Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1101910201022102410251451

Comentários

  • Estou voltando aqui depois de anos pra tirar uma dúvida, já que eu vi que muita coisa mudou de uns tempos pra cá.

    Antigamente eu tinha lido que podia enviar a documentação do menor junto com o meu pedido de atribuição, isso ainda é possível ou eu tenho que enviar somente o meu e depois quando estiver concluído que eu devo enviar o da minha filha?

  • @Roberta Alvarenga , uma geração de cada vez. Primeiro, você manda seu processo. Quando o registo sair, transcreve o casamento (se você não foi a declarante do nascimento de sua filha) e depois manda o processo dela.

    Pelo ACP, os processos de maiores estão levando uns 6 meses; para menores, 2 meses

  • Ola pessoal, tudo bem?

    Estou com Uma duvida, saiu a certidao de nascimento Portuguesa do meu tio e meu primo que mora na Holanda esta bem interessado pois melhora as coisas pra ele.


    São os mesmos documentos para aplicacao presencial? É mais rapido?


    Muito obrigado :)

  • @gandalf

    Pode assinar o formulário em qualquer cartório de notas, e certificar por AUTENTICIDADE. Não tem que apostilar. - Já fiz!

    Tem alguns cartórios de registro que também fazem reconhecimento de firma. Terá que perguntar. Já fiz também.

    Sua lista não inclui a transcrição do casamento. Seu pai português foi o seu declarante antes de 1 ano de idade, e sua mãe é brasileira? Meu pai foi declante com um mês de nascimento, minha mãe é brasileira, meu pai é português, vivo, e mora lá, mas não tenho contato. E eles não se casaram. Isso implica em algo? tinha visto que não precisaria fazer essa transcrição de casamento.


    Pretendo enviar os documento hoje, fiquei só na dúvida sobre a declaração de antecedentes, preciso enviar?

  • @LuanaS , não tem problema os pais não terem casado.

    Não precisa de atestado de antecedentes.

  • @pedroxmaia , os documentos são os mesmos.

    Só precisa verificar se o ACP está recebendo processos presencialmente. Havia restrição por causa da pandemia, não sei como está agora.

  • Pessoal, bom dia

    Queria agradecer imensamente a todos desse forum, gracas a vcs consegui dar inicio ao processo de atribuicao dos meus filhos sozinha. Achei que isso nunca seria possivel rsrsrsrsrs

    Processo 89XXX/2021.

    Lucas S (Maior)

    Enviado: 18/08/2021.

    Recebido: 23/08/2021.

    Senha Encaminhada: 27/08/2021.

    Status 1 "Foi recebido".


    Processo 89XXX/2021.

    Beatriz S (Maior)

    Enviado: 18/08/2021.

    Recebido: 23/08/2021.

    Senha Encaminhada: 27/08/2021.

    Status 1 "Foi recebido".

    Processos enviados via DHL e pagamentos via Nubank.


    Alguem poderia incluir na planilha pf.

    Muito obrigada.

  • Oiiiiiii!!!!


    Apenas para agradecer a todos, a ajuda e orientação que vcs dão são essenciais.

    Ontem fui ao Consulado de Portugal em São Paulo.. Já fiz a minha primeira visita, e já agendei a próxima para 17/11/21 (Cartão Cidadão + Passaporte com urgência)

    E sobre o pedido de nacionalidade de meus filhos gêmeos, menores de idade:


    Processo 89XXX/2021.

    Davi (Menor)

    Enviado: 23/08/2021.

    Recebido: 26/08/2021.

    Senha Encaminhada: 27/08/2021.

    Status 1 "Foi recebido".


    Processo 89XXX/2021.

    Miguel (Menor)

    Enviado: 23/08/2021.

    Recebido: 26/08/2021.

    Senha Encaminhada: 27/08/2021.

    Status 1 "Foi recebido".


    Processos enviados via DHL, gratuitos.

