Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19749759779799801457

Comentários

  • Boa tarde, pessoal!

    O processo do meu outro irmão foi aprovado hoje. Ainda não tem registro.

    Enviado dia 04/12

    Recebido dia 09/12

    Chave dia 23/12

    Despacho 27/04


    Mais uma vez obrigada a todos que nos ajudaram! Deus os abençoe!

  • Agradeço a todos desse grupo que contribuiram de alguma forma. Em especial @Leticialele Ulysses @gandalf @Maria Nélida vcs são 10!

    Aproveito para incentivar a todos que estão em busco desse sonho.

    Processo 911XX/20 1 C (FILHO)

    Enviado 11/12/20

    Recebido 15/12/20

    Chave  20/01/21

    Etapa 2 23/04/21

    Etapa 6 27/04/21

    Aprovado em 4 meses e 12 dias 

    Aguardando o Registro de Assento

  • @SandraP @raulcampos13

    Parabéns aos dois. O assento deve sair até o fim da semana que vem. Já podem começar a comemorar, e se preparar para as próximas fases se desejarem.

    Sandra, gostei da foto! :-)

  • @gandalf obrigada! :-)

    Você nos ajudou muito. Super feliz em poder ajudar minha família. Certamente sem vocês não conseguiria!

  • Alguem enviou processo de menor com a copia do documento de identificação dos pais sem o apostilamento? Se sim, foi aprovado ?

  • @charlespessoaaa

    Leia aqui: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/

    e em Que documentos devem instruir o pedido? clique no link: Se o registando é menor, mas tiver mais de 14 anos, deve juntar a certidão do seu registo de nascimento, se possível, de cópia integral e emitida por fotocópia, devidamente legalizada

    Os pais, sendo maiores, e assinando o formulário, obviamente também se enquadram na mesma regra da legalização com apostila de Haia. Quem verifica a assinatura dos pais de acordo com o documento apresentado?

  • Tenho dois processos de menores na ACP e que até a presente data estão com 68 dias desde o recebimento na conservatória.

    Foram aprovados com 12 dias em 2/Março, bem rapidinho. Estou aguardando o registo há quase 2 meses. Essa espera ainda é considerada "ok"?

    Nos últimos dias vi alguns processos que tiveram seus registos criados em até um mês após a aprovação.

  • Pessoal, boa noite1

    Só a agradecer a este grupo, comecei minha jornada em 2015 com a cidadania do meu pai que é neto, e em 2019 dei entrada na minha, concluí com cartão cidadão e passaporte na semana passada. Meu muito obrigada! @Vlad Pen vc sempre disposto e tantos outros aqui a ajudar.

    Para aqueles que aguardam não percam a fé e continuem com seus projetos.

    Gostaria de saber se há um grupo para "casados com português', pois agora farei do meu marido.

    Obrigada mais uma vez.

  • @Ana_Reis

    É normal ficarem algum tempo pra sair o registo.

    Acho que você pode esperar o assento nos próximos dias, provavelmente antes do final do mês, que seriam mais 2 dias.

    Controle a ansiedade. :-)

  • @charlespessoaaa eu mandei apostilado só o documento da minha esposa que não é portuguesa o meu foi sem apostilar. Mandei dia 26/03 e foi aprovado 26/04.

  • Obrigado @Gustavo25 . Vou arriscar enviar sem o apostilamento das identidades .

  • editado April 2021

    Bom dia, gostaria de tirar um a duvida

    Estou tirando a atribuição do meu pai, tenho os seguintes documentos:

    - Requerimento 1C integralmente preenchido e pago

    - Certidão de Nascimento em Inteiro Teor do requerente (meu pai) + Certidão de Nascimento por fotocópia do livro de registos de nascimento do requerente, apostilhada.

    - Certidão de Nascimento simples do meu Avô (português)

    - Cópia autenticada e apostilhada do RG (pai)

    Gostaria de saber se está correto e se preciso de mais algum documento.

    Meu avô português foi casado com brasileira, tenho a certidão de casamento (ambos falecidos), minha duvida é se preciso enviar essa certidão de casamento? caso positivo ela precisa ser transcrita?

    Grata pela ajuda

  • @isabelfontinha , os documentos estão corretos.

    Não precisa enviar a certidão de casamento do avô.

  • Boa tarde. Meu processo caiu em exigência.

    Enviei os documentos pendentes e foram recebidos em ACP dia 26 de março.

    Hoje, mais de um mês depois, o processo continua parado na bolinha 4 amarela com a mensagem de que o processo não está completo.

    Este prazo é normal ou pode ter ocorrido um novo problema?

    De antemão, agradeço!

  • @Leticialele tenho outra duvida aproveitando o gancho.

    quando sair a Atribuição do meu pai, começo o processo da minha atribuição e de minhas irmãs, nesse caso eu vou precisar enviar a certidão de casamento dos meus pais? vou precisar fazer a transcrição?

  • @charlespessoaaa

    Você não quer saber o que o IRN pede. Quer uma opinião que concorde com a sua, mesmo que não tenha lógica.

    Lembre-se que em caso de exigência, a nova remessa de documento vai custar €40 + certificação + apostilamento. Quanto custa a apostila?

  • editado April 2021

    @joaolrdc

    A carta demora 20 dias, mas há muito extravio. Certamente sua carta já teria chegado. (20-30 dias)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/236480/#Comment_236480

    Que atendente é essa? Você ligou na Linha de Registos? Eles podem ler pra você a exigência. Você pode perguntar à atendente como pode obter por e-mail uma cópia em PDF da correspondência enviada.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. (Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília).

    Só falam com o requerente (ou seu advogado, se for o caso). A espera na linha pra ser atendido é de 90 minutos.

