@Abel_Brito , relaxe! Não mande email! O processo todo leva uns 180 dias, fica parado meses na "bolinha 1". Depois, dá uma corrida da 2 para a 6 e, posteriormente, vai para a 7. A não ser que caia em exigência!
Há várias correntes de entendimento a esse respeito (atribuição de menores):
O RG de ambos os pais tem que ser apostilado porque assinam o form-1C. O RG do filho é apostilado pela instrução do IRN.
O RG de ambos pais (que assinam pelo filho), precisam ser certificados e apostilados. O do menor bastaria autenticar.
Somente o RG do filho menor precisa ser apostilado. O RG dos pais não precisa porque o form-1C é certificado por autenticidade.
Você vai encontrar relatos no fórum de pessoas que conseguiram a nacionalidade de menores nas 3 formas.
Antigamente, se recomendava (2). Mais recentemente passou a se recomendar (1), após muita discussão. O custo de uma reparação para refazer o RGs e enviar, é muito maior do que agir de forma preventiva e apostilar antes. E certamente (1) é a opção mais segura, e a única em que não cabe exigência.
@gandalf você está enganado. Eu apenas fiz uma pergunta com base nas dúvidas que eu tenho e que eu já vi várias pessoas do fórum tendo também. Eu já tinha lido o link que você me enviou e continuei sem a resposta clara desta dúvida. Não tem nada de ilógico. Minha dúvida é sobre o apostilamento ou não dá cópia de identificação dos pais do menor no processo de atribuição. No próprio fórum, no tópico sobre o preenchimento do formulário 1C, fala que não é necessário o apostilamento destas cópias, porém vejo pessoas com receio de enviar ou não estás cópias sem o apostilamento. Pessoas que enviaram com o apostilamento provavelmente não cairão em exigências com relação a isto, porém é óbvio que várias pessoas prefeririam não apostilar porque é um custo a mais e o valor do apostilamento varia de acordo com o estado. No meu caso seriam dois processos de menores de 14 anos com envio de declaração escrita a mão, totalizando 8 apostilamentos, é óbvio que eu preferiria economizar 4 apostilamentos SE fosse possível. Repito que não tem nada de ilógico no meu questionamento já que é uma coisa que deixa dúvidas no forum, por isso queria saber a respeito desta questão com as pessoas que tiveram essa experiência. Sei que você é uma pessoa que contribui bastante com o fórum, inclusive já me ajudou, porém é dispensável esse tipo de comentário da sua parte. Este é um fórum de compartilhamento de dúvidas e experiências e eu estou aqui fazendo isso.
Eu modifiquei minha recomendação. Deixemos a cada um agir como pensa ser o melhor.
A carta da Conservadora deixa claro que o RG seria somente do menor, se ele tiver mais de 14 anos. Se houver exigência, é fácil satisfazer.
Nem menciona o documento de identificação dos pais, que são verificados pelo cartório ao certificar por autenticidade.
Parece razoável que alguém possa apenas assinar o form-1C, e certificar por autenticidade? Quem autentica a assinatura do tabelião? Tem que ter uma cópia apostilada do documento de identidade de quem assina o form-1C (exatamente como é exigido para maiores). Isso pra mim é ser lógico.
Quando eles escrevem a instrução têm em mente que a identidade que será apresentada é um documento português. Mais tarde, ao verificar verão que não é e pedirão o apostilamento.
No meu entendimento precisa do RG apostilado do menor (acima de 14), e o RG apostilado de ambos os pais que assinam o form-1C por ele.
@gandalf agradeço seus comentários. Vou pedir para meus irmãos providenciarem mais este apostilamento. São 250,00 a mais em cada processo, mas que os deixará muito mais seguros. Muito obrigada!
Bom dia, estou para enviar os documentos hoje/amanhã, preenchi o formulário 1C e fui reconhecer, porém quando minha mãe foi assinar achou que tinha que assinar os dois campo :/, tem problema enviar do jeito que está?
Colegas foristas, o processo da minha cunhada caiu em exigências essa segunda.
Eu havia esquecido de colocar na planilha, coloquei no final agora.
Mas foi recebido em 15/12/2020 via DHL. Não recebemos e-mail com a chave, ligamos no início de fevereiro e disseram que ainda não tinha chave, então só pegamos em março pra acompanhar. Daí agora em 26/04/2021 caiu em exigência. Ela enviou e-mail e a mensagem foi:
"Deverá ser esclarecido se existe um outro registo de nascimento ou se estamos perante um registo tardio e quais as razões que levaram a esse facto."
Ela é de julho/83 e foi registrada apenas em janeiro/85, mas foi o pai o declarante e ele que é o português, então não pensei que haveria alguma questão com relação a isso.
