Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1306307309311312660

Comentários

  • VefelVefel Member
    editado October 2021

    @gabrielsfc123

    Boa tarde, quanto tempo o seu processo ficou parado na bolinha 4 laranja (exigência)? Quanto tempo ela levou para mudar de status após satisfeita a exigência? Vc recebeu algum comunicado de que a exigência havia sido sanada? O processo da minha mãe está também em exigência, Já foi entregue o documento solicitado, mas a bolinha não mudou.

  • @gandalf

    como ligação efetiva foi enviado, participação em comunidade portuguesa, viagens regulares a portugal e conta bancària em portugal.

    porém meu pai não enviou o histórico escolar. Vc acredita que isso poderia ser uma exigência? Ou é presumido pelo fato de ser brasileiro.

    muito obrigado pela sua prestatividade e ajuda :)

  • @Raphael_Almeida

    Se o seu pai nasceu no BR (ou país de língua oficial portuguesa), o conhecimento da língua é presumido. Não precisa enviar comprovante.

  • JessicacostaJessicacosta Member
    editado October 2021

    @Leticialele


    Ola Leticia , esses dias você me respondeu uma duvida a respeito de uma retificação , acabei não perguntando uma coisa, pode me ajudar mais uma vez por favor

    No assento de Nascimento do Neto Consta nome da Avó Brasileira AVELINA DE JESUS e o correto como esta na transcrição de casamento portuguesa é AVELINA MARIA DE JESUS , Esqueceram de colocar o (Maria ) pode pedir para o cartório retificar incluindo esse Maria no nome ou não precisa ?

  • Prezados, a nacionalidade do pai de um amigo saiu (pediu como neto) saiu em setembro do ano passado, será que tenho que pedir convolação?

    Se sim, eu uso qual formulário pra esse pedido? o 1D?

  • @Jessicacosta

    Bom tarde,

    A relação de documentos para o pedido de netos se encontra na primeira página desse tópico.

    Se quiser, poste a lista de documentos que eu dou a minha opinião.

    Vc mencionou "neto" na sua mensagem.

    A não ser que ele tenha trocado de nome no casamento ou algum outro motivo, essa certidão não é necessária em um processo de netos.

    E depois do neto ter conseguido a nacionalidade, se ele foi o declarante do nascimento dos filhos até 1 ano após o nascimento, não haverá a necessidade de transcrever o casamento dele, se vc fizer pelo Porto.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @joannateixeira

    Com a mudança dos requisitos trazidos em 2015, regulamentados em 2017 e, praticamente, eliminados em 2020, o requerente recebia a opção de escolher qual procedimento adotar, isto é, antes ou depois de 2015 (exigência de vínculos).

    Se ele optou pelo rito de antes de 2015 (que era menos exigente), terá que fazer a convolação. Nesse caso, a nacionalidade seria por AQUISIÇÃO (=naturalizado).

    Somente após a convolação é que seria português nato.

    Se foi o rito de depois de 2015, e ele teve que comprovar os vínculos, não haverá necessidade, pois a nacionalidade, nesse caso, seria por atribuição.

  • JessicacostaJessicacosta Member
    editado October 2021

    @guimoss


    desculpa fiz a correção na postagem , o caso é Neto , não estou com duvida na relação de documentos , a duvida é se faz essa retificação incluindo o Maria no nome da avó ou não

  • @Jessicacosta

    Nas outras certidões brasileiras, como está a avelina está mencionada?

    O "Maria", a meu ver, é a segunda parte de um prenome com duas partes e o "de jesus", o sobrenome.

    Geralmente, era usado quando a pessoa era órfã.

    Se fosse sobrenome teria que retificar, mas como se trata de prenome, não.

    Mas tem que ver como está nas outras certidões, para ficar tudo igual.

  • @Jessicacosta

    Se já enviou, deixe correr. Retifique somente se pedirem.

    Se não enviou ainda, vá ao cartório, explique o erro, e pergunte o que precisaria para retificar. Se você tiver a certidão de casamento, eles podem fazer uma retificação administrativa, que demora umas 2 semanas.

