Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1443444446448449454

Comentários

  • @gandalf

    Claro, atualizo a planilha, sem problemas.

    Poderia me encaminhar o link novamente, por gentileza?

    E por incrível que pareça, hoje eu recebi a minha chave ade acesso para consultar o meu processo de cidadania pelo casamento. Devo colocar este processo tambem?

    Aguardo seu retorno e desde já agradeço sua pronta ajuda.


    Lígia

  • Olá pessoal , minha familia esta com 4 processos de filho (todos maiores) em Tondela, chegou lá dia 06/07/21.

    Gostaria de saber como está as previsões de prazos atualmente.

    Como funciona pra acompanhar os processos? Tenho que pedir por email uma senha ?


    Obrigado

  • @viniciusnog Eu fiz os processos da minha avó, meu pai e o meu, todos por Tondela. Cada um levou um tempo diferente, dependendo da quantidade de processos na fila e a pandemia. O meu foi recebido na conservatória em 20/01/2021 e finalizou em 07/09/2021. Ficaria pronto antes (provavelmente julho), mas me pediram alguns documentos novamente, o que fez demorar um pouco mais. O que é padrão é como você vai receber a senha: Ela vem no email informado no formulário. Após a recepção dos documentos na conservatória, leva alguns dias para enviarem o email com a senha. Quando receber a senha, você acompanha no pelo site https://nacionalidade.justica.gov.pt/.

  • @Wcampos legal, muito obrigado. Ja tiramos da minha avó em Tondela também, agora é da minha mãe e tias. Estão ansiosas, querendo ao menos poder acompanhar o processo.

  • Bom dia.

    Gostaria de tirar minhas dúvidas e confesso que achei confuso procurar aqui e entendo que aqui é o melhor lugar para tirar duvidas.

    Sou filha de português. Meu pai está vivo, tem passaporte e bilhete de identidade emitidos em Portugal em 2019 e transcrição de casamento feita declarando que é divorciado. Não tenho a intenção de formalizar o divorcio dele em portugal, pois alem dos custos não há bens a declarar.

    Pergunta.

    Posso pedir a atribuição sem esse divorcio ser registrado em Portugal ? Tondela seria mais indicado nesse caso ?

    Documentos que vi que preciso:

    Minha Certidão de Nascimento em inteiro teor (digitada)  emitida há menos de um ano (original), devidamente apostilhada;

    Minha certidão de Nascimento em inteiro teor (reprográfica), emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara);

    Certidão nascimento da minha mae simples

    RG apostilhado

    copia do bilhete de identidade do meu pai

    copia certidao nascimento do meu pai

    Precisa da certidão de casamento dos meus pais ? Precisa da minha certidão de casamento ?

    grata pela ajuda desde já

  • @Sandracac :

    Atualmente, a melhor Conservatória é o Arquivo Central do Porto.

    Quanto à documentação:

    Minha Certidão de Nascimento em inteiro teor (digitada)  emitida há menos de um ano (original), devidamente apostilhada; Não é necessária

    Minha certidão de Nascimento em inteiro teor (reprográfica), emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara); Correto

    Certidão nascimento da minha mae simples Não é necessário

    RG apostilhado Cópia autenticada e apostilada do RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação, emitidos há menos de 10 anos

    copia do bilhete de identidade do meu pai Não é necessária

    copia certidao nascimento do meu pai Correto

    Precisa da certidão de casamento dos meus pais ? Precisa da minha certidão de casamento ? Dos seus pais, não. A sua, inteiro teor, não precisa apostilar, apenas se você trocou o nome ao se casar.

    Falta o Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade.

    Obtenha após o pagamento dos emolumentos, com cartão de crédito virtual - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • Andre de SáAndre de Sá Member
    editado September 2021

    Boa tarde

    Alguém sabe em qual mês está Tondela ? Referente aos processos de atribuição para adultos ?

  • editado September 2021

    @Andre de Sá

    Para maiores, estão trabalhando os processos de Dezembro/2020. Despacho de aprovação dos processos de 22/12 em diante, e assento dos processos de 03/12 em diante.

    Para detalhes, vá na planilha de Tondela, Selecione o TAB de "CÓPIA-para-filtro", clique no funil que aparece no topo da coluna H, acima de PGTO, e clique OK. Pronto, ignorou os Grátis (menores) e selecionou somente os processos pagos (maiores de idade). Veja quais estão sendo aprovados e quais estão sendo concluídos no momento. Não escreva nesse TAB, porque ele é importado automaticamente, apenas para visualização.

