Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17617627647667671462

Comentários

  • @Nilton Hessel, posso mandar 6 processos da mesma família, juntos, para o ACP, em um único envelope da DHL?
  • Liane Alegria, pode sim, desde que cada processo esteja em um envelope separadamente. Vc envia 6 envelopes, cada um com um processo e coloca td em um envelope maior da DHL. Fiz isso com os processos da família.
  • Oi @Liane...

    Se entre os 6 processos não houver nenhum que dependa da finalização do outro para ser iniciado...Creio que não tenha problema não...

    Eu enviei em 2018 para o ACP Atribuição de Três irmãos...(Vinícius...Mayra e Marina...Filhos de uma prima minha...)...No mesmo envelope DHL...Os três processos foram concluídos em 2018 mesmo...Não vejo impedimento para que aceitem seis...

    Só um detalhe...O preço da remessa DHL que estamos acostumados a pagar...(Aqui em São Paulo está custando R$ 228,00 com seguro no valor de R$ 1.000,00)...Aceita a remessa de até 500gr de Documentos...Nunca procurei saber quanto custaria se o peso ultrapassasse esse limite...
  • @Nilton Hessel, os processos não dependem um do outro! São 6 primos. E os 6 envelopes nunca pesariam mais que 500g! Obrigada pela resposta!
  • Boa tarde, pessoal!

    Eu vou dar entrada na cidadania da minha mãe, mas ela é divorciada e meu pai já é falecido. O RG dela consta nome de solteira.
    1) No formulário 1C, eu coloco o nome de solteira, igual no RG? O divórcio já foi averbado na certidão de casamento e lá consta que ela passou a adotar novamente o nome de solteira..
    2) Outra coisa, em todos os meu documentos o nome dela está o de casada. Terei problemas para fazer a minha cidadania? Preciso alterar meus documentos?

    Obrigada!
  • editado September 2019
    @Nat
    1- sim, coloca o nome de solteira
    2-Não precisa. Envie uma cópia da transcrição de casamento da sua mãe( terá de fazer) depois do processo dela ser concluído. e não esqueça que terá que transcrever o casamento da sua avó tb..se ela for a portuguesa.
  • editado September 2019
    @nat...

    Para a Atribuição de sua Mãe precisa enviar um documento de identidade com os dados atualizados...Ou seja...Com o nome que sua Mãe usa atualmente...Que deve ser o mesmo nome com o qual preencherá o campo correspondente no formulário 1 C...(Quadro 1)...

    Você sabe...Como a Portuguesa em questão é sua Avó...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/204986/#Comment_204986

    Antes de iniciar a Atribuição de sua Mãe precisa Transcrever o Casamento de sua Avó em Portugal...(Se houver Casamento)...Mesmo procedimento deverá ser adotado ao final do processo de Atribuição de sua Mãe...Por conta de que o Português em questão será sua Mãe...Terá que Transcrever o Casamento dela antes de iniciar sua Atribuição...

    Quando a Atribuição de sua Mãe for concluída...Ela vai "Nascer" em Portugal com o nome de solteira...Para que o nome de sua Mãe "Bata" com o nome dela que consta nos seus documentos você deverá Transcrever o casamento dela em Portugal...

    Quando o casamento de sua Mãe...(**Já Portuguesa)...For Transcrito em Portugal...O Casamento e a alteração de nome dela ao se casar com seu Pai vai ser averbada no Assento de Nascimento Português de sua Mãe...Então o Nome dela no Assento de Nascimento vai ser o de Casada...Exatamente igual a todos os seus documentos...

    Pelo exposto acima...Penso que seria melhor você se concentrar em fazer um processo de cada vez para não correr o risco de acabar cometendo algum equívoco com tanta informação misturada...

