Fases do Processo de Cidadania

245678

Comentários

  • @taisas2002 então está normal, pois os processos de neto têm demorado cerca de 2 anos e meio. você pode acompanhar os relatos aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

  • obrigada !!!

  • @Leticialele Entendo que o processo dos nossos filhos caiu em exigência (bolinha marrom na fase 4), mas não diz qual documento faltante, sabe me dizer como podemos descobrir o prazo e os documentos faltantes?

    Você citou um telefone, existe um número geral ou é através da conservatória que enviamos o nosso processo? Ou acha melhor esperarmos o contato deles via correspondência (que acredito ser o mais lento).

    Grata!


  • @Maria Fernanda Fernandes , pode ligar para a Linha de Registos ou mandar um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e perguntar qual a exigência dos processos.

    Seus filhos são menores?

  • @Leticialele Muito obrigada! Muito melhor por e-mail, já estava esperando que viesse via correio.

    Sim, meus filhos têm 15 e 11 anos. Meu marido conseguiu ano passado através da avó.

  • editado June 2021

    @Maria Fernanda Fernandes , você mandou a identidade do filho que tem 15 anos?

    O que pode ter acontecido? Os processos de menores são tão rápidos!

    Vem pelos Correios, mas demora de 25 a 30 dias para chegar! Melhor se adiantar e perguntar!!

  • @Leticialele

    Por favor, qual o tempo médico para mudar da bolinha 1 para 2?

  • @gomes_rt , depende do processo! Minha prima mandou o dela como neta dia 9 de dezembro do ano passado e ainda está na bolinha 1!!!

  • Olá pessoal,

    Enviei a documentação pela DHL e vi que já chegou na CRC de Lisboa. Alguém sabe quanto tempo demora para eles entrarem em contato por e-mail para o envio do número do processo?

  • @taisas2002 então, está normal. os processos de neto têm demorado mais de 24 meses.

  • @marcellacastrogama

    Você pode acompanhar pelas planilhas. Por exemplo, nessa de netos. A última informada diz que chegou em Lisboa em 31/05 e a senha recebida em 13/07.

    Se não for de netos, acho que há planilhas para algumas outras situações também, mas não sei o link.

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • @CarlosASP Obrigada! O meu processo é de filha. Vou verificar.

  • Ola, para minha atribuição como filho posso enviar xerox autenticada da CNH ou o passaporte com filiação ao invés do RG? minha pergunta é pq este está desatualizado pelo tempo, Obrigado

  • @Rangelicojr , se mandar para o ACP, sim, pode mandar a CNH

  • Oi, pessoal!

    Quando eu estive em Lisboa, no início de setembro de 2018, dei entrada no processo de atribuição de nacionalidade da minha mãe, filha de pais portugueses, no Espaço Registos Benfica.

    Por volta de abril de 2020, ela recebeu a solicitação de documentos faltantes, os quais providenciei e os enviei por meio da DHL. O recebimento ocorreu em junho de 2020. Porém, até hoje a fase 4 está em laranja. Todo esse tempo transcorrido tem precedentes? Quase 3 anos de tempo total e mais de um ano desde o recebimento dos documentos faltantes.

    Outro detalhe que notei é que, na página de acompanhamento do processo, o nome dela foi alterado para o nome de solteira. É a prática normal, certo?

    Obrigado!


  • Boa noite,

    Como posso incluir meu processo na planilha do fórum?

    Está na fase 6, com bolinha verde, a aproximadamente 2 meses com a mensagem:

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Grato,

    Lacir

  • MiragaiaMiragaia Member
    editado July 2021


  • @Leticialele sim, mandei inclusive do menor de 11 anos, estamos há semanas, sem sucesso ligar para o arquivo central do Porto +351 225573840. Ninguém atende! Tentei também através de e-mails mas nenhuma resposta. arquivocentral.porto@irn.mj.pt e registos.centrais@irn.mj.pt

    Se alguém souber alguma outra forma de comunicação, por gentileza nos avise! Tá difícil!!! hehe

  • editado July 2021

    @Maria Fernanda Fernandes

    O ACP não atende telefone. Em geral eles mandam a senha de acesso automaticamente por e-mail. Verifique seu inbox de Spam.

