Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1103110321034103610371451

Comentários

  • @LSilvestre :

    1 - Problema algum mandar cópia em preto e branco da CNH! O importante é estar autenticada e apostilada;

    2 - Use os dados da CNH, que é o documento que você está mandando!

  • Boa noite, Foristas.


    è a primeira vez que participo aqui e enviei o meu requerimento via correios no inicio de setembro e já foi recebido pela Conservatória de Lisboa.

    Pela experiência de vocês, depois de quanto tempo eu recebo a minha senha para consultar o andamento do processo?


    Muito obrigada a todos

  • @CAMLM Lisboa? Qual o tipo do processo? Deve demorar entre 8 e 11 semanas...

  • @gsilvestre , obrigada. Agora que vi que o tópico é referente ao Porto.

    Me desculpe

  • Bom dia a todos, eu (portuguesa por atribuição) estou preparando os documentos para fazer a atribuição do meu filho menor, e me surgiu uma dúvida em relação aos documentos. Os documentos seriam: assento português com a averbação do casamento (já concluído pelo consulado de Santos), certidão de nascimento apostilada do menor e formulario 1C menor apostilado? O menor ainda não tem rg, mas já tem passaporte, ele tem 4 anos, é necessário enviar este documento também?

    Precisa do meu documento atual? algum documento do pai brasileiro?

    Grata pela ajuda!

  • @tatimns , o Formulário 1C não precisa ser apostilado; não precisa mandar RG ou passaporte do menor, ele só tem 4 anos;

    Precisa mandar cópia autenticada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, tanto do pai quanto da mãe.

    Pai e mãe têm que assinar o Formulário e reconhecer a assinatura por autenticidade.

    Preencha o Quadro 3 - inicialmente com os dados da mãe portuguesa e, depois, com os dados do pai.

    Mande cópia simples da sua certidão de nascimento dom o casamento averbado OU cópia simples do seu assento e cópia simples da certidão de casamento portuguesa.

  • Bom dia a todos, espero que estejam bem.


    Estou a retomar o processo de cidadania portuguesa de meu querido pai, filho de pais de portugueses.


    Ao iniciar o processo em 2017, realizei todo o apostilamento.

    Há algum tipo de problema ao enviar a documentação com o apostilamento datado de Outubro de 2017?


    Quanto à documentação de meu pai, sua CNH encontra-se vencida em Maio deste ano, já apostilada em 2017.

    Há algum problema ao enviá-la vencida, ainda que apostilada?


    Peço-lhes desculpas se alguns dos questionamentos possam parecer tontos.


    Antecipadamente, muito obrigado.

  • @joaopedrocrsimoes , infelizmente, as Conservatórias portuguesas só aceitam as certidões brasileiras com 1 ano entre a emissão e a numeração do processo. Agradeça aos fraudadores...

  • @Leticialele Primeiramente, agradeço-te por tomar o tempo de responder.

    Não sei o que é mais lastimoso, se é ter que gastar tudo novamente e tirar novamente ou ter gasto no passado e não haver dado início.

    Como queixar-se não resolve nada, irei providenciar novamente a documentação.

    Que tenhas uma excelente semana!

  • @joaopedrocrsimoes , só precisa da certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada e cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.

    Do português, cópia simples do assento.

    Agora, você pode pagar os emolumentos com cartão de crédito, após a confirmação do pagamento, recebe o Formulário 1C com o recibo no cabeçalho - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • @Leticialele

    E a transcrição de casamento dos pais portugueses? Já a fiz em Ponta Delgada, não será necessária enviar?

    Meu pai é filho de pais portugueses, casados no Brasil. Realizei a transcrição em 2019.

  • @joaopedrocrsimoes , não precisa, quando forem consultar a certidão para verificar a autenticidade, já vai aparecer o averbamento do casamento.

  • editado September 2021

    @gsilvestre @Leticialele @gandalf em relação a minha dúvida, sobre o meu primo que é o português e não foi o declarante no nascimento dos 3 filhos e sim a ex, que nunca foram casados oficialmente. Ele precisa apresentar algum outro documento além dos documentos de praxe, para comprovar a paternidade? Os 3 tem o nome do pai na certidão de nascimento.

    Muito obrigada!

  • Bom dia @Destefano @Deborahlf .

    Ainda não recebi a senha, tô bem ansioso hahahaha.

    Vamos seguindo.

  • Bom dia,

    @Leticialele Eu, novamente, desculpe a enxurrada de perguntas tontas.

    Ao obter a documentação, posso, eu mesmo autenticar e reconhecer firma no cartório e conseguir todas as documentações do meu pai?