  • @gandalf Bom dia,

    Já recebi a carta e já sanei as exigências. Enviei os documentos que estavam pendentes e foram recebidos em ACP dia 26 de março.

    A questão é que hoje, mais de um mês depois dos documentos exigidos chegarem lá, o processo continua parado na bolinha 4 amarela com a mensagem de que não está completo.

  • @joaolrdc

    É assim mesmo. Só sai da exigência quando sair pra outra bolinha. Se houver nova exigência, ou se o que mandou foi insuficiente, permanece tudo igual. Não muda nem a data da exigência. :-)

    Então, ligue na LR de tempos em tempos para saber se a exigência foi satisfeita.

    A atendente terá que ler no processo as anotações do Conservador.

  • @isabelfontinha

    Junte aos seus documentos de seu pai, um print do e-mail que recebeu após o pagamento. É uma cópia extra do recibo.

    Quanto a sua pergunta, isso será daqui a 6 meses, e você já terá se esquecido... Mas vamos lá.

    Para a nacionalidade, sendo a mãe brasileira e o pai português, e ele foi o declarante do filho antes de 1 ano, só precisa do assento dele. Vale tanto para o seu pai que está fazendo agora, como daqui a 6 meses, para você e a de suas irmãs (e irmãos, se tiver).

    Se em alguma das irmãs o declarante foi outra pessoa, então terá que fazer antes a transcrição do casamento dos pais.

    No seu caso, e de suas irmãs, as mulheres requerentes que forem casadas, terão que incluir uma certidão de casamento em inteiro teor, apostilada. Serve apenas para comprovar a mudança de nome. O nome do RG no formulário estará diferente da certidão.

    Somente quando for fazer a nacionalidade dos seus filhos daqui a um ano (quando já tiver sua nacionalidade), você terá que fazer a transcrição do seu casamento antes de fazer a deles. Sendo portuguesa a mãe, a transcrição será obrigatória.

    Também para nacionalidade do cônjuge pelo casamento (art-3), precisa transcrever o casamento.

  • @gandalf super obrigada por tirar minhas dúvidas, vou dar um print nessa dica e guardar para quando chegar esse momento. Parabéns por esse fórum ele é realmente muito útil e de excelente qualidade.

  • @gandalf , você profetizou mesmo. Falei ontem sobre a demora no registo e os processos foram aprovados HOJE.

    Agora tenho dois tuguinhas em casa. :D

    15/02/2021 - Enviado por DHL (SP para Porto)

    18/02/2021 - Recebido na ACP

    19/02/2021 - Recebido email com chave de acesso (bolinha 1 verde)

    26/02/2021 - Mudou para bolinha 2 verde

    02/03/2021 - Mudou para a bolinha 6 verde - Aprovado, aguarda registo (12 dias após o recebimento)

    28/04/2021 - Bolinha 7 verde - Registo criado (69 dias após o recebimento)

  • @gandalf boa tarde!

    Estou ajudando meus irmãos a prepararem os documentos das minhas sobrinhas. As 2 são menores de idade.

    Lendos os últimos posts, fiquei com dúvida.

    Além dos documentos de praxe para atribuição 1C, tem que enviar cópia do RG de ambos pais, inclusive o pai português, reconhecido firma por autenticidade e apostilado? Pensei que deveria apenas ser autenticado.

    Tenho ajudado na preparação dos processos conforme abaixo:

    1º) certidão de nascimento de inteiro teor, por fotocópia (reprográfica) e apostilada da pessoa a registar;

    2º) cópia autenticada e apostilada do documento de identificação da pessoa a registar contendo a filiação do interessado;

    3º) indicação do registo de nascimento do português;

    4º) formulário modelo 1C

    Muito obrigada pela ajuda!

  • Boa tarde

    Em média, qual está sendo o tempo para conclusão do processo a partir do recebimento da chave de acesso?

  • Boa tarde a todos.

    Fiz o pedido de atribuição de nacionalidade para minha avó Célia (filha de portuguesa) e ainda não recebi os documentos por Correios, mas no site, ao consultar o processo, consta o seguinte: "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado. Última notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 18/11/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.”.

    Agora vou requerer a do meu pai, no entanto, na certidão de nascimento dele, o declarante é seu pai Augusto, e não sua mãe Célia, que agora é portuguesa, portanto, pelo que entendi da leitura deste fórum, antes de requerer sua nacionalidade, será necessário a transcrição do casamento de seus pais Célia e Augusto, certo? Se sim, o melhor é enviar o pedido de transcrição para Porto mesmo? Muito obrigada.

  • Boa Tarde!

    Fiz o encaminhamento via dHL para a Conservatória do Porto pagamento via VP

    recebi a confirmação com a senha no dia 12/02/2021

    Contudo, desde aquele dia a bolinha verde ficou parada no número 1

    alguém sabe o endereço de email que eu possa encaminhar algum tipo de questionamento, ou é isso mesmo, apenas aguardar?

  • @Ana_Reis

    Parabéns!

    Profetizar é por revelação. Você tem uma revelação, e professa (fala) a palavra que recebeu.

    Nesse caso foi só uma questão de lógica mesmo. Dessa vez não foi profecia, foi previsão, probabilidade. :-)

    Eles precisam fechar dentro do mês o maior número de processos, para contar nas estatísticas do portal da transparência. O seu estava ali. Era aquela fruta madura no galho, só esperando pra ser colhida.

    O seu já estava com 69 dias. A previsão para menores seria 55 dias (e 70% dos processos ficam abaixo disso). Tinha que acontecer.

  • @leomatras , o processo leva uns 6 meses;

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.