    Se quiser, inclua seu processo ao final da lista, preenchendo da esquerda pra direita, e ele será movido depois por ordem de data. https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/

  • Boa tarde pessoal, só a nivel de curiosidade, enviei os docs para o consulado de Santos para transcrever o meu casamento, foi concluído em 1 dia, chegou ontem e hoje já está com o status " Documentos enviado, processo concluido "

  • @Leticialele ou @gandalf . Boa a tarde!

    Estou ajudando uma amiga no processo e surgiu dúvidas.

    1. Os pais são Portugueses. O pai veio para o Brasil divorciado. Conheceu a mãe também portuguesa na viagem para o Brasil, tiveram filhos e não casaram no papel. No assento do pai português está averbado o casamento e e depois o divórcio. A Dúvida é sobre esta união que não foi formalizada. Ela requer pelo pai ou mãe, ambos solteiros, já que não se casaram formalmente. Vai ter algum problema?
    2. Outra, a requerente, a filha casou aqui no Brasil, se separou e ainda usa o nome de casada. Na certidão de casamento, consta o averbamento do divórcio, onde ela continuaria usando o nome de casada. Duvida. Se ela precisa averbar o divórcio dela em Portugal ou enviaria esta certidão ou seria mais prático ela entrar como uma ação para usar o nome de solteira e tirar outros documentos que é o que ela quer de fato. Qual seria a melhor solução?
    3. Agradeço desde de já alguma ajuda.
  • @Waldo

    1) Se os pais não são casados, não tem o que averbar. Você deve fazer através daquele que foi o declarante na certidão da sua amiga.

    Basta a esse português fazer uma declaração de que nunca foi casado com o pai (ou a mãe). Assim: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260525/#Comment_260525

    Se ambos constam como declarantes na certidão, faça através da mãe. Tenha em mente que como não são casados, o nome do outro português poderá ficar em branco na certidão da filha, se ela nasceu antes de 1978. Seria melhor enviar o processo para Ovar, porque o Conservador de lá é mais flexível, e entende que a lei de 1978 tem efeito retroativo.

    2) Essa certidão de casamento que ela manda com o processo é apenas para fixação do nome, de acordo com o RG. Não tem nenhum outro efeito, nem força que ela faça a homologação do divórcio agora. Pode mandar a certidão de casamento inteiro teor, certificada (não precisa apostilar, porque é somente para o nome).

    3) não seja por isso! :-)

  • @gandalf . Obrigado meu amigo.

    Só uma pergunta sobre a a certidão de nascimento do requerente. Solicita no cartório a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica do livro ou simplesmente a cópia reprográfica do livro ou ambos estão corretos? E qual o tempo dos Processos em Ovar?

    Mais uma vez obrigado.

  • @Waldo , ambos estão corretos. Peça a certidão por cópia reprográfica do livro e, depois, apostile.

    Os processos em Ovar levam de 8 a 12 meses.

  • @gandalf e @Leticialele . Desculpe tocar no mesmo assunto, mas não tem como fazer a declaração dos portugueses, pois ambos estão falecidos. Apesar de não casarem eles registraram ela como o sobrenome do pai e da mãe. Sigo na orientação sem esta declaração? Ou preciso encaminhar as certidões de óbito? Ou não é necessário?

  • @Waldo , sim!

    Mande o processo para Ovar, com a documentação completa.

    Pode mandar os assentos de batismo/certidão de nascimento dos dois.

  • @Leticialele . Obrigado. Ela solicitou a certidão de inteiro teor com cópia reprográfica da certidão de nascimento pra ver qual dos pais a declarou na menoridade. E logo, ela irá requerer através deste. Obrigado

  • Boa Noite, enviei o processo de minha mãe ( para filho) e chegou em 05/07/2021, a atendente enviou um email pedindo a confirmação do pagamento eu já achei estranho pois paguei por cartão e na própria folha fica o numero do processo, enviei para ela o email de confirmação e sucesso de pagamento que recebi. Porém desde então não obtive mais nenhum email, nem ao menos o código com do processo, enviei um email perguntando sobre o andamento e recebi um email automático dizendo que qualquer contato necessário sera feito por email pela conservatoria. Gostaria de saber se vocês estão tendo o mesmo problema ?