    Em geral, tendo a transcrição de casamento correta, eles deixam passar às vezes, porque vai desaparecer na geração seguinte.

    Só faça antes se for simples, e não pedirem muitos documentos. Mas se puder fazer vale a pena, pela paz que gera. Senão vai ficar afita por 3 anos sem saber se vai passar ou não.

  • hoje vi uma pessoa que recebeu a senha do processo que chegou dia 01/07 em Lisboa. acredito que já estamos ai na média de 110 dias pra receber a senha de acesso...

  • Prezados, boa tarde.

    Existe alguma diferença entre a "bolinha 7 marrom" e a "bolinha 7 laranja"?

  • @Sergio76

    até onde eu sei, a bolinha 7 só fica marrom ou verde. A unica que fica laranja é a 4

  • Foristas: feliz e mais tranquilo informo que hoje meu processo foi deferido, agora é só aguardar a emissão da certidão.

    Resumo: O avô era português, foi ele quem registrou o filho com poucos dias do seu nascimento. Não foi realizada a transcrição do casamento e nenhuma exigência foi apresentada.

    O processo foi encaminhado via DHL, tendo sido recebido no dia 20/05/2019.

    Demora, mas um dia sai. O volume dos processos aumentou substancialmente, após a aprovação da nova lei.

  • @Ricosne muito bom!! Parabéns!! demorou mais saiu isso que importa!! Agora só aguardar mais uns dias para a criação do registro que está demorando a sair, o processo do meu pai está a 104 dias aguardando registro!

    Estamos com a ansiedade a mil hahaha! Mais uma vez parabéns!

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2021

    @Ricosne

    Meus parabéns!!! Só falta o registro...

    Obrigado pelas informações. Poderia tirar algumas dúvidas?

    Qual foi o modelo das certidões que vc usou no seu pedido? DIGITADAS ou REPROGRÁFICAS?

    Teve que mandar alguma certidão para fixar o nome ou para justificar alguma mudança de nome? Elas foram apostiladas?

    Foi preciso fazer alguma Retificação nas certidões brasileiras?

    Obrigado.

  • Parabéns, @Ricosne! Espero que a CRC compense a demora da sua aprovação emitindo o registo bem mais rapidamente.

  • @Ricosne Parabéns, agora é aguardar o nosso registro, espero que seja mais rápido.

    Seguimos na torcida.

  • @Ricosne meu parabens! Da um alivio quando temos nosso processo deferido, sai um peso gigante das costas, toda a ansiedade e nervosismo parece que somem de forma instantanea. Agora é so abrir um bom vinho do porto, uma boa porção de sardinhas portuguesas e comemorar muito, e encher a barriga enquanto espera pelo registo. Parabens novamente.


    @Guilherme Jorge, meu processo ja segue para 4 meses (bolinha 6 verde em 18/06/2021) aguardando o registo, mas seguimos esperando, paciência e mais paciência.

  • @Guilherme Jorge @guimoss @Carq @Douglasmaia e @fecarmeluti , obrigado!

    Agora é só comemorar! Tirei a rolha do alentejano, assim que sair o regist(r)o eu tomo o primeiro gole!!

    @guimoss , respondendo seus questionamentos, mandei todas as certidões de nascimento em inteiro teor digitada e cópia reprográfica. Apostilei todas.

    Não encaminhei a certidão de casamento para fixar o nome, houve a alteração do nome com o casamento. Não encaminhei qualquer certidão de casamento.

    Consegui localizar os documentos necessários e retificá-los faz pouco tempo, por isso resolvi esperar eventual exigência. Mas tinha/tenho a segurança de que conseguiria transcrever o casamento caso necessário.

    Cópia do RG, com menos de 10 anos e em preto e branco, cópia do diploma de conclusão da faculdade (que não é mais necessário), ambas apostiladas.

    Certidão de antecedentes da PF, não apostilei, tampouco validei. Não acho que tenha problema validar a certidão, mas na verdade entendo que é Lisboa mesmo quem deve validar, para garantir que a certidão é válida mesmo.

