Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1190191193195196315

Comentários

  • @VMS :

    1 - quem assina o requerimento de transcrição de casamento para Santos? quem tem a cidadania (marido) ou a esposa? O marido português

    2 - quem assina o requerimento no pedido de cidadania que vai para Lisboa? A esposa, que será a Requerente

    3 - o RG a ser enviado para Lisboa é da esposa ou do marido( que tem cidadania portuguesa) - tem que ser autenticado ou certificado? qual a diferença entre certificado e autenticado? O RG é da Requerente (a esposa). Autenticado = certificado. A cópia do RG tem que ser autenticada e apostilada.

    Todos os documentos a serem mandados para Lisboa no processo de aquisição por casamento são da esposa brasileira.

    Do português, vai mandar apenas a certidão de nascimento com a averbação do casamento OU a certidão de nascimento portuguesa + Certidão de casamento portuguesa (obtida após a transcrição do casamento).

  • @VMS

    Observar que o RG de sua esposa tem que estar dentro do prazo de validade de 10 anos.

  • @Leticialele

    Leticia andei lendo em alguns posts que é preciso 06 anos de casada?

    em outros 03?

    Qual é realmente o exigido pela Conservatoria de Lisboa?

  • @VMS 3 anos, se tiverem filhos em comum que já fizeram o processo de nacionalidade

    6 anos, se não tiverem

  • @Leticialele

    Leticia

    Como posso saber se uma nacionalidade de neto ( obtida a mais de 10 anos) foi por aquisição ou atribuição?

    Existe alguma observação na certidão portuguesa?

    ou é pela idade em que o neto adquiriu a nacionalidade?

    Se foi aquisição é possível passar para esposa e para os filhos???

  • SteveSteve Member
    editado November 2021

    @VMS (editado - passei informação errada).

  • editado November 2021

    @VMS , essa cidadania para netos era concedida por aquisição, antes de 2017.

    Terá que fazer a convolação em atribuição.

    Pode ver aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11651/processos-de-conversao-para-netos-ja-naturalizados

  • @Leticialele

    Bom dia, Letícia!

    Acompanho o fórum há algum tempo e, por meio dele, consegui informações valiosas para preenchimento do formulário 3 para minha esposa, as quais sou profundamente grato. Mas, tenho algumas dúvidas finais sobre o processo de aquisição de cidadania portuguesa ao cônjuge.

    Eu tenho a cidadania portuguesa em razão do meu avô e meu casamento já foi averbado ao meu registro civil de nascimento português. Agora, gostaria de saber se devo apostilar os seguintes documentos no cartório de notas, que já estão autenticados:

    1) A certidão de inteiro teor de nascimento da minha esposa (reprográfica), devo apostilar?

    2) A certidão de antecedentes criminais emitido pela PF, devo apostilar?

    3) O Passaporte brasileiro da esposa, como documento comprovativo da nacionalidade estrangeira da esposa, devo apostilar?

    4) A Declaração das funções públicas (servidora pública estadual - TJE) como prova da natureza das funções exercidas, devo apostilar?

    5) O Documento de identidade (RG) da minha esposa, devo apostilar?

    Estou pensando, também, em encaminhar cópia autenticada de meu cartão cidadão português, em meio aos documentos. O que você acha? É válido?

    Por fim, sobre o quadro 2, item 6, do formulário 3, ao informar meu registro de nascimento português (feito, no passado, perante o consulado português), não sei qual quadrado marcar, se o da Conservatória do Registo Civil ou da Conservatória dos Registos Centrais.

    Desde já, obrigado pela atenção!

  • @ArturSaraiva :

    1) A certidão de inteiro teor de nascimento da minha esposa (reprográfica), devo apostilar? Sim

    2) A certidão de antecedentes criminais emitido pela PF, devo apostilar? Não, pois não tem assinatura. Imprima a certidão e, no verso, a validação. Os links estão na mesma página - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    3) O Passaporte brasileiro da esposa, como documento comprovativo da nacionalidade estrangeira da esposa, devo apostilar? Se vai mandar o RG, não precisa mandar cópia do passaporte!