    Ou por ser seu documento e processo, precisa estar autenticado por ele?

    Pela sua avançada idade, prefiro poupá-lo de inúmeros deslocamentos em tempos de pandemia.

    Novamente, peço-lhe desculpas pelas inúmeras perguntas em tão curto espaço de tempo.

  • @Rogeriof

    Acredito que só sexta ou semana que vem.

  • @joaopedrocrsimoes , seu pai tem que ir ao cartório para assinar o formulário e reconhecer a firma por autenticidade. É a única participação dele no processo. Alguns cartórios levam o livro em casa, pode verificar algum próximo a você para ver se presta o serviço.

  • Uma pergunta para todos:

    A senha é enviada por uma pessoa ou pelo órgão de forma automática? E se é mandada por uma pessoa (com o nome dela assinando ao final), é a mesma pessoa que recebeu o processo quando foi remetido para o Porto?

  • @Destefano acredito que seja enviada por uma pessoa, pois nesse momento eles atribuem um número ao processo.

    Não sei dizer se é a mesma pessoa que recebeu os documentos da DHL.

  • Meu processo chegou na ACP em 19/03, no meio de agosto foi até a bolinha 6 como aprovado e agora aguarda o registo.


    Eu vi pela planilha que alguns outros processos de março já foram pra bola 7, essa demora no meu processo é normal? Outra coisa, eu ja posso ir adiantando o agendamento no consulado pra tirar o cartão cidadão e o passaporte? Eu tentei agendar para o consulado do rio pelo agendamentosonline do mne e nunca tem data, é assim mesmo?

  • @Leticialele obrigada pela rápida resposta. Você é sempre prestativa!

    Gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida para meu irmão. Ele também vai entrar com o processos dos filhos menores e ele é o declarante. Eu já havia feito uma longa pesquisa no fórum e tenho anotações de que o filho de mais de 14 anos precisa autenticar e apostilar o RG, e o filho menor de 14 anos não precisa apostilar. Nesse caso é melhor apostilar dos dois logo e garantir ou de fato o menor de 14 não precisa? Se não precisa apostilar, no de menor de 14 anos, precisa enviar também a cópia autenticada do RG do pai?

  • @tatimns , do que tem menos de 14 nos, não precisa mesmo mandar o RG.

    Do que tem 14 anos ou mais, precisa mandar o RG apostilado.

    Nos dois processos tem que juntar cópia autenticada da identidade de pai e mãe. Os documentos não podem ser compartilhados!

  • Boa noite pessoal

    Passei somente para informar processo nacionalidade filha 21anos enviado pelos correio 09.09 chegou ACP 20.09 chave e numero processso recebido por email 27.09

  • Boa noite @mauro cesar dos

    Que legal, em que horário exatamente você recebeu o e-mail?

  • Boa noite.. completou 4 meses que meu processo está lá.. vcs tem uma ideia do prazo para começar a mudar de bolinha lá no acompanhamento?

  • nunosoteronunosotero Member
    editado September 2021

    @AlexandreXan acredito que caso seja atribuição de pai pra filho, irá demorar entre 20-30 dias para dar alguma novidade, baseando-se pelos outros processos, que geralmente tem mudança entre o dia 140 a 160. Também estou nessa ansiedade, passou pra bolinha dois semana passada e agora aguardo a novidade kkkkk

  • @AlexandreXan

    A previsão de conclusão e assento (bolinha-7 verde) seria 16/11/2021. Uns 30 dias antes deve ser aprovado (bolinha-6 verde).

    Nesse momento da aprovação, em torno de 20/10, é que o Conservador decide se aprova ou se pede outros documentos.

    A partir dessa data fique atento ao texto abaixo das bolinhas coloridas, porque a mudança pode não ser muito evidente se estava marrom. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    Se a bolinha-6 ficar verde, foi aprovado, e aceitaram a documentação que enviou de sua tia como tutora legal. Será só esperar o assento.

  • @laiscrisrocha

    Vi que o processo de seu filho mudou recentemente na planilha. Acaso houve alguma exigência? Qual conservatória consta na tela da consulta online acima do nome?

    Alguns processos, inclusive o seu, levaram 195 dias para receber o assento. Esse costuma ser o tempo para processos de maiores.

    Imagino se houve algum motivo para a demora, se transferiram para outra conservatória, ou se deixaram de dar prioridade para processos de menores.

  • @Leticialele precisa enviar o da mãe mesmo sem trancrever o casamento? como ele foi o declarante, ele ainda não transcreveu o casamento dele.

  • editado September 2021


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.