Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19899909929949951452

Comentários

  • @gsilvestre , parabéns!!! Comemore muito!!

  • Perfeito, @Leticialele

    Obrigada pelas dicas! Farei por PD então.

  • @gsilvestre

    Parabéns. Depois de tantas idas e vindas, é sempre um alento saber que finalmente terminou.

    Hora de comemorar sem glomerar!

  • Pessoal,

    Tentei pesquisar uma dúvida aqui, mas não encontrei. Se alguém puder me ajudar.

    O nome da portuguesa (nascida no Brasil) é, vamos supor, Maria Silva Sousa. Ao se casar no Brasil, ela passou a ser Maria Silva Sousa Rocha. Mas ela se divorciou e voltou a ter o nome Maria Silva Sousa.

    Fiz a transcrição de casamento dela enviando a certidão de casamento do Brasil (já averbada com o divórcio). Minha dúvida: finalizada a transcrição, o nome dela para Portugal será Maria Silva Sousa Rocha?

    Estou fazendo o processo para minha mãe e tia, filhas da portuguesa: na CNH de uma, consta "Maria Silva Sousa Rocha" e no RG da outra, consta "Maria Silva Sousa". Terei problema com algum dos dois processos? Com qual dos dois?

    E qual seria a solução? Enviar junto a certidão de casamento (do brasil) da portuguesa com a averbação do divórcio?

    Muito obrigado!

  • @LucasLucas

    O nome do documento é de acordo com a certidão de nascimento da pessoa.

    Lá consta o nome da mãe no momento do nascimento, quando muito provavelmente ainda era casada, e teria o nome de casada.

    A menos que tenha nascido antes do casamento, ou depois do divórcio, o nome da mãe deveria ser retificado.

    Os casos que você descreve têm mil tentáculos, e que se movem em todas as direções. Ora é você, ora sua mãe, ora suas tias, agora uma avó hipotética (e que não tem relação com a sua mãe). A menos que você exponha o caso com clareza, um de cada vez, não obterá uma resposta consistente.

  • @gandalf

    Perdão, achei que ficaria mais claro se eu desse logo os dois exemplos concretos.

    Resumindo então: a cópia da identidade/CNH/passaporte precisa bater em tudo com a certidão de nascimento (ou seja, o nome da mãe portuguesa precisa estar igual em ambos os documentos). Se não bater, devo fazer a retificação da identidade/CNH/passaporte. É isso?

    Obrigado!

  • @LucasLucas apenas se retifica registros errados.

    se à época do nascimento e registro a mãe já era divorciada e o filho foi registrado com o nome dela de solteira, não há erro, logo, o cartório não faz retificação.

    agora, se o documento de identificação está errado, certamente ele precisa ser substituído!

  • @LucasLucas

    Exato com disse o @gsilvestre

    A certidão de nascimento tem que ser uma "fotografia" da situação no momento do nascimento. Se tinha o nome de casada, assim deveria ser. Se não está pode ser uma divergência que teria que retificar no cartório.

  • Boa tarde.

    Vou mandar meus docs para atribuição de nacionalidade. Alguém pode por favor indicar um link com um check list que esteja mais atual e completo?

    Outra coisa. Só pra confirmar! Formulário 1C NÃO precisa ser apostilado né? só reconhecimento de firma por autenticidade?

  • @RafaFCunha

    • cópia simples do assento de nascimento do português (se nascido antes de 1911, precisa ser a cópia certificada)
    • certidão de nascimento por cópia reprografica e apostilada do requerente
    • cópia autenticada e apostilada do RG do requerente, emitido há menos de 10 anos
    • pagamento dos 175 euros
    • formulário 1C com assinatura reconhecida presencialmente (não precisa ser apostilado)
  • Obrigado @gsilvestre!!!

  • Pessoal, boa tarde!! Eu e minha irmã vamos entrar com o pedido de cidadania por atribuição - posso enviar todos os documentos para a ACP juntos, certo? Basta eu fazer 2 envelopes e enviar na mesma remessa pela DHL?


    Muito obrigada!

  • @Laurarmartins sim, mas apenas lembrar de que não pode haver “compartilhamento” de documentos entre os processos, os dois precisam estar completos

  • Pessoal, hoje saiu o registro de um dos meus irmãos! Obrigada a todos pela ajuda! Deus abençoe a todos!

    Enviado a ACP em 09/12/20

    Senha em 23/12/20

    Despacho 26/04/21

    Registro 07/06/21

  • editado June 2021

    Consegui pedir a certidão on line!

