Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1100110021004100610071462

Comentários

  • @Nattaly , o prazo total de tramitação tem sido em torno de 6 meses. Quando vai para as mãos do Conservador, anda rapidamente. Se não houver exigências, pula da bolinha 1 para a 6, direto. Relaxe.

  • @Leticialele obrigada, espero até Setembro já ter a aceitação, desde o processo de minha mãe que é neta já são quase 5 anos na espera.

  • Rita CRita C Member

    Boa tarde pessoal!


    Vou enviar documentos dos meus filhos maiores para ACP, posso enviar em um envelope os 2 processos?

    O endereço da ACP continua sendo

    Rua Visconde Setubal, 328 4200 498 Porto

    ?

  • Rita CRita C Member

    Confirmei o endereço, obrigada

  • Rita CRita C Member

    A @Leticialele , já tinha me respondido sobre envio dos 2 processos.... Desculpa.


    Obrigada pela ajuda

  • Pessoal

    Minha avó obteve a cidadania de neta jun/21, vou entrar com a transcrição do casamento em 10 dias no Rio, e a proxima etapa é fazer a da minha mãe (1C)

    Porém estou com algumas duvidas:

    1) Nesse site não esta claro pra mim quais documentos tenho q enviar?

    2) Chegando a transcrição do casamento, posso fazer uma cópia para os meus tios usarem no processo deles? É uma transcrição por processo?

  • @aurok2 , a respeito de que processo você tem dúvida?

    Depois de concluída a transcrição do casamento, vai receber uma certidão de casamento de sua avó, que constará como averbação na certidão de nascimento portuguesa.

    Quando a transcrição chegar, faça uma cópia para cada processo - da sua mãe e de seus filhos. NENHUM documento pode ser compartilhado. Cada processo tem que ir completo

    Os documentos a serem enviados para o processo de sua mãe e de seus tios são:

    Cópia simples das certidões de nascimento e casamento (portuguesas) de sua avó;

    Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;

    Cópia autenticada e apostilada do documento de identidade do requerente - RG, CNH ou passaporte que contenha a filiação;

    Pagamento de emolumentos, no valor de 175 euros - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C;

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e levado ao Cartório para ser assinado e ter a assinatura reconhecida por AUTENTICIDADE

    Mandar os documentos para o Arquivo Central do Porto, preferencialmente pela DHL. Pode mandar os processos no mesmo envelope de envio, separados por envelope ou clipe de papel.

  • Ei @Leticialele como sempre solista.

    Essa relação de documento que vc me passou, eu nao estava encontrando no site do IRN.

    Muito obrigado, essa relação ta no 1-C?

  • Gente, enviei o processo da minha irmã pra ACP, processo de pai para filha, recebi a senha ontem e quando consultei está constando como processo 323 Artigo 6 n7 naturalização. Sendo que deveria ser artigo 1C, já aconteceu com alguém? Alguém sabe como eu devo proceder? Acredito que foi erro deles porque eu paguei e enviei o formulário 1C.


  • editado July 2021

    @jocosta @Nattaly

    Seria menos estressante para vocês se tivessem preenchido seus dados na planilha, e acompanhassem pelos outros processos de maiores de idade que caminham junto com o de vocês.

    Junho a Agosto as coisas tendem a andar bem devagar do que o habitual pelas férias de verão. Os últimos processos que receberam Despacho foram da primeira semana de Fevereiro/21 (antes de 05/02/21), e receberam a aprovação em 31/junho. Quem não entrou "nessa leva", vai esperar bem mais que o habitual.

    O do Jocosta deve ter o despacho até o final de Julho, e o de Nattaly até o final de agosto. Daí esperam mais 6-8 semanas pelo assento.

    Para ter certeza eu precisaria verificar os outros dados como data e forma de envio, data de recepção e número do processo, e forma de pagamento. Como vocês não informaram na planilha, vai ai uma previsão aproximada.

    A propósito, o processo de vocês, se recebeu o número e a chave de consulta online, está na fase-2. Se estivesse na fase-1 como vocês pensam, não haveria a consulta online, que só acontece depois da fase-2 "foi registado".

  • @teixeirabianca

    Sim, já aconteceu antes.

    Mande um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e peça para que verifiquem e corrijam.

