Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1262729313279

Comentários

  • @Leticialele Eu juntei a documentação para transcrever o casamento do meu bisavô, e fiquei com uma duvida.

    O nome na da minha bisavó aparece como nome de solteira em todos os documentos menos na certidão de óbito. Eu preciso fazer alguma alteração ou eles aceitam assim mesmo?

  • Galeraaaa


    Tem vaga para agendamento em São Carlos em 26/08 - ainda não esta confirmada a presença consular, mas já liberaram o agendamento.

  • @decastroalberico , não tem problema. No entanto, se na certidão dos filhos aparece com o nome de casada, quando fizer o requerimento coloque como o nome ficou após o casamento.

  • @patimartin Utilize as presenças consulares para solicitar documentos de preferência, a transcrição de casamento se tiver pressa, ainda continua sendo mais rápido por Santos. Nas presenças consulares, lembre que o valor sempre é mais caro.

  • Pessoal, vocês estão sabendo de alguma lentidão nas transcrições de casamento do Escritório Consular de Santos ? A transcrição de casamento dos meus pais foi recebida em Santos em 21/06/21 e desde então não mexem nela. Estou estranhando pois a transcrição do meu casamento que fiz lá em janeiro foi concluída no dia seguinte ao recebimento.

  • @rodrigomouawad tente conseguir informações... as transcrições estão sendo concluídas em Santos com uma semana... quando demora mais costuma ter algum problema..

  • Obrigado, gsilvestre. O problema é que eles não atendem telefone lá em Santos, não atendem pessoalmente e não respondem emails. Mandei uma carta na quinta feira para ver se recebo alguma resposta deles. Será que tem que algum jeito de fazer uma reclamação formal para o IRN, por exemplo ? Se eu soubesse que ia demorar assim, não teria feito por lá. Minha mãe, minha mulher e meus filhos são cidadãos portugueses. Deve ter uma maneira de reclamar formalmente.

  • Pessoal boa tarde a todos!

    Estou fazendo fazendo processo de nacionalidade do meu pai que é neto de portugueses.

    Hoje recebi as certidões de batismo de Funchal, pretendo fazer a transcricao do casamento no consulado de Santos.

    Meus bisavós ambos são portugueses e casados aqui no BR, gostaria de uma ajuda por favor para preencher o formulário, se algum puder me ajudar com um passo a passo por favor.

    Se o pedido deve ser feito por mim ou pelo meu pai, não sei como fazer.

  • @rodrigomouawad eventual reclamação não seria dirigida ao IRN, mas sim ao Ministério de Negócios Estrangeiros, pois é um serviço consular. Você pode procurar no site do consulado de SP se existe algum e-mail da Ouvidoria ou no site do MNE se existe algum local para apresentar reclamações sobre serviço consular...

    @rafamaia_14 tem que ser feito pelo seu pai. https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/ marque sempre Santos.

  • editado August 2021

    @rodrigomouawad Estamos em uma altura do ano que são concedidas férias, recesso e etc. Acontece esse atraso com processos de nacionalidade, transcrições e etc. Ao menos no site do consulado está dado como recebido? É um processo de transcrição simples ou antiga?

  • @rodrigomouawad Muito estranho mesmo essa demora! Se ligar no consulado em SP, eles não tem nenhuma informação?

    Enviei uma transcrição de casamento para Santos, eles receberam dia 28/07 e foi finalizada hoje. Super rápido.

  • @lucasbitte , meu processo foi entregue pelos correios na sexta, dia 18/06, e foi lançado no sistema como Processo Recebido no Consulado na segunda, dia 21/06. É um processo de transcrição simples. Meus pais casaram em 1969. A única diferença é que meu pai é nascido no Líbano e naturalizado brasileiro. Mas mandei a certidão de nascimento original libanesa dele com tradução juramentada e apostilhada. Será que isso pode estar atrasando a conclusão do processo ?

  • @isabelfaia , na última vez que liguei no consulado de SP a atendente falou que não tem como levantar nada de processos enviados pra Santos. Mas a sua confirmação de que as transcrições estão rápidas por lá só confirma que tem algo errado com o meu processo. Acho que vou mandar um e-mail com todos os dados do processo para o e-mail de reclamações do Consulado de SP. Será que mando para o e-mail do cônsul mesmo ?

  • E o pior é que como sabia da rapidez de Santos com a transcrição de casamento, mandei meu processo de nacionalidade para Vila do Conde simultaneamente. Está na bolinha 1. Tenho receio que ele seja analisado antes da transcrição do casamento dos meus pais estar concluída.

  • @rodrigomouawad bem provável que esse atraso seja devido a certidão ser libanesa. Não é algo simples, está mexendo com 3 documentos (brasileiro, português e libanês).

    Creio que será finalizado a transcrição antes de iniciar a análise de seu processo.

    Só mais uma dúvida que estou tentando levantar pra todos casos que atrasam um pouco. No formulário que preencheu online, na cidade selecionada lá em cima está SANTOS ou SÃO PAULO?

  • Olá!

    Tive o meu processo de transcrição feito em Santos e gostaria de compartilhar o resultado:

    2021-08-09 09:46:48Documentos enviados, processo

    2021-08-09 09:46:30 Processo recebido no Consulado

    2021-07-22 10:27:17Processo recebido no Consulado


    Mais importante que isso gostaria de agradecer e honrar quem criou esse forum e quem colabora diariamente, pois graças às informações obtidas aqui tive um resultado melhor do que se tivesse pago um escritório especializado.

