Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1102110221024102610271463

Comentários

  • @Leticialele sobre aquele caso da avó da minha avó que não aparecia na certidão portuguesa emitida na CRC Lisboa.

    mandei e-mail questionando sobre conforme me disse e coloquei em anexos os documentos brasileiros (nós digitalizamos todos antes de enviar o processo). Os avós da minha avó não foram casados e apenas o avô é português. Mas obviamente a avó dela aparece em todos os documentos dos filhos e netos.

    CRC Lisboa me respondeu hoje com uma averbação de correção da ausência do nome da avó dela! Eu já havia transcrito casamento dos meus avós e óbito do meu avô brasileiro no consulado do Rio. Agora vamos receber uma via nova rs

    aguardamos o correio

  • @linatet você fez o que no cartorio dos EUA? Reconhecimento do formulario 1C por autenticidade?

    pode me explicar como foi que fez este reconhecimento?

  • @Brasileiroforadobr , ótimo, agora, então. está tudo correto!! Fica no sistema deles, não se preocupe.

  • @tiagostn :

    • Tenho que enviar os documentos 1) Formulário 1C apostilado e com assinatura por autenticidade minha e da minha esposa 2) Cópia autenticada da identidade minha e da minha esposa 3) Cópia da minha certidão de nascimento portuguesa, correto? Sim, um Formulário para cada filho , 1 cópia autenticada do RG do pai e da mãe para cada processo e 1 cópia simples da sua certidão de nascimento portuguesa para cada processo.
    • É necessário enviar minha certidão de casamento também certo? Autenticada e apostilada? Não
    • Preciso enviar a certidão brasileira de nascimento dos meus filhos? SIM!!! Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.
    • Posso mandar tudo em um envelope só com 3 formulários? Ou mando cartas separadas para cada filho com os documentos apostilados separados? Pode mandar os 3 processos COMPLETOS em um único envelope de envio. Nenhum documento pode ser compartilhado. Separe os processos por um clipe ou coloque cada um em um envelope e os três no mesmo envelope dos Correios ou DHL.

    Link para o formulário gratuito para os menores: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Boa sorte!!

  • Boa tarde pessoal,

    Gostaria de agradecer toda ajuda e orientação fornecida no Forum.

    Enviei o Processo de atribuição (art. 1, C) filha de Português para ACP e recebi o e-mail hoje, conforme abaixo:

    Processo 91xxx/2021.

    Eugenia (@Rnovaes)

    Pagamento Credito

    Envio DHL (R$236,00 / Santos - SP)

    Enviado: 27/08/2021.

    Recebido: 31/08/2021 por Gloria Costa

    Senha Encaminhada: 02/09/2021.

    Status 1 "Foi recebido".

     

    Muito obrigado.

  • @Leticialele

    Muito obrigado pelas respostas! Irei incluir na planilha sim assim que enviar. Fiz na minha também.

    • Só me restou mais uma dúvida sobre essa resposta. "Preciso enviar a certidão brasileira de nascimento dos meus filhos? SIM!!! Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.". A cópia do livro eu peço no cartório mesmo? Seria a mesma coisa de certidão de inteiro teor?


  • @tiagostn , sim, vai pedir a certidão cópia reprográfica do livro no próprio Cartório em que foram registrados. Depois, mande apostilar.

    Não é a mesma coisa que inteiro teor, que é digitada. Portugal só aceita a cópia reprográfica da certidão do requerente.

  • @gandalf

    Obrigado pelo retorno e pelas palavras... eu mandei alguns e-mails para a conservatória, mas me responderam que não era motivo para solicitar urgência na emissão do registo. Me disseram também que estão a preparar os registos do processos concluídos em Julho, acredito que até a próxima semana teremos novidades.

    Caso alguém tenha algum agendamento em SP e que não poderá utilizar devido a algum problema, favor contatar-me.

    Obrigado!

  • Olá amigos da comunidade !

    Por gentileza, sou filho de português, e quero obter minha cidadania, já tenho os dados do meu pai para preencher no " Quadro 2 Declarações " do formulário.

    Qual documento meu eu tenho que mandar e como eu tenho que solicitar no cartório ?

    Desde já agradeço e assim que eu enviar , vou atualizando os amigos aqui no fórum de todo meu processo.

  • @RCP , você tem que pedir sua certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Verifique se foi seu pai português o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano. Caso positivo, não precisa transcrever o casamento de seu pai.

    Mande o Formulário 1C, impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade (vai assinar no cartório) - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Mande, também, cópia autenticada e apostilada do seu RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação.

  • @jocosta

    Parece que o seu agarrou na borda.

