Estou voltando aqui depois de anos pra tirar uma dúvida, já que eu vi que muita coisa mudou de uns tempos pra cá.
Antigamente eu tinha lido que podia enviar a documentação do menor junto com o meu pedido de atribuição, isso ainda é possível ou eu tenho que enviar somente o meu e depois quando estiver concluído que eu devo enviar o da minha filha?
@Roberta Alvarenga , uma geração de cada vez. Primeiro, você manda seu processo. Quando o registo sair, transcreve o casamento (se você não foi a declarante do nascimento de sua filha) e depois manda o processo dela.
Pelo ACP, os processos de maiores estão levando uns 6 meses; para menores, 2 meses
Estou com Uma duvida, saiu a certidao de nascimento Portuguesa do meu tio e meu primo que mora na Holanda esta bem interessado pois melhora as coisas pra ele.
São os mesmos documentos para aplicacao presencial? É mais rapido?
Pode assinar o formulário em qualquer cartório de notas, e certificar por AUTENTICIDADE. Não tem que apostilar. - Já fiz!
Tem alguns cartórios de registro que também fazem reconhecimento de firma. Terá que perguntar. Já fiz também.
Sua lista não inclui a transcrição do casamento. Seu pai português foi o seu declarante antes de 1 ano de idade, e sua mãe é brasileira? Meu pai foi declante com um mês de nascimento, minha mãe é brasileira, meu pai é português, vivo, e mora lá, mas não tenho contato. E eles não se casaram. Isso implica em algo? tinha visto que não precisaria fazer essa transcrição de casamento.
Pretendo enviar os documento hoje, fiquei só na dúvida sobre a declaração de antecedentes, preciso enviar?
Queria agradecer imensamente a todos desse forum, gracas a vcs consegui dar inicio ao processo de atribuicao dos meus filhos sozinha. Achei que isso nunca seria possivel rsrsrsrsrs
Processo 89XXX/2021.
Lucas S (Maior)
Enviado: 18/08/2021.
Recebido: 23/08/2021.
Senha Encaminhada: 27/08/2021.
Status 1 "Foi recebido".
Processo 89XXX/2021.
Beatriz S (Maior)
Status 1 "Foi recebido".
Processos enviados via DHL e pagamentos via Nubank.
Apenas para agradecer a todos, a ajuda e orientação que vcs dão são essenciais.
Ontem fui ao Consulado de Portugal em São Paulo.. Já fiz a minha primeira visita, e já agendei a próxima para 17/11/21 (Cartão Cidadão + Passaporte com urgência)
E sobre o pedido de nacionalidade de meus filhos gêmeos, menores de idade:
Estou ajudando uma amiga no processo de cidadania dela e da sua filha menor.
Qdo fiz pra minha família efetuei o pagamento de 175 euros via vale postal, agora vi que tem a possibilidade pagar com cartão de crédito no site do IRN.
Minha amiga ficou insegura de primeiro efetuar o pagamento para depois receber o formulário. Gostaria de saber se houver algum problema ou desistência da parte dela, o valor é devolvido?
Mais uma coisa a filha dela tem hoje 17 anos, ainda precisa esperar o processa da mãe voltar para solicitar a atribuição para ela, certo?
A filha fará 18 anos em fevereiro/22, se ela ainda for menor na solicitação, será tratada como menor até o final da atribuição?
Boa noite a todos, se alguém poder me dar uma ajuda tenho de fazer a cidadania de dois filhos meus menores, sou o declarante e gostaria de dar entrada sem esperar a transcrição de casamento, ainda está podendo fazer dessa forma, alguém sabe me informar.
O acp do porto ainda está sendo o melhor lugar para enviar atribuição de menor de idade ou tem outra conservatória andando mais rápido.
@Zinho Sim, isso é normalíssimo. Vai ficar na bola 1 por uns 5 a 6 meses (se for processo de maior) !! Acompanhe o andamento dos outros processos pela planilha...
Nada muda muito. Só é relevante pra você quando ou aprova (bola-6 verde) ou tiver exigência (bola-4 laranja) que só acontecerá 5 meses depois da chegada lá. E depois disso, quando finaliza (bola-7 verde) que é quando regista e você recebe o assento de nascimento em PT.
