@MatheusTS Quando fomos dar entrada no processo do meu marido só foi solicitado o passaporte original. Até levamos uma cópia simples, mas a atendente não usou e tirou outra cópia na hora. Quanto ao formulário, levamos preenchido e ele assinou somente quando a atendente solicitou (tipo um reconhecimento por autenticidade). No mesmo dia levamos também o processo da minha cunhada (que não estava presente, fomos somente portadores) e pra ela sim precisou do RG apostilado no Brasil e da assinatura previamente reconhecida no formulário 1C. Pagamos os dois processos no débito na hora.
@Nilton Hessel dificuldade nenhuma, mas não sei se influenciou o fato do meu marido estar presente (é irmã dele), apesar de não ser por procuração. Mas se for o caso de não precisar validar nenhuma assinatura presencialmente eu recomendo fortemente que o processo seja enviado por CTT (correio de Portugal) com pagamento em vale postal. Demorou mais de 3 horas para eu ser atendida e eu cheguei antes das 8h, era a quarta da fila.
Estou de volta a essa pagina que me ajudou muito a obter a nacionalidade da minha mãe. Agradeço a colaboração de todos os moderadores deste fórum.
Bom apos feito a nacionalidade da minha mãe e a transcrição de casamento chegou a hora enfim de dar entrada no meus documentos. Bom só quero confirmar alguns fatos...
ACP continua a mais rápida ainda do processo de nacionalidade?
Documentação... ainda continua as mesma? no meu caso, -Certidão de nascimento inteiro teor por copia reprográfica autenticada e apostilada; ( pode ser digitalizada?) - Copia da identidade autenticada e apostilhada ( emitido a menos de 10 anos) - Copia simples ou indicação do assento português ( no caso agora minha mãe e com casamento transcrito) - Pagamento 175 euros - Formulario 1C preenchido e reconhecido firma por autenticidade
As documentações são essas mesmas ainda? ou falta alguma?
Depois de ter os documentos em mãos...Faça o pagamento com cartão de crédito utilizando o link acima...Após a confirmação do pagamento receberá um formulário 1 C por email...Que deverá preencher e assinar por AUTENTICIDADE...
@Lucas Rocha Acho que falta a fixação do nome de sua mae. Veja se o nome de sua mae no assento portugues ainda é o de solteira, e na sua certidão nome de casada. - Cópia simples da transcrição de casamento da sua mãe, assumindo que seu pai brasileiro que foi o declarante na certidão de nascimento. Como consigo esse documento? CIVILONLINE ou na carta que lhe enviaram. Se não tiver o documento, pode anexar uma folha a parte contendo o numero da averbação e a conservatória.
Olá Fórum, Comunico com muita alegria a conclusão do meu processo de atribuição de nacionalidade!!!. As datas das etapas foram as seguintes: Despacho dos documentos e VP, do RJ, por EMS: 26/3/19 Recebimento ACP: 4/4/19 Numerado e em análise: processo 28XXX / 2019, data não definida. Pedido aprovado: 12/7/19 Data do assento de nascimento: 5/9/19
Uma jornada de mais de um ano, com vários e diferentes processos, até a conquista do meu assento de nascimento português!!! Agora, estou com o processo de atribuição do meu filho menor, em Tondela. Muito obrigada por todas as dicas para o encaminhamento dos processos diretamente para Portugal. Gratidão a todos!!!
@Eomine Obrigado pela informação Contar meu relato, fui hoje dar entrada pessoalmente no ACP Porto, aparentemente uma parte do pessoal está de greve e o serviço parece estar mais lento, cheguei 8:30 e sai de lá 11h, como eu uso um passaporte espanhol eles autenticaram meu RG e minha CNH, entreguei certidão apostilada, preenchi o formulário lá mesmo e paguei em espécie, aparentemente também aceitam cartão. Fui bem atendido e tiraram todas as minhas dúvidas, só estranhei que me disseram que pode demorar de 6 a 8 meses para finalizar o processo.
Me encaminharam a senha para acompanhar meu processo 453XX/2018. O processo se encontra na conservatória de registos centrais e está passando para etapa 5 análise de pedido são 7 etapas. Pergunto é normal demorar mais de um ano? Encaminhei meu processo para Porto porque ele está CRC de Lisboa?