  • Bom dia a todos. Depois de obter minha cidadania, por Tondela (saiu no inicio de maio), agora chegou a vez de pedir a do meu filho (Maior). Já enviei a documentação dele, para ACP, por DHL. Postei na sexta, dia 04/06 (no RJ) e hoje já foi recebido por Manuela Andrade. Já vou inserir na planilha (FFerreira). E agora é rezar pra N Sa de Fátima e os três pastorinhos : @Leticialele , @gandalf e @Vlad Pen para que dê tudo certo.

    E para compartilhar experiência com todos aqui do fórum, amanhã já vou retirar meu CC no Consulado e já fazer o pedido do passaporte. Eu consegui agendar o CC no final de abril, pois tinha esperança de sair minha cidadania até inicio de Maio (o que de fato aconteceu!) Dia 10 de maio fui lá para tirar foto, digitais...e pedi urgência.

    Abraço a todos.

  • Oi gente,

    Irei enviar meu pedido de atribuição para ACP até semana que vem, hoje solicitei minha certidão de nascimento por fotocopia, porém as letras ficaram pequenas, é possível ler mas não sei se isso é um problema para o pessoal da conservatório, o que devo fazer? (Perguntei no cartório e eles me falaram que é normal e padrão para cidadania)


    O envio é para o endereço abaixo, certo?

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498 - Porto

    Telefone: +351 22 557 3849

  • @Beatriz_Pinheiro , os Conservadores são especialistas em paleografia. Não se preocupe!

    O endereço está correto.

    Boa sorte!

  • Muito obrigada @Leticialele

    Vou postando sobre o meu processo para vocês acompanharem, assim que possível eu preencho a planilha.

    Este fórum é incrível, salva vidas e bolsos hahahaha

  • Hoje recebi minha certidão do Brasil e já fui aos correios para enviar meu processo, de 2 irmãos e de uma tia! Vem mais tugas por ai!!!

    Já está na planilha »Roberta, Roberta (irmão 1), Roberta (irmão 2) e Roberta (tia)«

    :)

  • @Leticialele No formulário aparece 2 campos para a assinatura, eu só preciso assinar no 1º campo e reconhecer firma por autenticidade, certo?

  • ana08ana08 Member

    @mariapaulafernandes

    Olá, Maria Paula.

    Eu estou em uma situação parecida com a sua, eu moro no Brasil e tenho uma proposta de trabalho na Europa. Você acha que apresentando proposta escrita pela empresa com toda a autenticação do documento, funciona?

    Se for possível, gostaria de uma ajuda sua...você tem algum contato de e-mail?

  • @Beatriz_Pinheiro , sim. Assine apenas na primeira linha!!

  • Pessoal bom dia,

    Estou juntando os documentos para iniciar meu processo e queria tirar uma duvida:

    Como documento de meu pai, basta eu enviar aquele assento de nascimento que a gente imprime no civil online ?

    A duvida é porque meu pai é brasileiro (a certidão dele é daqui) e fiz o processo pra ele no ano passado. Queria saber se esse documento ja funciona como "certidão"

  • @amandasoeiro , sim, esse assento de nascimento impresso pelo civil online é a certidão portuguesa de seu pai.

    É a cópia simples que você tem que mandar no seu processo; neste caso, esqueça a certidão de nascimento brasileira de seu pai. Ele foi atribuído português.

  • MVFerreiraMVFerreira Member
    editado June 2021

    Bom dia, @amandasoeiro

    Sim, é exatamente este assento que você obteve pelo Civil Online (ou cópia simples do assento que eles devem ter enviado pelos correios para o teu pai, no ano passado). Não precisa de nenhum tipo de autenticação!

    Não esqueça de conferir se ele é o declarante do teu nascimento, ok?

  • @ana08

    Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa.

    Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.

  • Meus queridos, alguém tem experiência com envio dos docs. ao ACP por FedEx?

  • @mariatlobato

    FEDEx não tem boa penetração na Europa. Os consulados em todo o mundo e as conservatórias têm contratos com a DHL, e têm seus motivos pra isso. Na Europa a DHL domina, e em tempo de pandemia não dá pra inventar muito.

    Mas se quiser tentar, nada impede. Pode usar o serviço de qualquer courrier que entregue lá.

    FEDEx funciona muito bem no mercado norte-americano. Não necessariamente no mercado europeu. https://www.lateshipment.com/blog/overview-of-fedex-ups-and-dhl/

  • @gandalf Eu te agradeço pela resposta! Melhor não arriscar! Estava considerando fazer por FedEx mas irei enviar por DHL mesmo! Devo fazer pela DHL express ou global forwarding? Você saberia me dizer se tem alguma diferença? Fui buscar os endereços na minha cidade e eles apareceram com esses dois nomes...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.