Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

17627637657677681462

Comentários

  • @Liane Alegria quando mandei o processo da minha avó, enviei também á certidão de casamento para comprovar a sua mudança de nome. Será que eles já fazem essas transcrição? Ou é outro processo?
  • editado September 2019
    @Sergio Miranda, sim estou obtendo a cidadania da minhã mãe.

    Para o meu caso acredito ser mais fácil, me corrijam se eu estiver errado:
    Ao sair a cidadania da minha mãe eu transcrevo o casamento dela, pois na minha certidão o nome dela esta de casada. Então eu tiro a cidadania como ela casada. Ai morreria o assunto.

    O "problema" esta sendo minha irmã.

    O que eu estava pensando, em não transcrever o casamento ainda, tentar tirar o da minhã irmã, (com o nome da minha mãe ainda de solteira) e assim que sair, transcrevo o casamento e depois faço a minha.

    Assim não preciso entrar com o divórcio.
    (Para a minhã mãe não tem problema permanecer casada em PT.)

    @vlad Pen, ou mais alguém, sabe se estou certo?

    Obs. O pai da minhã irmã é Paraguaio, ele meio que sumiu.




  • Bom dia Pessoal
    Hoje foi para registro o processo da minha mae!!!! Muitaaa felicidadeee

    Numerado em 10-5
    Registro 17-9
    368XX/2019


    quanto tempo em media para sair o registro
  • editado September 2019
    @Rodrigo , este é o problema , para você tirar o da sua irmã , tem que fazer a união de facto com o pai da sua irmã , e em Portugal vai constar que sua mãe tem união de facto com o pai da sua irmã , dando problema quando você for tirar a sua cidadania com nome de pai diferente entende?
  • @Marcelo Machado Transcrição de casamento é outro processo. Dê uma olhada nesse tópico:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada#latest
  • Sérgio, acredito que você está errado. Se a portuguesa e o brasileiro não tem uma união estável, não faz sentido algum registrar a união de facto entre eles.
    Rodrigo, dá uma olhada neste tópico:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3781/mae-portuguesa-pai-brasileiro-nao-casados-no-papel
    acredito que você consegue atribuir a nacionalidade da sua irmã com uma simples declaração de maternidade. não custa enviar junto aos documentos uma explicação de que os pais dela jamais foram casados.
  • @ferrju faz sentindo , tá meio complicado hahaha
  • Pessoal, na panilha de processos de atribuição abertos no ACP:
    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/

    Será que não seria legal ter um campo com uma data da última atualização do processo? Ela teria que ser preenchida manualmente por cada pessoa (cada um atualiza o seu processo, como no caso dos outros campos). Porque eu olho lá e não sei se os processos de maio e junho ainda não tiveram nenhum progresso ou se as pessoas simplesmente nunca mais entraram na planilha para atualiza-la. Ou já tem como saber isso e eu não estou sabendo usa-la corretamente?
  • @victormr93 eu penso da mesma forma que o @ferrju. Se conseguir a certidão de casamento português da sua vó já deve ser o bastante. É um documento portugues!! Não precisa do casamento brasileiro. Pergunta pra quem mandou fazer a transcrição em Portugal onde foi feito. Depois de saber as informações pede a certidão no civilonline (https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/). E pra finalizar tenta mandar por email a certidão portuguesa para o ACP. O colega @Vlad pen com certeza deve saber um email para mandar em caso de resolver exigência.
  • Prezados, bom dia.
    O processo de atribuição de minha avó finalmente foi para análise, e voltou com exigência de prova de vida junto ao consulado.
    Buscamos o consulado de Porto Alegre e eles se negam a fazer prova de vida para brasileiros. Levamos a carta e tudo mais, e eles insistem que deve ser feito um atestado médico apostilado. Que não farão a prova de vida lá.
    Tenho um email que atesta a negativa do consulado de Porto Alegre em atender a exigência. O que faço? Mando o email da negativa junto com um atestado medico aposilado? Preciso de uma solução e o consulado que deveria me auxiliar está se negando...
  • rennie85rennie85 Member
    editado September 2019
    Apenas um complemento: não sei se vale a pena tentar contato ou nao com a ACP Porto para esclarecer isso, ou se simplesmente mando um atestado com firma reconhecida apostilada com o email da negativa direto.
  • editado September 2019
    @Rodrigo...