    Boa sorte a todos!

  • @lucasbitte quando preenchi o formulário, escolhi Santos no local. E acabei de conferir no site. Continua aparecendo Santos no local. Tudo certo quanto a isso.

    Você acha melhor esperar um pouco antes de reclamar no email do cônsul de SP ? Meu processo foi recebido lá há 50 dias. Já mandei e-mail, tentei ligar para Santos, liguei para SP e nada. Mas enviei uma carta via Sedex pedindo alguma posição. Essa carta foi entregue pelos Correios na sexta após o almoço.

  • boa tarde a todos.

    comentei há um tempo que tive meu processo de transcrição do meu bisavô português devolvido de santos porque não havia certidão de nascimento da nubente, que nascera em 1879.

    Como era impossível atender a exigência, pedi ressarcimento do valor pago, ao que fui contatado via email pelo consulado em são paulo para que para lá encaminhasse a documentação para apreciação.

    ponderei que não poderia esperar meses pelo processamento, ao que foi informado que isto não ocorreria. deveria encaminhar a certidão de batismo averbada e certidões negativas dos cartórios da localidade de nascimento.

    isto foi feito, e cerca de 30 dia depois o consulado aqui de SP efetivou tanto a transcrição do casamento do português quanto seu óbito.

    já estou de posse da documentação devolvida.

    fui muito bem atendido no consulado, foram muito gentis, apesar da alta demanda.

    sou bisneto. não precisei encaminhar documento algum no requerimento, que foi por mim assinado com firma reconhecida.

    Enfim, é isto!!!

  • @rodrigomouawad cada processo é cada processo, as vezes queremos que o nosso seja igual ao fluxo que comentam. Há vários relatos de transcrições que demoraram por Santos, e quando percebemos, é um processo não comum.

    Quando digo não comum, me refiro como ao seu, que a certidão de nascimento é de outro local ao do que o consulado compete,entre outros casos.

    Há casos inclusive que transferem o processo para São Paulo e não sabemos o motivo.

    Eu creio que consultem talvez o consulado português no Líbano para dar prosseguimento no processo e que talvez isso atrase um pouco o processo comum, mas também posso estar equivocado. Simplesmente um achismo kkk

  • @vsqjunior otimo relato. Que bom que deu certo.

  • Boa tarde pessoal,

    Meu relato da transcrição de casamento por Santos com uma pergunta no final.

    2021-08-11 09:00:03Documentos enviados, processo concluído

    2021-08-05 08:43:07Processo recebido no Consulado

    2021-08-03 03:03:11Boleto pago

    2021-08-02 14:59:26Cadastro Efetuado

    Agora a pergunta, estar concluído quer dizer que vão enviar ainda hoje os documentos para mim chegando em até 3 dias úteis ou ainda tem um tempo até postarem no correio?

    Muito obrigado a todos.

  • @LeandroFonseca Quando está documentos enviados, como o seu, é que postaram hoje ou postarão hoje. Provavelmente seus documentos chegarão ainda essa semana, caso esteja em uma cidade grande do estado de SP.

  • @lucasbitte muito obrigado pela resposta. Estou em São Paulo capital mesmo, deve chegar até sexta então, que bom.

  • @lucasbitte ontem resolveram atender o telefone fixo do escritório consular de Santos. Me pediram inicialmente para esperar até fazer 60 dias. Com muita insistência, consegui fazer com que olhassem o processo de fato. Bom, o processo foi negado em 24/06, 3 dias após ter sido recebido. E nao atualizaram o status no site do Consulado. Fora isso, enviaram a documentação para a casa da minha mãe. Quando ela me disse sobre um envelope com documentos da nacionalidade portuguesa achei que fosse os enviados por Vila do Conde com a conclusão da nacionalidade dela.

  • Negaram porque a tradução juramentada da certidão libanesa não foi aceita. Já falei com bastante gente hoje sobre como refaze la... vai dar bastante trabalho, pelo visto.

  • @rodrigomouawad Ufa, ainda bem que deu pra identificar kkk. A traducão exigiram que fosse realizada no Líbano?

  • @rodrigomouawad , explicaram qual o problema com a tradução juramentada? Você apostilou?

  • uma vez tentei apostilar documento traduzido e foi meio complicado porque antes tem q reconhecer a firma do tradutor, tem q ver em q cartorio ele tem firma. seria interessante ligar no consulado de sao paulo para esclarecer qualquer dúvida porque Santos devolve o processo por qualquer coisa, mesmo q ele esteja tecnicamente em termos. Experiencia própria.

  • @lucasbitte atualizando, meu processo ficou no sistema pronto hoje de manhã, agora a noite fui olhar minha caixa de correio e lá estava já meus documentos. Realmente rápido.

  • @lucasbitte e @Leticialele , nessa tentativa que descobri que foi negada enviei a certidão do meu pai libanesa com a tradução juramentada e apostukhada por um tradutor brasileiro registrado na Junta Comecrial. Primeiro que o Líbano não tem certidão original atualizada. Tem apenas cópia autenticada. Que é o que eu tenho. Eles negaram alegando que tinha que ser uma certidão original e que a tradição tinha que ser feita no Líbano e reconhecida pela autoridade portuguesa local. Mas o Líbano não tem embaixada portuguesa. É a embaixada portuguesa de Nicosia, Chipre que cuida do Líbano...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.