Não existe outro registro, é esse mesmo. Como devemos proceder? É melhor ela fazer uma declaração afirmando que não existe outro registro? Ou o pai fazer a declaração? Alguém tem sugestão do conteúdo?
Meu processo foi finalizado. Atribuição de pai para filha, sem transcrição de casamento pois o pai é o declarante.
Quero agradecer mais uma vez a este forum espetacular, que me ajudou desde o processo da minha vó, que foi mais complicado e mesmo assim foi aceito sem cair em exigência (em Ovar, tb fiz post sobre isso), até chegar em mim.
número do processo: 723xx / 20
envio pelo correio: 12/10/2020
numeração do processo: 26/10/2020
bolinha 2: 17/02/2021
bolinha 4: 18/02/2021
caiu em exigência (detalhei em post anterior)
reenviei a documentação: 12/03/21
recebido na ACP: 15/03/21
bolinha 7 - seu processo foi aprovado e aguarda registo: 25/03/21
@elviswolvie , se o pai está vivo, o ideal é ele fazer a declaração, informando que não existe outro registro e que, pelo motivo tal (explicar, mais ou menos - pode ter esquecido, poderia estar viajando, doente..) deixou de declarar o nascimento assim que a criança nasceu.
Data, assina e reconhece a firma por autenticidade
Editei a pergunta anterior pq encontrei a resposta.
Entretando, na hora do pagamento, apareceu a mensagem dizendo que ocorreu um erro durante a transação, mas o valor do vale foi registrado na fatura do cartão dele. Isso é normal? Devo aguardar o email ou ligar para o banco/outro lugar?
Esses processos do link acima foram concluídos por Tondela...E as cópias dos RGs dos Pais foram somente autenticadas...Não foram Apostiladas...
Creio portanto que não seria seguro afirmar que o ACP teria o mesmo entendimento para as questões apresentadas aqui por @SandraP e @charlespessoaaa ...
Lembrando que a cópia do RG do Requerente deve sempre ser Apostilado...Inclusive dos menores de idade com 14 + Anos...
Sabemos que cada Conservatória...E mais que isso...Cada Conservador tem procedimentos diferentes entre si...
Obrigado @Leticialele tirou um armário das minhas costas kkkkkk tomara Deus que de tudo certo pois na minha certidão reprográfica e autenticada que tirei, diferente da minha de nascimento que tenho em casa, veio falando que meu pai era casado e que minha mãe também, mas eu já não tinha mais o que fazer, enviei assim mesmo pois lá consta ele como meu declarante, espero que não dê problemas
Hehe... acendeu todas as cores, como um arvore de natal. LOL
Não invalide os campos de data. Pode deixar em branco enquanto não sabe, mas não pode colocar "---".
Se não tem a data de recepção (que acompanha pelo rastreio da DHL), nem o numero do processo (que verifica online após receber a chave de acesso por e-mail), coloque no final da planilha, e vá preenchendo. Como eu fiz por voce.
Você não veria nenhuma janelinha de pop-up. Quando tivesse esses dados acima preenchidos, alguém moveria para o lugar correto.
Comentários
@Beatriz Sartori , se enviaram a correspondência em novembro do ano passado, extraviou-se! Não vai mais receber. Peça uma pelo civil online.
ACP não faz transcrição de casamento - faça por Ponta Delgada
@Abel_Brito , relaxe! Não mande email! O processo todo leva uns 180 dias, fica parado meses na "bolinha 1". Depois, dá uma corrida da 2 para a 6 e, posteriormente, vai para a 7. A não ser que caia em exigência!
@SandraP
Há várias correntes de entendimento a esse respeito (atribuição de menores):
Você vai encontrar relatos no fórum de pessoas que conseguiram a nacionalidade de menores nas 3 formas.
Antigamente, se recomendava (2). Mais recentemente passou a se recomendar (1), após muita discussão. O custo de uma reparação para refazer o RGs e enviar, é muito maior do que agir de forma preventiva e apostilar antes. E certamente (1) é a opção mais segura, e a única em que não cabe exigência.
Leia aqui e decida: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/228612/#Comment_228612
@SandraP @Leticialele @Nilton Hessel
o que voces acham?
