Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1305306308310311648

Comentários

  • editado October 2021

    @fabricio_gm

    Fabrício, creio que sua pergunta tem a ver com o processo de Paulo Marques. Você também já perguntou na planilha.

    Não adianta ficar mandando e-mails pra todo lado. Só atrasa o serviço porque têm que parar para verificar.

    Os processos na CRCentrais estão levando 90 dias pra numerar. O seu pai tem 82 dias. Aguarde mais 2 ou 3 semanas no mínimo. vá olhando seu Inbox e seu Spam. Entenda que o processo de netos leva 3 anos. Nada vai mudar em menos de 2 anos. Vai ficar clicando e clicando e nada muda. Uma vez na vida outra na morte alguma bolinha muda. Tem que se acalmar.

    Pra você só interessa quando mandarem a senha (numerou), quando a bolinha-6 ficar verde (aprovou) ou a bolinha-4 ficar laranja (exigência), mas esses dois só vai acontecer daqui há 2 anos. E por último bolinha-7 verde (concluído) quando seu pai passará a ser português. Nesse meio tempo, leia todas as páginas desse post

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    Busquei no histórico de edições da célula, e aquela ali já iniciou com "Despacho". Ela nunca esteve como "Pendente". Talvez tenha feito na linha logo abaixo, por engano. Eu mudei para "Recebido", que é o status atual. Com isso ela não mais pede a data, ficando em vermelho.

  • Aos que estão ansiosos pela numeração do processo, o meu chegou em Lisboa 19/07 (91 dias hoje), e ainda não recebi a senha de acesso também.

    Sigo esperando hahah (Nao mandei nenhum e-mail). Vamos ver se me enviam nas próximas semanas..

  • Olá! sou novo no fórum e gostaria de tirar uma dúvida se possível. Meu pais esta fazendo o processo de atribuição de neto. No dia de hoje o processo dele entrou na fase 6-Marrom.

    Minha dúvida é se é possível, o processo ainda cair em exigência ou não. Teoricamente a fase de analisar a documentação ja foi feita correto? pois a bolinha 5 ja se encontra verde. Minha dúvida é no sentido de se for possível ainda entrar em exigência, quais e exigências acontecem tipicamente na fase 6 marrom? Quero dar entrada no processo de filho assim que meu pai terminar o processo como neto.

    Obrigado :)

  • @gandalf @Leticialele e demais colegas foristas,

    Boa tarde à todos,

    Enviei meu processo no início de dez/20. Foi numerado (bolinha 1 verde) em Jan/21.

    A partir daí nada mudou. Vi em outra postagem que os processos estão a demorar 3+ anos para a conclusão e emissão do assento. O prazo apresentado pelo MJ seria de 09 a 11 meses para esta fase. E de 24 a 29 meses para a conclusão. Fiquei em dúvida.

    Quanto tempo, em média, demora-se para o processo mudar de fase? Já preenchi a planilha, não tenho prioridade etária. E qual a estimativa real para a conclusão? Alguém sabe?

    Aproveito para agradecer a todos deste fórum ( em especial os marcados neste post) pela gentileza e disponibilidade com que atendem e respondem. Vcs são muito generosos e merecem nossa gratidão.

  • Olá pessoal,

    Os processos estão levando de 2 a 3 anos para serem concluído?

    Se sim, há algum problema de enviar a CNH com vencimento 04/2023? Pretendo enviar o processo do meu primo até o fim deste mês .

  • @Leticialele,

    tudo bem?

    Já fiz as retificações necessárias, agora, gostaria de conferir o rol de documentos necessários:

    1 - Assento da Universidade de Coimbra do português falecido, nascido antes de 1911,em papel e certificada (averbação do casamento já feita)

    2 - Certidão de nascimento inteiro teor da filha brasileira e falecida do português DIGITADA OU REPROGRÁFICA??? e apostilada E

    Segunda via de certidão de casamento da filha do português apostilada (comprovar alteração nome casada)

    4 - Certidão de nascimento inteiro teor do requerente, neto brasileiro do português, digitada e reprográfica, apostiladas

    5 - RG (menos de 10 anos) autenticado e apostilado, preto e branco

    6 - antecedentes criminais com validação

    7- formulário 1D preenchido e assinado com firma reconhecida da assinatura

    8 - cópia impressa do email do pagamento 175 euros

    Como o requerente é brasileiro a língua é presumida, é isso mesmo?

