Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19919929949969971452

Comentários

  • @ReginaMay , sim, se e apenas se o avô português foi o declarante do nascimento de sua mãe até que ela tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

    No formulário, basta colocar o número do assento informatizado e a Conservatória. Não precisa mandar cópia da certidão.

  • @ReginaMay

    Se desejar, com o número do assento, peça um assento pelo Civilonline por €10. Receberá por e-mail o PDF em 24h para imprimir em casa. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

  • Oi gente!

    Preciso mandar o comprovante de pagamento dos emoluentes junto com os documentos?

  • @Bárbara Lopes , alguns processos caíram em exigência pela falta do email que encaminhou o formulário. Imprima uma cópia e junte aos documentos.

  • Ah muito obrigada @Leticialele

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Alguém que tenha enviado o processo de atribuição 1-C no início de fevereiro que já teve evolução?

    Obrigado!

  • Oi gente,

    Meus documentos foram entregues hoje. Onde consigo o link para colocar na planilha?

    08/06 - Envio DHL

    11/06 - Recebido por Manuela Andrade no ACP

  • Mais um processo concluído, com a ajuda de vocês. O processo do meu outro irmão finalizou hoje.

    Enviado em 04/12/20

    Recebido na ACP dia 09/12/20

    Chave de Acesso dia 23/12/20

    Despacho em 27/04/21

    Concluído em 11/06/21

    Agradecimentos especiais a @Leticialele @gandalf @Vlad Pen e @Nilton Hessel.

  • @SandraP , parabéns ao novo cidadão português!! Que aproveite bem a cidadania!!

  • @Leticialele também espero ;)

    obrigada mais uma vez!

  • @Sergio Miranda boa tarde, vi que vc está no processo por conta de João Maria de Miranda Paciência que era seu trisavô. Sou neto direto dele, e gostaria de seu contato para falarmos e verificarmos se porventura trata-se da mesma pessoa. Estou iniciando meu processo de cidadania e vi que algumas transcrições feitas no Porto são compatíveis com a documentação que tenho do meu avô (casamento e óbito por exemplo). Aguardo seu retorno. Abs Wilson de Camargo

  • @SandraP

    Parabéns ao tio. Pergunta se ele agora vai passar a se chamar José Joaquim, ou José Manoel? :-)

  • editado June 2021

    CONCLUSÃO...

    O processo da minha sobrinha mais velha foi concluído hoje pelo ACP com a emissão do Registo de Nascimento Português...Citei o processo dela nesse post do link abaixo...Quando informei sobre a conclusão dos processos dos dois irmãos mais novos...(Gêmeos)...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247269/#Comment_247269


    Estado do processo 22XX / 2021 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

    O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto

    GIULIA XXXXXX XXXXX

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.


    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/06/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.


    As datas de referência desse processo concluído hoje...:


    04/01/2021 - Documentos rececionados no ACP...(Remessa DHL de São Paulo/SP)...;

    13/05/2021 - APROVADO...;

    11/06/2021 - CONCLUÍDO...

  • @Mar Cabral

    Boas notícias... Teve hoje um surto de conclusão de processos, todos os que estava aprovados em 13/05.

    O seu tem boa chance sair até o final da próxima semana, e seguramente sairá antes do final do mês.

  • @gandalf o José é meu irmão...mas também tenho tio José, bisavô José hahahahah valeu! Muito obrigada ;)

  • Oi, pessoal.

    Quero fazer a nacionalidade do meu filho de 1 ano de idade em ACP Porto. Li algumas informações divergentes aqui no fórum e queria confirmar se o que estou enviando está OK:

    1. Cópia xerox simples do assento de nascimento do português.
    2. Cópia xerox simples da transcrição de casamento.
    3. Cópia dos CNHs (menos de 10 anos de emissão) de ambos os pais, certificada e apostilada.
    4. Certidão de nascimento do requerente (filho) por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada.
    5. Formulário 1C (em cores, frente e verso). Assinatura por AUTENTICIDADE de AMBOS (no cartório diante do tabelião). Quadro 3 e assinaturas: PORTUGUÊS na 1ª linha.

    Obs.: Envio por DHL Express para Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    ----

    Preciso enviar da minha certidão de nascimento de inteiro teor e apostilado?

    A xerox da transcrição de casamento é necessária? Sou brasileiro com nacionalidade portuguesa e minha esposa é russa. Mas ela tem CNH e CPF brasileiro. Estamos casados há mais de 7 anos.

    Muito obrigado pela ajuda pessoal!

  • @pedro_bittencourt , se você foi o declarante do nascimento de seu filho até que ele tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento para fazer a atribuição de seu filho.

