Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1101610171019102110221451

Comentários

  • @Leticialele Nossa

    Descobri agora que existem 3 tipos:

    Após esse registro, é possível solicitar a relativa certidão, que pode ser emitida em três formatos:

    1. Certidão simples;
    2. Certidão em inteiro teor digitada;
    3. Cópia reprográfica do livro.

    Agora entendi, se alguem tinha mesma duvida tai

  • editado August 2021

    @mauro cesar dos

    1) certidão simples (breve relato, apenas os dados essenciais) não serve

    2) certidão em inteiro teor (descritiva, é uma transcrição digitada do que está manuscrito no livro) não serve para o requerente

    3) certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada - Essa é a que tem que pedir no cartório. Eles sabem como fazer.

    A reprográfica em geral vem manuscrita com a assinatura de quem fez na época. É a mais detalhada, e contém todos os detalhes que precisam.

  • @mauro cesar dos , tem que pedir, no Cartório em que ela foi registrada, uma "certidão por cópia reprográfica do livro" e, depois, apostilar.

    Nem a simples nem a inteiro teor são reprográficas.

  • Boa noite!! Estou com uma dúvida. Estou solicitando a atribuição de nacionalidade portuguesa para a minha irmã (neta deve levar uns 2 anos). Depois vai passar para a filha (bisneta + ou - 6 meses). E depois vai passar para as filhas da bisneta. Só que a bisneta não casou com o pai das filhas e não foi a declarante. A 1a filha tem 16 anos e só deve entrar com o pedido dela quando estiver maior de idade. A mãe precisa averbar o nome dela como declarante na menoridade?

  • @Delianehenriques , não tem como a mãe fazer uma averbação como declarante do nascimento da filha!! É ilegal!!

    Basta a mãe mandar uma declaração de que não era casada com o pai!!

  • @Leticialele!! Não sabia ... eu li algo e não entendi direito... só mandar uma declaração... bem mais fácil né? Rs Vc sempre me ajudando.. Obrigada!!

  • @Delianehenriques , se a filha nasceu após 1978, a rigor, não precisaria mandar nada, pois a lei portuguesa, a partir dessa data, diz que pai e mãe são os que constam na certidão.

    A mãe portuguesa manda uma declaração só por precaução, para confirmar que não tem como transcrever um casamento que não ocorreu.

  • Ah.. entendi... não via lógica nessa exigência!! Mais uma vez obrigada pelo esclarecimento @Leticialele !!

  • @Leticialele

    Boa noite, estou com uma dúvida parecida, minha mãe conseguiu a atribuição ano passado e agora pretendo entrar com o processo da minha atribuição e dos meus irmãos a partir do assento da minha mãe.

    Mas meu pai foi declarante na minha certidão de nascimento e eles nunca se casaram, pode haver algum problema? Fomos registrados com menos de 1 ano de idade.

  • @fjmmurtinho , peça para ela fazer uma declaração para cada filho, só para confirmar que não era casada. No Brasil é proibido mencionar se os pais são casados entre si ou não.

  • @Leticialele

    To fazendo a transcrição do casamento da minha vó no consulado do RJ. Posso já mandar o processo 1C pro acp porto enquanto a transcrição ocorre pra ganhar tempo? Ou é melhor mesmo esperar finalizar o primeiro processo?

  • @brunoqueiroz , sim, pode. A transcrição no Rio é bem rápida! Quando forem analisar seu processo no ACP, já estará concluída.

  • Bom dia!

    Estou com td pronto pra enviar o pedido de cidadania dos meus filhos menores para o Porto inclusive ja agendei a DHL. Mas me surgiu algumas duvidas

    Vou mandar dos 2 filhos os documentos são todos individuais para cada um deles.

    Preciso enviar junto com os documentos envelope resposta?

    E seria no caso 2 envelopes? Um para cada processo?

    E se sim, qual envelope devo mandar e eles ja devem estar preenchidos com remente e destinatário?

    Ps. Como DHL vem retirar em casa eles fornecem apenas o envelope para envio.

  • @amalianina não é preciso enviar envelope de resposta.

  • @amalianina Não precisa enviar envelopes resposta nos processos! Eles não devolvem os documentos.

    Separe os dois processos, ou em envelope ou com um clipe e coloque dentro do envelope de envio da DHL. A própria DHL, quando retirar, já vai levar a etiqueta de endereçamento para o ACP e deixar um recibo para você.