    Forneça o nome completo, número do processo, modalidade (filho art-1C), nome dos pais.

  • @gandalf obrigada, vou mandar!!

  • Neto87Neto87 Member

    Oi @gandalf , boa noite. Tudo bem?

    Não sei se lembra, mas sou o irmão da Marcela Zi, que ha um tempo atras estava trocando mensagens com você a respeito de duvidas sobre o pedido de urgência. Primeiramente quero agradece-lo pelo tempo e atenção a nós cedido. Muito obrigado

    Lendo a sua mensagem sobre a previsão de conclusão dos dois usuários aqui do tópico, fiquei imaginando quanto tempo pode levar o meu processo, que se encontra na bolinha 1 (pelo que citou, estou considerando que está na segunda bolinha) e recebi a chave de acesso em 20/04, conforme informado na planilha na época. Ontem, 05/07 meu pedido de urgência chegou la na ACP, enviado conforme sua orientação, pedido de urgência com todas as formalidades, apostilado e os documentos anexos que comprovam a oferta de trabalho a mim oferecida, juntamente com uma declaração da empresa.

    Em paralelo, para reforçar o pedido de urgência, a usuária leticialele (agradeço imensamente também) me orientou a enviar um e-mail pra ACP com a intenção de reforçar a documentação, uma vez que a origem é o e-mail da empresa em PT me oferecendo o trabalho. Esta empresa é uma multinacional de grande porte, a qual eu já trabalho na filial aqui do Brasil. Para minha felicidade, hoje uma oficial respondeu o e-mail informando que o meu caso já esta com uma das conservadoras.

    Pergunta, já que seu domínio é bastante vasto no tema: Acha que se acatarem o pedido de urgência, pode levar quanto tempo mais ou menos para a conclusão do meu processo?

    Desde já agradeço muito

    Obrigado

    Neto

  • Olá @gandalf

    Realmente a ansiedade e muito grande!

    Eu estou na planilha sim, você me ajudou a preencher, mas tenho certeza que apoia tantas pessoas que não lembraria do meu caso.

    Segundo a planilha, meu processo concluirá em meados de Agosto. Meu maior receio foi alguns casos com.andamento em 4 meses e o meu ainda não, não tenho certeza que até agosto ele sairá. Pois em.janeiro marquei com o consulado o pedido de cartão cidadão e passaporte, pois a agenda do consulado em SP está impossível...rsrr

    Obrigado pela ajuda de sempre.

  • Corrigindo, MAS acredito que até agosto seja concluído

  • @Leticialele

    Sobre esses 2 docs que vc comentou:

    1) Cópia simples das certidões de nascimento e casamento (portuguesas) de sua avó;

    Dúvida 1: certidão de nascimento, pode ser aquela do assento emitido pelo civil online?

    Dúvida 2: Da minha avó nao preciso emitir mais nenhum documento brasileiro?

    Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente;

    Dúvida 3: Certidão de nascimento e casamento?

  • @aurok2

    Dúvida 1: certidão de nascimento, pode ser aquela do assento emitido pelo civil online? Sim, cópia simples, frente e verso.

    Dúvida 2: Da minha avó nao preciso emitir mais nenhum documento brasileiro? Não

    Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada, do requerente; Sim, certidão de nascimento

    Dúvida 3: Certidão de nascimento e casamento? Se o(a) Requerente trocou o nome após o casamento, mande uma certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o documento de identidade. Se permaneceu com o mesmo nome, não precisa mandar a certidão de casamento.

  • @gandalf Obrigada pela resposta, eu não sabia dessa planilha, entrei no fórum ontem e me cadastrei para poder perguntar aqui. Já tinha ouvido falar sobre a demora por conta das férias. O jeito é esperar né. Muito obrigada pela previsão, espero mesmo que saia até agosto.

    Mais uma vez agradeço a resposta.

  • @Leticialele

    Obrigado pelo retorno de ontem.

    Vi hoje que o amigo @gandalf comentou que para filhos de pais naturalizados pela via Sefardita apenas pela CRC Lisboa onde eu fiz o meu processo, até tinha redigido uma cartinha solicitando urgência, mas vou refazer direcionada a Lisboa!