    4) A Declaração das funções públicas (servidora pública estadual - TJE) como prova da natureza das funções exercidas, devo apostilar? Sim

    5) O Documento de identidade (RG) da minha esposa, devo apostilar? Sim

    Estou pensando, também, em encaminhar cópia autenticada de meu cartão cidadão português, em meio aos documentos. O que você acha? É válido? Não é necessário!

    Por fim, sobre o quadro 2, item 6, do formulário 3, ao informar meu registro de nascimento português (feito, no passado, perante o consulado português), não sei qual quadrado marcar, se o da Conservatória do Registo Civil ou da Conservatória dos Registos Centrais. Se você recebeu a cidadania por atribuição, o registo foi emitido pela Conservatória dos Registos centrais. Pode mandar cópia simples e deixar esse quadro em branco.

    Boa sorte!!

  • editado November 2021

    @Vansant @moraesricardode

    Se vocês teclarem @+gand vai aparecendo um pop-up com as opções. Quando aparecer o nome desejado, cliquem no nome, para que gere uma notificação no sino na tarja verde, no canto direito da tela. Senão fica o nome em texto normal, como ocorreu 2 paginas atrás.

    Sem notificação, a pessoa pode não ver e ficar sem resposta. No caso vocês deram sorte, e outra pessoa entrou e respondeu.

  • Olá a todos, primeiro agradeço os organizadores e moderadores pelo nobre trabalho em ajudar o próximo. Só tive coragem de encarar sozinho o processo de nacionalidade depois de muita leitura por aqui.

    • Dei entrada em meu processo em Dezembro de 2020 e desde então somente a bolinha 1 ficou verde. Sei que ainda tenho um longo caminho pela frente, mas é normal tanto tempo sem andamento?
    • Meu none no sistema está digitado errado, liguei para o atendimento e eles disseram que não há problema, procede?
    • Como posso entrar na planilha? Para quem envio os dados?

    muito obrigado, saúde e paz,

    Eduardo

  • @Eduardohca , o processo pelo casamento leva de 18 a 24 meses. É normal ficar na bolinha 1, verde, por muito tempo!! Relaxe!

    A planilha de processos por casamento está aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0

  • Muito obrigado @Leticialele , quanto ao nome incorreto no sistema de acompanhamento, acham que devo me preocupar?

    bom final de semana,

    Eduardo

  • @Silvana Asfora

    O seu marido está na "planilha de casamento"?

    Qual o nome dele, o número do processo, em que data os documentos foram entregues na conservatória, e do e-mail com a senha?

    A aprovação se dá com 550 dias, e o assento com 700 dias aproximadamente, contados desde a recepção do processo na conservatória. Se você diz que o seu tem 350 dias, ainda faltam uns 200 para "mudar de bolinha".

  • @Eduardohca

    Não se preocupe com isso. É apenas na consulta online. Os documentos sairão com o nome correto, de acordo com as certidões.

    Se estiver te incomodando muito, pode pedir que corrijam, mas não precisa. Eu deixaria. (rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt)

  • Obrigado@gandalf , agora é segurar a ansiedade, se Deus quiser até Dez/22 tenho tudo resolvido.

  • @Eduardohca

    Ponha os dados do processo na planilha, que lhe ajuda a ter uma visão de conjunto, o seu processo em relação a outros, https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0

  • Olá, quero pedir a gentileza de colocarem meus dados na planilha para acompanhamento. Não estou conseguindo.

    Alessandro Vieira

    Casamento

    Fiz por advogado, pelo crc lisboa.

    Entrada em 17 de junho 2021

    Senha de acesso em 23 de julho 2021

    Ainda na fase 1 até hoje.