@AdrianoEnzo quando te respondi nem percebi que seu processo era de 2018! Essa demora não é normal, especialmente se não consta nenhuma exigência no sistema.. eu ligaria em Porto e/ou em Lisboa, se fosse você. Seu processo é de atribuição mesmo? não entendo pq estaria em Lisboa se foi mandado pra ACP
gente , ja recebi numero e chave de acesso do meu processo ,mas no siti esta apenas a primeira bolinha verde (foi recebido) mas me informaram que deveria estar na segunda (foi registrado) esse atraso no siti e normal ou pode ser algum erro no meu processo ?
Alguém poderia adicionar meu processo na planilha? Foi feito presencialmente pago em dinheiro no arquivo central do Porto Matheus Turnes Soares 750XX/19 Já me deram numeração.
Bom o declarante na minha certidão é meu pai, minha mãe agora que tem a nacionalidade portuguesa, efetuei ja a transcrição de casamento dela... ( pois na minha certidão consta o nome dela de casada) So que o documento na chegou aqui em casa ainda, irei pedir pelo civil online, só tenho uma duvida, la tem a opção do tipo de certidão, no caso eu pediria a certidão de casamento, correto? e na hora de enviar os documentos para ACP, envio uma copia simple da certIdao de casamento e tb da certidão de nascimento ( ESTA EU RECEBI QUANDO FIZ O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO) da minha mae?
@Lucas_Rocha, ao pedir a certidão de nascimento pelo civil online, a averbação de casamento vem junto no mesmo documento logo abaixo das informações de nascimento (se o casamento estiver averbado, claro). Pedi a certidão de nascimento do meu avô e veio dessa forma.
@Lucas Rocha Como disse o Lucas, isso vem anotado na própria certidão de nascimento portuguesa dela (Assento). Não sei como voce soube que a averbação já concluiu, nem como obteve o numero. Normalmente se sabe justamente porque muda o nome na certidão ou então ao receber a carta. Voce terá que pagar novamente, para que eles gerem uma nova imagem do Assento já contendo a averbação. Ou então espere a carta. Demora uma semana, mas se caiu na recente greve do correio pode demorar mais.
A ACP não exige a averbação no seu caso, mas a fixação do nome tem que existir: ou faz a averbação (preferível) ou manda uma cópia em inteiro teor da certidão de casamento apostilada.
Não importa. Se voce tem o numero de atribuição, anexe uma folha a parte com o numero e a conservatória (e a data se tiver) e eles mesmo fazem a consulta. Eu resolvi uma exigência assim. Escreva como abaixo em uma folha branca, e junte ao processo: Nome: XXXX (já de casada) Atribuição de casamento NNNN/YYYY Averbada na Conservatória XXX em DD/MM/YYYY
@AdrianoEnzo Não é comum redirecionarem processos, exceto se voce manda pra ACP um processo de Aquisição que só é feito na CRC em Lisboa. Por isso a pergunta de @ferrju. Pode ser um caso isolado, ou eles detectaram algo que só podia ser feito lá. Qual formulário voce preencheu? Foi 1C? Um de seus pais é português (ou os dois são) e voce nasceu em outro pais? Ou voce pediu cidadania diretamente através de seu avô? (pulando a geração de seu pai/mãe)
De qualquer forma, ja que esta na CRC de Lisboa deve demorar entre 1 e 2 anos pra sair da etapa 5. Vai demorar mas eventualmente vai seguir seu curso. É melhor do que se tivesse sido indeferido. Conte aqui no forum + detalhes e o que voce crê que aconteceu para instruir a outros que tenham problema semelhante.
Acabei de receber a carta de portugal demonstrando a seguinte Exigência: - Esclarecer/retificar o nome da avó paterna, uma vez que existe divergencia no nome no meu assento de nascimento (JULIA TAVARES RAMOS) e o assento de nascimento de meu pai (JULIA DE OLIVEIRA TAVARES). Fiz o processo de atribuicao do meu pai, porém colocaram o nome de solteira da minha avó no assento dele, não sei se foi algum erro deles. Será que se eu enviar a certidão de casamento dos meus avós, demonstrando a alteração do nome dela após de casados já soluciona? Ou teria que retificar o nome da minha avó no assento do meu pai?