    Tenho praticamente tudo pronto, deverei pagar na próxima segunda ou terça os 200 Euros do requerimento e assim que receber o pdf da Conservatória eu vou reconhecer assinatura no tabelionado desse documento. O último documento que vou emitir será o do antecedende

    pois o Théo já tem 16 anos completos, farei isso semana que vem e dia 16.07 pretendo enviar pra Lisboa então!

    Manterei vocês informados!

    Géris José

  • @Neto87

    Quando tem pedido de urgência já com o processo em andamento é difícil dizer. Talvez algo entre 1-4 semanas.

    A análise em si o Conservador leva 10 minutos se tudo estiver nos documentos. Daí ele tem que dar o parecer dele, aprovando.

  • Neto87Neto87 Member

    @gandalf

    Queria aproveitar e agradecer toda a ajuda que vc tem nos dado. Hoje, 07/07 todo o meu processo da cidadania foi concluído, todas as bolinhas verdes.

    Com a sua orientação e da lele, consegui o meu assento hoje. Fiz tudo conforme informado para que o pedido de urgência funcionasse e realmente posso afirmar que funcionou.

    Atualizei todas as informações na planilha.

    Muito obrigado especial ao @gandalf , a @Leticialele e aos demais colegas do fórum.

    Neto

  • editado July 2021

    @Neto87

    Parabéns. Então foram literalmente 10 minutos. :-)

    No seu caso o processo ganhou "tapete vermelho" e o Conservador não apenas deu o despacho, mas solicitou o registo imediato.

  • guii_t77guii_t77 Member
    editado July 2021

    Olá! Esse é o segundo processo de atribuição que estou fazendo. No primeiro deu tudo certo.

    No segundo, que enviei em fevereiro de 2021, teve a bolinha 2 completa em 18 de Junho e hoje (7 de julho) fui verificar novamente e encontra-se na bolinha 4 laranja:

    Como no outro que realizei ele foi aprovado sem erro nenhum, não sei como proceder agora.

    Não sei quais documentos podem estar faltando, uma vez que verifiquei varias e varias vezes antes de enviar e os documentos cumpriam 100% dos requisitos (entre documentos exigidos, autenticações e apostilamentos)... o que me deixou agora meio frustrado com isso.


    Por favor, alguém que já tenha passado por isso: Qual o próximo passo? Aguardar um contato deles? Ou há alguma forma de verificar qual documento eles estão exigindo/


    Muito obrigado!!!!

  • @guii_t77

    você pode mandar um e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, colocar no assunto "Exigência - Processo xxxxx/2021" e solicitar o envio da notificação por e-mail

    caso não obtenha resposta, ligue na Linha de Registo +351 211 950 500. O atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa.

  • @gsilvestre

    Obrigado pela resposta!!! Enviei um e-mail nesse endereço que você me passou!

    Agora, vou aguardar e torcer para ser algo simples.

  • @guii_t77 @gsilvestre

    99% de chances de ter feito algo errado no formulário-1C. Já pode baixar um novo, e começar a preencher https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Olhe na cópia xerox do que foi mandado, porque você certamente guardou uma cópia, o que mais foi errado nele, além do pagamento. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/237157/#Comment_237157

  • ZinhoZinho Member

    Pessoal, estarei enviando a documentação hoje para ACP via DHL. Que planilha é essa que vocês falam? Grato

  • @Leticialele @gandalf

    Pessoal, bom dia!

    desculpem escrever novamente mas mesmo com o arquivo que o @gandalf me mandou eu realmente não sei

    se posso enviar o pedido de Naturalização de menor pelo artigo 2 para a ACP ou se é somente a CRC Lisboa? Ou Porto somente faz Atribuição?

    Tenho receio de mandar pra ACP e não aceitarem, ou essa naturalização pelo artigo 2º é somente por Lisboa?

    Não encontrei essa resposta ainda se tanta faz. E como Porto tem sido mais rápida optaria por Porto.

    Muito obrigado e desculpe por mais essa dúvida que ainda tenho.

    Géris José

  • Boa tarde, pessoal! Dei entrada no processo de atribuição da nacionalidade para a minha avó (filha de português). Os documentos foram recebidos no ACP há 4 meses e o meu processo ainda está na bolinha 1 (recebido). É normal todo esse tempo de demora ou devo me preocupar?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.