@ReginaMay , sim, se e apenas se o avô português foi o declarante do nascimento de sua mãe até que ela tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.
No formulário, basta colocar o número do assento informatizado e a Conservatória. Não precisa mandar cópia da certidão.
@Sergio Miranda boa tarde, vi que vc está no processo por conta de João Maria de Miranda Paciência que era seu trisavô. Sou neto direto dele, e gostaria de seu contato para falarmos e verificarmos se porventura trata-se da mesma pessoa. Estou iniciando meu processo de cidadania e vi que algumas transcrições feitas no Porto são compatíveis com a documentação que tenho do meu avô (casamento e óbito por exemplo). Aguardo seu retorno. Abs Wilson de Camargo
O processo da minha sobrinha mais velha foi concluído hoje pelo ACP com a emissão do Registo de Nascimento Português...Citei o processo dela nesse post do link abaixo...Quando informei sobre a conclusão dos processos dos dois irmãos mais novos...(Gêmeos)...:
Estado do processo 22XX / 2021 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))
O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
GIULIA XXXXXX XXXXX
O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/06/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.
As datas de referência desse processo concluído hoje...:
04/01/2021 - Documentos rececionados no ACP...(Remessa DHL de São Paulo/SP)...;
Quero fazer a nacionalidade do meu filho de 1 ano de idade em ACP Porto. Li algumas informações divergentes aqui no fórum e queria confirmar se o que estou enviando está OK:
Cópia xerox simples do assento de nascimento do português.
Cópia xerox simples da transcrição de casamento.
Cópia dos CNHs (menos de 10 anos de emissão) de ambos os pais, certificada e apostilada.
Certidão de nascimento do requerente (filho) por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada.
Formulário 1C (em cores, frente e verso). Assinatura por AUTENTICIDADE de AMBOS (no cartório diante do tabelião). Quadro 3 e assinaturas: PORTUGUÊS na 1ª linha.
Obs.: Envio por DHL Express para Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849
----
Preciso enviar da minha certidão de nascimento de inteiro teor e apostilado?
A xerox da transcrição de casamento é necessária? Sou brasileiro com nacionalidade portuguesa e minha esposa é russa. Mas ela tem CNH e CPF brasileiro. Estamos casados há mais de 7 anos.
@pedro_bittencourt , se você foi o declarante do nascimento de seu filho até que ele tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento para fazer a atribuição de seu filho.
Eu fui o declarante do nascimento do meu filho sim e foi feito antes de 1 ano.
Então não precisa nem da transcrição de casamento, nem da minha certidão de nascimento de inteiro teor apostilhado?
Existe alguma particularidade para minha esposa que é russa? Ela tem CPF e CNH brasileiro. Temos transcrição de casamento recebida em janeiro de 2020 e somos casados no Brasil desde 2015.
----
Sobre as planilhas:
Tiveram 2 processos. O da minha mãe, que demorou cerca de 4 meses e existia uma planilha antiga para os processos de Tondela que era no onedrive. Agora é no google, e não tem os processos de antes de 2019.
O meu processo demorou bem mais e acho que atualizei nessa mesma planilha que acho que não existe mais.
Processo da minha mãe: Data de envio via EMS: 06/02/18; Data de entrega dos documentos: 14/02/18; Data de numeração: 23/04/18 (enviam um e-mail); Data de conclusão: 28/05/18 (chegaram os documentos aqui em casa apenas dia 20/06/18)
Meu processo: Envio: 14/07/2018; Recebimento: 23/07/2018; Numerado: 23/01/2019; A carta chegou 12/02/2019.
O link da planilha no onedrive era esse abaixo, existe alguma outra planilha que seria bom eu atualizar?
Estou preparando os documentos para o processo de atribuição, mãe portuguesa, gostaria de perguntar como estão os processos na ACP Porto, ouvi dizer que na conservatória central de Lisboa o processo poderia demorar longos meses e na ACP Porto poucas semanas, os processos ainda estão rápidos desse jeito? Sei que muda de caso para caso mas ficaria feliz de ouvir a situação atual e alguma média aproximada, obrigado pelas valiosas ajudas que dão nesse fórum :)
Meus caros, para assinar o 1c sem correr o risco de que esse tenha seus espaços em branco rasurados por um funcionário de cartório preciso ir ao consulado, certo? Lá, informo que quero assinar o formulário 1c? Isto é o suficiente e eles entendem normalmente que irei fazer o processo diretamente em PT? Se alguém fez essa assinatura no consulado recentemente e puder me ajudar agradeço imensamente!