    PS...Esqueci de te avisar que depois da conclusão desses processos todos...O nome de sua Mãe que constará no Assento de Nascimento Português será o de Casada...
  • Boa noite.
    Me deram a informação de que assim que dão o despacho favorável já existe o número do assento pronto, mesmo que ainda não tenha de fato o assento (como disponibilizam pelo civilonline) e que eu deveria ligar em Lisboa e pedir o número, que com isso consigo ir no Consulado.
    Procede?
  • @maria...
    Salvo engano...O número é gerado no momento que o Assento é criado e inserido no sistema SIRIC...ficando também disponível no civilonline.pt...
  • Bom dia, entrei em contato com a LR hoje na parte da manhã para informações a respeito do meu processo que caiu em exigencia.
    Foi me informado que deveria retificar o nome da minha avó paterna.
    No assento de meu pai que tirei a poucos dias o nome dela está como JULIA DE OLIVEIRA TAVARES..
    Já na minha certidão de nascimento está JULIA TAVARES RAMOS, nome depois de casada...
    O casamento dos meus avós ja foram feito a Transcrição, tanto que ja tirei a nacionalidade de meu pai.
    Qual sera o problema??
  • Bom dia
    Minha irmã vai fazer a Nacionalidade dela.
    Até aí, tudo bem, pois o declarante foi meu pai, português.
    Depois , ela vai fazer a nacionalidade da filha....
    Minha irmã, é casada com um brasileiro e ele foi o declarante na certidão da filha....
    O procedimento correto, qual seria ?
    Minha irmã faz a nacionalidade dela e depois transcreve o casamento e só depois disso, a filha pode fazer a nacionalidade dela ??
    Grato
  • @JCCS Sim, depois que ela finalizar deve-se fazer a transcrição do casamento.
  • @Vlad
    Sim, darei entrada na transcrição de casamento de minha avó antes de dar entrada no processo da minha mãe! Os documentos ainda não ficaram prontos, mas eu já queria agilizar as coisas. O processo da minha vó demorou mais do que previ (8 meses na ACP). Vou fazer pelo Consulado de Curitiba mesmo a averbação do casamento. Obrigada pela ajuda!

    @Nilton
    Entendi! Então depois de tudo pronto, a minha mãe terá que contratar um advogado para averbar o divórcio lá em PT, é isso? Andei pesquisando aqui no fórum e me pareceu ser o caminho a ser seguido para que ela possa tirar o CC e o passaporte, correto? Obrigada pela ajuda também!
  • Prezados,
    gostaria de saber quanto tempo está levando o processo de atribuição na ACP do Porto.
    Fiz a minha atribuição no CRC de Tondela ano passado e demorou 4 meses, mas agora está demorando até 8 meses.
    Obrigado!
  • @Victormr93 que situação estranha. Pelo visto estão ficando muito exigentes. Deixa eu te perguntar: você já transcreveu o casamento da avó em Portugal, então deve ter o assento do casamento dela em Portugal. Quando eu fiz a transcrição de casamento de minha mãe em Portugal, o assento de casamento portugues tem um local chamado "Menções Especiais""nome da nubente após o casamento". Nesse local eles registram o nome que minha mãe passou a adotar após casada. Dê uma olhada no assento portugues de casamento de sua avó e veja se tem esse fato detalhado. Se o nome dela estiver igual consta na sua certidão de nascimento, penso que não precisa retificar e sim mandar o assento de casamento portugues da sua avó com uma carta explicando. Pelo menos é o que penso. Dá uma pensada aí.
  • editado September 2019
    Bom dia a todos!
    Vou falar de uma experiencia chata vivida agora ha pouco!
    Liguei na Linha de Registros e aguardei 01h07min para ser atendida. Informei que gostaria da "chave de acesso" ao site (nacionalidade.justica.gov.pt) do processo de minha tia, que tem 82 anos (nascida em 1937). Tereza, do outro lado da linha, disse: "sua tia tem 82 anos e quer a chave de acesso ao site?", eu respondi que sim, ela pediu para esperar, colocou em uma musica, esperei ate que a ligação completasse 1h33min22seg, quando então, a ligação caiu!
    O detalhe, mais engraçado nisso tudo (a meu ver), e que minha tia esta super bem. Dirige, faz ginastica, mas tem um problema de visão (de perto) e pediu minha ajuda para fazer esse processo, ja que eu estava fazendo para minha mãe (irmã dela) que infelizmente faleceu de câncer antes que fosse possível dar entrada no pedido.
    Fiquei tao chateada!
    :(
    Mas... enfim... foi apenas um desabafo!
    Continuo agradecida demais pela ajuda obtida aqui!
  • editado September 2019
    Bom dia, procurei, mas ou eu não soube procurar direito, ou não achei a informação.

    Estou tirando a cidadania da minha mãe (já esta na planilha), quando ficar pronto quero tirar a da minha irmã e a minha.

    Agora aos fatos:
    -Minha mãe casou nos anos 80 e mudou de nome, quando eu nasci (1987) ela era casada.
    -No começo dos anos 90 minha mãe separou, voltando para o nome de solteira.
    -Em 1997 nasceu minha irmã, fruto de outro relacionamento em que minha mãe não era casada (declarante pai).

    Em resumo, para a minha cidadania nome de casada, para da minha irmã nome de solteira.

    Dúvida:

    Para tirar a cidadania da minha irmã terei que transcrever o casamento da minha mãe?

    Para a minha cidadania já sei que precisarei transcrever o casamento.