    Tem poucos mais antigos que o seu que ainda não estão Finalizados. Se você olhar na planilha, no tab "Cópia para filtro", e clicar no funil preto que aparece no título PGTO e clicar OK (para atualizar os dados), depois vai na linha 223. Verá somente processos de maiores que finalizaram (data na coluna K). Tem vários até de Agosto que já finalizaram com o assento. Por isso eu achei que o seu sairia.

    Era pra você ter cancelado sua reserva no consulado até Segunda, dia 30. Costuma ter penalidade, criar um bloqueio de 1 mês se você tem marcação e não comparece, sem ter liberado a vaga pelo menos 24h antes. Alguns consulados são assim. Não sei se é o seu de SP.

  • @gandalf

    Pois é, mas na hora certa, meu assento será emitido.

    E São Paulo, no site não tem a opção (pelo menos eu não encontrei) de cancelar, só remarcar, caso haja alguma vaga disponível.

  • editado September 2021

    @jocosta

    O seu processo está tão "às portas" que eu acho que iria ao consulado no horário marcado. Quem sabe se o registo já saiu hoje?

    Ou pelo menos ligue por telefone para a LR hoje, porque pode ficar pronto a qualquer momento. Não olhe apenas o site, porque demoram às vezes 2-3 dias para atualizar. Ligando na LR eles verificam na tela, o estado atual. Eu já liguei, e o processo tinha ficado pronto naquele dia, ou no dia anterior. Se ligar, e tiver o número do assento, vá direto no consulado, que eles acessam seus dados de lá mesmo.

    O seu processo pode ser questão de horas, e perder a marcação seria muito ruim.

    É nessas horas que ter caído em exigência dói no fundo da alma. :-)

  • @gandalf

    Não sabia desse time entre o site e a LR, vou ligar lá.

    Infelizmente meu agendamento era para às 07:40, até fui ao consulado, mas a consulta do site no horário, ainda não contava o registo emitido.

    Verdade, mas a exigência foi uma dúvida deles, no tocante a escolaridade dos meus pais, mas graças as suas dicas de digitalizar os documentos, pude resolver no mesmo dia.

    Vou mantendo todos atualizados aqui, obrigado

  • Bom dia, começando a Nacionalidade de minha esposa - Márcia Cristina dos Santos Andrade, após fazer o de minha sogra que durou 6 meses por Tondela.

    Em 24/08/2021 - ENVIEI OS DOCUMENTOS PARA ARQUIVO CENTRAL DE PORTO PELA DHL

    VALOR PAGO A DHL : R$ 280,00

    Em 30/08/21 – foi entregue em Porto

    EM 03/09/2021 – Recebido e-mail com a chave de acesso para acessar o processo.

    SE alguém puder adicionar à planilha ou me enviar o link da planilha para eu atualizar agradeço

  • @Leticialele

    Muito Obrigado, estarei na próxima semana pedindo no cartório e vou atualizando por aqui.

  • Pessoal, mais uma dúvida. Fiz hoje o pedido das certidões de nascimento por cópia reprográfica, vou por esse caminho. Mas quando fiz a minha em 2017 (concluída em 2019) eu usei a certidão de inteiro teor apostilada e enviei para Lisboa. Não teve exigência e passou normal. Mudou alguma coisa de lá para cá?

  • Obrigado pela resposta @gsilvestre, mas acho estranho, pois tiveram algumas pessoas q já receberam o e-mail da senha.

    Por exemplo:

    Drica_sarlo - foi recebido no mesmo dia que o meu (23/08) e a senha foi encaminhada no dia 27/08 

    gustavoalmeida_ - foi recebido dia 23/08 (mesmo dia que o meu) e a senha foi encaminha no dia 27/08

    rnovaes - foi entregue no dia 31/08 e recebeu a senha no dia 02/09

    AlexandreDom foi entregue no dia 30/08 e recebeu a senha no dia 03/09


    Mas vou esperar mais um pouco e caso ainda não tenha nenhum retorno eu ligo pra lá

  • @VictorIannuzzi acontece... tem alguns poucos processos que acabam não recebendo a senha desde logo... aconteceu isso comigo e tive que ligar lá. pra vc ter uma ideia, liguei em dezembro, mas só fui receber o e-mail 4 meses depois, quando eles começaram a dar andamento no processo rs

  • linatetlinatet Member
    editado September 2021

    @gandalf obrigada pelas informações!!

    @ccrespo isso, o form 1c fiz no cartorio dos EUA. O passaporte fiz o reconhecimento da copia no cartório dos EUA tb, mas depois apostilei (de novo nos EUA). A única coisa q veio do Brasil foi a certidão de nascimento. Aqui no forum disseram q nem sempre aceitam cartório dos EUA, entao ter isso em mente, mas no meu passou

  • @linatet

    Nos EUA não tem cartório, no sentido que estamos acostumados no BR e em PT, no contexto como são discutidos no fórum.