@Leticialele boa tarde, vi que recentemente vc auxiliou o @Sergio Miranda. pelo histórico acho que ele é trineto do meu avô. Mandei mensagem para ele por aqui mas não tive resposta. Porventura vc teria o contato de e-mail dele para eu verificar se estamos falando da mesma pessoa? No caso meu avô português João Maria de Miranda Paciência. Obrigado
Gente, segui os passos do fórum e consegui enviar meus documentos para a Conservatória do Porto, pelos correios, e eles receberam os documentos no dia 5 de maio. Até agora não recebi nenhum número do processo ou link. Quanto tempo leva para eu ter uma confirmação de que o processo vai andar? Enviei email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt e arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt e não tive nenhum retorno.
Comentários
@ReginaMay , sim, se e apenas se o avô português foi o declarante do nascimento de sua mãe até que ela tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.
No formulário, basta colocar o número do assento informatizado e a Conservatória. Não precisa mandar cópia da certidão.
@ReginaMay
Se desejar, com o número do assento, peça um assento pelo Civilonline por €10. Receberá por e-mail o PDF em 24h para imprimir em casa. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO
Oi gente!
Preciso mandar o comprovante de pagamento dos emoluentes junto com os documentos?
@Bárbara Lopes , alguns processos caíram em exigência pela falta do email que encaminhou o formulário. Imprima uma cópia e junte aos documentos.
Ah muito obrigada @Leticialele
Olá pessoal, boa tarde!
Alguém que tenha enviado o processo de atribuição 1-C no início de fevereiro que já teve evolução?
Obrigado!
Oi gente,
Meus documentos foram entregues hoje. Onde consigo o link para colocar na planilha?
08/06 - Envio DHL
11/06 - Recebido por Manuela Andrade no ACP
@Beatriz_Pinheiro https://docs.google.com/spreadsheets/u/0/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/htmlview?fbclid=IwAR16UrWxMjEf3ZrUrKy9Cf1bPQu1bG0oU6bltKc_ocoZLAddEa-IlHvD8XU
@Beatriz_Pinheiro , o link da planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908
Mais um processo concluído, com a ajuda de vocês. O processo do meu outro irmão finalizou hoje.
Enviado em 04/12/20
Recebido na ACP dia 09/12/20
Chave de Acesso dia 23/12/20
Despacho em 27/04/21
Concluído em 11/06/21
Agradecimentos especiais a @Leticialele @gandalf @Vlad Pen e @Nilton Hessel.
@SandraP , parabéns ao novo cidadão português!! Que aproveite bem a cidadania!!
@Leticialele também espero ;)
obrigada mais uma vez!
@Sergio Miranda boa tarde, vi que vc está no processo por conta de João Maria de Miranda Paciência que era seu trisavô. Sou neto direto dele, e gostaria de seu contato para falarmos e verificarmos se porventura trata-se da mesma pessoa. Estou iniciando meu processo de cidadania e vi que algumas transcrições feitas no Porto são compatíveis com a documentação que tenho do meu avô (casamento e óbito por exemplo). Aguardo seu retorno. Abs Wilson de Camargo
@SandraP
Parabéns ao tio. Pergunta se ele agora vai passar a se chamar José Joaquim, ou José Manoel? :-)
CONCLUSÃO...
O processo da minha sobrinha mais velha foi concluído hoje pelo ACP com a emissão do Registo de Nascimento Português...Citei o processo dela nesse post do link abaixo...Quando informei sobre a conclusão dos processos dos dois irmãos mais novos...(Gêmeos)...:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247269/#Comment_247269
Estado do processo 22XX / 2021 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))
O processo encontra-se na Arquivo Central do Porto
GIULIA XXXXXX XXXXX
O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 11/06/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.
As datas de referência desse processo concluído hoje...:
04/01/2021 - Documentos rececionados no ACP...(Remessa DHL de São Paulo/SP)...;
13/05/2021 - APROVADO...;
11/06/2021 - CONCLUÍDO...
@Mar Cabral
Boas notícias... Teve hoje um surto de conclusão de processos, todos os que estava aprovados em 13/05.
O seu tem boa chance sair até o final da próxima semana, e seguramente sairá antes do final do mês.
@gandalf o José é meu irmão...mas também tenho tio José, bisavô José hahahahah valeu! Muito obrigada ;)
Oi, pessoal.
Quero fazer a nacionalidade do meu filho de 1 ano de idade em ACP Porto. Li algumas informações divergentes aqui no fórum e queria confirmar se o que estou enviando está OK:
Obs.: Envio por DHL Express para Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849
----
Preciso enviar da minha certidão de nascimento de inteiro teor e apostilado?
A xerox da transcrição de casamento é necessária? Sou brasileiro com nacionalidade portuguesa e minha esposa é russa. Mas ela tem CNH e CPF brasileiro. Estamos casados há mais de 7 anos.
Muito obrigado pela ajuda pessoal!
