Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1100310041006100810091451

Comentários

  • editado July 2021

    @ARGMonteiro , meu irmão também é António para Portugal. Relaxe, não faz diferença!!

  • editado July 2021

    Obrigado @Leticialele, eu também achei que não teria problemas, só perguntei para ficar mais tranqulilo.


    Obrigado @gandalf ficarei na torcida.


    Assim que tiver notícias vou atualizando a planilha.

  • Boa noite, pessoal enviei num mesmo envelope DHL 06 processos de atribuição por pais portugueses:

    • 02 processo de menores recebido na ACP em 17/06/21, email com chave dia 18/06/21 (1 dia).
    • 02 processos de mulheres adultas recebido na ACP em 17/06/21, email com chave 29/06/21 (12 dias)
    • 02 processos de homens adultos recebido na ACP em 17/06/21 e até agora (quase 1 mês) não recebi as chaves???

    Como posso descobrir a chave desses processos? Ou até mesmo se ainda não gerou as chaves?

    Estranho porque foi no mesmo envelope DHL com os outros 04 processos em envelopes separados, tudo direitinho, os dois menores já estão até aprovados.

  • @Leandro_Barbosa , mande um email para rcentrais.@admin@irn.mj.pt dando nome, data de nascimento, filiação e Conservatória onde se acha o processo e peça o número e a chave de acesso ao site de nacionalidade.

    É bom, também, verificar a caixa de spam.

  • @Leticialele eu enviei mas eles responderam para entrar em contato direto com a ACP, você tem o email da ACP? Sabe se eles costumam responder?

    Já olhei sim no SPam, não chegou mesmo.

  • SteveSteve Member

    2 Processos de Filhos menores de 14 anos enviados a ACP (Arquivo Central do Porto):

    08/07/2021 - Enviado via DHL (origem São Paulo, custo R$235)

    13/07/2021 - Entregue na ACP

    Não encontrei o link da planilha, alguém pode me passar? Obrigado.

  • @Steve o link está em dois posts na página anterior a esta

  • @Leandro_Barbosa , tem certeza de que eles não encaminharam seu email para o Porto? Não costumam aconselhar a que se envie emails para as Conservatórias!! É a primeira vez que vejo isso acontecer!!

  • Boa tarde!

    Estou na ultima fase do levantamento de documentos que preciso para atribuição de cidadania (mãe portuguesa para filho) do meu pai. Falta somente chegar no Brasil a certidão de nascimento da minha avó portuguesa que já tem o casamento averbado no documento, pois ela nasceu em 1900 (já foi postada para o Brasil).

    Também já paguei e preenchi o formulário 1C e foi assinado por autenticidade no cartório.

    Estou com 2 dúvidas:

    1. Preciso enviar a cópia da certidão de nascimento do meu avó brasileiro apostilada? Eu tenho ela, mas fique na dúvida se é melhor eu enviar junto com os documentos do meu pai e avó.
    2. Como eu faço para enviar para o ACP (podem me confirmar o endereço) por DHL? Eu nunca fiz isso e o que achei na internet fica quase R$ 300 o envio, seria isto mesmo?

    Desde já agradeço muito pelos esclarecimentos, esse fórum vem me ajudando muito neste processo!

    Obrigada,

    Dani

  • @Danifernanda :

    1 - Se o casamento está transcrito, não precisa enviar a certidão de nascimento de seu avô brasileiro;

    2 - O endereço é :

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Se vai mandar pela DHL, o preço está em torno de 240 reais. Ache uma loja próxima de você: https://locator.dhl.com/

    Boa sorte!

  • Obrigada!

    No momento o melhor local para dar entrada no processo de atribuição de cidadania é no ACP ou me indicam outro ?

  • @Danifernanda , se é pelo art. 1C, ACP ainda é a melhor opção

  • editado July 2021

    Olá pessoal, tudo bem?

    Estou ajudando minha irmã a tirar a cidadania dela, como eu tirei a minha a alguns anos e já tinha esquecido de como fazer, voltei aqui no fórum para relembrar e tirar minhas dúvidas.

    Ela irá fazer por atribuição e estou pensando em enviar para o Porto.

    Gostaria de confirmar com vcs a relação de documentos que acredito ser somente 3.

    1 FORMULARIO >>>

    # Assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE em cartório

    #Com Firma do oficial que a assina reconhecida (dúvida)

    2 Copia da carteira de identidade ,

    # APOSTILADA.

    #Com Firma do oficial que a assina reconhecida ( sinal público) (dúvida)

    3 certidão de inteiro teor de cópia reprográfica,

    #apostilada,

    #Com Firma do oficial que a assina reconhecida ( sinal público)

    Depois só pagar o vale postal e enviar.

    Minha dúvida maior é referente ao sinal público tanto da cópia da identidade quanto do formulário se são necessários.

    Tá correto?

  • Bom dia pessoal!

    Os processos das minhas sobrinhas foram enviados para ACP em 15/06/2021 e hoje recebeu o despacho, faltando apenas o registro.