  • @Fabioalves , isso já aconteceu com outras pessoas, em Tondela. Por isso recomendamos o envio de um print do email que encaminhou o formulário após a confirmação do pagamento.

    Tondela deve ter tido alguma experiência ruim com esse recibo que vem impresso no cabeçalho, por isso sempre pedem o email. Relaxe.

  • @Leticialele você sabe em média quanto tempo esta demorando para as pessoas receberem o código para acompanhar o processo?

  • @Fabioalves , em Tondela, não sei, pois nosso conhecimento se baseia em relatos.

    Se mandou o processo há muito tempo, mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação e data de nascimento e a Conservatória onde se encontra o processo. Peça o número e a chave de acesso ao site da nacionalidade.

  • @Fabioalves

    Os últimos levaram 100 dias, mas foi de abril. Já tem 5 meses que não sai nenhum processo de maior.

    O seu deve chegar por e-mail em 1-2 semanas. Acompanhe pela planilha e atualize os dados quando tiver. https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=0

  • @gandalf Obrigado por me dar uma luz, Você sabe se eu for pessoalmente consigo retirar e mandar para outra conservatória ? Essa tabela qualquer um consegue modificar os campos ? o que é pagamento VP pois percebi que quando usam esse método a senha sai muito mais rápido, porem tambem percebi que as vezes parece que a demorar da senha não significa que o processo não foi iniciado pois vi pessoas que a senha demorou 5 meses mas o processo todo desde o enviou ocorreu em 8 meses ou seja parece que a senha já existiu mas não mandaram para a pessoa. Não que eu queira pressa mas só quero entender meio que como funciona para não achar que tem algo de errado quando enviar o meu.

  • @Fabioalves

    Uma vez que mandou, deixe seguir ali até o fim.

    Você pode cancelar esse, perdendo todos os documentos e o dinheiro pato, e recomeçar do zero em outro lugar.

    Não compensa.

    VP = Vale Postal. Não afeta o tempo do processo. São processos que se iniciaram geralmente antes deles aceitarem o pagamento por Cartão, quando o tempo de processamento era menor. Quem chegou primeiro, bebeu água limpa. Quando todos correram para lá, houve um surto de processo (que era previsível), e quem chegou depois caiu no congestionamento.

    Sairá a seu tempo. Leva 2-3 meses a mais, mas não é o fim do mundo. Recomeçar do zero é pior.

  • oi gente! Tudo bem? minha transcrição de casamento finalmente saiu agora vou fazer a cidadania do meu filho de 4 anos. ACP ou Tondela está melhor no tempo de entrega? voces podem confirmar se continua a documentação abaixo?

    -Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura de ambos os pais reconhecidas por autenticidade. 

    No Quadro 3, primeiro preencha os dados com os da mãe portuguesa, e, em segundo, o pai brasileiro. 

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    -Cópia simples da certidão de nascimento portuguesa da mãe, como casamento averbado;

    -Certidão de nascimento do menor, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    -Cópia autenticada e apostilada da identidade dos pais.

  • @maripchaves

    Faça pelo ACP. Para menores tem prioridade e sai em 2 meses. Tondela está levando 6 meses para menores, e mais de 1 ano para maiores.

    A identidade dos pais basta ser cópia autenticada. Somente da criança, se tivesse mais de 14 anos, seria apostilada. Se quiser apostilar não tem problema.

    Inclua uma cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento.

    Inclua uma cópia xerox simples da transcrição de casamento, se tiver. Se não tiver, informe numa folha em branco o número, e onde foi feito (o nome da conservatória ou do consulado). Apenas para o caso de ter tido algum atraso na averbação.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • muito obrigada @gandalf !!! :)

  • Pessoal,


    Bom dia,


    O processo dos meus filhos teve a bolinha verde na fase 7 na segunda, dia 11/10. Agora o que eu preciso fazer? É mandado algum e-mail ou carta com o registro?

    Também preciso atualizar a planilha de Tondela.


    Desde já agradeço a ajuda de vocês!


    Lígia

  • @ligiamartinb , vai receber uma carta com o assento.

    Se não quiser aguardar, peça uma certidão pelo civil online, ao custo de 10 euros.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.