Bom dia, Gostaria de me informar sobre o pedido de nacionalidade por atribuição (pais falecidos com casamento e óbito averbados) para quem é casado, pois na lista de documentos requisitados pedem a certidão de nascimento e o documento de identidade, porém há o acréscimo de nome devido ao casamento no RG. Existe algum problema em relação à isso ou preciso solicitar juntamente a transcrição de casamento? Obs: fui casada, me divorciei e casei novamente. estou ciente de que preciso seguir a ordem dos fatos: transcrição de casamento + homologação de divórcio (judicialmente por PT) + transcrição do casamento atual. Ou seja, a primeira transcrição de casamento será com o primeiro nome de casada, não com o nome atual do segundo casamento que consta no RG. Como proceder? Se eu enviar a certidão com o nome de nascimento e o rg com o nome de casada, daria problema? Obrigada!
Nathalia, não tem problema algum. Na atribuição da minha vó e na da minha mãe eu sequer enviei cópia apostilada das certidões de casamento, já que nas certidões de nascimento de ambas já constavam a averbação dos referidos casamentos e as respectivas alterações de nome. Ou seja, para a sua atribuição, se você quiser garantir, envie apenas cópia apostilada da certidão de seu atual casamento, constando a alteração de nome que você atualmente usa no seu RG.
Finalmente encaminhei a documentação do processo da minha avó para o ACP e chegou hoje lá. Devo esperar quanto tempo para entrar em contato com eles para pegar a numeração e o acesso para acompanhamento do processo? Meu processo foi recebido por MARIA BASTOS
@Felipe Belem Sugiro esperar 30~45 dias para enviar e-mail solicitando a senha de acesso ao acompanhamento online. O processo passa 90~100 dias na primeira etapa, por isso não vejo necessidade de pedir muito antes.
Muito obrigada! @ferrju !!! Mas me tire uma dúvida, eu enviando a certidão de nascimento com o averbamento do casamento ou a certidão de casamento, não implica em transcrição de casamento não né? Vai ser feito só o processo de nacionalidade, correto? Obrigada!
Boa tarde a todos, Alguém por favor, pode me tirar algumas dúvidas sobre os documentos, irei dar inicio ao meu processo de atribuição.
1 - Assento do português não importa se nasceu em Portugal ou é atribuído. Fizemos o processo de atribuição do meu pai esse ano, envio o papel que a conservatória mandou para ele ? só preencho os dados no formulário 1C ? ou preencho e envio uma copia ? Pode ser simples essa cópia ?
2 - Certidão de nascimento do requerente por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada; - OK
3 - Cópia autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente, apostilada. Precisa mesmo ser apostilada ?
4 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE. A autenticidade precisa constar dos dois lados ?
Exato, Nathalia. Em nenhuma dessas opções você vai estar transcrevendo seu casamento. ACP, por exemplo, sequer lida com transcrição de casamento. De qualquer forma, são processos separados e com custas distintas. Uma vez finalizada sua atribuição, seu nome em Portugal será o de solteira e caberá a você atualizá-lo ou não.
Comentários
No mesmo dia levamos também o processo da minha cunhada (que não estava presente, fomos somente portadores) e pra ela sim precisou do RG apostilado no Brasil e da assinatura previamente reconhecida no formulário 1C. Pagamos os dois processos no débito na hora.
Alguma dificuldade no momento de efetuar o pagamento do processo da cunhada...Ou foi tranquilo...?
Mas se for o caso de não precisar validar nenhuma assinatura presencialmente eu recomendo fortemente que o processo seja enviado por CTT (correio de Portugal) com pagamento em vale postal. Demorou mais de 3 horas para eu ser atendida e eu cheguei antes das 8h, era a quarta da fila.
Abs
Obrigado @Eomine...
arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Estou de volta a essa pagina que me ajudou muito a obter a nacionalidade da minha mãe. Agradeço a colaboração de todos os moderadores deste fórum.
Bom apos feito a nacionalidade da minha mãe e a transcrição de casamento chegou a hora enfim de dar entrada no meus documentos. Bom só quero confirmar alguns fatos...
ACP continua a mais rápida ainda do processo de nacionalidade?
Documentação... ainda continua as mesma? no meu caso,
-Certidão de nascimento inteiro teor por copia reprográfica autenticada e apostilada; ( pode ser digitalizada?)