    Meu medo é transcrever o casamento da minha mãe, assim ela ficaria com o nome de casada, e quando for tirar a cidadania da minha irmã não vai bater o sobrenome.

    Alguém passou por algo parecido? Qual o precedimento tenho que seguir?

    Obrigado.


  • @Vanessa Lacerda a Tereza é conhecida do povo, ela é mais linha dura, sinto muito por isso!
    Vc sendo mulher poderia ter se passado por sua tia, dessa forma não teria problemas!
    Pede a chave de acesso por email. Tem demorado uns 20 dias pra responderem, mas respondem.
  • @Vanessa Lacerda

    Que situação péssima. Sinto muito por isso, como Jefferson disse a Tereza é conhecida por sua dureza. Sugiro pedir a chave de acesso por e-mail, evita passar constrangimentos (a minha foi enviada em 7 dias).

    Boa sorte para você e para sua tia!
  • Vanessa, pedi minha chave de acesso hoje pelo email rcentrais.admin@irn.mj.pt e fui respondida em menos de 1h. Recomendo que você se passe diretamente por sua tia e preferencialmente use o email indicado no formulário 1C.
  • Rodrigo, nunca vi nenhum caso como o seu, mas acredito que a maneira mais barata e simples de proceder seria atribuir a cidadania da sua irmã primeiro e, depois de finalizado o processo dela, transcrever o casamento de seus pais e atribuir a sua. Ninguém se atentará às datas!
  • @tomiomatsuoka então.. o casamento deles foi transcrito em portugal. Também tenho a certidão de casamento deles aqui do Brasil dizendo da alteração do sobrenome dela. Será que se eu enviasse essa certidão ja comprovaria? Ou sera que precisaria da certidão de casamento deles de portugal?? E como conseguiria obte-lo?
  • @ferrju essa era a minha dúvida e ideia inicial.

    Pois quando o Pai é o Português, não precisa transcrever, minha dúvida é se para mãe precisaria.

    Obrigado.
  • Rodrigo, se sua mãe jamais foi casada com o pai da sua irmã, não há falar em transcrição do casamento. Mas realmente, antes da sua atribuição terá que transcrever o casamento de seus pais.

    @Victormr93 você consegue a certidão de casamento no civil online. Acredito que nesse caso bastaria um e-mail explicando a situação e anexando cópia da certidão portuguesa. Assim você economiza o envio e o apostilamento de outra certidão de casamento brasileira. Me corrijam se eu estiver errada, não tenho muita experiência com exigências.
  • @Rodrigo Arraiol , pelo o que entendi , a sua mãe vai tirar a cidadania portuguesa certo? Sendo ela a futura portuguesa , terá que transcrever o casamento dela para tirar a sua cidadania , no caso da sua irmã , tem que ser união de facto, feito em cartório ou consulado , não sei exatamente , de qualquer maneira , você tem 2opções

    1• transcrever o casamento dela com o seu pai para você pegar a sua cidadania , caso você queria primeiro

    2• tirar a cidadania da sua irmã primeiro , tem que fazer a união de facto porque o pai da sua irmã brasileiro foi o declarante dela

    Agora o problema surgi ...

    Independente de você ou a sua irmã ser o primeiro a querer a cidadania ,terá que entrar com o averbamento de divórcio em Portugal , neste caso apenas com advogado

    Acredito que esse seja o caminho

    Eu te falo isso porque estou na mesma situação , o processo da minha mãe foi para ACP, ela é divorciada do meu pai e tem outro filho no segundo casamento , meu irmão tem 8 anos , vou transcrever o casamento dela como se estivesse com o meu pai para depois depois depois entrar com o divórcio dela para dar entrada em uma nova Transcrição para meu irmão pegar
    , de qualquer maneira espera os @moderadores dar alguma sugestão para você
  • @Pedro 5 meses em ACP e 9 a 11 meses Tondela.
  • @vlad pen a prova de vida da minha avó que estava pendente chegou hoje na ACP hoje, e já alteraram o status para:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português".

    Acredito que eles aceitaram a documentação enviada.. Não corre mais o risco de ser negado né?

    Quanto tempo será que demora para finalizar o processo? preciso pedir agora a cidadania para meu Pai e só depois para mim.
  • @Marcelo Machado, antes de pedir a atribuição do seu pai, tem que transcrever o casamento de sua avó.
  • @pessoal
    Hoje, transcrever casamento, está sendo mais rápido por qual conservatória ? Ou seria melhor pelo consulado, no caso, Santos - SP, tenho escutado que está saindo em 30 dias...
  • @Nilton Hessel, muito obrigado novamente pelas informações!

    Obrigado aos demais que complementaram

    Abraço
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.