Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1191192194196197315

Comentários

  • Pessoal tenho acompanhado as perguntas e respostas deste topico, estou iniciando o meu processo de aquisição como marido. Até o momento solicitei minhas certidões de nascimento (repografica e digitalizada inteiro teor - Enviarei ambas para nao ter problemas de possivel dificuldade de interpletação da repografica). Ja tive meu assento de casamento confirmado em Portugal e Assento de nascimento de minha esposa ja consta averbação, porem so tenho em maõs o assentamento de nascimento dela com nome de solteira. Gostaria de saber:

    1) Apenas com os numeros dos assentamentos de nascimento e casamento daria para iniciar o processo?

    2) No formulario tem espaço para informar os numeros?

    Ja tenho 32 anos de casamento e temos 2 filhos em processo de Atribuição, pretendo juntar tambem o print de consulta dos processos deles, como li nas questões anteriores poderá ajudar.

    Fico no aguardo de resposta,

    Obrigado,

    Wesley.

  • @WESLEY , sim, pode apenas colocar os números, tanto da certidão de nascimento quanto da de casamento.

    A ligação efetiva à comunidade portuguesa (marque sim) são os 32 anos de casados! Não precisa ter filhos atribuídos!!

    Olhe o Formulário - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=2019-06-06-151616-710

  • Obrigado Leticialele pela resposta... Pelo que vi no no formulario existe espaço apenas para o assento de nascimento onde é possivel colocar o numero certo? Porem não vi espaço para o assentamento de casamento embora no assentamento de nascimento segundo a Conservatória de Ovar o casamento já esta´averbado.... No quadro 4 item 3 de documentos juntados menciona a certidão de casamento, O que faço? deixo em branco? ou seria a certidão de casamento do Brasil?

    Leticia desculpe tantas perguntas, mas creio que irei fazer algumas outras mais... Rsrsrsrs....

    Obrigado pela atenção,

    Wesley.

  • @WESLEY , a certidão de casamento a ser juntada é a portuguesa, obtida após a transcrição! Mande cópia simples! Se não tiver, pode pedir pelo civil online , ao custo de 10 euros - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Quanto às perguntas, fique à vontade!

  • bom dia!

    Tenho a cidadania portuguesa e pretendo entrar com o processo de aquisição da nacionalidade para a minha esposa, porém ela é médica concursada das forças armadas. É possível dar entrada no processo, ou pelo fato de ter vinculo com forças armadas de outro país, isso seja um fator impeditivo?


    Grato.

  • @PauloBatista , servir voluntariamente às Forças Armadas é um impeditivo para a cidadania.

  • Amigos, tenho uma dúvida. Eu não enviei a certidão de casamento em Portugal. Enviei a certidão aqui do Brasil. Meu processo está na bolinha 4 marrom com os dizeres:

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."


    Será que preciso enviar a certidão de casamento em Portugal para complementar ou não é necessário?

    OBS. Sou casada desde 1996 e meus dois filhos já são portugueses.

  • @ChrisBrito21 se foi feita a transcrição, eles conseguem obter o assento pelo sistema mesmo, pois vai estar averbada no assento de nascimento do português

  • @gsilvestre sim, a transcrição foi feita. Muito obrigada!

  • Olá, pessoal. Depois de realizar a atribuição de avó do meu marido, da mãe dele, agora a dele está finalmente saindo. Acreditamos que deve concluir entre dezembro e janeiro. Após essa etapa gostaria de dar entrada na minha. Porém tenho as seguintes dúvidas:

    1 - Nós casamos no civil em 2015, já temos mais de 5 anos de casados, vou precisar transcrever esse casamento. Pode ser por Santos ou precisa ser lá em Portugal?

    2 - Não morei ou pretendo morar em Portugal. Ainda assim teria direito? Provavelmente vamos morar na Alemanha no próximo ano, que é UE, mas não sei se isso afeta.

    Obrigada

  • @Mariana Brandão

    1- pode ser por santos

    2- sim, tem direito

  • @Mariana Brandão :

    Pode transcrever o casamento em Santos.

    Não é necessário morar em Portugal para adquirir a nacionalidade por casamento. O vínculo com Portugal é o tempo de casamento - 3 anos com filhos atribuídos ou 6 anos em qualquer situação.

  • @gsilvestre quem não tem filhos só pode entrar após 6 anos de casado?

    Não vale os 3 com vínculos (morar em Portugal)?

    Obrigada

  • @Camile oliveira bom dia!


    Eu tinha alguns vínculos com Portugal (conta em banco, NIF, imóvel, várias viagens, etc) mas não filhos e nem residia em Portugal. Mesmo assim, qdo fiz 3 anos de casado, dei entrada no processo em dezembro/2019. O mesmo foi deferido em setembro/2021, quase dois anos depois de iniciar o processo. Aguardando agora a criação do registro de cidadão português.

  • Bom dia pessoal.

    Enviei os documentos da minha esposa via DHL e foi recebido dia 14/10 mas até agora não chegou minha chave de acesso.

