Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1102010211023102510261425

Comentários

  • Ola bom dia, eviei meu processo em maio, porem pois questoes de trabalho gostaria de saber qual o procedimento q devo utilizar para solicitar urgencia.

  • Bom dia,


    A minha candidatura foi recebida a 20 de Agosto, mas não recebi um código ou número de caso e ninguém me responde por e-mail. O que poderia eu fazer? Isto é normal?

  • @SandraP o nome que está na certidão de nascimento/RG da requerente (a filha da sua prima, pelo que entendi)

  • @gsilvestre obrigada querido!

  • Oi pessoal! Td bem?

    Tô ajudando um amigo a tirar a cidadania dele, preciso confirmar uns dados (já tentei achar posts no forum e não encontrei).

    São esses todos documentos necessários? Esqueci de algum? Agradeço quem puder ajudar.


    1) Certidão de Nascimento em INTEIRO TEOR (digitada) do requerente, emitida há menos de um ano (original), devidamente apostilhada;

    2) Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente, emitida há menos de um ano e devidamente apostilhada (atenção: é necessário que a cópia esteja legível e clara)

    3) Cópia autenticada e apostilhada de documento de identificação (RG) (menos de 10 anos)

    4) a certidão de nascimento da mãe portuguesa (que pode ser dispensada se o registo estiver numa conservatória nacional e for identificada essa conservatória, o ano e o número do registo)

    5) Pagamento de 175 Euros 

    6) Modelo 1C Preenchido

  • @lucasbitte @gandalf muito obrigado pelas informações. Já vou pedir pra ele mandar essa semana mesmo.

  • @pamin , não é normal! O processo deve ter caído em exigência

    Mande um e mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dando nome completo, data de nascimento e filiação.

    Diga que o processo está no ACP desde agosto do ano passado e que não recebeu o número nem chave de acesso.

    Aproveite para perguntar se caiu em exigência e qual o motivo.

  • @pamin

    O e-mail é conveniente, mas não há garantia de tempo de resposta.

    Se quiser, outra opção é ligar por telefone para a Linha de Registos. Demora 90 minutos em espera pra ser atendido, mas tem interatividade. A pessoa lê no seu processo, e pode responder a dúvidas que você tenha. Só falam com o requerente. Até julho de 2019 era a única maneira de verificar as coisas.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (recomendado) Ponha R$15 auto-refill no cartão e faz maravilhas.
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília.

    Tenha papel e lápis à mão para anotar as respostas. Tenha uma lista de suas perguntas prontas, caso deseje.

  • linatetlinatet Member
    editado September 2021

    Oi gente! Tenho ótimas noticias

    Processo chegou dia 13/04

    Foi para a bolinha 2 no dia 25/08

    Hoje, uma semana depois, entrei e ja tinha pulado p a ultima bolinha (7, "terminado")! Agora esta escrito: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português"

    Obrigada pelos conselhos e acompanhamento!

    Alias, eles aceitaram o cartório dos EUA

    Agora como eu sei quando posso pedir o cartão de cidadão?

  • @linatet quando a bolinha 7 ficar verde

  • Ah okay, obrigada! Deve levar mais um mes ainda entao...

  • @linatet sim... n sei como estão as datas dos consulados aí nos EUA, mas eu já começaria a olhar o agendamento rsrs

  • Hahahahah verdade, acabei de dar uma olhada nos consulados dos EUA, e nao tem nenhuma data! Nao sei se esta fechado, mas nao tem nada disponível para agendamento...

    Nesse exato momento estou na Europa, minha esperança era ficar pronto nas próximas semanas que eu jah tirava tudo aqui...

    Se nao puder fazer o cartão cidadão enquanto estou aqui, devo deixar p fazer ano q vem msm, quando voltar a Portugal

  • Bom dia,

    Pessoal, ao analisar os documentos que enviei para a conservatória percebi que escrevi meu e-mail errado no formulário, acabei colocando uma letra a mais, por isso ainda não recebi a chave de acesso.

    Alguém sabe me instruir se é possível e como faço para retificar o e-mail que mandei no formulário 1C?

  • @rodriguesrd , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt, dando nome, filiação, data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo e peça o número e a chave de acesso

  • @Leticialele Ola bom dia, eviei meu processo em maio, porem pois questoes de trabalho gostaria de saber qual o procedimento q devo utilizar para solicitar urgencia.

  • Pessoal,

    a mãe de minha cunhada tirou a cidadania dela, mas deu algum problema na transcrição do casamento e ela está registrada com o nome de solteira em Portugal. Apesar disso, foi a mãe que declarou a filha na certidão de nascimento, alguns dias depois do nascimento. Nesse sentido, para tirar a cidadania da filha é preciso transcrever o casamento da mãe em Portugal, ou dá pra tirar com a mãe solteira lá?

  • @ederson , você tem que enviar os documentos que comprovem que você precisa da nacionalidade portuguesa para o trabalho (carta da empresa, por exemplo) e mandar para o ACP com um requerimento solicitando urgência na tramitação de seu processo.

