Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

1252628303135

Comentários

  • @bene70

    Obrigado, pelo acolhimento, além de eu precisar desabafar, também precisava de uma palavra amiga.

    Vou me tranquilizar e aguardar.

    afinal a bíblia nós ensina a termos paciência e que a tempo pra tudo, e o tempo para conclusão do processo chegará.

    Mais uma vez obrigado.

  • @cassiopedro , o @bene70 tem razão!

    Relaxe, antes do que você imagina o processo será aprovado!

    Quando o processo for para a mão do Conservador, será aprovado ! Depois, basta aguardar o registro.

    Está acompanhando a planilha, para ver como estão os processos próximos ao seu? https://docs.google.com/spreadsheets/d/11S3ag4Y4Gkf8kFNcDBoJ9f_91uh1IijCoI_mkLlyTrI/edit#gid=9559984

  • @Leticialele

    Obrigado, esse fórum é maravilhoso e as pessoas que o compõe são fantásticas, se não fossem vocês estaria maluco, as orientações os esclarecimentos, como fazer e proceder, e essas palavras amigas que confortam tanto a gente.

    Vou aguardar e finalizar algumas questões a qui no Brasil, assim que sair meu registro e fazer meu passaporte no consulado e partir rumo a Portuga.

  • Olá, pessoal!

    Não tenho mais acessado o fórum com frequência, gostaria apenas de deixar o relato do meu processo para servir de referência aos demais:

    Chegada em Almada: 04/01/2021

    Despacho com aprovação: 24/04/2021

    Conclusão (criação do registro de nascimento): 13/07/2021

    Enviei o processo da minha irmã para o ACP, que considero ser a melhor opção no momento.

    Muito obrigado por toda a ajuda. Boa sorte e muita paciência aos que seguem nessa jornada!

  • @mgoulart


    Olá, vi que o seu processo só aguardava criação do registro, pode informar se já foi criado? para que eu poça me basear nas datas.


    Obrigado.

  • @cassiopedro

    Vi que as coisas foram um pouco mais demoradas para seu pai e para você.

    Se lhe serve de alento, creio que seu processo terá a aprovação em Julho, até o final desse mês, e o assento em Agosto no final do mês.

    Os tempos em Almada ainda estão aumentando, mas não deve ser tão ruim como foi para o ACP no ano passado, quando seu pai aguardava.

  • @cassiopedro , vai dar tudo certo! O @gandalf , com sua experiência nas planilhas, não costuma errar as previsões!!

  • Obrigado @gandalf e @Leticialele


    Vou tentar acalmar a ansiedade.

  • Oi Pessoal,

    Hoje recebi um e-mail dizendo "Assunto: Receção do processo de CASSIO

     

    Comunica-se que o processo em epígrafe foi recebido na Conservatória do Registo Civil de Almada, tendo-lhe sido atribuído o número

    36XXX/21

    A instrução oficiosa do processo será efectuada segundo a ordem de entrada.

    Poderá V. Ex.ª consultar o estado deste processo no sítio do Portal da Justiça através do link https://nacionalidade.justica.gov.pt/ com a introdução do seguinte código de consulta

    xxxx-xxxx-xxxx-xxxx

    No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória.

    Logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento.

     Com os melhores cumprimentos,

    O Oficial dos Registos e do Notariado

     (Maria de Lurdes)"


    consultei o processo e esta na bolinha 2 "Foi registado" O seu pedido está pronto para ser verificado.


    Agora é esperar por mais informações.


    Obrigado pela ajuda.

  • @cassiopedro

    Almada tem pouco pessoal, e uma maneira muito peculiar de lidar com o acesso online. eles não têm pessoal dedicado para fazer a atualização do site, exceto quando já está praticamente pronto. Talvez até o próprio conservador o faça.

    Algumas vezes o texto não bate com as cores, outras o texto abaixo das bolinhas não segue os padrões usuais.

    Fique atento a esse texto abaixo das bolinhas, mais do que as cores. O texto é que de fato descreve o que ocorre com o processo. Veja bem que quando tem o Despacho, o texto diz que foi concluído, mas é do ponto de vista do conservador. ele concluiu a análise dele. Ainda falta gerar o assento, e isso vem logo em seguida na mesma linha.

