Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1101710181020102210231452

Comentários

  • @gandalf Obrigada, não sou casada, e o registrado foi apenas um erro.

    A assinatura do fórmula sabe me dizer se pode ser feita em cartório de registro ou precisa ser especificamente cartório de notas?

    Nao consegui agendar a assinatura pelo consulado pq não aparecia nenhuma data disponível para agendamento aqui em SP.

  • editado August 2021

    @LuanaS

    Pode assinar o formulário em qualquer cartório de notas, e certificar por AUTENTICIDADE. Não tem que apostilar.

    Tem alguns cartórios de registro que também fazem reconhecimento de firma. Terá que perguntar.

    Sua lista não inclui a transcrição do casamento. Seu pai português foi o seu declarante antes de 1 ano de idade, e sua mãe é brasileira?

  • Pessoal, boa tarde.

    Meu processo está desde o dia 29/06 na bolinha 01 (recebido) cor verde. Alguém sabe me dizer se é comum essa demora?

    Está em ACP!

    Muito obrigado.

  • editado August 2021

    @Igor Benjamin

    Normalíssimo. Nada muda muito até 5 meses, e de repente, Bum!!! Despacho e assento.

  • Boa tarde,

    Depois de uma semana de enviados os documentos me responderam informando o site e o numero com as famosas bolinhas, saberiam me dizer o tempo médio de para cada uma das etapas?

  • @Rangelicojr como o @gandalf disse logo acima da sua mensagem, fica parado por quase 5 meses, depois concluí rapidamente (até 1 mês +-)

  • Pessoal,

    Estou auxiliando meu tio na montagem do processo 1C dele. Ele mora nos EUA.

    Assim como postaram recentemente, o passaporte que ele acabou de tirar no exterior não tem a filiação. Assim, ele vai anexar ao processo, além da cópia do passaporte, uma cópia do RG com filiação (que tem bem mais de 10 anos) e pensou em também anexar uma cópia da identidade americana (recente, mas sem filiação também). Vocês acham que isso seria suficiente?

    Agora vem outra dúvida. Eu achava que ele poderia autenticar todas essas cópias no consulado português quando ele fosse assinar o formulário 1C. Assim, não precisaria fazer apostilamento de Haia. Mas ele leu que os consulados só autenticam documentos nacionais. É isso mesmo? Nesse caso, ele teria que autenticar RG/passaporte no consulado brasileiro e a identidade americana em algum notariado dos EUA?

    E quanto ao apostilamento? A ideia dele é enviar depois os documentos ao Brasil, para despacho a Portugal, já que a certidão de nascimento apostilada dele está aqui. Nesse caso, aqui no Brasil seria possível apostilar as cópias já autenticadas do RG/passaporte, né? Mas e quanto a essa cópia autenticada da identidade americana? Seria possível apostilar no Brasil?

    Não sei se consegui me fazer entender, mas agradeço desde já!

  • @LucasLucas

    Não serve.

    O passaporte de maiores só traz a filiação se for emitido em solo brasileiro, pela DPF. Somente passaportes de menores têm o campo para a filiação na página 2. Da mesma forma, o RG só pode ser feito em solo brasileiro, presencialmente.

    Se ele tiver alguma viagem planejada ao BR, pode atualizar os documentos lá.

  • Boa noite, gente, tudo bem?

    Gostaria de pedir uma ajuda pra vocês (para um terceiro, na vdd).

    Ele fez o pedido de certidão pelo civilonline. Pagou pelo Nubank (o valor foi descontado da conta dele) e o Civilonline cancelou o pedido por falta de pagamento (????)

    ISso já aconteceu com alguém? Como ele pode receber o dinheiro de volta? Pq ele falou com o Nubank e o banco disse pra falar com o destinatário do valor, ele mandou emial pra lá tbm e até agora não respoderam.

    Agradeço quem puder ajudar! Afinal de contas, 70 reais é dinheiro né :(

  • Segunda pergunta!

    Vimos que não precisa necessariamente anexar a certidaão de nascimento da mãe portuguesa, só o num do assento basta.

    E quanto a Transcição de casamento da mãe dele em Pt? É necessário mandar a cópia?

  • @MariaHernandes Já aconteceu comigo. Primeiramente certifique se realmente se trata do mesmo pedido, pois apenas uma simulação já gera número de pedido de certidão e após isso fica recebendo trocentos e-mails dizendo que foi falta de pagamento.

    Se realmente se tratar do mesmo, eles pedem que seja efetuado um novo pedido e o anterior seja reembolsado com o banco. Para isso, você precisaria de uma prova. Portanto mande uma e-mail a civilonline@irn.mj.pt indagando com o número do pedido se houve erro no pagamento. Eles vão responder junto com algum anexo comprovativo e esse email será suficiente para o reembolso junto ao nubank.

  • @MariaHernandes Somente com o número do assento no fórmulario basta para o pedido.

    Ao consultar o assento de nascimento da mãe, irão perceber a averbação do casamento, mas se possui a transcrição de casamento, não custa enviar uma cópia simples da mesma. Mas não deixe de efetuar a transcrição antes, ela é crucial nesse processo se a mãe alterou sobrenome e/ou não foi quem o registrou no cartório.

    Peça novamente no Civil online um assento, ao confirmar, as vezes enviam o assento no mesmo dia.

  • Boa tarde Fórum, enviei os docs por solicitação da exigência e já estão na conservatória. Por favor, quanto tempo em média leva para saber se está tudo ok? Sei que varia de caso para caso mas está correndo tudo conforme o indicado (menos de 5 meses a 6 meses) Obrigado pela atenção, agradeço mais uma vez o apoio.