    Muito obrigada

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @Fabiana2023

    Boa noite,

    A Letícia não participará do fórum por um tempo devido a problemas pessoais.

    Mas, vou dar minha opinião:

    1 - certo;

    2 - No site do IRN fala por fotocópia. Mas vários foristas (inclusive a @Leticialele ) disseram que conseguiram sem problemas com a digitada. Qualquer dos 2 modelos a ser escolhido, a certidão sempre será apostilada;

    3 - Certo. Muitos foristas defendem a desnecessidade da apostila na certidão de casamento em caso de mudança de nome e disseram que o processo não caiu em exigência por causa disso. Peça a certidão de casamento em inteiro teor (digitada). Se já apostilou não há problemas;

    4 - Não precisa mandar duas. Só mande as duas se a reprográfica estiver ilegivel. A que tem que ser enviada é a reprografica apostilada;

    5 - certo. Até hoje não houve relatos de exigência pelo Rg ser colorido ou não;

    6 - certo. Antecedentes na frente e validação no verso;

    7 - certo. O reconhecimento tem que ser POR AUTENTICIDADE feito em cartório ou no Consulado da sua área;

    8 - certo.

    E o conhecimento da língua é presumido em países lusófonos, como o Brasil.

  • @guimoss @Leticialele

    Cacetada, agora fiquei preocupado, espero que esteja tudo bem com ela e com a família.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @LeoSantos @Leticialele

    Também fiquei preocupado.

    Vamos esperar e torcer para que tudo fique bem.

    Abraços

  • @guimoss

    Vocês se preocupam por tudo. Eu disse motivos pessoais (não mencionei problemas). E não fiquem especulando quais seriam, ela mesma dirá se quiser, quando quiser. Enquanto isso eu voltarei a ficar um pouco mais ativo.

  • @Raphael_Almeida O processo do meu pai está na mesma situação. Bolinha 6 laranja a 1 mês. Não sei se há a possibilidade de cair em exigência novamente mas provavelmente não. O processo já leva 2 anos e 2 meses.

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @gandalf @LeoSantos

    A @Leticialele é uma parte importante desse fórum e uma pessoa sensacional por ajudar várias pessoas por aqui a conseguir a nacionalidade.

    É normal a preocupação e mesmo que eu tenha trocado "motivos" por "problemas" não afeta em um milímetro o carinho e afeição que as pessoas (eu me incluo aqui) sentem por ela.

    Não quis assustar ninguém, falar algo indevido ou quebrar a privacidade dela. Só quis informar, assim como você me informou.

    Em nenhum momento especulei sobre nada, nem me estendi no assunto e nunca faltaria com respeito a qualquer membro desse fórum.

    Só quis expressar meu carinho e desejar um breve retorno de uma pessoa que se tornou para mim (e tenho certeza que para muitos por aqui), uma amiga querida.

  • @gabrielsfc123

    o processo do meu pai entrou hoje na bolinha laranja. Completou 2 anos na semana passada. Pelo que tenho lido aqui no fórum, da 6 até a 7 laranja não demora tanto. Mas da 7 laranja até ficar verde acho que ainda vai uns 100epooucos dias! ;/ Meu medo era a possiblidade de ainda ser possível na etapa 6 cair em exigência e demorar ainda mais. Vamos torcer pra que não de errado, boa sorte no teu processo!

  • @gandalf tudo bem? pode me ajudar com a minha dúvida? acho que é a mesma do @gabrielsfc123

  • @gabrielsfc123

    cara agora que vi, a bolinha do processo do meu pai não ficou laranja, ficou marrom...escrevi errado....a do seu ficou laranja? pq laranja é quando tem exigência né?

  • @Raphael_Almeida @gabrielsfc123

    Nenhum dos dois processos estão na planilha de netos, e não tem dados suficientes para fazer uma análise.

    A única bolinha que fica laranja é a bolinha-4 quando há exigência. A cor é diferente do marrom, quando está em andamento. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260029/#Comment_260029

    Leiam desde o primeiro post para entender melhor como funcionam as tais bolinhas. Quanto ao tempo, eu não arriscaria previsão sem os dados estarem bem descritos e claros na planilha.