    Nos EUA tem notários públicos, que geralmente têm outras profissões. Agente imobiliário, secretárias, advogados, etc. Os requisitos para se tornar um notário são muito relaxados. A pessoa preenche um requerimento e recebe o carimbo. Basta ser cidadão. O risco de fraude é enorme. Por isso PT exige que no mínimo seja apostilado no Secretary of State, do governo (cada tipo de documento apostila num órgão diferente, e do FBI apostila noutro lugar). Mesmo assim, se houver dúvidas sobre a autenticidade, ou se o conservador for mais estrito, pedem pra refazer no consulado, onde um "notário" que é um oficial português, examina o documento original, e certifica a cópia.

    Você deu sorte de passar, muitos conseguem, mas como recomendação geral não deve ser tão simples assim.

  • Ola pessoal, Favor uma duvida sobre Atribuição de Filho


    A portuguesa (minha sobrinha) tirou cidadania por Atribuição e agora quer passar a cidadania para seu filho.

    Detalhes: ela casou no civil no Brasil com um equatoriano que morava no Brasil (tinha visto de trabalho), este casamento não foi transcrito em Portugal. Logo em seguida ele conseguiu um visto de trabalho nos EUA e foram morar lá. Tiveram um filho que nasceu nos EUA e é cidadão americano. Quais os procedimentos para solicitar a cidadania portuguesa deste filho?


    Preciso fazer a transcrição de casamento? Caso sim, como procedo se ele nasceu no Equador?


    Obrigado

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @RIBEIRORENATOS sim, precisa transcrever o casamento caso ela não tenha sido a declarante do nascimento do filho.

    vai ter que pedir a certidão de nascimento do marido no Equador, com tradução juramentada e apostiladas (tanto a certidão quanto a tradução). A tradução tem de ser feita no Equador. Não pode pedir e traduzir no BR ou nos EUA. O marido deve saber como fazer essa solicitação, mas acho que eventuais dúvidas podem ser tiradas com algum Consulado de Portugal no Equador.

  • Olá!!!!


    Eu estou acompanhando meu processo, mas não sei colocar meu nome na planilha de vocês. Vou escrever os dados que tenho aqui, se puderem me incluir na planilha e me informar o dia provável de conclusão, agradeço. Ou simplesmente me enviar o link da planilha para eu ir acompanhando também..


    Agradeço desde já!!


    SOLICITANTE: Marjory Mecenas

    Docs enviados no dia 05/07 - DHL Chegou em Portugal em 09/07.

    Recebi o e-mail com login para acompanhar o pedido em 12/07. Está na bolinha 1 "recebido" até hoje.

  • Pessoal, boa tarde. Estou entrando com o processo de filho de mãe portuguesa. Uma dúvida, a certidão de nascimento inteiro teor (digitada e cópia reprográfica) do filho tem que conter as anotações de casamento, divórcio se for o caso? Agradeço antecipadamente.

  • editado September 2021

    @eduardosilva4 Nesse momento não é necessário, pois a nacionalidade irá "sair" como solteiro, depois teria de transcrever o casamento e homologar divórcio quando terminar a nacionalidade, para dar prosseguimento aos demais da linhagem (caso não foi o português que registrou os filhos no cartório).

  • Olá,

    Enviei o Processo de atribuição (art. 1, C) filhos de Português para ACP para meu pai e minha tia e recebi o e-mail de confirmação na sexta (03/09):

    Processo 91xxx/2021

    R. Castro

    Pagamento Credito

    Envio DHL (R$255,00 Capital- RJ)

    Enviado: 26/08/2021

    Recebido: 30/08/2021 por Carla Ribeiro

    Senha Encaminhada: 03/09/2021.

    Status 1 "Foi recebido" em 03/09/2021


    Processo 91xxx/2021 (com pedido de urgência)

    E. Cerqueira

    Pagamento Credito

    Envio DHL (R$255,00 Capital- RJ)

    Enviado: 26/08/2021

    Recebido: 30/08/2021 por Carla Ribeiro

    Senha Encaminhada: 03/09/2021.

    Status 1 "Foi recebido" em 03/09/2021

    Status 2 “Foi registrado” em 03/09/2021

     

    Alguém poderia adicionar na planilha?

    Muito obrigado.

  • jocostajocosta Member
    editado September 2021

    Pessoal

    Processo de Nacionalidade recebido em 18/02/2021 foi terminado com emissão do assento na data de hoje (06/09/2021)


    Só alegria.... Obrigado a todos deste forum

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.