Tenho uma duvida, meu processo já está em andamento mas talvez precise trocar o numero do meu telefone de contato que informei no formulário, como proceder? o que me indicam? obrigado
Olá, tenho uma dúvida. Eu estou morando na França, e gostaria de abrir o processo de nacionalidade portuguesa para meu irmão. Ele já está com todos os documentos preparados. Estou indo ao Brasil em breve e estou pensando em trazer toda a documentação, e enviar direto daqui da França para Portugal. Seria isso um problema? Sendo possível, como tem funcionado a questão do pagamento via cartão de crédito internacional?
@Luiske Não há problema enviar os documentos a partir de outro lugar, mas só não acho nem benéfico e nem maléfico, já que pode ser enviado do Brasil por DHL chegando na média de 3 dias. Ficar "passeando" com os documentos não é seguro, já que é dinheiro gasto.
Na questão do pagamento, após efetuar pelo site do IRN, receberá o formulário pelo email (qual este deve preencher a mão e reconhecer assinatura por autenticidade no cartório). Deve enviar este formulário com os demais documentos.
Se ele mesmo assinar presencialmente no cartório (ou no consulado português) e certificar por Autenticidade, você pode mandar pelo correio por ele. (Você não pode ser procurador, isso é somente para advogados registrados em PT)
Mandando com endereço no Espaço Schengen, gera uma consulta ao SEF sobre o status migratório, que atrasa 1-2 meses. Se não estiver residindo legalmente, pode ter uma surpresa.
Se ele mora no BR, use no form-1C o endereço dele no BR.
Não vale a pena se for somente pra economizar €40 do DHL, sendo que atrasa o processo, e terá custos de correio ou DHL de qualquer maneira. Se os docs estiverem prontos, ele já poderia dar entrada imediatamente, mandando diretamente do BR por DHL, sem intermediários. Chega em 3 dias e inicia o processo. Não dependeria de você nem sua viagem. Evita várias dificuldades, e ganha tempo.
O pagamento pode ser feito no cartão de crédito internacional de qualquer pessoa. Você pode fazer. Preencha com o nome de seu irmão no campo Requerente, o e-mail onde quer receber o recibo de pagamento com o formulário, e no restante seus dados para cobrança no cartão. Não erre no e-mail, ou o recibo se perde.
Receberá por e-mail o formulário em PDF, personalizado com o nome do Requerente, e o recibo.
Imprima esse e-mail recebido e mande junto com o processo.
Imprima o form que vem no e-mail, preencha a cores frente-e-verso, e seu irmão leva ao cartório no BR, ou no consulado português de onde mora, para assinar diante do funcionário e certificar por AUTENTICIDADE.
Junte os documentos necessários, e mande por DHL para:
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849
Pessoal uma dúvida sobre qual sobrenome preencher no formulário: A filha da minha prima tem o nome da mãe nos documentos quando era casada com o pai dela, depois minha prima se divorciou, casou e mudou novamente de sobrenome. Qual o nome a filha da minha prima deve colocar no formulário 1C, nome que aparece no RG dela, ou nome atual da mãe?
Comentários
Estou voltando aqui depois de anos pra tirar uma dúvida, já que eu vi que muita coisa mudou de uns tempos pra cá.
Antigamente eu tinha lido que podia enviar a documentação do menor junto com o meu pedido de atribuição, isso ainda é possível ou eu tenho que enviar somente o meu e depois quando estiver concluído que eu devo enviar o da minha filha?
@Roberta Alvarenga , uma geração de cada vez. Primeiro, você manda seu processo. Quando o registo sair, transcreve o casamento (se você não foi a declarante do nascimento de sua filha) e depois manda o processo dela.
Pelo ACP, os processos de maiores estão levando uns 6 meses; para menores, 2 meses
Ola pessoal, tudo bem?
Estou com Uma duvida, saiu a certidao de nascimento Portuguesa do meu tio e meu primo que mora na Holanda esta bem interessado pois melhora as coisas pra ele.
São os mesmos documentos para aplicacao presencial? É mais rapido?
Muito obrigado :)
@gandalf
Pode assinar o formulário em qualquer cartório de notas, e certificar por AUTENTICIDADE. Não tem que apostilar. - Já fiz!Tem alguns cartórios de registro que também fazem reconhecimento de firma. Terá que perguntar. Já fiz também.Sua lista não inclui a transcrição do casamento. Seu pai português foi o seu declarante antes de 1 ano de idade, e sua mãe é brasileira? Meu pai foi declante com um mês de nascimento, minha mãe é brasileira, meu pai é português, vivo, e mora lá, mas não tenho contato. E eles não se casaram. Isso implica em algo? tinha visto que não precisaria fazer essa transcrição de casamento.