    Obrigado pela ajuda

  • Esqueci de informar o número do processo

    782xx/2021

  • Bom dia @gandalf! Ele está sim na planilha. O nome é Douglas e deu entrada em novembro do ano passado. Costumo acompanhar para ver se os "vizinhos de planilha" mudaram de status, mas estou percebendo que o negócio é lento mesmo. Não temos pressa, pois não há intenção de ir a Portugal agora. Mas mesmo assim é um alívio quando o processo é concluído. Foi assim com o meu e dos meus filhos e agora fico ansiosa para que o dele seja concluído também (rsrs) Obrigada pela resposta! Seguirei paciente e acompanhando tudo por aqui.

  • @Silvana Asfora

    Poderia então confirmar o número do processo? Ou o número está errado, ou a data está errada. Como recebeu a senha, por e-mail?

  • @gandalf, resgatei o histórico agora. O processo foi recebido em Portugal no dia 30/10/20 conforme e-mail da DHL e a senha só chegou por e-mail pra mim em 25/02/2021. Enviarei por mensagem o número do processo dele.

  • @gandalf , retificando, meu processo foi enviado em 30/10 e recebido pelas CRCentrais em 06/11/20. A numeração foi enviada apenas em fevereiro por e-mail e o número do processo está correto. Eu ia te passar o número completo, mas não consegui enviar mensagem. Mas é isso mesmo. Vi realmente que está diferente dos vizinhos, mas foi esse o número que me passaram.

  • @Silvana Asfora

    Não precisa (e não deve) mandar o número todo. É curioso que o seu número de processo seja assim. Esse era o número de processos 3 meses antes, no início de Agosto. O sistema vai registrando os números sequencialmente.

    Mas você diz que chegou lá em 06/11. OK.

  • Em novembro de 2021 fez um ano que minha advogada deu entrada no meu processo de cidadania pelo casamento, e dia 09/12/2021 irá completar 1 ano que a Conservatória de Lisboa recepcionou o processo. Na consulta efetuada no site, ainda está na primeira bolinha (verde) essa demora é normal? Se alguém passou por isso por favor me responda. A consulta é muito falha pois a bolinha não sai do lugar.

  • @gandalf , percebi isso também, depois que você falou. Mas, curiosamente, são esses mesmos o número e a data.

    @Gustavo1510 , o processo do meu marido foi iniciado um mês antes do seu. Ele saiu da bolinha 01 logo no início, mas parou na bolinha 04 para sempre... Se seu processo estiver na planilha, você consegue se situar pelos processos mais próximos. Acho uma iniciativa muito legal e ajuda a entender melhor o que está acontecendo.

  • @Eduardohca Bom dia Eduardo, o meu processo a advogada deu entrada em uma conservatória no interior de Portugal em 9/12/2020, eles encaminharam para a Conservatória em Lisboa e foi recepcionado provavelmente em janeiro de 2021. Até hoje está na bolinha verde, resolvi entregar nas mãos de Deus pois demora mesmo! A cidadania da minha esposa levou 7 meses para sair, pois a mãe é portuguesa, só não saiu mais rápido pois o cartório no Brasil não respondia o e-mail que eles encaminharam para confirmação da certidão de nascimento de inteiro teor. O prazo era mais ou menos 4 meses. O do meu filho saiu em 90 dias (menor de idade). Essa consulta é bem ruim!!!! Alguém sabe me informar como consigo obter a data de recebimento do processo? Pois no meu aparece somente o ano e o número.

  • @Gustavo1510 a data de recebimento você precisa perguntar para a advogada... geralmente, as pessoas sabem por causa do rastreamento dos correios/dhl

  • @Silvana Asfora meu processo chegou lá em 02/07/2020 e morreu na bolinha 4 em março deste ano. KKKKK

  • @ChrisBrito21 , não sei se isso me consola ou se me assusta! kkkkkkk! Mas vamos que vamos que um dia acaba! :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.