    Se acalme, será em algum dia na próxima semana.

  • @gandalf Almada realmente teve uma alteração grande pelo visto né?!

    Pelo andar da carruagem, acredita que os processos que foram enviados ainda neste primeiro semestre tenham um prazo médio de 06 meses? (contando da entrada até a criação do registro)?

  • @bene70

    Isso era previsto desde o início. Se você ler as 3 primeiras páginas desse tópico, vai achar zilhões de advertências sobre o risco de sobrecarga, e de problemas pelo fato de ser uma conservatória pequena, e apenas uma pessoa indicando tenazmente. É um fórum público, e cada um tem espaço para se expressar.

    Para quem já observa há mais tempo, o congestionamento era evidente, e seria apenas uma questão de tempo. Remeterem a CRCentrais de Lisboa, apenas atravessando uma ponte, que ainda não aconteceu, mas ainda é uma possibilidade.

    A planilha foi criada para acompanhar o que já saltava aos olhos. Leva algum tempo, mas eventualmente as pessoas se dão conta.

    Agora é período de férias e é normal aumentarem os tempos em todas as conservatórias. Acontece todo ano, de Junho a Agosto. Não para, mas reduz a velocidade. Então quando você olha a previsão, é do que passou, e faz a projeção se as coisas continuarem no mesmo ritmo, mas não será.

    Verá um grande número em Maio, antes das férias, e depois outro surto de aprovações depois de 15/agosto. Em Junho e Julho são uns "gatos pingados". É assim mesmo. Depois que terminar o seu, você nem se lembrará disso.

    O problema é a expectativa inicial de que vai sair em 2-3 meses, e que o seu vai sair liderando a manada, que não é realista.

    Estavam processando início de Janeiro em meados de Julho. Entre 15 e 30 de Agosto provavelmente terão completado todos os processos de Janeiro. Eles gostam de ficar bem nas estatísticas de produtividade. Praticamente pararam desde 15/maio. Retomarão em 15/agosto.

  • editado July 2021

    @bene70

    Não foi por falta de aviso... https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235081/#Comment_235081

    Qual foi a data de entrada do processo em Almada?

  • @gandalf Não tem choro nem vela, é aguardar né! Desde que não enviem para Lisboa, claro!

  • @bene70

    Tem pouco espaço pra velório. Mas sempre pode haver um pedido de urgência se houver motivo, onde os mais comuns são: oferta de trabalho, matrícula em universidade, ou por motivo de saúde (para tratamento do requerente, ou para que o requerente seja o cuidador).

    Quando eu lhe falei, eu já fiz todo o estudo: a partir de abril/maio o ACP já teria superado todas as outras conservatórias.

  • @gandalf ZERO espaço pra velório! kkkkkk...

    ainda em tempo, algo que esqueci de lhe destacar que talvez contribua e confirmem suas estatísticas, um email recebido no dia 01/07, a conservadora escreveu : " estamos a trabalhar nos processos recebidos em fevereiro."

  • editado July 2021

    @bene70

    Sim, ajuda. Principalmente porque Almada não tem ninguém para atualizar as etapas intermediárias. Então, quando começam a "trabalhar no processo" somente ao final é que lançam tudo, desde a senha de acesso, até a aprovação +- um mês depois.

    Na planilha, o último processo concluído dia 13/07 chegou lá dia 04/01. Hoje recebeu o Despacho um de 21/01/21.

    Estão levando 4 meses pra informar o número do processo. No início, antes de saturar, Almada finalizava com o assento em 27 dias. O primeiro que resolveu entrar, já tinha passado para 38 dias, e logo pulou pra 78 dias. Uma ou duas pessoas que chegaram primeiro na fonte, beberam a água limpa e fecharam em vinte e poucos dias. A notícia corre, a saturação vem. Basta ler as primeiras 5 páginas do tópico, em especial a partir de Julho/2020.

  • @gandalf é aquele efeito gangorra né?! Agora corre a noticia de saturação, aí começam as desistências de envio, aí daqui um tempo volta a andar super rápido aí corre todo mundo pra lá e satura novamente kkkkk

    E, no final das contas, o que era no início 27 dias, hoje, pelas contas superficiais, agora gira em torno de 06 meses.