- Copia da identidade autenticada e apostilhada ( emitido a menos de 10 anos)
- Copia simples ou indicação do assento português ( no caso agora minha mãe e com casamento transcrito)
- Pagamento 175 euros
- Formulario 1C preenchido e reconhecido firma por autenticidade
As documentações são essas mesmas ainda? ou falta alguma?
Sua Certidão de Nascimento...(Requerente)... 2ª Via Original REPROGRÁFICA e APOSTILADA...
https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Depois de ter os documentos em mãos...Faça o pagamento com cartão de crédito utilizando o link acima...Após a confirmação do pagamento receberá um formulário 1 C por email...Que deverá preencher e assinar por AUTENTICIDADE...
O restante de sua lista está OK...
Acho que falta a fixação do nome de sua mae.
Veja se o nome de sua mae no assento portugues ainda é o de solteira, e na sua certidão nome de casada.
- Cópia simples da transcrição de casamento da sua mãe, assumindo que seu pai brasileiro que foi o declarante na certidão de nascimento. Como consigo esse documento? CIVILONLINE ou na carta que lhe enviaram.
Se não tiver o documento, pode anexar uma folha a parte contendo o numero da averbação e a conservatória.
Comunico com muita alegria a conclusão do meu processo de atribuição de nacionalidade!!!.
As datas das etapas foram as seguintes:
Despacho dos documentos e VP, do RJ, por EMS: 26/3/19
Recebimento ACP: 4/4/19
Numerado e em análise: processo 28XXX / 2019, data não definida.
Pedido aprovado: 12/7/19
Data do assento de nascimento: 5/9/19
Uma jornada de mais de um ano, com vários e diferentes processos, até a conquista do meu assento de nascimento português!!! Agora, estou com o processo de atribuição do meu filho menor, em Tondela.
Muito obrigada por todas as dicas para o encaminhamento dos processos diretamente para Portugal.
Gratidão a todos!!!
Contar meu relato, fui hoje dar entrada pessoalmente no ACP Porto, aparentemente uma parte do pessoal está de greve e o serviço parece estar mais lento, cheguei 8:30 e sai de lá 11h, como eu uso um passaporte espanhol eles autenticaram meu RG e minha CNH, entreguei certidão apostilada, preenchi o formulário lá mesmo e paguei em espécie, aparentemente também aceitam cartão.
Fui bem atendido e tiraram todas as minhas dúvidas, só estranhei que me disseram que pode demorar de 6 a 8 meses para finalizar o processo.
Boa tarde
Tudo bem
Me encaminharam a senha para acompanhar meu processo 453XX/2018. O processo se encontra na conservatória de registos centrais e está passando para etapa 5 análise de pedido são 7 etapas. Pergunto é normal demorar mais de um ano? Encaminhei meu processo para Porto porque ele está CRC de Lisboa?
Obrigado
Adriano GOMES
Foi feito presencialmente pago em dinheiro no arquivo central do Porto
Matheus Turnes Soares
750XX/19
Já me deram numeração.
Obrigado pelas dicas!
Bom o declarante na minha certidão é meu pai, minha mãe agora que tem a nacionalidade portuguesa, efetuei ja a transcrição de casamento dela... ( pois na minha certidão consta o nome dela de casada)
So que o documento na chegou aqui em casa ainda, irei pedir pelo civil online, só tenho uma duvida, la tem a opção do tipo de certidão, no caso eu pediria a certidão de casamento, correto? e na hora de enviar os documentos para ACP, envio uma copia simple da certIdao de casamento e tb da certidão de nascimento ( ESTA EU RECEBI QUANDO FIZ O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO) da minha mae?
Como disse o Lucas, isso vem anotado na própria certidão de nascimento portuguesa dela (Assento).
Não sei como voce soube que a averbação já concluiu, nem como obteve o numero.
Normalmente se sabe justamente porque muda o nome na certidão ou então ao receber a carta.
Voce terá que pagar novamente, para que eles gerem uma nova imagem do Assento já contendo a averbação.
Ou então espere a carta. Demora uma semana, mas se caiu na recente greve do correio pode demorar mais.
A ACP não exige a averbação no seu caso, mas a fixação do nome tem que existir: ou faz a averbação (preferível) ou manda uma cópia em inteiro teor da certidão de casamento apostilada.