    Vou compartilhar a experiência de um processo que montei em 2018...Talvez ajude...

    Minha prima divorciada com três filhos...(1 do casamento + Dois filhos depois de divorciada **Sem casamento ou União estável)...Após o divórcio voltou a usar o nome de Solteira...
    Fizemos os processos dos dois filhos mais novos...(O mais velho 20 Anos por ACP...A menina 10 Anos por Tondela)...Sem nenhum documento adicional além de uma declaração assinada pela Mãe Portuguesa informando que "...Não existe casamento registrado entre mim...Fulana de Tal...(Portuguesa Mãe da requerente)...E o Pai...Fulano de Tal...
    Como referiu @ferrju...

    Não foi tomada qualquer ação quanto ao Casamento por enquanto...
    Vamos proceder à Transcrição do Casamento dela somente quando o filho mais velho...(Filho do Casamento...32 Anos)... Decidir iniciar o processo dele...
    Acreditamos que a Transcrição se faça necessária pois na Certidão de Nascimento desse filho mais velho consta o nome dela de Casada...
  • editado September 2019
    Pessoal,

    enviei documentação da minha avó dia 26/07 via EMS.
    Foi recebido dia 07/08 por HERMOGES.

    Aguardei um tempo, enviei e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt dia 02/09 solicitando a numeração e a chave de acesso. Sem resposta até hoje.

    Liguei para a LR hoje cedo, me passei por filha, aguardei 42min na linha. A moça foi muito simpática! Me passou o número do processo 676XX/19, perguntei a data da numeração, não soube me informar. E também disse ser muito cedo para a chave de acesso. Pedi para fazer a busca no processo do meu "tio" e ela fez! :P

    Como não sei a data da numeração não irei colocar na planilha. Em algum momento a gente recebe essa info?
    Agora, com o número do processo em mãos, vou mandar outro e-mail para ver se respondem a chave de acesso... To achando estranho não ter chave ainda, estou lendo os relatos por aqui e teve gente que mandou depois e já recebeu (e também foram respondido por e-mail) :/
  • @pessoal
    Tem vaga no consulado de SP, para semana que vem.... Outubro e Dezembro....
    abs
  • @Renatasr85 eu mandaria um e-mail para ACP anexando a negativa do Consulado e relatando a recomendação de se obter um atestado médico. Eles são os melhores para te orientar sobre o que deve ser feito.
  • @Juliana...
    Por pura observação...Acredito que não adianta solicitar a senha antes do processo ter completado pelo menos uns 80...90 dias dentro da Conservatória...
  • @sergio Miranda, agradeço pela atenção, mas acredito que deva fazer como o @ferrju falou. aliás obrigado pelas informações.

    @Nilton obrigado pelo relato, vou seguir esta linha mesmo. A declaração que você fez foi com firma reconhecida?

    Ainda esta longe, pois o processo da minhã mãe entrou no ACP a pouco tempo, porém já quero ter em mente tudo o que tenho que fazer.

    Agradeço a ajuda de todos.
  • @JulianaBrasileiro veja o meu relato de algumas páginas antes, fui respondido com a chave por email.

    Em resumo meus docs chegaram lá em 19/08/19 e no dia 10/09/19 recebi a chave que havia solicitado por email.
  • @Rodrigo...
    Fizemos com reconhecimento de firma por Autenticidade...
    Custa pouco e é sempre um cuidado a mais com o processo...
  • @Nilton Hessel Sim com certeza! Obrigado pelas informações.
  • @JulianaBrasileiro
    De fato sua numeração é recente, mas faça como o Rodrigo sugeriu. Peça por e-mail.
    Sua numeração é 28/08/2019. Voce pode inferir uma data da numeração aproximada pelo numero do processo.
    A menos que ligue novamente na LR, voce nunca terá a data exata, mas não precisa. O erro seria +/- 1 dia.
  • Felipe BelemFelipe Belem Member
    editado September 2019
    Prezados, amanhã devo enviar toda a documentação para o ACP para tirar a cidadania de minha avó, finalmente. Gostaria de conferir com vocês, se possível, se falta alguma coisa