@pedro_bittencourt , se você foi o declarante do nascimento de seu filho até que ele tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento para fazer a atribuição de seu filho.
@pedro_bittencourt
A lista está certa se sua esposa é brasileira. Se ela fosse portuguesa, teria que transcrever o casamento.
Aqui você diz que levou 4 meses. Na verdade pelo relato anterior seu processo levou 190 dias (6 meses). mas não faz diferença. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/206753/#Comment_206753 (você diz 4 meses)
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/189245/#Comment_189245 (você diz 204 dias para a chegada da carta)
Você disse que atualizou na planilha. Que planilha usou na época?
@gandalf , a esposa dele é russa
@gandalf e @Leticialele , obrigado pelas respostas.
Eu fui o declarante do nascimento do meu filho sim e foi feito antes de 1 ano.
Então não precisa nem da transcrição de casamento, nem da minha certidão de nascimento de inteiro teor apostilhado?
Existe alguma particularidade para minha esposa que é russa? Ela tem CPF e CNH brasileiro. Temos transcrição de casamento recebida em janeiro de 2020 e somos casados no Brasil desde 2015.
----
Sobre as planilhas:
Tiveram 2 processos. O da minha mãe, que demorou cerca de 4 meses e existia uma planilha antiga para os processos de Tondela que era no onedrive. Agora é no google, e não tem os processos de antes de 2019.
O meu processo demorou bem mais e acho que atualizei nessa mesma planilha que acho que não existe mais.
Processo da minha mãe: Data de envio via EMS: 06/02/18; Data de entrega dos documentos: 14/02/18; Data de numeração: 23/04/18 (enviam um e-mail); Data de conclusão: 28/05/18 (chegaram os documentos aqui em casa apenas dia 20/06/18)
Meu processo: Envio: 14/07/2018; Recebimento: 23/07/2018; Numerado: 23/01/2019; A carta chegou 12/02/2019.
O link da planilha no onedrive era esse abaixo, existe alguma outra planilha que seria bom eu atualizar?
https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=7d945833b4dc4203&page=view&resid=7D945833B4DC4203!117784&parId=7D945833B4DC4203!117391&authkey=!ABp1ajpXHdtCdFc&app=Excel
@pedro_bittencourt , não precisa transcrever seu casamento para a atribuição de seu filho.
A planilha para acompanhamento de processos que estão no ACP (a Conservatória mais rápida, no momento) é: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit?pli=1#gid=979081908
Olá amigos, bom dia.
Estou preparando os documentos para o processo de atribuição, mãe portuguesa, gostaria de perguntar como estão os processos na ACP Porto, ouvi dizer que na conservatória central de Lisboa o processo poderia demorar longos meses e na ACP Porto poucas semanas, os processos ainda estão rápidos desse jeito? Sei que muda de caso para caso mas ficaria feliz de ouvir a situação atual e alguma média aproximada, obrigado pelas valiosas ajudas que dão nesse fórum :)
@Edup ACP, em média, 180 dias. atualmente, é a conservatória mais recomendada
Lisboa para processos de filho não sei exatamente quanto tempo está levando, mas com certeza é superior a 1 ano
Meus caros, para assinar o 1c sem correr o risco de que esse tenha seus espaços em branco rasurados por um funcionário de cartório preciso ir ao consulado, certo? Lá, informo que quero assinar o formulário 1c? Isto é o suficiente e eles entendem normalmente que irei fazer o processo diretamente em PT? Se alguém fez essa assinatura no consulado recentemente e puder me ajudar agradeço imensamente!
@mariatlobato , nem todo cartório risca os espaços em branco!
Você pode até argumentar que é um documento português que não pode ser rasurado.
Se quiser ir ao Consulado, tudo bem, mas, normalmente, isso não é necessário. Tem Cartórios em quase todas as esquinas!
@Leticialele Realmente! Farei isso, aqui tem vários mesmo, irei procurar um que atenda esse requerimento, afinal não é um documento brasileiro.
@Leticialele boa tarde, vi que recentemente vc auxiliou o @Sergio Miranda. pelo histórico acho que ele é trineto do meu avô. Mandei mensagem para ele por aqui mas não tive resposta. Porventura vc teria o contato de e-mail dele para eu verificar se estamos falando da mesma pessoa? No caso meu avô português João Maria de Miranda Paciência. Obrigado
Gente, segui os passos do fórum e consegui enviar meus documentos para a Conservatória do Porto, pelos correios, e eles receberam os documentos no dia 5 de maio. Até agora não recebi nenhum número do processo ou link. Quanto tempo leva para eu ter uma confirmação de que o processo vai andar? Enviei email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt e arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt e não tive nenhum retorno.
Alguma dica? Uma luz? hehe