  • gabrielsfc123gabrielsfc123 Member
    editado October 2021

    @Raphael_Almeida No caso, o processo do meu pai caiu em exigência na bolinha 4 laranja. Foi enviado o que faltava e avançou para a bolinha 6 marrom (aguardando decisão final e despacho), lugar que ainda está a 1 mês.

    Pretendo voltar a morar na Europa ano que vem, agora como cidadão e não estudante mas estou vendo que os prazos estão aumentando mais. Tinha expectativa da do meu pai sair até final desse ano e o meu sair no max até julho mas vi que vai ser difícil.

    Apenas aguardar e vê se algo se adianta. Boa sorte para nós

  • @gandalf e @ericpt

    muito obrigado pelas sua respostas. Eu me inscrevi hoje no forum por isso nâo tem os dados la na planilha. Eu posso colocar eu mesmo ou tenho que passar as informaçœs para alguém daqui? Obrigado

  • @gabrielsfc123

    exatamente o mesmo que eu hehehe Acredito que quando formos fazer o nosso de filhos é geralmente mais ràpido, porém acho que só mesmo pro final do ano que vem. :/ imaginando que o do meu pai ainda leve uns 5 meses e depois mais 4 ou 5 o meu. Mas vamos torcer neh! Boa sorte pra nós o importante é que saia. 1 ano a mais ou a menos é chato mas, é o jeito ehehehe abraços

  • @ericpt

    eric, fui no link que vc me indicou e vi que o processo da sua mãe estava na 6 marrom em abril né? Ja foi finalizado? Qunto tempo mais ou menos demorou? Obrigado :)

  • @Raphael_Almeida

    Se souber usar planilhas pode incluir você mesmo.

    1) Pode inserir por ordem de data de recepção (inserir linha inteira, e clicar OK sem a caixinha marcada; preencher da esquerda para a direita os dados que já possui, e depois ir atualizando as datas de senha, despacho, conclusão, e status), ou

    2) incluir depois da última linha, e posteriormente será movido para a ordem certa por alguém (em particular quando ainda não tem os dados de NumProcesso, Nome, DataRecepcão), ou

    3) se escrever os dados aqui no fórum, e alguém eventualmente insere na planilha

    Pode informar aqui em formato livre, mais ou menos assim (de preferência numa linha, mas pode quebrar as linhas se preferir):

    Processo 123xx/21 netos art-1D, enviado por [DHL|CTT] em xx/xx/21; Recebido na CRCentrais de Lisboa xx/xx/21; Senha por e-mail em xx/xx/21; exigência xx/xx/21 pela certidão reprográfica, foi enviada a digitada; Despacho aprovado xx/xx/21; aguardando assento

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • @Raphael_Almeida

    Já foi aprovado sim :)

    Ficou 12 dias na bolinha 6 laranja e depois 3 meses para criação do registo.

    Mas me parece que esses prazos estão maiores agora.

  • @gandalf

    (Paulo, idade 62) Processo 710xx / 2019 netos art-1D, enviado por [pessoalmente] em 10/09/19;

    Recebido na CRCentrais de Lisboa 10/09/2019;

    Despacho (6) marrom em 18/10/21;

    acho que essas são as informações que eu tenho aqui. Vou tentar ver mais com meu pai e te envio.

  • @ericpt

    sim! infelizmente acho que agora esta demorando um pouco mais ;/

    vc fez a sua depois de finalizar a dela? quanto tempo demorou a sua?

  • @ericpt

    entendi.

    verdade nao tem muito o que fazer. Só esperar, mas é como você disse, o importante é o resultado final.

    boa sorte no seu processo de filho

  • @Raphael_Almeida

    Linha 138.

    Do ponto em que está pode ficar a bola-6 verde (aprovado), ou a bola-4 laranja (exigência). Em qualquer dos dois casos, por favor atualize na planilha. Se seguir a tendência, deve demorar ainda uns 6 meses. A previsão está para 11/Abril/2022.

    Seu processo é um dos que estava parado na prova de ligação efetiva, e passou a ser re-analisado à luz da mudança na lei. Já foi um grande ganho pra você. O que você usou como ligação efetiva?

  • @ericpt

    Não ponha informação de processo de filhos num tópico de netos. Confunde as pessoas. O andamento é muito diferente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.