesma página do conteúdo em cache do navegador da web. No entanto, o recarregamento do cache sempre não é garantido e também depende da expiração do cache.

    Shift + F5 força o navegador da web a ignorar seu conteúdo em cache e recuperar uma nova cópia da página da web no navegador.

    Shift + F5 garante o carregamento dos conteúdos mais recentes da página da web.

    No entanto, dependendo do tamanho da página, geralmente é mais lento do que F5.

    Atualização: "os atalhos do Chrome 'Ctrl + F5' ou 'Shift + F5' não recarregam mais a página do Chrome. As únicas opções que funcionam para recarregar a página são Ctrl + r (que recarrega a página atual) e Ctrl + shift + r (que recarrega a página atual, ignorando o conteúdo em cache). "

  • muito obrigada @gandalf

    obrigada por aturarem nossos surtos de curiosidade também hahahahah

  • Oi @gandalf , na verdade o processo de meu pai caiu em exigência devido a divergências em nomes dele, do pai e da mãe, o que dificultou provar a filiação, além de minha avó ter sido registada pela mãe brasileira e não termos a averbação do casamento... tivemos de buscar inúmeras certidões em Portugal para comprovar a linhagem, além de informar que meu primo já era naturalizado, quanto a ligação efetiva, essa estava fácil, pois meus pais viajavam a Portugal a cada 2 anos....

  • @allanmrg muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.