    Se não recebeu, pode pedir por e-mail, e esperar 1 dia, 3 dias, 1 semana, pela resposta, ou ligar na Linha de Registos, ficar até 90 minutos na espera, mas fica sabendo na hora. Liga, deixa rolando e volta de vez em quando pra conferir quanto tempo ainda falta.

    Acompanhe a conversa com o Steve aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/254306/#Comment_254306

    Depois da conversa que você pode ler nessas duas páginas, ele preferiu ligar e já teve a resposta dele.

    Escolha um caminho ou outro:

    Por e-mail:  rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Pela LR:

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (recomendado) Ponha €5 ou R$20, auto-refill, que faz maravilhas.
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Só falam com o requerente ou seu representante legal.

    Tenha num papel anotado seus dados: Número do Processo (se souber), Nome do requerente, Dt.Nascimento, Nome dos pais, Endereço, e a lista de perguntas que quiser fazer.

  • Ramos87Ramos87 Member
    editado August 2021

    Olá,

    Quando um processo de atribuição para neto cai em exigência qual o prazo máximo para o interessado cumprir o que foi exigido?

  • @Ramos87 , normalmente 20 dias úteis prorrogáveis por mais 30. Mantenha contato com Lisboa se precisar de mais prazo.

  • Ok, obrigado

  • Gustavo1510Gustavo1510 Member
    editado August 2021

    Boa tarde,

    O meu processo foi recebido provavelmente em janeiro de 2021, entretanto até o mês 08/2021 encontra-se na mesma bolinha, a primeira, e, está verde.

    Já liguei para a advogada em Portugal ela me disse que o meio que ela utiliza para consulta é a mesma página. Não há outra consulta que possamos verificar o detalhamento de datas nestes processos? O meu processo é aquisição pelo casamento, sei que demora, mas o site do IRN é muito ruim!

  • @Gustavo1510 tem de ter paciência mesmo. considerando que o processo pelo casamento dura, em média, 24 meses, ele anda vagarosamente mesmo...

    você pode ligar na Linha de Registo, mas a informação que receberá será, na maior parte das vezes, igual a que está no site. (+351)211950500. Funciona das 9h às 17h (horário de Lisboa).

  • Obrigado gsilvestre pela informação... vamos aguardar!

  • No processo de atribuição para neto, encaminhar a copia do registro do avô, extraída do livro de batismo no site tombo.com, , acelera o processo? Considerando que não haverá a necessidade de busca/procura do registro.

  • @Bellot , a certidão do avô, se é anterior a 1911, tem que ser mandada em papel, original, certificada pelo Arquivo Distrital. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Peço desculpas se minha dúvida não está no local apropriado- ainda estou conhecendo todo o fórum. Alguém pode me ajudar? Qual seria o processo mais rápido? Fazer meu processo como neto, ou fazer o processo de filho para meu pai, e depois o meu? Como escolho a conservatória para enviar os documentos? Não quero enviar para Lisboa. Se alguém puder ajudar, agradeço!

  • @Jaqueline_sdc , sem a menor dúvida, muito melhor fazer o processo de filho para seu pai e, depois, para você e seus irmãos!!

    Para o processo de atribuição de filho (art 1C), mande o processo para o Arquivo Central do Porto. Leva uns 6 meses, atualmente.

    O processo de netos leva de 24 a 36 meses.

  • Oi gente,

    Em Julho recebi um email da da conservadora do ACP, ela disse q meu processo foi favorável, agora só tenho que aguardar o despacho e a emissão do registo. Meu processo esta na bolinha 06 marrom desde o final de Julho, alguém sabe como funciona esta etapa de despacho? Quanto tempo esta levando para a finalização do processo a partir da etapa que estou? Meu processo é através da lei 323 - Art. 6º n.º 7 - descendentes de judeus sefarditas.


    Desde já muito obrigado pela atenção gente.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.