Pretendo enviar os documento hoje, fiquei só na dúvida sobre a declaração de antecedentes, preciso enviar?
@LuanaS , não tem problema os pais não terem casado.
Não precisa de atestado de antecedentes.
@pedroxmaia , os documentos são os mesmos.
Só precisa verificar se o ACP está recebendo processos presencialmente. Havia restrição por causa da pandemia, não sei como está agora.
Pessoal, bom dia
Queria agradecer imensamente a todos desse forum, gracas a vcs consegui dar inicio ao processo de atribuicao dos meus filhos sozinha. Achei que isso nunca seria possivel rsrsrsrsrs
Processo 89XXX/2021.
Lucas S (Maior)
Status 1 "Foi recebido".
Processo 89XXX/2021.
Beatriz S (Maior)
Status 1 "Foi recebido".
Processos enviados via DHL e pagamentos via Nubank.
Alguem poderia incluir na planilha pf.
Muito obrigada.
Oiiiiiii!!!!
Apenas para agradecer a todos, a ajuda e orientação que vcs dão são essenciais.
Ontem fui ao Consulado de Portugal em São Paulo.. Já fiz a minha primeira visita, e já agendei a próxima para 17/11/21 (Cartão Cidadão + Passaporte com urgência)
E sobre o pedido de nacionalidade de meus filhos gêmeos, menores de idade:
Processo 89XXX/2021.
Davi (Menor)
Enviado: 23/08/2021.
Recebido: 26/08/2021.
Status 1 "Foi recebido".
Processo 89XXX/2021.
Miguel (Menor)
Enviado: 23/08/2021.
Recebido: 26/08/2021.
Status 1 "Foi recebido".
Processos enviados via DHL, gratuitos.
Já inclusos na Planilha... =)
Boa tarde pessoal,
Só para agradecer a ajuda de todos aqui, ja enviei o meu processo para ACP e recebi o e-mail hoje, conforme abaixo:
Processo 88XXX/2021.
Gustavo S. (maior)
Status 1 "Foi recebido".
Processo de atribuição (art. 1, C) filho de Português.
Agora é segurar a ansiedade e tentar não ficar olhando todos os dias hehehe.
OLA
Estou ajudando uma amiga no processo de cidadania dela e da sua filha menor.
Qdo fiz pra minha família efetuei o pagamento de 175 euros via vale postal, agora vi que tem a possibilidade pagar com cartão de crédito no site do IRN.
Minha amiga ficou insegura de primeiro efetuar o pagamento para depois receber o formulário. Gostaria de saber se houver algum problema ou desistência da parte dela, o valor é devolvido?
Mais uma coisa a filha dela tem hoje 17 anos, ainda precisa esperar o processa da mãe voltar para solicitar a atribuição para ela, certo?
A filha fará 18 anos em fevereiro/22, se ela ainda for menor na solicitação, será tratada como menor até o final da atribuição?
Grata pela atenção de sempre.
Abraço
Boa noite a todos, se alguém poder me dar uma ajuda tenho de fazer a cidadania de dois filhos meus menores, sou o declarante e gostaria de dar entrada sem esperar a transcrição de casamento, ainda está podendo fazer dessa forma, alguém sabe me informar.
O acp do porto ainda está sendo o melhor lugar para enviar atribuição de menor de idade ou tem outra conservatória andando mais rápido.
obrigado a todos a atenção
@gustavo3ferreira , sim, pode mandar sem transcrever o casamento.
ACP ainda é a melhor Conservatória para mandar os processos de atribuição de filhos. Os processos dos menores levam uns 2 meses.
Bom dia pessoal.
Alguém poderia mandar a planilha de atribuição de maiores?
Obrigado.
Rogério
@Rogeriof - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908
Obrigado @Leticialele
@Leticialele obrigado
Boa tarde, dps de alguns perrengues em relacao a VP.... se alguem por favorzinho puder adicionar na planilha, pois tenho medo de editar e bagunçar...
Pagamos via cartão credito internacional.
Processo 1C da minha mae
Nome Sandra
Processo: 89xxx/2021
Enviado por DHL dia 20/08, recebido em 24/08.
Chave recebida em 27/08- bolinha 1
Obrigada a todos por toda ajuda ate aqui!
Boa tarde!