  • @Leticialele e @Robert@robertaribeirog

    Obg pela resposta.

    @Leticia54@Leticialele como na minha cidade nao tem DHL fiz agendamento online a impressão das etiquetas geradas por eles ficam por minha responsabilidade.@Leticia54

  • Boa tarde!

    @Leticialele ontem consegui pagar o formulário 1c pelo Santander. Hoje fui pagar a certidão no civilonline e deu erro no pagamento com a mensagem de não inserir um novo pedido e mandar um e-mail para confirmar se receberam. Enviei de manhã cedo mas até agora não responderam . Tem mais alguma coisa que posso fazer?

  • Olá pessoal!

    Primeiro gostaria de agradecer a ajuda que recebi aqui no forum, a estimativa de aprovação do meu processo era entre agosto e setembro de acordo com as informações passada aqui e realmente deu certo.

    Meu processo foi da bolinha 1 a 6 direto e foi aprovado, aguardando criação do registro de nascimento.

    Alguém sabe quanto tempo esta levando em média para sair o assento de nascimento?

    Obrigada

  • @Mreis , aguarde um pouco mais

  • jocostajocosta Member
    editado August 2021

    @Nattaly , boa tarde

    Estou na mesma situação que você, inclusive nossos processos chegaram no mesmo dia. Acredito que saia ainda em Agosto, te avisarei por aqui, caso tenha alguma novidade em meu processo. Vamos nos falando..

  • Olá a todos!

    Sobre o tempo de criação do Registro de Nascimento.

    No caso do meu marido, o processo chegou na bolinha 7 laranja, no dia 22/07/2021, processo aprovado e aguardando a criação do Registro.

    No dia 17/08/2021, todas as bolinhas verdes, pedido deferido e respectivo Registro criado. Processo de Nacionalidade Terminado, praticamente foram 4 semanas de espera.


    Mauriceia.

  • @jocosta ansiedade agora na reta final é pior ainda haha. Vamos nos falando então, obrigada:)

  • @Mauri que bom! Espero que o meu tbm saia dentro de um mês. Obrigada

  • @Nattaly , pois é. O nosso já passou de 30 dias, pois foi aprovado no dia 14/15 de julho, antes mesmo do processo da @Mauri .

    Mas só nos resta aguardar, quem sabe tenhamos boas notícias amanhã

  • Boa noite!

    Por favor, depois de receber o e-mail com o status de pago da certidão do civilonline, tem que voltar ao site para registrar o pagamento? Se sim, de que forma?

  • @Mreis não precisa. é automático

  • @gsilvestre obrigada! Pensei ter lido algo do tipo. Então só esperar a senha para o acesso, né?

  • Bom dia.

    Estou indo hoje fazer as cópias dos meus documentos, para a atribuição para filho.


    Já fiz o pagamento do emolumentos e imprimi o formulário 1C com o recibo no cabeçalho, preenchi e levarei para o cartório para assinar e reconhecer firma (correto?)

    Vou fazer a cópia reprografica e apostilada da minha certidão no cartório onde fui registrado, junto com uma cópia apostilada do meu passaporte (não entendi bem se existe alguma diferença do apostilamento para apostila de haya (?)).

    Entendi que não preciso enviar a certidão de antecedentes.

    E vou enviar pela DHL como sugerido aqui no fórum para o ACP do Porto. (Não achei a planilha para registrar os passos).

    A certidão que irei enviar do meu pai (vivo e declarante) é cópia simples de inteiro teor que consegui no consulado.

    Gostaria de uma ajuda pra saber se falta algo pra ser enviado junto ou é isso mesmo.

    Obrigada, as discussões aqui do fórum tem me ajudado demais a esclarecer muitas dúvidas que eu tinha.

  • editado August 2021

    @LuanaS

    Você disse: "Vou fazer a cópia reprografica e apostilada da minha certidão no cartório onde fui registrado..."

    Não é isso. Não é fazer cópia reprográfica da sua certidão. Você tem que pedir no cartório uma certidão original, obtida por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada.

    Você me deu a impressão que ia fazer a cópia xerox de uma certidão que já tinha. Só queria reforçar.

    apostilamento = apostila de Haya. A Apostila garante que quem fez a certificação da certidão é um tabelião registrado. Só isso.

    Você é mulher e casada? (no login é "Luana" e diz "Obrigada", no texto diz "filho" e "fui registrado").

    Mande uma cópia impressa do e-mail que recebeu após o pagamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.