@gandalf você está enganado. Eu apenas fiz uma pergunta com base nas dúvidas que eu tenho e que eu já vi várias pessoas do fórum tendo também. Eu já tinha lido o link que você me enviou e continuei sem a resposta clara desta dúvida. Não tem nada de ilógico. Minha dúvida é sobre o apostilamento ou não dá cópia de identificação dos pais do menor no processo de atribuição. No próprio fórum, no tópico sobre o preenchimento do formulário 1C, fala que não é necessário o apostilamento destas cópias, porém vejo pessoas com receio de enviar ou não estás cópias sem o apostilamento. Pessoas que enviaram com o apostilamento provavelmente não cairão em exigências com relação a isto, porém é óbvio que várias pessoas prefeririam não apostilar porque é um custo a mais e o valor do apostilamento varia de acordo com o estado. No meu caso seriam dois processos de menores de 14 anos com envio de declaração escrita a mão, totalizando 8 apostilamentos, é óbvio que eu preferiria economizar 4 apostilamentos SE fosse possível. Repito que não tem nada de ilógico no meu questionamento já que é uma coisa que deixa dúvidas no forum, por isso queria saber a respeito desta questão com as pessoas que tiveram essa experiência. Sei que você é uma pessoa que contribui bastante com o fórum, inclusive já me ajudou, porém é dispensável esse tipo de comentário da sua parte. Este é um fórum de compartilhamento de dúvidas e experiências e eu estou aqui fazendo isso.
@charlespessoaaa
Eu modifiquei minha recomendação. Deixemos a cada um agir como pensa ser o melhor.
A carta da Conservadora deixa claro que o RG seria somente do menor, se ele tiver mais de 14 anos. Se houver exigência, é fácil satisfazer.
Nem menciona o documento de identificação dos pais, que são verificados pelo cartório ao certificar por autenticidade.
Parece razoável que alguém possa apenas assinar o form-1C, e certificar por autenticidade? Quem autentica a assinatura do tabelião? Tem que ter uma cópia apostilada do documento de identidade de quem assina o form-1C (exatamente como é exigido para maiores). Isso pra mim é ser lógico.
Quando eles escrevem a instrução têm em mente que a identidade que será apresentada é um documento português. Mais tarde, ao verificar verão que não é e pedirão o apostilamento.
No meu entendimento precisa do RG apostilado do menor (acima de 14), e o RG apostilado de ambos os pais que assinam o form-1C por ele.
@gandalf agradeço seus comentários. Vou pedir para meus irmãos providenciarem mais este apostilamento. São 250,00 a mais em cada processo, mas que os deixará muito mais seguros. Muito obrigada!
Bom dia pessoal,
Meu processo foi finalizado hoje.
Recebido 18/11/2020
Senha 23/11/2020
Despacho 16/03/21
Concluído 29/04/2021
Super obrigado a todos pelo profissionalismo e seriedade.
@gandalf, seu raciocínio perfeito, penúltimo dia do mês.
Bom dia, estou para enviar os documentos hoje/amanhã, preenchi o formulário 1C e fui reconhecer, porém quando minha mãe foi assinar achou que tinha que assinar os dois campo :/, tem problema enviar do jeito que está?
Obrigado pela atenção!
@Bruno Bertolini , não tem problema
Obrigado, Letícia, você é rápida em kkk
Colegas foristas, o processo da minha cunhada caiu em exigências essa segunda.
Eu havia esquecido de colocar na planilha, coloquei no final agora.
Mas foi recebido em 15/12/2020 via DHL. Não recebemos e-mail com a chave, ligamos no início de fevereiro e disseram que ainda não tinha chave, então só pegamos em março pra acompanhar. Daí agora em 26/04/2021 caiu em exigência. Ela enviou e-mail e a mensagem foi:
"Deverá ser esclarecido se existe um outro registo de nascimento ou se estamos perante um registo tardio e quais as razões que levaram a esse facto."
Ela é de julho/83 e foi registrada apenas em janeiro/85, mas foi o pai o declarante e ele que é o português, então não pensei que haveria alguma questão com relação a isso.
Não existe outro registro, é esse mesmo. Como devemos proceder? É melhor ela fazer uma declaração afirmando que não existe outro registro? Ou o pai fazer a declaração? Alguém tem sugestão do conteúdo?
Pessoal,
Meu processo foi finalizado. Atribuição de pai para filha, sem transcrição de casamento pois o pai é o declarante.
Quero agradecer mais uma vez a este forum espetacular, que me ajudou desde o processo da minha vó, que foi mais complicado e mesmo assim foi aceito sem cair em exigência (em Ovar, tb fiz post sobre isso), até chegar em mim.
número do processo: 723xx / 20
envio pelo correio: 12/10/2020
numeração do processo: 26/10/2020
bolinha 2: 17/02/2021
bolinha 4: 18/02/2021
caiu em exigência (detalhei em post anterior)
reenviei a documentação: 12/03/21
recebido na ACP: 15/03/21
bolinha 7 - seu processo foi aprovado e aguarda registo: 25/03/21
processo terminado: 23/04/2021
Se alguém puder atualizar a planilha, agradeço.
Beijinhos grandes, tugas!