    Já inclusos na Planilha... =)

  • editado August 2021

    Boa tarde pessoal,

    Só para agradecer a ajuda de todos aqui, ja enviei o meu processo para ACP e recebi o e-mail hoje, conforme abaixo:

    Processo 88XXX/2021.

    Gustavo S. (maior)

    Enviado: 18/08/2021.

    Recebido: 23/08/2021.

    Senha Encaminhada: 27/08/2021.

    Status 1 "Foi recebido".

    Processo de atribuição (art. 1, C) filho de Português.

    Agora é segurar a ansiedade e tentar não ficar olhando todos os dias hehehe.

  • ccrespoccrespo Member
    editado August 2021


  • OLA

    Estou ajudando uma amiga no processo de cidadania dela e da sua filha menor.

    Qdo fiz pra minha família efetuei o pagamento de 175 euros via vale postal, agora vi que tem a possibilidade pagar com cartão de crédito no site do IRN.

    Minha amiga ficou insegura de primeiro efetuar o pagamento para depois receber o formulário. Gostaria de saber se houver algum problema ou desistência da parte dela, o valor é devolvido?

    Mais uma coisa a filha dela tem hoje 17 anos, ainda precisa esperar o processa da mãe voltar para solicitar a atribuição para ela, certo?

    A filha fará 18 anos em fevereiro/22, se ela ainda for menor na solicitação, será tratada como menor até o final da atribuição?


    Grata pela atenção de sempre.

    Abraço

  • Boa noite a todos, se alguém poder me dar uma ajuda tenho de fazer a cidadania de dois filhos meus menores, sou o declarante e gostaria de dar entrada sem esperar a transcrição de casamento, ainda está podendo fazer dessa forma, alguém sabe me informar.

    O acp do porto ainda está sendo o melhor lugar para enviar atribuição de menor de idade ou tem outra conservatória andando mais rápido.

    obrigado a todos a atenção

  • @gustavo3ferreira , sim, pode mandar sem transcrever o casamento.

    ACP ainda é a melhor Conservatória para mandar os processos de atribuição de filhos. Os processos dos menores levam uns 2 meses.

  • Bom dia pessoal.

    Alguém poderia mandar a planilha de atribuição de maiores?


    Obrigado.


    Rogério

  • Boa tarde, dps de alguns perrengues em relacao a VP.... se alguem por favorzinho puder adicionar na planilha, pois tenho medo de editar e bagunçar...

    Pagamos via cartão credito internacional.

    Processo 1C da minha mae

    Nome Sandra

    Processo: 89xxx/2021

    Enviado por DHL dia 20/08, recebido em 24/08.

    Chave recebida em 27/08- bolinha 1

    Obrigada a todos por toda ajuda ate aqui!

  • Boa tarde!

    Enviei o processo em junho, recebi a senha 2 semanas depois e meu processo permanece na bola 1. Está correto? É assim mesmo? Grato

  • @Zinho Sim, isso é normalíssimo. Vai ficar na bola 1 por uns 5 a 6 meses (se for processo de maior) !! Acompanhe o andamento dos outros processos pela planilha...

  • editado August 2021

    @Zinho

    Você já tinha perguntado isso antes. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/255050/#Comment_255050

    Nada muda muito. Só é relevante pra você quando ou aprova (bola-6 verde) ou tiver exigência (bola-4 laranja) que só acontecerá 5 meses depois da chegada lá. E depois disso, quando finaliza (bola-7 verde) que é quando regista e você recebe o assento de nascimento em PT.

    Relaxe, reduza sua ansiedade, e deixe o processo seguir seu curso. Olhe só uma vez por semana, a cada sexta-feira à tarde. Isso te ajuda. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/254210/#Comment_254210

  • Tenho uma duvida, meu processo já está em andamento mas talvez precise trocar o numero do meu telefone de contato que informei no formulário, como proceder? o que me indicam? obrigado

  • @Rangelicojr eles n entram em contato por telefone, então creio que não precise fazer nada..