    Antes de enviar os processos, questionei aqui a respeito do documento dos pais, se deveria ser apostilado, ou apenas autenticado https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244074#Comment_244074

    As duas são menores porém tem mais de 14 anos. Portanto orientei-os a apostilar o RG das meninas, mas o RG dos pais foram enviados apenas autenticados.

    Portanto, chego a conclusão que, se o menor tiver mais que 14 anos, não há necessidade de apostilar o RG dos pais. Apostilem apenas o RG das crianças maiores de 14 anos.

  • @Badaró Roberto Se sua irmã é maior sim. Lembrando que o documento de identidade deve estar com a emissão menos de 10 anos.

    Ao pagar a taxa por cartão online, receberá o formulário com o pagamento no cabeçalho e esse formulário irá imprimir frente e verso colorido.

    Junte uma cópia simples da certidão do português, foi o português que a registrou no cartório?

    Quanto ao reconhecimento de firma, não se preocupe, ao apostilas isso já é realizado.

  • @lucasbitte foi o portuga q a registrou sim, tenho o número do assentamento.

  • Bom dia! O processo da minha mãe foi aprovado ontem (já coloquei na tabela). Chegou em Porto no dia 16/02/21.

    Muito obrigada a todos pelas informações e dicas, principalmente à @Leticialele e ao @gandalf .

  • Pessoal, o meu processo de 18/02, caiu em exigência hoje, motivo, na minha certidão de nascimento consta a menção da escolaridade dos meus pais, e eles disseram que desconhecem isso.

    Esta assim:

    1⁰ Filho, pai fundamental e mãe 2º grau....

    Como cumprir isso?

  • @jocosta , tem como mandar uma foto desse trecho, por mensagem privada? Nunca vi algo assim!!

  • @Leticialele , como faço isso?

  • @jocosta , vou mandar uma mensagem para você e você responde com a foto, ok?

  • @Leticialele , enviado...

  • Somente para deixar registrado, todo o processo que foi finalizado.


    Gratidão a todos do fórum, em especial @Leticialele

    @Vlad Lopes

    @gandalf

    Processo 11xxx/21

    22 janeiro enviado via DHL

    26 janeiro recebido.

    31 de janeiro recebido chave via e-mail, sem solicitar (a ideia era solicitar dentro de um mês após recebido).

    31 de maio 2021 +ou - processo aprovado aguardando registro.

    13 de julho de 2021 processo terminado e enviado notificação para o endereço do processo.

  • Ola Boa Tarde,

    Coloquei na planilha os Informações sobre o Processo da minha Irmã que dei entrada.

    Em nome de Angela Branco (Filha)

    E vou inserindo as informações conforme eu for atualizando a senha. Vamos para mais uma saga :P

  • helenoheleno Member

    Tenho uma sobrinha morando no porto.

    O melhor caminho para dar entrada seria enviar pra ela, e ela dar entrada pessoalmente ou enviar via hdl?

  • @heleno , as Conservatórias estão atendendo mediante agendamento prévio, Não há vantagem alguma em entregar pessoalmente.

    Mande pela DHL. Mais fácil , seguro e rápido

  • MeroMero Member

    Pessoal, boa tarde!

    Vou enviar os documentos amanhã e gostaria da fazer a última confirmação dos documentos que devo enviar, só para tranquilizar mesmo:

    1- Fotocópia simples da certidão de casamento dos portugueses em Portugal

    2 - Fotocópia simples do assento do Português

    3- Certidão de nascimento do requerente brasileiro por cópia repográfica, certificada e apostilada

    4- Cópia do RG certificada e apostilada

    5- Pagamento da taxa (cópia do e-mail de confirmação do pagamento)

    6- Form-1C impresso colorido (frente e verso), preenchido sem rasuras, assinado no cartório diante do tabelião para certificação por autenticidade (mão precisaria apostilar também????)


    Enviar para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Enviar usando DHL


    Dúvida:

    No envelope, devo escrever algo a mais ou só o endereço do Arquivo Central mesmo?

  • editado July 2021


    @Mero

    1- Fotocópia simples da certidão de casamento dos portugueses em Portugal SIM. SE JÁ NOS MOLDES ATUAIS ONLINE

    2 - Fotocópia simples do assento do Português SIM. SE JÁ NOS MOLDES ATUAIS ONLINE (APÓS 1911)

    3- Certidão de nascimento do requerente brasileiro por cópia repográfica, certificada e apostilada SIM

    4- Cópia do RG certificada e apostilada SIM. SE A EMISSÃO FOI EM MENOS DE 10 ANOS.

    5- Pagamento da taxa (cópia do e-mail de confirmação do pagamento) SIM

    6- Form-1C impresso colorido (frente e verso), preenchido sem rasuras, assinado no cartório diante do tabelião para certificação por autenticidade (mão precisaria apostilar também????) SIM. NÃO PRECISA APOSTILAR.


    Enviar para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto SIM

    Enviar usando DHL SIM


    Dúvida:

    No envelope, devo escrever algo a mais ou só o endereço do Arquivo Central mesmo? ESCREVA PROCESSO DE NACIONALIDADE ART 1C DE FULANO DE TAL, MAS NÃO FARÁ DIFERENÇA SE NÃO ESCREVER ALGO.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.