Enviei o processo em junho, recebi a senha 2 semanas depois e meu processo permanece na bola 1. Está correto? É assim mesmo? Grato
@Zinho Sim, isso é normalíssimo. Vai ficar na bola 1 por uns 5 a 6 meses (se for processo de maior) !! Acompanhe o andamento dos outros processos pela planilha...
@Zinho
Você já tinha perguntado isso antes. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/255050/#Comment_255050
Nada muda muito. Só é relevante pra você quando ou aprova (bola-6 verde) ou tiver exigência (bola-4 laranja) que só acontecerá 5 meses depois da chegada lá. E depois disso, quando finaliza (bola-7 verde) que é quando regista e você recebe o assento de nascimento em PT.
Relaxe, reduza sua ansiedade, e deixe o processo seguir seu curso. Olhe só uma vez por semana, a cada sexta-feira à tarde. Isso te ajuda. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/254210/#Comment_254210
Tenho uma duvida, meu processo já está em andamento mas talvez precise trocar o numero do meu telefone de contato que informei no formulário, como proceder? o que me indicam? obrigado
@Rangelicojr eles n entram em contato por telefone, então creio que não precise fazer nada..
@Rangelicojr , não irão telefonar para você. O contato será por e-mail ou carta. Se não mudou nenhum dos dois, não se preocupe
Olá, tenho uma dúvida. Eu estou morando na França, e gostaria de abrir o processo de nacionalidade portuguesa para meu irmão. Ele já está com todos os documentos preparados. Estou indo ao Brasil em breve e estou pensando em trazer toda a documentação, e enviar direto daqui da França para Portugal. Seria isso um problema? Sendo possível, como tem funcionado a questão do pagamento via cartão de crédito internacional?
Boas
Dei entrada da minha nacionalidade em Dezembro de 2020..
hoje dia dia 31 de Agosto de 2021 recebi a nacionalidade, dei entrada por tempo de residência..
Hoje dia 31 de Agosto fui fazer o cartão de cidadão..
Resumo meu processo demorou menos de um ano.
Boa sorte a todos
@Luiske Não há problema enviar os documentos a partir de outro lugar, mas só não acho nem benéfico e nem maléfico, já que pode ser enviado do Brasil por DHL chegando na média de 3 dias. Ficar "passeando" com os documentos não é seguro, já que é dinheiro gasto.
Na questão do pagamento, após efetuar pelo site do IRN, receberá o formulário pelo email (qual este deve preencher a mão e reconhecer assinatura por autenticidade no cartório). Deve enviar este formulário com os demais documentos.
@Luiske
Não compensa Onde ele mora, no BR?
Não vale a pena se for somente pra economizar €40 do DHL, sendo que atrasa o processo, e terá custos de correio ou DHL de qualquer maneira. Se os docs estiverem prontos, ele já poderia dar entrada imediatamente, mandando diretamente do BR por DHL, sem intermediários. Chega em 3 dias e inicia o processo. Não dependeria de você nem sua viagem. Evita várias dificuldades, e ganha tempo.
O pagamento pode ser feito no cartão de crédito internacional de qualquer pessoa. Você pode fazer. Preencha com o nome de seu irmão no campo Requerente, o e-mail onde quer receber o recibo de pagamento com o formulário, e no restante seus dados para cobrança no cartão. Não erre no e-mail, ou o recibo se perde.
Cada modalidade tem um link diferente. Se for como filho, aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Receberá por e-mail o formulário em PDF, personalizado com o nome do Requerente, e o recibo.
Imprima esse e-mail recebido e mande junto com o processo.
Imprima o form que vem no e-mail, preencha a cores frente-e-verso, e seu irmão leva ao cartório no BR, ou no consulado português de onde mora, para assinar diante do funcionário e certificar por AUTENTICIDADE.
Junte os documentos necessários, e mande por DHL para:
Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849
Bom dia!
A título de informação...
Processo 1C do meu marido:
Nome: Sandro
Processo: 89xxx/2021
Enviado por DHL dia 23/08, recebido em 26/08
Chave recebida em 31/08 - bolinha 1
Pagamento: cartão de crédito
Obrigada a todos!
Pessoal uma dúvida sobre qual sobrenome preencher no formulário: A filha da minha prima tem o nome da mãe nos documentos quando era casada com o pai dela, depois minha prima se divorciou, casou e mudou novamente de sobrenome. Qual o nome a filha da minha prima deve colocar no formulário 1C, nome que aparece no RG dela, ou nome atual da mãe?
Obrigada!