  • @Rangelicojr , não irão telefonar para você. O contato será por e-mail ou carta. Se não mudou nenhum dos dois, não se preocupe

  • Olá, tenho uma dúvida. Eu estou morando na França, e gostaria de abrir o processo de nacionalidade portuguesa para meu irmão. Ele já está com todos os documentos preparados. Estou indo ao Brasil em breve e estou pensando em trazer toda a documentação, e enviar direto daqui da França para Portugal. Seria isso um problema? Sendo possível, como tem funcionado a questão do pagamento via cartão de crédito internacional?

  • Boas

    Dei entrada da minha nacionalidade em Dezembro de 2020..

    hoje dia dia 31 de Agosto de 2021 recebi a nacionalidade, dei entrada por tempo de residência..

    Hoje dia 31 de Agosto fui fazer o cartão de cidadão..

    Resumo meu processo demorou menos de um ano.

    Boa sorte a todos

  • @Luiske Não há problema enviar os documentos a partir de outro lugar, mas só não acho nem benéfico e nem maléfico, já que pode ser enviado do Brasil por DHL chegando na média de 3 dias. Ficar "passeando" com os documentos não é seguro, já que é dinheiro gasto.

    Na questão do pagamento, após efetuar pelo site do IRN, receberá o formulário pelo email (qual este deve preencher a mão e reconhecer assinatura por autenticidade no cartório). Deve enviar este formulário com os demais documentos.

  • @Luiske

    Não compensa Onde ele mora, no BR?

    • Se ele mesmo assinar presencialmente no cartório (ou no consulado português) e certificar por Autenticidade, você pode mandar pelo correio por ele. (Você não pode ser procurador, isso é somente para advogados registrados em PT)
    • Mandando com endereço no Espaço Schengen, gera uma consulta ao SEF sobre o status migratório, que atrasa 1-2 meses. Se não estiver residindo legalmente, pode ter uma surpresa.
    • Se ele mora no BR, use no form-1C o endereço dele no BR.

    Não vale a pena se for somente pra economizar €40 do DHL, sendo que atrasa o processo, e terá custos de correio ou DHL de qualquer maneira. Se os docs estiverem prontos, ele já poderia dar entrada imediatamente, mandando diretamente do BR por DHL, sem intermediários. Chega em 3 dias e inicia o processo. Não dependeria de você nem sua viagem. Evita várias dificuldades, e ganha tempo.

    O pagamento pode ser feito no cartão de crédito internacional de qualquer pessoa. Você pode fazer. Preencha com o nome de seu irmão no campo Requerente, o e-mail onde quer receber o recibo de pagamento com o formulário, e no restante seus dados para cobrança no cartão. Não erre no e-mail, ou o recibo se perde.

    Cada modalidade tem um link diferente. Se for como filho, aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Receberá por e-mail o formulário em PDF, personalizado com o nome do Requerente, e o recibo.

    Imprima esse e-mail recebido e mande junto com o processo.

    Imprima o form que vem no e-mail, preencha a cores frente-e-verso, e seu irmão leva ao cartório no BR, ou no consulado português de onde mora, para assinar diante do funcionário e certificar por AUTENTICIDADE.

    Junte os documentos necessários, e mande por DHL para:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • Bom dia!

    A título de informação...

    Processo 1C do meu marido:

    Nome: Sandro

    Processo: 89xxx/2021

    Enviado por DHL dia 23/08, recebido em 26/08

    Chave recebida em 31/08 - bolinha 1

    Pagamento: cartão de crédito

    Obrigada a todos!

  • Pessoal uma dúvida sobre qual sobrenome preencher no formulário: A filha da minha prima tem o nome da mãe nos documentos quando era casada com o pai dela, depois minha prima se divorciou, casou e mudou novamente de sobrenome. Qual o nome a filha da minha prima deve colocar no formulário 1C, nome que aparece no RG dela, ou nome atual da mãe?

    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.