  • @PauloSCGomes

    Na6o tem como saber. No ACP em geral varia de 1-4 semanas de atraso, mais o tempo que levou pra você responder.

    Adicione 4 semanas mais o tempo desde que caiu em exigência até chegarem os documentos lá aos 6 meses usuais, e deve ser uma previsão razoável para a conclusão. Tipicamente passa para 7-8 meses desde o envio.

    Por isso é importante não deixar pontas soltas. Para fazer rápido, exige boa preparação prévia. Caiu em exigência, tem que ficar ligando na LR pra saber se receberam, se foi aceita, se tem alguma outra exigência (porque a data da 1a exigência no site não muda até ser aprovado). Pra saber se houve uma 2a exigência, ou ver que foi aprovado, ou ligando na LR, ou esperando chegar uma notificação. Fica tenso.

  • PauloSCGomesPauloSCGomes Member
    editado August 2021

    @gandalf os documentos já foram enviados e recebidos na CRC, os meus e os da minha irmã, mandei email na quinta dia 12 e na sexta dia 13 já tinha resposta, no mesmo dia fiz o envio pela DHL. No dia 18 os papéis já estavam lá na conservatória com confirmação de recebimento, o que busco saber é uma estimativa. E sim, procurei fazer a preparação de todos os docs corretamente, o único erro foi a assinatura no formulário 1C. Obrigado pela atenção, boa semana :)

  • editado August 2021

    @PauloSCGomes

    Depois de uma exigência não tem previsão certa (se é que isso existe). Considere um mês a mais para a conclusão, como estimativa.

    Chegando o documento o conservador é notificado. Em algum momento (a critério dele) volta pra repescagem.

    O meu processo acabou tendo uma exigência boba, e levou +45 dias. Numa época em que o processo levava 60 dias até a conclusão. E eu sanei a exigência em 4 dias entre o pedido do conservador e o documento posto lá. Não tinha acompanhamento online. Eu liguei na LR, esperei meus 90 minutos, tinha tido a exigência no dia (quarta), eu mandei na quinta, chegou lá na segunda. Pra mim, levou 50% a mais. Acontece. :-)

  • @gandalf obrigado pela resposta, assim que estiver finalizado retorno. Abraço.

  • SteveSteve Member
    editado August 2021

    Bom dia, venho agradecer o auxílio e as dicas recebidas aqui do fórum, em especial o @gandalf e a @Leticialele que são 2 experts no assunto!

    O processo de nossos filhos foi concluído hoje, já atualizei a planilha mas vou deixar aqui escrito também:

    Envio dos documentos para ACP: 08/JULHO

    Documentos recebidos na ACP: 13/JULHO

    Recebimento da senha por email: 16/JULHO

    Despacho (bola nº 6 verde): Não sei exatamente, chequei dia 23/AGOSTO e estava verde.

    Processo terminado (bola nº 7 marrom): 24/AGOSTO



    Na página diz: e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português

    O que devo esperar? Vou receber o assento de nascimento pelos correios, um email, ou devo solicitá-lo online? Para então dar prosseguimento ao cartão cidadão aqui no Consulado de São Paulo?


    Obrigado.

  • editado August 2021

    @Steve sim, neste momentos está aprovado o processo. Agora é aguardar a criação do número (bolinha 7 verde) do registo e depois a certidão será enviada para a morada cadastrada.

    Parabéns!

  • @Steve aguarde para que seja criado o registo de cidadão, assim que criado irão enviar para seu endereço a certidão, caso tenha urgência e não queira esperar o Correios, após a bolinha 7 ficar verde você já pode solicitar pelo CivilOnline.


    Por falar em CivilOnline, alguém está com problema? Eu não consigo passar da primeira página...

  • Obrigado @robertaribeirog e @drakunder fiquei animado com a conclusão que nem me dei conta que o processo só está realmente concluído após a bola 7 ficar verde, rrsrsrsr. Já corrigi na planilha.

  • Pessoal, não estou conseguindo tirar a certidão da minha mãe pelo CivilOnline, o Site não funciona. Posso apenas indicar o número do Assento em um papel para enviar o processo da minha irmã?

  • @drakunder , sim, pode colocar o número no local indicado no Formulário

  • Pessoal boa tarde.

    poderiam me confirmar o endereço para envio dos documentos para ACP?

    Obrigado!

  • @gabrielbertolazzi :

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • Apresentei um pedido, baseado no artigo 1 f) e queria saber se os pedidos aos ACP são processados igualmente rápido ou se têm um tempo de processamento diferente, dependendo do artigo.

  • Olá gente, podem me tirar algumas dúvidas?

    A certidão de registro de nascimento do pai português para enviar com o formulário 1C é aquela emitida pelo civilonline? Se sim, posso tirar uma cópia simples da certidão e enviar no processo do meu irmão também?

  • @guilr13 estando a certidão disponível no civilonline, pode mandar cópia simples

  • @drakunder

    Você não fez uma cópia dos documentos que mandou no seu?

    Sua irmã e você seria o mesmo assento, e só precisa um xerox simples, mais para evitar erros. Pode informar só o número se tem certeza.

  • @pamin

    O tempo depende do tipo de artigo. Por art-1f tem que fazer consultas externas ao SEF para comprovação da residência dos pais, o que atrasa um pouco em relação ao 1f.

    Não há volume para saber com mais precisão, mas eu estimo que deva levar aproximadamente 1 ano pelo ACP (se não houver exigências).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.