    Eu liguei na linha de registros e falaram que não há nenhum registro no nome da minha esposa. E que pode demorar 3 meses para receber a senha, mas pelo que vi o pessoal ta recebendo bem antes. Alguém já passou por isso? Há algo que eu possa fazer? (como enviar o comprovante de entrega em algum e-mail, não sei)

    Obrigado

  • @bmartho espere pelo menos 30 dias para ligar e solicitar a senha de acesso...

  • @bmartho, o processo do meu marido foi recebido no início de novembro em Portugal e a senha chegou para mim em fevereiro. Porém, quando entrei no sistema para verificar o processo, já estava na bolinha 4 (marrom). Espera mais um pouquinho para ligar que eles tardam mas não falham. :)

  • @bmartho

    A CRCentrais está demorando cerca de 109 dias para numerar e mandar a senha. Aguarde pelo menos 4 meses antes de se preocupar.

  • Obrigado pessoal.

    Dá medo né? rs

    De ter acontecido algo e não ter dado certo.

    Mas obrigado, vou aguardar mais um tempo.

  • Bom dia.

    Nos últimos 3 dias não estou conseguindo informações sobre o procesdo de cidadania no site nacionalidade.justica.gov.pt.

    Fica girando.... e nada.

    Tentei em 2 PCs e no celular.

    Alguém mais está tendo dificuldades em acessar?

  • @Jose Geraldo , o site da nacionalidade não está funcionando!

  • Obrigado @Leticialele . Achei que era problema com o meu processo.

  • editado November 2021

    Pra mim também não estava funcionando, hoje já funcionou.

    https://nacionalidade.justica.gov.pt/

  • @ChrisBrito21 o do meu marido está na primeira bolinha desde janeiro :s

    se todo o processo dura 29 meses e já tem 11 meses na primera bolinha entao ira a acabar em cinco anos!

  • @Gustavo1510 na mesma por aquí. 11 meses na primeira bolinha

  • editado November 2021

    @LILIANA2105

    Se acalme, porque o processo de seu marido está previsto para Jan/2023.

    Nada vai mudar muito nos estados intermediários até chegar próximo dessa data. Poderá ter alguma movimentação interna, irrelevante. Verifique os dados na planilha, acompanhe e aguarde seus vizinhos próximos começarem a aprovar e depois concluir.

    Estão trabalhando os processos recebidos em maio/2020. O dele é fev/2021. Tem uns 9 meses pela frente ainda até aprovar, e depois mais 3 meses pra receber o assento. Isso se tudo der certo e não tiver nenhuma exigência, que você só saberá daqui há 9 meses.

    Paciência. É toda uma gestação. Hehe

    Linha 47, aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68

  • Boa tarde,

    Gostaria de uma informação, sou cidadã portuguesa e meu marido deu entrada na naturalização pelo casamento há um mês, no consulado de Chaves . Como faço para saber o número do processo para acompanhar o andamento?

  • @gandalf o meu é de 02/07/2020. Falta pouco! hahahaha

    Se Deus quiser, farei meu CC lá....

  • @AnaLucia_18 ...

    Algumas referências já bem conhecidas aqui no Fórum sobre "Aquisição pelo Casamento"...:

    1 - Processo desse tipo só é tratado pela CRC Centrais / Lisboa...

    2 - Processo com previsão de conclusão de 30 + meses...

    3 - Informação de Número de Processo + Chave Numérica é informada no email do requerente com (+ - ) 120 dias da data de chegada dos documentos ***EM LISBOA...

    ***Como vocês deram entrada em outra Conservatória em vez de enviar diretamente para Lisboa...Pode acrescentar mais um mês no prazo para receber o email com as informações do processo de seu marido...

    Boa Sorte...!!!

  • Boa tarde  @Leticialele 

    Recebi as minhas certidões de nascimento, Repografica e Digitalizada inteiro teor, requesitei ambas para não ter futuros problemas com exigencias devido a dificuldade de leitura da Repografica, vou apostilar ambas e autenticar. Tambem consegui com a conservatória a copia simples do assentamento de minha esposa com casamento averbado bem como como a certidão de casamento transcrita em Portugal. Tenho algumas duvidas e gostaria de uma sugestão sua:

    1) Os documentos que precisam ser apostilados são: Certidões de Nascimento e copia do RG, certo?

    2) No caso do RG fiquei na duvida sobre o tempo, o meu RG foi emitido em 1981, li algo sobre que não poderia ter mais de 10 anos, isso seria para copia do documento ou data de emissão do documento?

    3) Qual a melhor forma de pagamento, Vale Postal ou Cartão de Credito? Tenho medo que por Vale postal devido a desvalorização da moeda possa ter problemas...

    4) Poderia enviar o link para pagamento em cartão de credito?

    Tambem tenho duvidas em relação a morar em Portugal ou UE na condição de marido de Nacional. Tive uma oportunidade de emprego em Paris porem não sei se posso me canditar a vaga mesmo sabendo que minha esposa pode morar em qualquer país da UE, devido a minha condição de ainda não possuir um passaporte UE, voce poderia dar algum esclarecimento sobre isto?

    Obrigado,

    Wesley.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.