Não importa. Se voce tem o numero de atribuição, anexe uma folha a parte com o numero e a conservatória (e a data se tiver) e eles mesmo fazem a consulta. Eu resolvi uma exigência assim. Escreva como abaixo em uma folha branca, e junte ao processo:
Nome: XXXX (já de casada)
Atribuição de casamento NNNN/YYYY
Averbada na Conservatória XXX em DD/MM/YYYY
Não é comum redirecionarem processos, exceto se voce manda pra ACP um processo de Aquisição que só é feito na CRC em Lisboa. Por isso a pergunta de @ferrju. Pode ser um caso isolado, ou eles detectaram algo que só podia ser feito lá.
Qual formulário voce preencheu? Foi 1C? Um de seus pais é português (ou os dois são) e voce nasceu em outro pais?
Ou voce pediu cidadania diretamente através de seu avô? (pulando a geração de seu pai/mãe)
De qualquer forma, ja que esta na CRC de Lisboa deve demorar entre 1 e 2 anos pra sair da etapa 5.
Vai demorar mas eventualmente vai seguir seu curso. É melhor do que se tivesse sido indeferido.
Conte aqui no forum + detalhes e o que voce crê que aconteceu para instruir a outros que tenham problema semelhante.
- Esclarecer/retificar o nome da avó paterna, uma vez que existe divergencia no nome no meu assento de nascimento (JULIA TAVARES RAMOS) e o assento de nascimento de meu pai (JULIA DE OLIVEIRA TAVARES).
Fiz o processo de atribuicao do meu pai, porém colocaram o nome de solteira da minha avó no assento dele, não sei se foi algum erro deles.
Será que se eu enviar a certidão de casamento dos meus avós, demonstrando a alteração do nome dela após de casados já soluciona? Ou teria que retificar o nome da minha avó no assento do meu pai?
Quando há a mudança de nome por causa do casamento há a necessidade do envio da certidão de casamento para comprovação.
Gostaria de me informar sobre o pedido de nacionalidade por atribuição (pais falecidos com casamento e óbito averbados) para quem é casado, pois na lista de documentos requisitados pedem a certidão de nascimento e o documento de identidade, porém há o acréscimo de nome devido ao casamento no RG.
Existe algum problema em relação à isso ou preciso solicitar juntamente a transcrição de casamento?
Obs: fui casada, me divorciei e casei novamente. estou ciente de que preciso seguir a ordem dos fatos: transcrição de casamento + homologação de divórcio (judicialmente por PT) + transcrição do casamento atual.
Ou seja, a primeira transcrição de casamento será com o primeiro nome de casada, não com o nome atual do segundo casamento que consta no RG.
Como proceder?
Se eu enviar a certidão com o nome de nascimento e o rg com o nome de casada, daria problema?
Obrigada!
Ou seja, para a sua atribuição, se você quiser garantir, envie apenas cópia apostilada da certidão de seu atual casamento, constando a alteração de nome que você atualmente usa no seu RG.
Finalmente encaminhei a documentação do processo da minha avó para o ACP e chegou hoje lá. Devo esperar quanto tempo para entrar em contato com eles para pegar a numeração e o acesso para acompanhamento do processo? Meu processo foi recebido por MARIA BASTOS
Alguém tem o linkin da planilha?
A ACP continua sendo a mais rápida?
Sugiro esperar 30~45 dias para enviar e-mail solicitando a senha de acesso ao acompanhamento online. O processo passa 90~100 dias na primeira etapa, por isso não vejo necessidade de pedir muito antes.
@Daniellexrei
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit?fbclid=IwAR22oEGlbcb72UY4Drfe-U0rppmsQxNDuJbyN12I9bFMpw_oVf97Ykj0nRc#gid=0
ACP está demorando em torno de 5 meses para a conclusão de processos de atribuição de nacionalidade.
Obrigada!
Alguém por favor, pode me tirar algumas dúvidas sobre os documentos, irei dar inicio ao meu processo de atribuição.
1 - Assento do português não importa se nasceu em Portugal ou é atribuído.
Fizemos o processo de atribuição do meu pai esse ano, envio o papel que a conservatória mandou para ele ? só preencho os dados no formulário 1C ? ou preencho e envio uma copia ? Pode ser simples essa cópia ?
2 - Certidão de nascimento do requerente por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada; - OK
3 - Cópia autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente, apostilada. Precisa mesmo ser apostilada ?
4 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE. A autenticidade precisa constar dos dois lados ?
Agradeço desde já.
Anderson Antunes