  • @guilr13 , se foi a mãe portuguesa que declarou o nascimento da filha, não precisa transcrever o casamento.

    Qual problema ocorreu com a transcrição do casamento dela?

  • editado September 2021

    @linatet

    Qual foi o processo que ficou pronto em Maio?

    Por que está repetindo a mesma pergunta? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/246344/#Comment_246344

  • Pessoal, boa noite. Começando aqui no grupo e já agradeço as dicas para o pagamento com Nubank. Paguei o meu e da minha irmã com o cartão virtual e deu tudo certo. Vamos começar o processo para filho (mãe portuguesa) e estou preenchendo o requerimento 1C. Fiz uma busca em dúvidas anteriores mas não encontrei, desculpem se estiver sendo redundante.

    1) No Quadro 1, no caso da minha irmã, coloca o nome dela atual (de casada)? O assento sai com o nome do registro de nascimento? Depois elas faz as averbações necessárias?

    2) No Quadro 1, o nosso código postal (CEP) são 8 dígitos e o de Portugal 7. Posso o usar o espaço à esquerda, fora do quadradinho, como 1º número do nosso CEP?

    3) Como sou o próprio requerente, no Quadro 5, só assino uma vez, certo? Deixo a assinatura do segundo declarante (segunda linha) em branco?

    Antecipadamente, agradeço a colaboração.

  • @eduardosilva4 1) sim, nome igual ao que está no RG dela. Aí manda a certidão de casamento dela inteiro teor só para justificar a diferença no nome. No assento português sairá o nome de solteira, depois ela faz a transcrição do casamento para ficar com o novo nome.

    2) sim

    3) sim

  • Caros bom dia, devido ao grande volume no consulado em SP estou estudando a possibilidade de emissao do CC+PEP da minha mae em potugual, sendo assim tenho algumas duvidas:

    1- É simples o agendamento?

    2- Quanto tempo demora em media?

    3- Custo

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @ederson agendamento: https://agendamento.irn.mj.pt/ acho que n está simples também

    demais informações: https://eportugal.gov.pt/pt/servicos/pedir-o-passaporte-eletronico-portugues e https://eportugal.gov.pt/pt/servicos/pedir-o-cartao-de-cidadao

    existe a possibilidade de madrugar no campus de justiça em lisboa e solicitar o CC. acho que fica pronto no mesmo dia ou no dia seguinte.

  • Bom dia!!!

    Enviei a documentação de minha namorada via DHL no dia 19/08 e no dia 23/08 chegou na ACP e quem recebeu foi a Carla Ribeiro.

    No dia 30/08 enviei um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt solicitando o n° do processo e código conforme vcs orientam aqui.

    Só que até o momento não recebi nenhum e-mail com o n° do processo e código.

    Essa demora é normal para responderem ao e-mail?


    E desde já, gostaria de agradecer à todos do forum, inclusive aos moderadores pelo excepcional trabalho!!!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @VictorIannuzzi sim

    aguarde mais um pouco, até pq seu processo chegou lá há praticamente 1 semana rs

    se tiver muito agoniado, ligue na Linha de Registo, é a forma mais "imediata" de conseguir a senha, mas eu esperaria mais umas 2 semanas

  • Boa tarde, pessoal.

    Consegui minha nacionalidade por atribuição em 2019, vou pedir agora a dos meus 3 filhos de 1, 10 e 12 anos. Li bastante o fórum e fiquei com algumas dúvidas sobre a documentação. Meu casamento não está averbado na minha certidão de nascimento portuguesa.

    • Tenho que enviar os documentos 1) Formulário 1C apostilado e com assinatura por autenticidade minha e da minha esposa 2) Cópia autenticada da identidade minha e da minha esposa 3) Cópia da minha certidão de nascimento portuguesa, correto?
    • É necessário enviar minha certidão de casamento também certo? Autenticada e apostilada?
    • Preciso enviar a certidão brasileira de nascimento dos meus filhos?
    • Posso mandar tudo em um envelope só com 3 formulários? Ou mando cartas separadas para cada filho com os documentos apostilados separados?

    Agradeço desde já a ajuda.

  • @gandalf

    Nenhum processo ficou pronto em maio, nao entendi

    Fiquei confusa pq a bolinha 7 nao ficou verde mas estava escrito Terminado. Agora entendi q o q esta escrito soh "vale" quando fica verde

  • editado September 2021

    @linatet

    Do ponto de vista do Conservador na fase-6 verde está terminada a análise, e ele mandou pra frente. Aprovou e ele deu o parecer final.

    Agora está na próxima fase, com outras pessoas, aguardando o registo com o respectivo assento.

    Nesse ponto só voltaria atrás se o requerente falecer e eles ficarem sabendo. Enquanto não tem o registo não é português "de fato".

    Ainda estão finalizando a análise dos de Abril. Os de Maio ainda têm que esperar. A previsão de conclusão deles é Novembro. A boa notícia é que os prazos no ACP continuam diminuindo. O tempo já reduziu mais 1 semana.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.