    Eis aí o segredo da sabedoria de levar em consideração as conservatórias que demandam um número maior de servidores trabalhando não é mesmo?!

  • Bom tarde Pessoal,


    Hoje fui consultar a evolução do processo, vi que está na bolinha 6 marrom, com a informação:

    "O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho."


    E essa ansiedade sem fim...Conclui logo processo, ainda quero passar o natal e o ano novo em Lisboa.

  • @cassiopedro

    Então vai na fé e agende seu CC e PEP para a semana entre 06 e 10 de setembro, para que tenha tempo suficiente para fazer o CC e PEP. Se não conseguir nessa data, vai ter que entrar com passaporte BR e fazer lá.

    Creio que há grande chance de seu processo concluir até o final de Agosto.

  • @gandalf

    Boa tarde, fui tentar agendar data para CC e PEP, porém a próxima data da agenda é só em fevereiro.

    Posso sair com o passaporte Brasileiro, tenho que ter o Visto?

    irei com minha esposa e filha, passaportes Brasileiros, como devo proceder?

    Tem que apostilar a certidão de casamento?

    Pretendo ir em outubro.

  • editado July 2021

    @cassiopedro

    Eu já imaginava, mas tinha que te dar a chance de descobrir. Leia todo esse tópico, do início ao fim. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18020/viajar-a-portugal-somente-com-assento-de-nascimento/p1

  • Pessoal, postaram a seguinte mensagem recebida da CRC Almada em um grupo no facebook:

    "Exmo(a). Sr(a).

    Informa-se que nos últimos meses houve um aumento exponencial do número de processos de nacionalidade recebidos por correio, diariamente às dezenas, a acrescer aos processos recebidos presencialmente, não havendo recursos humanos compatíveis com esse aumento.

    Pelo exposto, acrescido do facto de duas trabalhadoras se terem aposentado em 2021, sem previsão da sua substituição, estamos a registar atrasos de vários meses na sua entrada no sistema, tramitação e conclusão, situação que se agrava em período de férias.

    Os processos entrados nesta Conservatória são tramitados consoante os recursos humanos existentes.

    Logo que possível iremos iniciar a introdução dos processos recebidos por correio no mês de Março. Estamos a concluir o mês de Fevereiro.

    Assim que for possível será devidamente notificado da entrada do processo e informado do código de acesso do mesmo.

    Com os melhores cumprimentos

    A Conservadora

    Maria do Carmo Costa Ferreira de Almeida"

    Então, conforme já foi muito dito pelo @gandalf e outros membros do fórum, não arrisquem mandando para lá.

  • Aaaaeeeeeeeeee

    Demorou mas saiu, Glória a Deus.

    Hoje a consultar o site https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    Uma ótima noticia

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Bolinha 7 marrom terminado


    Uma duvida, quanto tempo para o registro?

    a alguma maneira de solicitar o registro com urgência?


    Obrigado pessoal vocês são 10, valeu mesmo.

  • @cassiopedro

    Pode demorar 6-8 semanas.

    Agora está tarde para entrar com pedido de urgência. Teria que ter entrado a nota de urgência no despacho da conservadora.

  • @gandalf

    Poxa! mais espera :(


    Tudo bem, o jeito é esperar.

  • @cassiopedro

    Se lhe serve de consolo, Almada em geral ignora pedidos de urgência. Então não teriam tido efeito de qualquer maneira.

  • @gandalf


    rsrsrsrs, sim.

    Vou torcer para que seja breve, acho que vou conseguir ir em Novembro, já tirei os passaportes brasileiros meu, o da minha esposa e minha filha, e assim que sair o registo faço o pedido pelo civil online, para poder entrar em Portugal com o registo.

  • @cassiopedro

    Lembre-se de que o RG somente é emitido em solo brasileiro. Se alguém na família estiver com um RG antigo, e for morar fora, só pode renovar quando fizer uma viagem de férias ao BR. Geralmente essas viagens são curtas, cheias de compromissos, e não dá tempo pra renovar.

    Se for o seu caso, considere renovar o RG antes de ir.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.