  • @pedro_bittencourt

    A lista está certa se sua esposa é brasileira. Se ela fosse portuguesa, teria que transcrever o casamento.

    Aqui você diz que levou 4 meses. Na verdade pelo relato anterior seu processo levou 190 dias (6 meses). mas não faz diferença. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206753/#Comment_206753 (você diz 4 meses)

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/189245/#Comment_189245 (você diz 204 dias para a chegada da carta)

    Você disse que atualizou na planilha. Que planilha usou na época?

  • @gandalf , a esposa dele é russa

  • @gandalf e @Leticialele , obrigado pelas respostas.

    Eu fui o declarante do nascimento do meu filho sim e foi feito antes de 1 ano.

    Então não precisa nem da transcrição de casamento, nem da minha certidão de nascimento de inteiro teor apostilhado?

    Existe alguma particularidade para minha esposa que é russa? Ela tem CPF e CNH brasileiro. Temos transcrição de casamento recebida em janeiro de 2020 e somos casados no Brasil desde 2015.

    ----

    Sobre as planilhas:

    Tiveram 2 processos. O da minha mãe, que demorou cerca de 4 meses e existia uma planilha antiga para os processos de Tondela que era no onedrive. Agora é no google, e não tem os processos de antes de 2019.

    O meu processo demorou bem mais e acho que atualizei nessa mesma planilha que acho que não existe mais.

    Processo da minha mãe: Data de envio via EMS: 06/02/18; Data de entrega dos documentos: 14/02/18; Data de numeração: 23/04/18 (enviam um e-mail); Data de conclusão: 28/05/18 (chegaram os documentos aqui em casa apenas dia 20/06/18)

    Meu processo: Envio: 14/07/2018; Recebimento: 23/07/2018; Numerado: 23/01/2019; A carta chegou 12/02/2019.

    O link da planilha no onedrive era esse abaixo, existe alguma outra planilha que seria bom eu atualizar?

    https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7d945833b4dc4203&page=view&resid=7D945833B4DC4203!117784&parId=7D945833B4DC4203!117391&authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&app=Excel

  • @pedro_bittencourt , não precisa transcrever seu casamento para a atribuição de seu filho.

    A planilha para acompanhamento de processos que estão no ACP (a Conservatória mais rápida, no momento) é: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit?pli=1#gid=979081908

  • Olá amigos, bom dia.

    Estou preparando os documentos para o processo de atribuição, mãe portuguesa, gostaria de perguntar como estão os processos na ACP Porto, ouvi dizer que na conservatória central de Lisboa o processo poderia demorar longos meses e na ACP Porto poucas semanas, os processos ainda estão rápidos desse jeito? Sei que muda de caso para caso mas ficaria feliz de ouvir a situação atual e alguma média aproximada, obrigado pelas valiosas ajudas que dão nesse fórum :)

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado June 2021

    @Edup ACP, em média, 180 dias. atualmente, é a conservatória mais recomendada

    Lisboa para processos de filho não sei exatamente quanto tempo está levando, mas com certeza é superior a 1 ano

  • Meus caros, para assinar o 1c sem correr o risco de que esse tenha seus espaços em branco rasurados por um funcionário de cartório preciso ir ao consulado, certo? Lá, informo que quero assinar o formulário 1c? Isto é o suficiente e eles entendem normalmente que irei fazer o processo diretamente em PT? Se alguém fez essa assinatura no consulado recentemente e puder me ajudar agradeço imensamente!

  • @mariatlobato , nem todo cartório risca os espaços em branco!

    Você pode até argumentar que é um documento português que não pode ser rasurado.

    Se quiser ir ao Consulado, tudo bem, mas, normalmente, isso não é necessário. Tem Cartórios em quase todas as esquinas!

  • @Leticialele Realmente! Farei isso, aqui tem vários mesmo, irei procurar um que atenda esse requerimento, afinal não é um documento brasileiro.

  • @Leticialele boa tarde, vi que recentemente vc auxiliou o @Sergio Miranda. pelo histórico acho que ele é trineto do meu avô. Mandei mensagem para ele por aqui mas não tive resposta. Porventura vc teria o contato de e-mail dele para eu verificar se estamos falando da mesma pessoa? No caso meu avô português João Maria de Miranda Paciência. Obrigado

  • Gente, segui os passos do fórum e consegui enviar meus documentos para a Conservatória do Porto, pelos correios, e eles receberam os documentos no dia 5 de maio. Até agora não recebi nenhum número do processo ou link. Quanto tempo leva para eu ter uma confirmação de que o processo vai andar? Enviei email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt e arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt e não tive nenhum retorno.

    Alguma dica? Uma luz? hehe

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.