    Precisei retificar todos os documentos, pois apresentavam alguns erros bobos.

  • Boa tarde @Ricosne, parabéns pelo maravilhoso desfecho. Estava hoje mesmo pensando no seu caso e de toda ansiedade envolvida. Feliz por você!

  • editado October 2021

    Boa tarde a todos! Hoje tive a feliz surpresa de ver que o processo de minha mãe passou diretamente da bolinha 4 laranja (exigência - onde se encontrava até ontem, mesmo tendo sido enviado o documento exigido ainda em setembro) para a bolinha 7 marrom. A frase em baixo diz ("O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português"). Agora é só aguardar a criação do registro e iniciar o meu processo como filha. Estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos aqui do fórum e em em especial à @Leticialele que tanto me ajudou e também ao @gandalf.

    @gandalf , tentei preencher a planilha, mas não sei se coloquei as informações corretamente. Mudei o status para 6-despacho e inseri a data de hoje, na qual a bolinha 6 ficou verde. Caso eu tenha errado em alguma coisa você poderia corrigir, por favor? Muito obrigada mais uma vez a todos.

  • Olá, boa noite a todos. Gostaria de tirar uma dúvida cuja eu não encontrei resposta anteriormente.

    Os avós (paternos) do pai da minha amiga são falecidos tanto quanto seu pai, e atualmente ela quer tirar sua cidadania portuguesa. Podem me ajudar a ajudá-la?

    Desde já, muito obrigado.

  • @fecarmeluti serio que já está esperando a 4 meses?eu estava todo ancioso esperando que sairia ainda essa semana hahahaha… Muito estranho essa demora eu estava considerando a média de 90 dias para a criação oque será que houve, deve ser o consequência do aumento de pedidos na CRC.

    Bom, me resta aguardar com paciência que o pior já passou hahaha. Se puder avisar quando for criado o seu registro eu agradeceria pois assim eu não crio expectativas e alívio um pouco a ansiedade.

  • Boa noite!

    Uma dúvida: para o processo é aceito certidão de nascimento com mais de 1 ano? Todas já estão devidamente apostiladas.

  • @Ricosne

    Obrigado pelo relato.

    Com certeza, vai ajudar muitos por aqui.

    @verifel

    Parabéns por ter passado pela etapa mais dificil!!!

    Está quase lá...

    Vc poderia dar o resumo do seu caso, informando os documentos enviados, os prazos e a exigência?

    Obrigado!!!

    @rickson32

    Se um ou ambos os avós eram portugueses, a sua amiga pode pedir como neta.

    Convide-a para fazer parte do fórum e poder tirar todas as dúvidas.

    @willfont

    Há algumas paginas atrás nesse tópico, teve um relato parecido com o seu. Dê uma olhada.

    Aparentemente, o prazo de um ano vai até o recebimento em PT. Se o processo for recebido em Portugal, antes de cumprir 1 ano, não haverá problemas.

  • @Raphael_Almeida @gandalf

    Boa noite,

    a ligação efetiva com Portugal para brasileiros não basta a língua portuguesa?

    Li a dúvida do Raphael quanto a ligação... por isso pergunto

    Obrigada

  • Boa noite!

    Estou iniciando a juntada de documentos para a cidadania da minha sogra. O avô dela era português.

    Tenho algumas dúvidas, que se possível gostaria que me ajudassem:


    1) O ano do nascimento do português é 1907, ou seja ultrapassa os 100 anos para digitalização dos documentos pela conservatória. Como poderia conseguir essa certidão?

    2) Caso não tenha sido o português quem registrou o nascimento do pai da minha sogra, como proceder para comprovar essa ligação?


    Agradeço desde já!!

  • Aproveitando as perguntas anteriores:

    Hoje, pela Lei apenas ser fluente na língua portuguesa, basta. Como poderia comprovar? Vi algumas pessoas comentando sobre o diploma do ensino médio. Poderia ser do ensino fundamental?


    obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.