Pessoal, boa tarde.
Fiz o processo para um tio, 1C maior, enviado por DHL. Foi recebido por carla ribeiro em 27/04. Recebi hoje 30/04 a chave de acesso.
Farei a inclusão na planilha.
Obrigada pela ajuda de todos.
@elviswolvie , se o pai está vivo, o ideal é ele fazer a declaração, informando que não existe outro registro e que, pelo motivo tal (explicar, mais ou menos - pode ter esquecido, poderia estar viajando, doente..) deixou de declarar o nascimento assim que a criança nasceu.
Data, assina e reconhece a firma por autenticidade
@Leticialele Obrigado, pensamos nisso mesmo. O pai está vivo sim, fez a nacionalidade no ano passado inclusive. Vou providenciar para enviarmos.
Boa tarde, pessoal.
Tô ajudando meu tio a fazer o processo.
Editei a pergunta anterior pq encontrei a resposta.
Entretando, na hora do pagamento, apareceu a mensagem dizendo que ocorreu um erro durante a transação, mas o valor do vale foi registrado na fatura do cartão dele. Isso é normal? Devo aguardar o email ou ligar para o banco/outro lugar?
@MariaHernandes , verifique com seu Banco, provavelmente, houve um bloqueio de segurança.
Olhe a caixa de spam do email, muitas vezes a resposta do IRN cai lá.
Bom dia a todos.
Darei início ao meu processo de atribuição como filho maior no ACP do Porto.
Se possível, poderiam me atualizar em relação aos documentos necessários para o efeito?
Outra dúvida: o apostilamento feito há mais de um ano em um documento (que não seja a certidão de nascimento) é aceito?
Obrigado!
@gandalf ...
Respondendo...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/244112/#Comment_244112
...
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/241831/#Comment_241831
Esses processos do link acima foram concluídos por Tondela...E as cópias dos RGs dos Pais foram somente autenticadas...Não foram Apostiladas...
Creio portanto que não seria seguro afirmar que o ACP teria o mesmo entendimento para as questões apresentadas aqui por @SandraP e @charlespessoaaa ...
Lembrando que a cópia do RG do Requerente deve sempre ser Apostilado...Inclusive dos menores de idade com 14 + Anos...
Sabemos que cada Conservatória...E mais que isso...Cada Conservador tem procedimentos diferentes entre si...
Sorte...
Boa tarde, supondo que eu tenha esquecido de marcar X em ""SIM" na pergunta "PRETENDE MANTER A COMPOSIÇÃO ORIGINÁRIA DO SEU NOME?"
O que isso pode acarretar ??? Posso cair em exigência ou não ser aceito ?
Boa Tarde
Gostaria de tirar uma dúvida.
Estou fazendo a cidadania do meu irmão. O RG dele tem mais de 10 anos desde a data de expedição, gostaria de saber se tem algum problema.
Ele tem o passaporte brasileiro ,que é mais recente, se for enviar o passaporte quais são as páginas que devem ser apositaladas?
Grata
@nunosotero , relaxe, vão manter o mesmo nome.
Minha irmã marcou que queria trocar o nome - tirar um dos sobrenomes e não fizeram absolutamente nada... hahaha
@Fernanda Cavallari , a página da identificação com a filiação!
Obrigado @Leticialele tirou um armário das minhas costas kkkkkk tomara Deus que de tudo certo pois na minha certidão reprográfica e autenticada que tirei, diferente da minha de nascimento que tenho em casa, veio falando que meu pai era casado e que minha mãe também, mas eu já não tinha mais o que fazer, enviei assim mesmo pois lá consta ele como meu declarante, espero que não dê problemas
@nunosotero , relaxe! Se seu pai é o português, não terá problema!
A cidadania portuguesa é para ser comemorada, não para sofrer por causa dela!!
Obrigado querida, pra atualizar aquela planilha, posso já colocar ou aguardo chegar em pt?
@nunosotero , pode colocar. Quando receber o número do processo, complete. E vá atualizando assim que o processo for caminhando! https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit?pli=1#gid=979081908
Tentei colocar lá, espero nao ter feito nada de errado na planilha, obrigado por todas as ajudas @Leticialele
@nunosotero
Hehe... acendeu todas as cores, como um arvore de natal. LOL
Não invalide os campos de data. Pode deixar em branco enquanto não sabe, mas não pode colocar "---".
Se não tem a data de recepção (que acompanha pelo rastreio da DHL), nem o numero do processo (que verifica online após receber a chave de acesso por e-mail), coloque no final da planilha, e vá preenchendo. Como eu fiz por voce.
Você não veria nenhuma janelinha de pop-up. Quando tivesse esses dados acima preenchidos, alguém moveria para o lugar correto.