    1) Registo de Batismo de minha bisavó, acompanhado de registo de casamento de minha bisavó (ambos eram portugueses e casados em portugal)
    2) Cópia reprográfica de inteiro teor apostilada da certidão de nascimento de minha avó + cópia reprográfica de inteiro teor de casamento de minha avó autenticada e apostilada(minha avó adicionou o sobrenome do meu avô)
    3) Xerox colorida autenticada e apostilada da identidade de minha avó (identidade feita este mês)
    4) Formulário 1c autenticado no consulado português + prova de vida

    Torcendo pra que esteja tudo certo e poder enviar logo amanha =)
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado September 2019
    @Felipe Belem, só faltou o pagamento de 175 euros, por Vale Postal ou cartão de crédito. Sugiro que mande por DHL, os Correios estão em uma greve meio doida!
  • @Nilton meu medo maior é cair em exigência e eu não ficar sabendo a tempo ahahahah. Nesse caso, eles mandam e-mail? O endereço cadastrado não recebe nada dos correios, porque é área de risco do RJ :(

    @Rodrigo siiiiim, eu vi o seu relato! :) por isso achei estranho não terem respondido o meu e-mail, daí veio a preocupação sobre ter algo errado com os documentos. O jeito é mandar outro (agora com o número do processo especificado) e aguardar mais um bocado...
  • @Marcelo o registro demora alguns dias para ser criado.
  • @renata85 envie um e-mail para geral@irn.mj.pt aos cuidados de ALDA AZEVEDO.. e FILOMENA ROSA e explique o problema.
  • @gandalf Adicionei na planilha (Olivia Henriques Teixeira) com essa data aproximada! Muito obrigada!
  • @Liane Alegria esqueci de mencionar que o formulario 1c assinado é o gerado após pagamento por cartão de crédito xD

    Deve ser pela DHL mesmo que vou mandar. Muito obrigado!
  • @Renatasr85 solicite no consulado de Porto Alegre o reconhecimento de assinatura no formulário 1C, preencha normalmente o formulário e no dia leve sua avó. Esse reconhecimento de assinatura tem valor como prova de vida pois é autenticado pelo consulado português. Fiz isso com o meu avô e serviu perfeitamente e o consulado tem essa opção para brasileiros. https://www.consuladoportugalportoalegre.com/reconhecimentos
  • @PedroGaspar, @Guilherme Santos
    > Será que não seria legal ter um campo com uma data da última atualização do processo? Ela teria que ser preenchida manualmente por cada pessoa (cada um atualiza o seu processo, como no caso dos outros campos).

    Pedro, a gente tenta minimizar a inclusão de "campos obrigatórios". Se criarmos uma coluna, ela terá que ser preenchida para todos os processos dai em diante, senão voce perde a confiança nela.
    Já existe uma instrução para se escrever livremente em Observações as Exigências (poucos colocam, mas justificam um tempo de espera maior), Urgências (justificam um tempo de espera menor), Despacho (caracteriza a diferença da data de assento), e a última consulta à LR (caindo em desuso com a consulta on-line).

    A situação que vivemos agora (também foi em Set/2018), é que processos Aprovados (com Despacho favorável) estão demorando 50 dias ou mais para receber o assento (Concluído). Isso gera ansiedade em quem esta "no quase lá".
    Daí algumas pessoas marcam Concluído quando deveriam marcar Despacho. Isso aumenta a ansiedade dos "quase lá".

    Pessoalmente eu gosto da ideia de mais um campo, mas não sei como representar nele as várias situações (Despacho, Exigência, Urgência, UltimaConsulta, etc). Isso teria que ser obtido de forma automática ao atualizar o campo.

    Se as pessoas não informam livremente, elas não informarão na coluna formal.
    Informações acessórias são relevantes, mas opcionais que podem (e devem) ser descritas livremente em Observações. Se o volume delas justificar, ou for recorrente, adiciona-se o campo.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.